InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarHomologações & Averbamentos - Página 5 LojaHomologações & Averbamentos - Página 5 V-deosHomologações & Averbamentos - Página 5 Fotos
Homologações & Averbamentos - Página 5 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe

Homologações & Averbamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
JorgeMaiaMarques
CBR 600F
JorgeMaiaMarques

Pendura : Diz que tem medo!

Número de Mensagens : 1044
Mota/Modelo : CBR 600RR

Homologações & Averbamentos - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 21st 2017, 17:39

Estou a gostar de ler isto, porque realmente estou a aprender....mas estou a ter um deja vu, já vi este drama todo em relação aos jeeps...um caos!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9222
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 21st 2017, 17:46

ACORXX, tudo o que disseram na descrição foi que estava a usar um escape de rendimento não averbado no livrete, pelo que a questão nem passa pelo uso ou não de DBkillers.

CBR 250R
Maximus_88

Pendura : IRideSolo

Número de Mensagens : 277
Mota/Modelo : Honda CBR1000RR /\ Ex: CBR 600 FSport

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 21st 2017, 18:07

O que quis dizer é que tens o direito de pagar impostos sobre tudo e mais alguma coisa mas depois nao tens o direito de ter os veiculos que compras à tua maneira.
Isto sao tudo leis criadas para sacar dinheiro ao pessoal. Eu pelo menos nao vejo outra explicaçao. Estou a por alguem em perigo por usar um escape diferente? Ou estou a alterar alguma caracteristica que ponha em causa a segurança da mota? Nao! Qual é a logica dessa lei?
E como disse o ACORXX, esse gajo multou-te baseado em merd@ nenhuma. Simplesmente olhou pra tua cara e decidiu multar e inventou essa do escape pq nao tinha mais por onde pegar visto que a tua mota está toda de origem.
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 21st 2017, 18:16

Isso foi.

O escape compreende-se pela 'poluição sonora' e ambiental. E existem normas europeias que Portugal e outros países têm de cumprir.

Conduzo ambos, mas pessoalmente odeio carros 'xuning', fumarentos, barulhentos, etc. Nas motas vejo mais como medida de segurança, para ser ouvido (já que ninguém nos vê, pelo menos ajuda), se não também dispensava.

Mete alguém em perigo? Claro que não, até é ajuda pelo menos parcialmente na segurança.

Agora, o que me debato aqui é o basicamente o que disseste, o gajo não teve ponta por onde pegar, então parece que 'inventou'.
Se fizesse testes às emissões e ruído, tudo bem, comia e calava, agora multar-me, e pior, apreender-me a mota, simplesmente por ter um escape homologado que não o de origem, vou atestar a legalidade disto.

Odeio polícias que 'inventam' multas por não ter mais por onde pegar.

Uma coisa é cumprir a lei, outra é abusar dela.

CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Mota/Modelo : yamaha xj6n

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 08:54

bom tens 15 dias para efetuar a tua defesa da multa:
pede o certificado de homologaçao do escape, e depois impugna a coima

penso que nada mais á a fazer...

e nao venham outra vez com o registo de escapes em livrete... essa coisa nao existe... senao teriam de arranjar espaço no livrete para la colocar todso os componentes.

claro que existe o certificado de homologaçao de um motociclo, mas esse ninguem lhe poe a vista em cima....

voltrando ao escape... penso que nada mais podes fazer senao impugnar...
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8693
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 09:17

Edgar_Oliveira escreveu:

nem me digas nada, na minha carrinha tou cm ideias de meter mas por ser SW sao 150€ os vidros mais o que disseste e bem, acho uma roubalheira qd ha o mesmo modelo que tras vidros escuros de origem e acaba por ficar parecido.. mas pronto é o pais que temos... eu em preencipio vou seguir outro caminho cm um amigo meu do porto fez, meter umas cortinas feitas à medida, vindo de UK ficam na casa dos 120€ ja com portes do pilar b para tras e tem a vantagem de poderes baixar o vidro e continuas com proteccao uv para as criancas, se alguem tiver interesse diga, os portes sao 30€ se for a dividir por 3 da 10€ a cada um de portes e ai ja fica na casa dos 100€.

Sim, Edgar, isso das cortinas é outra opção, é bem mais barata e faz praticamente o mesmo efeito que as películas.

Já me tinham falado deste sistema mas eu já tinha colocado e averbado as películas.

Já ta ja ta, deixa tar. LoL  lol!
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1620
Mota/Modelo : cbr 600 f

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 09:36

força nisso!!!! uma coisa é um escape homologado, outra é um escape artesanal .. faz finca pé!!!!

matt
Sam_CBR
CBR 500R
Sam_CBR

Pendura : Kika_S

Número de Mensagens : 898
Mota/Modelo : CBR 600F4i ; Ex-R1 Crossplane; ; Ex-MT09

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 09:49

Ora bem companheiros, 
estou a gostar mesmo muito deste tópico.

A meu ver, e como já disse ao Daikoni, acho que o agente da autoridade não agiu em defesa da lei. Pelo contrário, os órgãos da polícia de trânsito andam a agir de forma a aumentar o número de expedientes visto as multas serem uma boa fonte de rendimento para o estado.
Uma pequena pesquisa aponta para que apenas 20% dos condutores apresentem a devida defesa em processo de contra-ordenacional . Ou seja, de todas as multas que eles passem 80% do rendimento é garantido. Não hão-de eles andarem doidos à caça...a maioria come e cala.

Relativamente ao objecto de homologação "escape", pode ser averbado em DUA. Um vizinho meu tem uma Teneré que trás de série um Akrapovic, no documento consta lá o modelo do escape e a norma, isto na parte das alterações especiais. Portanto não digam que é impossível.
Se é obrigatório? NÃO! - a partir do momento que o escape é homologado para determinado motociclo e que este esteja de acordo com a norma mantendo o catalisador e silenciador para circular com os correctos dB's, não podem pegar.

O meu concelho para todos é este: no momento que está a ser levantado o auto de contra-ordenação contestem antes que o agente comece a escrever. Puxem todos os artigos de código sobre este tema (andem mesmo com eles imprimidos junto dos documentos). Mostrem que sabem o que está na lei, se for preciso mandem chamar o major ou algum superior que esteja presente na operação stop.

No que toca o teu processo Daikoni, estás no direito de apresentar defesa, tens matéria suficiente para impugnar o que eles te passaram. O mais certo é o processo arquivar e daqui a 2 anos vais lá buscar os 250€. No entanto não desistas de impugnar os teus direitos, se possível como referiste, deixa isso nas mãos de um advogado.
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1620
Mota/Modelo : cbr 600 f

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 09:53

e como fica a situação dos documentos da mota? eles não estão na posse do dono da mota .. 

matt
JorgeMaiaMarques
CBR 600F
JorgeMaiaMarques

Pendura : Diz que tem medo!

Número de Mensagens : 1044
Mota/Modelo : CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 10:59

Eu propunha é criarmos uma pasta que reúna esses artigos/leis/tretas todas para podermos ler e ter acesso. Assim andávamos todos informados e com a informação para estas situações.
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 12:30

Sam_CBR escreveu:
Ora bem companheiros, 
estou a gostar mesmo muito deste tópico.

A meu ver, e como já disse ao Daikoni, acho que o agente da autoridade não agiu em defesa da lei. Pelo contrário, os órgãos da polícia de trânsito andam a agir de forma a aumentar o número de expedientes visto as multas serem uma boa fonte de rendimento para o estado.
Uma pequena pesquisa aponta para que apenas 20% dos condutores apresentem a devida defesa em processo de contra-ordenacional . Ou seja, de todas as multas que eles passem 80% do rendimento é garantido. Não hão-de eles andarem doidos à caça...a maioria come e cala.

Relativamente ao objecto de homologação "escape", pode ser averbado em DUA. Um vizinho meu tem uma Teneré que trás de série um Akrapovic, no documento consta lá o modelo do escape e a norma, isto na parte das alterações especiais. Portanto não digam que é impossível.
Se é obrigatório? NÃO! - a partir do momento que o escape é homologado para determinado motociclo e que este esteja de acordo com a norma mantendo o catalisador e silenciador para circular com os correctos dB's, não podem pegar.

O meu concelho para todos é este: no momento que está a ser levantado o auto de contra-ordenação contestem antes que o agente comece a escrever. Puxem todos os artigos de código sobre este tema (andem mesmo com eles imprimidos junto dos documentos). Mostrem que sabem o que está na lei, se for preciso mandem chamar o major ou algum superior que esteja presente na operação stop.

No que toca o teu processo Daikoni, estás no direito de apresentar defesa, tens matéria suficiente para impugnar o que eles te passaram. O mais certo é o processo arquivar e daqui a 2 anos vais lá buscar os 250€. No entanto não desistas de impugnar os teus direitos, se possível como referiste, deixa isso nas mãos de um advogado.

boa... alguem com conhecimento d ecaisa para nos dar mais umas luzes sobre o assunto...
El_Mestre
CBR 400
El_Mestre

Pendura : area restrita

Número de Mensagens : 417
Mota/Modelo : Honda CBR 600F4; Ex-Honda CBR250R 2012

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 13:14

JorgeMaiaMarques escreveu:
Eu propunha é criarmos uma pasta que reúna esses artigos/leis/tretas todas para podermos ler e ter acesso. Assim andávamos todos informados e com a informação para estas situações.

Isso é que era! Um portefólio carregado de tudo o que pode a vir a dar jeito para contestar situações como esta, o conhecimento é a melhor arma contra este tipo de coisas. Assim o pessoal andava 'protegido' e também não se corria o risco de nos fazerem pensar que estamos em situação ilegal quando não estamos e vice-versa! fixe!
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8693
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 14:08

Só se levanta é um pequeno problema:

- o que se criar, tem que ser constantemente actualizado porque os Decretos-Lei / Diplomas e afins, estão sempre a ser alterados.

É para depois não induzir a malta em erro.
Kat13
CBR 500R
Kat13

Número de Mensagens : 838
Mota/Modelo : CBR 650f

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 14:44

i ' m too old for this crap

Última edição por skydream em maio 5th 2017, 15:23, editado 1 vez(es)
Ricardo_C
CBR 125R
Ricardo_C

Número de Mensagens : 105
Mota/Modelo : CB500F

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 14:48

Bem, assim por esta ordem de pensamentos, também tenho de averbar no DUA os cogumelos e o para-brisas porque é uma alteração ao veículo no que respeita à largura e altura.
E já agora, quem tem Top Case (não é o meu caso) também terá de averbar.

Daikoni, vai dando novidades e espero mesmo que esta situação se resolva a bem e a teu favor.

Um abraço
Kat13
CBR 500R
Kat13

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 14:53

Última edição por skydream em maio 5th 2017, 15:23, editado 1 vez(es)
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 14:58

Sam_CBR escreveu:

Se é obrigatório? NÃO! - a partir do momento que o escape é homologado para determinado motociclo e que este esteja de acordo com a norma mantendo o catalisador e silenciador para circular com os correctos dB's, não podem pegar..

mas neste caso parece-me que ele nao tinha nem uma coisa nem outra, mas no lugar dele o que fazia era, montava as duas coisas, tirava fotos e ate me oferecia para mostrar a mota no imtt (tal como ele vai ter de fazer com isso assim) e mandava junto da constestacao da multa para a ansr e depois é esperar.

problema: vais ficar cm a mota apreendida ate haver resolução.
Kat13
CBR 500R
Kat13

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 15:11

Última edição por skydream em maio 5th 2017, 15:24, editado 1 vez(es)
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 22nd 2017, 15:32

boas

' Como já referi, uma coisa é um escape "normal", outra coisa é um escape de competição... Não compliquem !!! '  .------- escape de competiçao nao é homolgado....

'
ACORXX escreveu:
e nao venham outra vez com o registo de escapes em livrete... essa coisa nao existe... senao teriam de arranjar espaço no livrete para la colocar todso os componentes.

ACORXX escreveu:

boa... alguem com conhecimento d ecaisa para nos dar mais umas luzes sobre o assunto...

Espero k n me leves a mal ACORXX mas... Porque é que quando eu digo ser necessário o registo de escapes em livrete essa coisa já não existe e eu estou baralhado?!!! Vou é esperar pela resposta do Daikoni, eu realmente posso estar enganado...

quando digo que nao é necessario / obrigatorio nao o é e volto a afirmar novamente. o colega colocou o averbamento porque tinha uns trocos a mais no bolso para dispensar, pois se for homologado nao necessitas de fazer esse averbamento em dua
Kat13
CBR 500R
Kat13

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 25th 2017, 12:34

Última edição por skydream em maio 5th 2017, 15:24, editado 1 vez(es)
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16293
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 25th 2017, 13:56

skydream escreveu:
Então não é homolgado?!!! Escapes da Remux ou, para motos, o Akrapovic, são escapes de competição/rendimento não são homolgados???

Podem ser... podem não ser... Razz

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 25th 2017, 16:10

Eu acho que quem está a complicar não somos nós....

O escape estando certificado cumpre as emissões e os db´s estipulados para o veiculo em causa, portanto qual é a alteração ás características do veiculo mesmo? Quais os critérios e certificação tem o agente para apreender os documentos do veiculo sem qualquer tipo de comprovação das tais "caracteristicas"? 

Estamos no país que estamos e esta tudo dito! fazem-se as leis pela metade para serem ambíguas e se ir dando o jeito a quem mais convier, por norma quem se f@de é sempre o mesmo! 

Eu no lugar do Dinis ia até ao fim com isto, nem que tivesse que ficar com os docs apreendidos um ano!

Kat13
CBR 500R
Kat13

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 25th 2017, 23:53

Última edição por skydream em maio 5th 2017, 15:25, editado 1 vez(es)
S.Pacheco
CBR 600F
S.Pacheco

Pendura : Normalmente Solo!!!

Número de Mensagens : 1019
Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 26th 2017, 00:15

Silver_Bullet escreveu:
Eu acho que quem está a complicar não somos nós....

Estamos no país que estamos e esta tudo dito! fazem-se as leis pela metade para serem ambíguas e se ir dando o jeito a quem mais convier, por norma quem se f@de é sempre o mesmo! 

Tópico realmente muito interessante, estou mesmo curioso para saber o resultado! Devíamos mesmo tentar perceber como se consegue combater estes hipócritas que só andam na caça à multa, pois acredito que devem ser muito poucos os que têm um R com escape de origem! É bastante reevoltante como nos tratam na estrada! mais parece que somos criminosos!

Percebo o Dinis, eu tb não iria querer ficar com a minha babe apreendida muito tempo!

Mas se há uma coisa com que eu concordo é com o que o Silver diz... as leis são feitas de maneira que possam ser interpretadas conforme der mais jeito ao sr. agente! 
   E no fim quem se f@d.. somos sempre nós, pois nunca é o sr agente a ter que provar que está certo, somos sempre nós que temos que provar que ele está errado, normalmente tendo que gastar bastante tempo e guito!!! Como é óbvio cada vez menos a malta não tem vontade de parar nas OS, e com as atitudes dos srs. lei ninguém pode censurar!!!
http://www.auto-carevnm.pt
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitimemarço 26th 2017, 02:16

Skydream, não fui multado por barulho, por falta de catalisador, co2 ou whatever. Se assim fosse, fizessem os testes, e chumbasse, tudo bem, mas foi apenas por escape de marca diferente de origem.

Com o teu exemplo, é o mesmo que poderes ter jantes de tamanho diferente, mas multarem-te por teres pneus michelin em vez dos de origem brigdestone, por exemplo.
Outro exemplo é ires em excesso de velocidade, e como não terem meios (como radar) ou conhecimentos para provar isso, então multam-te por estares ao telefone (sem o estares).

Se ainda assim não entendes, desisto de te tentar explicar. Multaram-me por ter escape diferente de origem apenas, e não estar no livrete, apesar de ser homologado. Nada mais, nada menos.

Última edição por Daikoni em março 26th 2017, 14:10, editado 1 vez(es)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 5 Icon_minitime

Homologações & Averbamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 11, 12, 13  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-