Minha opinião... Os carros são uma m3rd@. Não há qq semelhança entre um formula 1 e um carro de série (seja ele qual for). O mesmo não se passa entre uma moto GP e uma desportiva como a blade... A diferença não é assim não grande. É possível comprar ou criar uma moto de série com a mesma relação peso/potencia do que uma moto gp. E um carro? É um monstro de peso. O Veron pesa 1887 Kg!!! uma bosta!!!!!!!!!!! O que dá gozo a conduzir (para mim, claro) é o controlo que dá uma moto como a blade. Acelera e desacelera num ápice, sem usar o travão. E a curvar? um mimo! Curva-se a qq velocidade mais rápido que qq carro. E a sensação de velocidade? espetáculo! E o cheiro? e o ronco? entusiasmante! e a vibração da bichana? Num carro tiras gás e ele não pára.... anda sempre. tens que usar travões. Não houves o ronco! não cheiras ! não sentes! Atualmente é tudo merdoso, tudo conforto, tudo show. Prazer em conduzir? o que é isso? O melhor de um carro é o banco de trás confortável... e arranjar um motorista! Mas ainda mais confortável é andar de comboio! Não se ouve nada e dá para tomar café e namorar!!! Ou seja o carro é uma m3rd@!
Kasushi CBR 600F
Pendura : Just my bagpack
Número de Mensagens : 1037 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR Data de inscrição : 14/10/2008
Informa-me melhor então! Agradeço-te! Ja que um forum serve para aprendermos uns com os outros partilha o teu conhecimento connosco!
Uma mota nao curva como um le-man, está limitada a duas rodas, e a perca de controlo é muita mais iminente que num carro destes se abusas de mais!
nas encadeadas dum circuito como le sharte ou nur qu ealém disso ainda é irregular a mota nao tem hipotese alguma!
Quanto ao veyron acho que não há duvidas...
Bom quanto ao circuito não estou de acordo e baseio-me no video abaixo.
Quanto ao Veron é preciso comparar com um moto devidamente preparada (uma vez que estamos a referir um carro fora de série. Ainda há pouco coloquei um post que por meia dúzia de euros (!) podes colocar um turbo na cbr e papares verons e qq carro em ponta. O Ferrugem sem turbo e por pouco menos consegue colocar-te a cbr com mais de 240 cv.
Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
Bem Kafka eu não posso concordar contigo porque eu gosto muito de carros. Claro que andar de mota é especial dá mais gozo, mais adrenalina etc etc...
Chamar bosta a um Veyron devia dar direito a prisão!
Boas Kasushi Aceito a tua opinião, no entanto mantenho e reforço a minha opinião de bosta sobre o Veron. É que acho que os carros desviaram-se da competição. São pesadíssimos com excesso de conforto e merdices parecem-se com um tanque. Estou a valorizar o prazer de condução, apenas! Evidentemente para impressionares o sexo oposto e fazeres os vizinhos morrerem de inveja, então o veron é o máximo! Não tenho complexo em relação a carros, até pk o mais potente que tenho, tem 265 cv!
De qq forma encontrei um que me fez pensar no contrário. Pena é que que não esteja disponível comercialmente. Vê o video do buggy "Buckshot racing X2R" com 850 cv sobrealimentado! O MÁXIMO
bteixeira CBR 250
Pendura : Lia
Número de Mensagens : 224 Idade : 41 Localização : depende... Mota/Modelo : Yamaha YZF 600 (Thundercat) Data de inscrição : 02/02/2010
Eu acho que isto de comparar carros com motas é mais ou menos igual a comparar um doce com um salgado. Cada um tem o seu gosto e vai estar sempre a defender aquilo que mais gosta e acredita que é melhor. Eu pessoalmente gosto mais dos dois mas não tenho dinheiro para o bugatti,...nem para para uma ducati ou honda ou por aí fora....vamos lá ver se tenho dinheiro para meter gota este mês
bteixeira CBR 250
Pendura : Lia
Número de Mensagens : 224 Idade : 41 Localização : depende... Mota/Modelo : Yamaha YZF 600 (Thundercat) Data de inscrição : 02/02/2010
neste dois videos podem ver que também há carros que dão "bigodes" a motas, independentemente do dinheiro que gastam, porque se o gastam é porque têm para gastar. tem tudo a ver com dinheiro, e gostos pessoais.
https://www.youtube.com/watch?v=t_ttKSUYhps Suzuki GXS 1300R Hayabusa Turbo com 270hp 1mille - quase 26 segundos 306km/h
https://www.youtube.com/watch?v=6MzpaNu74Ts Nissan GTR AMS Alpha12 com 1700hp 1mille - quase 23 segundos 382km/h
dino CBR 250R
Número de Mensagens : 292 Idade : 43 Localização : anadia Data de inscrição : 19/09/2010
N preciso de recorrer a videos na net,pois eu em casa tenho o mais puro exemplo.
Tenho uma CBR600RR de 2008 e um NISSAN Sivia S14,a mota é mais rápida a sair mas o carro a partir dos230 começa a vantajar em relaçao á mota e acaba por passar entre os 260 e 270,tambem tenho ke dizer ke o carro tá preparado,faz 400cvs e 495Nm de binário,acaba por fazer 278klh medidos no GPS,pois o quadrante é mentiroso,qd vai a marcar 260 260 e picos,na verdade vai a 250,enquanto a mota faz 275/278 em plano e ás vezes em descida chega a cortar a 288 e ke medidos real nc fez mais de 260,mas em contrapartida divirtimo me mt com ela na serra,pq fazer velocidade ela nao faz,fica aki uma viagem minha a pampilhosa da serra mais um grupo de amigos
https://www.youtube.com/watch?v=UJRQEFniO7Y
a parte porreira da serra é a partir do 1:40min
Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
Pessoal (Dino, Bteixeira etc...) não se esqueçam que este tópico é para comparar carros e motas de produção!
O vulgo "Stock".
E em circuito. Vocês estão aqui a dar exemplos de carros todos mexidos (que conheço bem porque também os acompanho na net) como o Apha 12 com 1700hp a fazer corridas de uma milha em frente. Não tem nada a ver com o objectivo do tópico.
Claro que quando se começa a mexer nas máquinas tudo muda.
Kasushi CBR 600F
Pendura : Just my bagpack
Número de Mensagens : 1037 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR Data de inscrição : 14/10/2008
Em aceleração há que pensar sempre na relação peso potência, mais nada. O resto é tanga!
A relação da cbr1000rr é de 178cv/178kg, ou seja 1kg por cavalo (excluindo o condutor e o combustível).
por exemplo o porche carrera gt3 com 439cv/1430kg, ou seja 0,30kg/cv. A mota acelera três vezes mais rápido do que o carro. CONCLUSÃO: O PORCHE É UMA ARRASTADEIRA COMPARADA COM A CBR!
O Bugatti veyron a versão mais potente tem 1200cv/1950kg ou seja 0,61kg/cv. Embora já acelere o dobro do porche, leva uma ratada da cbr de quase meio por meio. fica-se pelos 61% em relação ao poder de aceleração da cbr. CONCUSÃO na minha cbr tou a chegar aos 200km/h e o veyron só vai a 120km/h!
Relativamente aos outros modelos é uma questão de fazer contas... SIMPLES! A matemática não mente. Às vezes há quem a queira esconder!
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Em aceleração há que pensar sempre na relação peso potência, mais nada. O resto é tanga!
A relação da cbr1000rr é de 178cv/178kg, ou seja 1kg por cavalo (excluindo o condutor e o combustível).
por exemplo o porche carrera gt3 com 439cv/1430kg, ou seja 0,30kg/cv. A mota acelera três vezes mais rápido do que o carro. CONCLUSÃO: O PORCHE É UMA ARRASTADEIRA COMPARADA COM A CBR!
O Bugatti veyron a versão mais potente tem 1200cv/1950kg ou seja 0,61kg/cv. Embora já acelere o dobro do porche, leva uma ratada da cbr de quase meio por meio. fica-se pelos 61% em relação ao poder de aceleração da cbr. CONCUSÃO na minha cbr tou a chegar aos 200km/h e o veyron só vai a 120km/h!
Relativamente aos outros modelos é uma questão de fazer contas... SIMPLES! A matemática não mente. Às vezes há quem a queira esconder!
Eu até concordava contigo, mas era se tivesses feito as contas correctamente.
Refaz lá as contas para a cbr a contar com os líquidos (a mota vai para 200kg pelo menos) e com o peso do condutor... De longe a mota de fica com 1kg/cv... Vai dar quanto? Uns 0,65kg/cv, se tanto?
Depois há outra conta que não tiveste em conta: binário. Não é sequer comparável o binário duma mota face ao binário dum carro...
Eu até sou dos primeiros a defender as motas quando se trata deste tipo de rivalidades, pois muitos pensam que com 300cv conseguem acompanhar uma mota...
Mas há que ser coerente e imparcial naquilo que se compara. A bmw, a desportiva comercial mais rápida do momento (falando assim por alto), dos 0-100km/h faz 3.1seg e dos 0-300km/h faz 19.1seg. Já o Veyron, o carro comercial mais rápido do momento (novamente falando por alto), dos 0-100km/h faz 2.5seg (2.2seg versão supersport), 0-300km/h faz 16.7seg (14.6seg versão supersport).
Era bom que uma mota o acompanhasse, mas nem a bmw lá vai e então a cbr bem que pode ficar no banco.
Não há muitos carros (comerciais, de origem) a acompanhar motas, isso não. Mas que o Veyron não só acompanha como deixa a mota para trás, isso é sem grandes dificuldades. É preciso muito num carro para fazer o que uma mota faz, mas já há aí umas marcas que tem carros top que o conseguem, isto excluindo tudo o que seja alterado ou não comercial.
jorgetaveira CBR 250R
Pendura : Nece
Número de Mensagens : 266 Idade : 35 Localização : Odivelas Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX Data de inscrição : 07/02/2011
Lembro-me de uma vez ir na vasco mais a minha maria, e ter um m4 ao meu lado, e pensei "outro gajo com um bmw a querer medir pilas..." Meti uma abaixo enrolei punho, comecei a vê-lo a fcar para trás. Nem 5 segundos demorou ate ele me passar e mandar todo o meu ego para baixo, fui o resto do caminho a 100... Lol.. Não substimem... A mota na altura era uma r6 de 2002.
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
um M4, o BMW M4? esse saiu a bem pouco tempo nao foi?
jorgetaveira CBR 250R
Pendura : Nece
Número de Mensagens : 266 Idade : 35 Localização : Odivelas Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX Data de inscrição : 07/02/2011
Foi pena não te teres lembrado de meter depois outravez 5ª e, QUIÇÁ!, uma 6ª pa poupar combustível...
Isso foi há quanto tempo?
Abc!
foi há sensivelmente 2 anos. Enganei-me no modelo, não é m4 mas sim m3. Foi a primeira vez que me aconteceu tal coisa e foi uma boa lição (nunca falei disto a ninguém) lolol. A minha maria é que não achou muita piada, mas deu para perceber que há boas máquinas aí, não são só motas que andam bem.
Trollitito CBR 600F2
Número de Mensagens : 1536 Mota/Modelo : CBR 929RR Data de inscrição : 23/05/2011
Lembro-me de uma vez ir na vasco mais a minha maria (...) A mota na altura era uma r6 de 2002.
Acho que essas duas afirmações são bons indicadores do que aconteceu. Além de ser uma 600 que, convenhamos, não tem a força duma 1000, ias com pendura. Ora, uns 60kg extra na mota (digo 60 por alto, obviamente não faço ideia) é muito peso a mais e reflecte-se na potência da mota.
Claro que há sempre mais factores a ter em conta, mas sinceramente assim de repente isso nem admira muito que te tenha acontecido.
Gunsdani CBR 400
Número de Mensagens : 411 Idade : 41 Localização : Vila Real Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 01/03/2014
A meu ver trata-se de um tipo de comparação altamente relativa pois as variaveis são muitas o que impossibilita uma conclusão sensata a respeito daquilo que é melhor ou pior.
No que diz respeito ao mundo da competição ( F1 Vs GP por exemplo ) o carro leva a melhor sobre a mota em todos os aspectos.
No que diz respeito a veiculos de produção as motas têm uma vantagem superior pela sua relação peso/potência.
No que diz respeito ao mundo das modificações os carros têm uma vantagem enorme devido a maior capacidade de exploração mecânica ( motores maiores ) altos niveis de binario e potência....e claro com 2 ou 4 pneus a ajudar o Grip é muito mais consistente do que numa mota.
Mas pronto, é sempre bom ver este tipo de comparativos.