gosto sempre dos teus videos de close calls (mesmo sabendo os pensamentos que vão dentro dessa cabeça!! xD) e a calma com que abordas as situações.
Tem dias! Por vezes preferia ter ainda mais calma do que tenho. Mas por vezes com a asneirada que fazem sem a mínima consideração pelo perigo em que por vezes nos metem é complicado
_________________________________________
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Bolas oh Daikoni quem vê esses closes parece que vives no fio da navalha!!!! Obviamente que são algumas situações durante as centenas de km q fazes mas parece mm que estás a abusar da sorte!!!
Tens aí situações que foi exactamente o que me aconteceu, eu a passar e um camelo vira para a esquerda sem qq aviso/preparação e o resto já se sabe. Ainda ando de volta desse processo, na sexta-feira já activei a protecção jurídica e vamos lá ver no que dá.
Por isso a ti e a todos não tomem riscos desnecessários, essas passagens pela direita, passar com pouco espaço entre um pesado/ligeiro e um muro/separador, nas curvas sem visibilidade pensem sempre no pior para assim ficarem 200% atentos ao fazer a curva, etc. Tu tens uma coisa boa q é teres a camara, q é uma excelente prova, mas tb tens umas transposições de contínuos às vezes.
Tem cuidado amigo, infelizmente os enlatados n têm respeito nenhum pois n é a eles que lhes vai doer. Se nem entre enlatados há respeito qt mais com as motas, que n atrapalham ninguém e não somos nós a criar o transito, faz-me confusão pq n facilitam a circulação da motas. Mas isso já começa nas próprias leis deste país que não protegem as motas, não podem ser nunca equiparadas a um ligeiro.
Por mto que nos custe perder a mota o nosso corpo em primeiro, se tivermos bem o resto resolve-se com calma. A todos tenham mto cuidado, que estes "apanhados" do Daikoni sirva de aviso a todos e a ele inclusive. Eu andei 17 anos de moto sem acidentes, tive o primeiro e não recomendo a ninguém. O alcatrão dói à brava.
Kat13 CBR 500R
Número de Mensagens : 838 Idade : 50 Localização : Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 650f Data de inscrição : 14/11/2014
Bem, eu considero-me um novato a andar de moto... É impensável, para mim, andar a 200kms/h nessas condições climatéricas... Mas verdade seja dita, nem com bom tempo...
E vão 2... em tempo seco também costumo andar mais devagar. Mas como eu não gosto de chuva...
Brincadeiras à parte, depende muito dos pneus que tenha, e das condições que estejam (ambos pneus e estrada). Estes PP3 já é o 2o set que tenho, e usei-os bastante no molhado, conheço-os bem, tal como as estradas. Em todo o vídeo praticamente nunca usei nem 50% do que são capazes, pode parecer rápido, mas tinha mesmo muita margem
Quanto à parte que andei mais um bocado, foi em recta, e praticamente sem carros, e os 2 que passei e quando passei não estava com grandes diferenças de velocidade deles na altura (nem eles tinham carros nas laterais nem frente, de que se tivessem que desviar, mas mesmo assim faço conta que se possam atravessar). A nível de travagem no molhado estes pneus são bastante bons.
Com os Angel GT que eu tinha (e talvez derivado a já terem alguns kms acumulados), não faria isto de maneira nenhuma, medooo
PSonic escreveu:
Bolas oh Daikoni quem vê esses closes parece que vives no fio da navalha!!!! Obviamente que são algumas situações durante as centenas de km q fazes mas parece mm que estás a abusar da sorte!!!
Não considero isso por acaso (pode ser a minha visão e/ou minha perspectiva errada...). A única mais 'close call' em todo o vídeo, foi aos 4:45. Tudo o resto além de previsível, andei sempre moderado de modo a evitar imprevistos.
A máquina ultrapassei pela berma mas devagar, só acelerei depois de ter ultrapassado todos não fosse alguém ter a mesma ideia que eu (embora carros ali não passassem provavelmente). A do camião foi um pouco mais apertada, esta posso concordar um pouco contigo. Mas tive um pouco a ver a trajectória dele, e ultrapassei rápido.
De resto, que me recorde só houve uma ultrapassagem pela direita minha, daquele carro vermelho, e também calculei que se fosse mudar, estrabuchei porque é o típico pastelar na faixa errada, quando um gajo se farta e decide ultrapassar por o outro lado é que se lembra que está mal.. Mas não tive propriamente em perigo, tive a faixa toda livre para desviar
Se calhar o vídeo não ajuda pelos cortes rápidos (situação atrás de situação), mas por norma ando bastante defensivo (e tenho de ser, faço >3000km mês no meio de gente doida.. não iria durar muito se não o fosse).
Claro que nada invalida nada, e tenho perfeita noção que estou sempre sujeito, como qualquer um que anda na estrada, e tal como já disse, não sou perfeito, e também há vezes que poderia evitar um pouco mais certos riscos, um pouco como todos nós
Já tive um acidente bastante grave (sozinho), tenho perfeita noção do que custa, e não tenho qualquer intenção de repetir, não ando de perto nem de longe como cheguei a andar (cheguei a esticar-me bastante e para a moto que tinha, mas nunca fui, ou pelo menos nunca me achei propriamente kamikaze, principalmente envolvendo outros veículos).
_________________________________________
Mocas CBR 500R
Número de Mensagens : 786 Idade : 40 Localização : Oeiras Mota/Modelo : YZF R1 - RN22 Ex: YZF R1 - 2006 Ex: YZF R1 - 2004 Ex: CBR 600rr - 2005 Data de inscrição : 01/10/2013
Well...eu acho que em nenhuma circustância é aconselhável andar a 200kmh à chuva :\ tem cuidado pois há sempre o factor imprevisibilidade de qq coisa que possa acontecer. Ride carefully sôr Daikoni!
Abraços
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Não digo que não, pelo contrário, tens toda a razão!
Tal como andar a 299 (e nem é preciso tanto) em seco... Embora por norma o pessoal tem tendência a esquecer-se que os imprevistos também acontecem em seco, e aí também nada safa.
- Como cavaladas... - Como curvas rápidas (e algumas sem a devida visibilidade, e o pessoal [e por vezes eu próprio] esquece-se que pode estar um obstáculo lá). - Como N outros factores em que nos metemos em risco...
Claro que nada justifica nada, e mais uma vez admito que tens toda a razão (e vou moderar-me mais), e agradeço-te a preocupação!
_________________________________________
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
- Todo o cuidado é pouco! Seja depressa, seja devagar! À chuva, em seco. As condições do piso, a condição dos pneus e da própria mota, a manobra dos outros, enlatados ou não.
Enfim, os fatores são muitos!
E se não formos nós mesmos a olhar para o que estamos a fazer, mais ninguém vai fazer isso por nós!
Portanto: todo o cuidado é pouco!
Boas curvas
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Acho que a White já não se vende, e os modelos da hero 3 estão praticamente ao preço da 4. A única que vejo agora que compensaria seria a hero 4 Silver.
Quanto à zona, também gosto bastante! Convém ter alguma precaução enquanto não se conhece as zonas degradadas (que podem ser perigosas), e depois como dizes há umas zonas que por vezes estão sujas. Sabendo e conhecendo, é fixe, e o piso tirando umas pequenas zonas também adere bastante bem.
_________________________________________
Maximus_88 CBR 250R
Pendura : IRideSolo
Número de Mensagens : 277 Idade : 36 Localização : lisboa Mota/Modelo : Honda CBR1000RR /\ Ex: CBR 600 FSport Data de inscrição : 02/11/2016
Estava a pensar numa SJ5000, fica mais em conta e pelo que tenho visto tambem tem bastante qualidade de imagem. E vi um tópico aqui no forum a falarem muito bem do modelo anterior, a SJ4000.
Eu quando fiz essa estrada fui com um amigo que a conhece bem e limitei-me a imita-lo, a principio essas curvas metem respeito, mas a partir do momento em que descontraímos é muito fixe e a paisagem tambem é muito boa em algumas zonas.
lennoxlewis Honda Monkey
Número de Mensagens : 56 Idade : 42 Localização : Oeiras Data de inscrição : 18/05/2010
Na minha opinião (aquela que possivelmente muitos pensam mas preferem não se manifestar), mais de metade das situações não são motivos para tanto alarido e indignação.
A velocidade na maior parte é desadequada, as trajetorias idem e barafestar quando estamos na faixa do meio (onde nem era suposto estar um veiculo) não acho grande politica. Um carro está a efetuar uma manobra, só porque lá chegas rapidamente da-te o direito de reclamar? A pessoa já entrou na rotunda, tu chegas lá rapidamente, que pode o carro fazer? Vai fazer marcha atrás só para tu passares?
Acho sinceramente que a tua condução não é adequada, não te acho em condições de reclamar com grande parte dos intervenientes.
E porque raio venho eu perder tempo a comentar? Porque na minha opinião (toda esta resposta não passa de uma opinião), não estas a contribuir para a boa imagem do motard.
Em relação a algumas manobras como a do final com o smart, gajo a conduzir entre 2 faixas, etc... essas são o pão nosso.
madd CBR 600F3
Número de Mensagens : 2075 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007 Data de inscrição : 01/10/2015
Na minha opinião (aquela que possivelmente muitos pensam mas preferem não se manifestar), mais de metade das situações não são motivos para tanto alarido e indignação.
A velocidade na maior parte é desadequada, as trajetorias idem e barafestar quando estamos na faixa do meio (onde nem era suposto estar um veiculo) não acho grande politica. Um carro está a efetuar uma manobra, só porque lá chegas rapidamente da-te o direito de reclamar? A pessoa já entrou na rotunda, tu chegas lá rapidamente, que pode o carro fazer? Vai fazer marcha atrás só para tu passares?
Acho sinceramente que a tua condução não é adequada, não te acho em condições de reclamar com grande parte dos intervenientes.
E porque raio venho eu perder tempo a comentar? Porque na minha opinião (toda esta resposta não passa de uma opinião), não estas a contribuir para a boa imagem do motard.
Na minha opinião (aquela que possivelmente não te chega dois dedos de testa para entenderes) ainda te falta queimar muito pneu para conseguires guiar com metade da maturidade e consciência que o Daikoni guia nas estradas, diariamente, em qualquer situação, faça chuva ou faça sol. E sim, ando de mota com ele na estrada todos os dias e perdi o número de vezes que ele me ajudou a safar-me de situações que me poderiam correr muito mal.
Algumas situações (uma ou outra) poderão ser reavaliadas, mas deverás claramente de gostar de ver os enlatados a fazerem de tudo para nos verem esfregar no chão, segundo as tuas indicações.
O que não é adequada é a tua atitude a vires a um fórum cujo objectivo não é avaliar a condução dos outros mas sim ajudar a melhorar e a dar conselhos para tal (desconheço isso na tua "opinião").
Queres mesmo saber o que estraga a imagem de um motard? Relê o teu comentário as vezes que precisares.
lennoxlewis Honda Monkey
Número de Mensagens : 56 Idade : 42 Localização : Oeiras Data de inscrição : 18/05/2010
Na minha opinião (aquela que possivelmente não te chega dois dedos de testa para entenderes) ainda te falta queimar muito pneu para conseguires guiar com metade da maturidade e consciência que o Daikoni guia nas estradas, diariamente, em qualquer situação, faça chuva ou faça sol. E sim, ando de mota com ele na estrada todos os dias e perdi o número de vezes que ele me ajudou a safar-me de situações que me poderiam correr muito mal.
Algumas situações (uma ou outra) poderão ser reavaliadas, mas deverás claramente de gostar de ver os enlatados a fazerem de tudo para nos verem esfregar no chão, segundo as tuas indicações.
O que não é adequada é a tua atitude a vires a um fórum cujo objectivo não é avaliar a condução dos outros mas sim ajudar a melhorar e a dar conselhos para tal (desconheço isso na tua "opinião").
Queres mesmo saber o que estraga a imagem de um motard? Relê o teu comentário as vezes que precisares.
Conheces-me tão bem!
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Já agora, informa-me dos seguintes pontos: - Velocidade desadequada... onde? - Trajectórias, que têm...? - Barafustar quando estamos na faixa do meio...?! Suponho que queiras dizer entre carros. Aqui podes ter alguma razão, não é suposto circularmos entre faixas. Mas uma pessoa quando guina de repente sem sequer olhar aos espelhos, pode bater até num carro... Está longe de ser uma condução, digamos, segura e consciente. - Manobra, chegar rapidamente.. aonde estou eu a barafustar? O da manobra não barafustei, parei e esperei. Apenas ali numa zona cheia de cruzamentos, semáforo, etc, não é de todo local para fazer manobras e inversões de marcha, e foi apenas uma situação que pus no vídeo, tal como outras que não há propriamente 'asneira' por parte de ninguém. - Pessoa já entrou na rotunda, cheguei lá rapidamente...? As situações deste vídeo, ou carros 'parados' na rotunda já (se não conseguem avançar por outros carros, nem sequer deviam de lá estar, deveriam de esperar atrás de modo a não embaraçar quem circula), ou atravessam-se à minha frente quando estou em plena rotunda e próximo dos mesmos.
Sinceramente, estou longe de ter condução perfeita, e não tenho qualquer problema de admitir quando cometo erros (e cometo-os!), mas nestes pontos que mencionas, e até pode ser do meu ponto de vista, mas não estou a ver maneira de concordar contigo.
_________________________________________
lennoxlewis Honda Monkey
Número de Mensagens : 56 Idade : 42 Localização : Oeiras Data de inscrição : 18/05/2010
Já agora, informa-me dos seguintes pontos: - Velocidade desadequada... onde? - Trajectórias, que têm...? - Barafustar quando estamos na faixa do meio...?! Suponho que queiras dizer entre carros. Aqui podes ter alguma razão, não é suposto circularmos entre faixas. Mas uma pessoa quando guina de repente sem sequer olhar aos espelhos, pode bater até num carro... Está longe de ser uma condução, digamos, segura e consciente. - Manobra, chegar rapidamente.. aonde estou eu a barafustar? O da manobra não barafustei, parei e esperei. Apenas ali numa zona cheia de cruzamentos, semáforo, etc, não é de todo local para fazer manobras e inversões de marcha, e foi apenas uma situação que pus no vídeo, tal como outras que não há propriamente 'asneira' por parte de ninguém. - Pessoa já entrou na rotunda, cheguei lá rapidamente...? As situações deste vídeo, ou carros 'parados' na rotunda já (se não conseguem avançar por outros carros, nem sequer deviam de lá estar, deveriam de esperar atrás de modo a não embaraçar quem circula), ou atravessam-se à minha frente quando estou em plena rotunda e próximo dos mesmos.
Sinceramente, estou longe de ter condução perfeita, e não tenho qualquer problema de admitir quando cometo erros (e cometo-os!), mas nestes pontos que mencionas, e até pode ser do meu ponto de vista, mas não estou a ver maneira de concordar contigo.
Em todo o caso, podemos concordar em não concordar que não há problema.
Como referi, é a minha opinião. Conheço bem todas as zonas onde foi filmado e sei o que pode correr mal por lá.
01:38 - o carro está a circular na faixa da direita, vai realizar uma ultrapassagem. tu buzinas porque consideras que ele não deveria ter ocupado a faixa do meio. Eu considero que vais rapido demais. Pode ser impressão minha quanto à velocidade. Em todo o caso, não me parece assim tão grave.
01:42 - o carro vai a circular mal pela esquerda, tu resolves ultrapassar pela direita. o carro não vai com intenção de te abalroar, simplesmente ele vai corrigir o erro de circular pela esquerda, algo que não lhe dás tempo para fazer infringindo tu também o código na ultrapassagem.
01:53 - o carro não devia ter "guinado", mas sabemos todos que até prova em contrário não devemos circular entre 2 faixas de rodagem. Enquanto o carro não transpuser o tracejado, não está a infringir. Em caso de acidente, não terás razão também.
02:10 - já estás a circular na rotunda o que te dá razão, mas estando na faixa de dentro e se não tiveres pisca (?) o carro que ali está à espera não sabe o que vais fazer. Não se atravessou completamente o que mostra que estava atento por oposição a alguns que simplesmente arrancam sem qualquer preocupação
02:27 - inicio de prosa "então c@r@lh@, atravessas assim à frente?!", não sei se era motivo para tanto mas ok...
04:50 - estás a ultrapassar pela direita. existe a possibilidade da condutora se ter desviado por acreditar e querer facilitar passagem pela esquerda
Em todo o caso, e para deixar já aqui prova de boa fé, eu nunca ponho de parte eu poder estar errado na minha análise. Deixo aqui a minha opinião porque um fórum é para isso mesmo, não é só para andar aqui a concordar falsamente com tudo e todos só porque sim. Ainda acredito que é possível discutir algo sem entrar com insultos (dedos de testa e afins), seja aqui seja na estrada.
Se te faltei ao respeito com algo ou te sentiste insultado com uma simples opinião, diz-me que serei o primeiro a corrigir.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Então deixa-me explicar-te as situações que mencionaste ponto a ponto...
lennoxlewis escreveu:
01:38 - o carro está a circular na faixa da direita, vai realizar uma ultrapassagem. tu buzinas porque consideras que ele não deveria ter ocupado a faixa do meio. Eu considero que vais rapido demais. Pode ser impressão minha quanto à velocidade. Em todo o caso, não me parece assim tão grave.
Ele atravessa-se à minha frente, na minha faixa sem olhar aos espelhos ou ter consideração em quem o vai a ultrapassar. Eu não ia a mais que 120kmh de certeza, até porque neste caso ia com pendura. Eu nunca ando rápido com pendura. Aliás, mesmo sozinho, na maior parte dos dias tenho ido para o trabalho na casa dos 130-140kmh na AE. Não é grave, mas apanha alguém distraído, pode causar algo grave, eu tive 2 hipóteses, desviar-me, ou travar.
lennoxlewis escreveu:
01:42 - o carro vai a circular mal pela esquerda, tu resolves ultrapassar pela direita. o carro não vai com intenção de te abalroar, simplesmente ele vai corrigir o erro de circular pela esquerda, algo que não lhe dás tempo para fazer infringindo tu também o código na ultrapassagem.
Obviamente que não tinha intenção, ela simplesmente foi o caminho todo na faixa da esquerda, sem ninguém à direita, a pastelar. Eu fui um bom bocado atrás dela, mas ela nunca mudou de faixa, até eu decidir ultrapassá-la por estar farto de esperar. Obviamente que não é correcto ultrapassar pela direita, mas também não é correcto circular pela esquerda, nem 'inutilizar' ambas as faixas de rodagem.
lennoxlewis escreveu:
01:53 - o carro não devia ter "guinado", mas sabemos todos que até prova em contrário não devemos circular entre 2 faixas de rodagem. Enquanto o carro não transpuser o tracejado, não está a infringir. Em caso de acidente, não terás razão também.
Não estou a dizer que tenho razão em caso de acidente. Mas é aquilo que já te respondi acima. Fazer isto sem qualquer consideração por quem circula, imagina que era um carro que circulava ao lado, ou ligeiramente mais atrás, mais junto à linha, poderia provocar acidente na mesma... Mas não é disso que se trata. Além de que se andas de moto no trânsito, de certeza também não andas atrás dos carros, e se se mandam para cima de ti, não lhes bates palmas.
lennoxlewis escreveu:
02:10 - já estás a circular na rotunda o que te dá razão, mas estando na faixa de dentro e se não tiveres pisca (?) o carro que ali está à espera não sabe o que vais fazer. Não se atravessou completamente o que mostra que estava atento por oposição a alguns que simplesmente arrancam sem qualquer preocupação
Existem 2 faixas de saída, existem 2 faixas de circulação na rotunda. Pelo código da estrada posso sair directamente pela 2a faixa da rotunda, para a 2a faixa de saída neste caso. Além de que veículos a entrar na rotunda, têm de dar prioridade a quem está lá dentro. Não é entrar primeiro à campeão, e depois logo se vê o que acontece, com ou sem piscas. E eu FIZ piscas, podes olhar para o meu painel, não se nota muito pela luz do dia, mas vê-se o pisca a piscar, pelo que invalida a 100% o que dizes, até neste pequeno ponto.
lennoxlewis escreveu:
02:27 - inicio de prosa "então c@r@lh@, atravessas assim à frente?!", não sei se era motivo para tanto mas ok...
Pode não ser motivo para tanto, mas quem se atravessa assim, atravessa-se noutra situação qualquer. Além de me chatear por saber as consequências destes casos, prefiro deixar o alerta (ainda que tenha sido algo agressivo na expressão, admito), para que da próxima lembre-se antes de se meter numa situação em que mate alguém.
lennoxlewis escreveu:
04:50 - estás a ultrapassar pela direita. existe a possibilidade da condutora se ter desviado por acreditar e querer facilitar passagem pela esquerda
É um condutor, de idade. Ele veio desnecessariamente (comigo atrás dele) desde cá de baixo na faixa da esquerda, da saída da A8, se dizes que conheces, sabes onde é isto. Não ultrapassava nem deixava ninguém ultrapassar. Nunca mudou de faixa. Ali no final, além de não ganhar velocidade, ainda abrandou e começou a ficar para trás. Se reparares o carro vermelho até me deu espaço para passar, porque ele próprio estava a ver a situação, e farto daquele senhor que não lhe saia do lado desde há 'meia hora' atrás... Ultrapassei pela direita (verdade que pelas regras não o devia de fazer), porque já estava farto de o ter à frente. Esta foi uma situação em que ele propositadamente (ou pareceu-me), guina para a direita, todo ofendido de o estar finalmente a ultrapassar, até porque nunca quis ir para a direita o tempo todo, excepto quando o ultrapassei.
Quanto ao comentário, obviamente que não fiquei ofendido. Disseste a tua opinião, eu disse a minha. E até agradeço alertas para a minha condução quando faço algo de mal, porque posso estar a ter uma perspectiva errada das situações, e o erro ser meu. Mas nestes casos específicos, mais uma vez não consigo concordar, e tenho dúvidas que alguém que circule de moto diariamente no trânsito não os consiga entender facilmente.