E se falarmos em termos de sensações, ganha a moto!!
Se a moto sair um pouco de frente, mas um gajo ainda a agarra, é a adrenalina total!
O carro, vá lá, pensas na carteira e pouco mais do que isto... Tens lata a toda a volta!
VITÓRIA para as MOTOS!!!
Ya......o feeling é diferente, mas também acredito que dependendo do carro também consegues sacar altas doses explosivas de adrenalina.
Dai ser um pouco imparcial no que diz respeito a este tipo de comparativos porque acho que carros e motas devem ser colocados cada qual no seu patamar.
Kasushi CBR 600F
Pendura : Just my bagpack
Número de Mensagens : 1037 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR Data de inscrição : 14/10/2008
Bem, tanto o Kafka como o Trolitito estão a dizer coisas incorretas nas suas análises.
Kafka, é verdade a CBR1000RR nunca na vida tem 178kg só se for a seco e aí não anda.Nem depressa nem devagar. Ou seja ela pesa 200kg mais kg menos kg, tem à roda à volta de 150cvls. Como não anda sem condutor temos de pôr mais 70kg em cima (vá até estou a ser amigo). Já temos 270 kgs para 150 cvls.
Se isto não fosse suficiente, isto ao contrário do que tu dizes não é nem pouco mais ou menos apenas relação peso potência. Tens de juntar aí tração (tanto no carro como na mota). Sem tração nem saiem do sítio. Na mota tens de ainda pôr o controlo da mesma. Se meteres 300 cavalos na tua Blade, vais é andar ao pulos a tentar controlar a frente para não fazeres um mortal encarpado. Ou seja é muito mais do que a relação peso potência e mesmo que fosse tínhamos de ser justos e pôr o peso do condutor à mistura e muda tudo...
Trolitito, tu não estás a ver bem a coisa. E até tens 3 vídeos do Veyron Supersport (1200cvls) contra uma S1000RR (vê-os na primeira pagina) e vês o resultado. Ou se quiseres pode procurar onde quiseres arranques dos 0-400m (1/4 milha) e vai ver que o melhor que um Veyron consegue nunca é menos de 9,9seg/9,8seg nunca menos que isso. E isso uma S1000RR também faz.
Os carros qualquer que ele seja como demonstra este vídeo vão só apanhar as melhores motas em ponta. De aceleração é muito complicado só um Veyron ou um Konisegg dão luta e mesmo assim...
Kasushi CBR 600F
Número de Mensagens : 1037 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR1000RR Data de inscrição : 14/10/2008
Eu gosto muito de carros desportivos e se tivesse possibilidad€s, tinha uns 2 ou 3, epa mas a mim o que me dá mesmo pica e adrenalina são as 2 rodas, quero lá saber se o carro "X" ou "Y" dá mais que a minha mota, gosto de curtir á minha maneira e da forma que sei e isso para mim é das melhores coisas que há na vida!!!!
Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
Eu até concordava contigo, mas era se tivesses feito as contas correctamente.
Refaz lá as contas para a cbr a contar com os líquidos (a mota vai para 200kg pelo menos) e com o peso do condutor... De longe a mota de fica com 1kg/cv... Vai dar quanto? Uns 0,65kg/cv, se tanto?
Depois há outra conta que não tiveste em conta: binário. Não é sequer comparável o binário duma mota face ao binário dum carro...
Eu até sou dos primeiros a defender as motas quando se trata deste tipo de rivalidades, pois muitos pensam que com 300cv conseguem acompanhar uma mota...
Mas há que ser coerente e imparcial naquilo que se compara. A bmw, a desportiva comercial mais rápida do momento (falando assim por alto), dos 0-100km/h faz 3.1seg e dos 0-300km/h faz 19.1seg. Já o Veyron, o carro comercial mais rápido do momento (novamente falando por alto), dos 0-100km/h faz 2.5seg (2.2seg versão supersport), 0-300km/h faz 16.7seg (14.6seg versão supersport).
Era bom que uma mota o acompanhasse, mas nem a bmw lá vai e então a cbr bem que pode ficar no banco.
Não há muitos carros (comerciais, de origem) a acompanhar motas, isso não. Mas que o Veyron não só acompanha como deixa a mota para trás, isso é sem grandes dificuldades. É preciso muito num carro para fazer o que uma mota faz, mas já há aí umas marcas que tem carros top que o conseguem, isto excluindo tudo o que seja alterado ou não comercial.
Então?!! em relação ao peso da moto repara que estou a comparar pesos em vazio da moto e carro. No carro também pesas (ou eu peso!) e quanto ao combustível ainda era pior o disnível, porque o carro de certeza que pesa ainda mais com o depósito cheio do que a moto. Quanto ao binário, na prática indica que dá um coice quando aceleramos. Um dos veiculos que tem mais binário era os antigos eletricos...
aceleração=potencia/peso! por muito que te custe é só fazer as contas...
Quanto ao veyron, para mim é um monstro... com duas toneladas. Porque não fazer um carro com 600 kg e 1200 cv? Isso sim era uma máquina!
Os fabricantes teimam em colocar montes de m3rdas nos carros. Enchem-nos de inutilidades para torná-los vendáveis e fáceis de usar por qualquer indivíduo. (e nós sabemos que nem todos têm jeito para conduzir, correcto?!). Repara que nas motos é mais simples. Aqueles que não têm "jeito"... são eliminados logo à partida!
Kafka CBR 400
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
Bom vou dar um exemplo mais prático para se ver a aceleração de uma moto.
Durante a condução de uma mil ou perto disso, quantas vezes um gajo cola o acelerador no máximo? Atreves-te? Faz isso em 2º ou 3ª e vê o que te acontece!
Mesmo em 6 é uma loucura... não há palavras...
Gunsdani CBR 400
Número de Mensagens : 411 Idade : 41 Localização : Vila Real Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 01/03/2014
Porque não fazer um carro com 600 kg e 1200 cv? Isso sim era uma máquina!
Já fizeram em 1987
Maclaren MP4/3 debitava 1200Bhp com motor e pneus de qualificação
UIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Editado: Esqueci-me de dizer que pesava 540 Kg !!!!
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Durante a condução de uma mil ou perto disso, quantas vezes um gajo cola o acelerador no máximo? Atreves-te? Faz isso em 2º ou 3ª e vê o que te acontece!
o que acontece?
em relacao aos carros, so os f1 tem mais k 1cv/kg..e já com o peso do piloto e combustivel e ai sim mete respeito..
as nossas motas, peso em vazio anda lá quase, mas falta o nosso peso e do combustivel... resumindo mais uns 100kgs...
Trollitito CBR 600F2
Número de Mensagens : 1536 Mota/Modelo : CBR 929RR Data de inscrição : 23/05/2011
Então?!! em relação ao peso da moto repara que estou a comparar pesos em vazio da moto e carro. No carro também pesas (ou eu peso!) e quanto ao combustível ainda era pior o disnível, porque o carro de certeza que pesa ainda mais com o depósito cheio do que a moto. Quanto ao binário, na prática indica que dá um coice quando aceleramos. Um dos veiculos que tem mais binário era os antigos eletricos...
aceleração=potencia/peso! por muito que te custe é só fazer as contas...
A mim não me custa nada.
Mota sem peso de condutor = 200kg; 175cv/200kg = 0.875cv/kg; Mota com peso de condutor = 270kg; 175cv/270kg = 0.648cv/kg;
Carro (veyron) sem peso de condutor = 1950kg; 1200cv/1950kg = 0.615cv/kg; Carro (veyron) com peso de condutor = 2020kg; 1200cv/2020kg = 0.594cv/kg;
Tudo isto para dizer o quê? Uma mota "sofre" muito mais com uns "simples" 70kg em cima do que um carro, basta ver as contas. O carro perdeu 0.021cv/kg e a mota perdeu 0.227cv/kg, uma diferença bem grande!
Ou seja, numa mota calcular apenas o peso da mota, vamos ter um resultado, mas com condutor em cima o resultado é outro. Já no carro a diferença não é notória sequer.
Agora uma vez mais eu saliento a importância do binário, é que mecânica não é matemática, senão, dois carros com 100cv e 1500kg mas um deles com 100nm binário e outro com 200nm de binário teriam a mesma aceleração, o que é errado. O que tem o dobro de binário terá muita mais aceleração face ao que tem menos tendo ambos a mesma velocidade máxima (pelo menos é assim que funciona na teoria). Agora o tempo que um e outro levam a chegar à velocidade máxima é que é diferente.
Eu também gosto muito de números pois não há muito que enganar, mas há sempre muitas variantes a ter em conta que acabam por fazer a diferença (potência, peso, binário, aerodinâmica, aderência ao piso assim como volume de contacto dos pneus ao solo, etc) daí que nem sempre é tão simples como dividir isto por aquilo para saber qual anda mais.
daijiro kato CBR 400RR
Pendura : tá de férias
Número de Mensagens : 638 Idade : 44 Localização : longe da bófia Mota/Modelo : suzuki 1000 k7 Data de inscrição : 19/05/2011
mas qual é o problema Kafka não te entendo
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª no corte só menos a primeira
Trollitito CBR 600F2
Número de Mensagens : 1536 Mota/Modelo : CBR 929RR Data de inscrição : 23/05/2011
Eu tinha ideia que o Veyron batia a Bmw visto que faz melhores tempos dos 0-100 e 0-300. Bom, seja como for, até acredito que a bmw possa ficar por cima (se calhar com um condutor de 60kg ganha e com 90kg perde, diria eu).
Kasushi, não sou muito entendido com esse carro (para que conste, nem com outros ), mas devido à sua aerodinâmica não acontece o mesmo que nos F1? Ou seja, devido à aerodinâmica do carro, este é forçado a ser puxado para o solo o que é bom, pois assim permite ter uma melhor aderência e com isto permite maiores velocidades em curva.
Se formos a ver, num Formula 1 é aplicada cerca de 1 tonelada de "peso" extra quando este curva, basicamente, numa curva um F1 fica quase tão pesado quanto o Veyron. E claro, isto permite aos F1 desacelerar muito menos numa curva e assim fazerem-na muito mais rápido. Ora, se o Veyron por si só já tem o seu peso e ainda juntando a sua aerodinâmica, diria eu que não haveria grandes dificuldades em ficar à frente duma mota pois como se sabe as curvas não são bem o ponto forte das motas.
Kafka CBR 400
Oh Kafka, já te estão a faltar aos argumentos e agora já estás a dizer coisas sem nexo...
Isso é "só" um GT3, não é nada de especial. O Veyron embora seja um carro de produção, tem tudo de top, tudo.
Para que se tenha noção, a aceleração dum F1 dos 0-100km/h é de 2.6seg enquanto que a do Veyron é de 2.2seg na versão supersport. Não estamos a falar de uns valores quaisquer, estamos a falar em valores já muito excêntricos na tecnologia actual. Estar a dizer que um GT3 ou uma mota batem estes valores, então acho que deve ser tudo rectificado pois algo não bate bem.
Obviamente que não estou a dizer que o Veyron tem mais aceleração que um F1, apenas chega primeiro dos 0 aos 100km/h (pois como já disse não é só potência e peso que conta), claro que depois disso o F1 já ganha vantagem, pois leva 7.3seg a chegar aos 250km/h enquanto que o Veyron precisa de mais de 10seg.
Agora vir meter um GT3 ao barulho... Ok, é um bom carro, quem me dera, mas... Falta-lhe muita sopinha. Ora vejamos: 996 GT3 (2000) - 350cv, 1350kg 997 GT3 RS (2010) - 450cv, 1370kg 991 GT3 (2013) - 475cv, 1430kg
És livre de verificar a relação peso potência. Mas não é difícil de perceber assim por alto, pois o Veyron apenas tem mais 500kg que o GT3 e tem mais do dobro da potência, portanto, não é preciso grandes contas.
E obviamente que a Cbr1000 deixa o GT3 lá para trás, isso até a minha 900cc e com jeitinho uma 600rr deve andar ela por ela com o GT3 (em termos matemáticos, a 600rr tem maior relação peso/potência). Portanto, vir meter aqui o "pobre" do GT3 não vai alterar nada.
Eu digo isto tudo mas não quero estar aqui a defender o Veyron com unhas e dentes, apenas já vi muitos comparativos e a verdade é que o carro é bruto, afinal de contas, são dois motores com 8 cilindros cada (o equivalente a 16 cilindros) e cada motor tem 4 turbos (ora, 8 turbos num carro). Até pode ser pesadito, claro, mas tem muita fruta lá dentro. Talvez uma bmw consiga acompanha-lo ou até fazer melhor em termos de aceleração, mas o caso muda de figura quando se diz "cbr" ao invés de "bmw".
Por muito que nos custe (a mim incluído), já começam a haver carros acessíveis ao público em geral com maior aceleração que uma mota. Velocidades máximas há muito que já nos passaram, aceleração estão agora a passar.
Kasushi CBR 600F
Kafka, estás pouco e mal informado no que toca a estes assuntos. Estás mesmo a dizer que um Veyron não acelera mais que um Porsche GT3?
Quanto à veracidade dos comparativos todos eles são coerentes, feitos por entidades/revistas/programas mais conceituados que a TV Turbo e mostram sempre os mesmos resultados (o mesmo que esse, em condições normais a mota em pista é mais rápida que os carros).
Ou seja não percebo a tua dúvida se o resultado é o mesmo do vídeo que colocaste.
A única diferença é que qualquer um explora 90% da velocidade de um carro, e muito poucos conseguem explorar a velocidade de uma mota desportiva...
Kasushi CBR 600F
Trolitito, o Veyron de arranque parado é capaz de conseguir fazer os 0-100km/h mais rápido devido ao Launch Control e à tração às 4. (ainda que já tenha ouvido dizer que aquilo só se deve utilizar muitoooo de vez em quando porque com tanto binário dá cabo da embraiagem e da caixa).
Mas depois a mota acelera mais rápido e passa, aos 400m e até esgotar a velocidade de ponta da mota (300/300 pouco) vai à frente.
Depois é Veyron que vai até aos 400km/h e a mota nem cheira. lol
Se quiseres existe uns malucos dos Russos Mundialmente conhecidos "Dragtimes.ru" que têm centenas de vídeos de comparativos. Tanto de origem como GTR com 1500cvls lol.
Podes ver aqui: Site: http://www.dragtimes.ru/en/ Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCT8Rf6QQeFADwyyPTrGgT4Q
Vou pôr aqui o Top 10 de sempre aos 400m (1/4 milha) e aos 1.600m (1milha). Veículos de origem.
1- BMW S1000RR - 25,843 seg - 320 kmh 2- Bugatti Veyron - 26,122 seg - 328 kmh 3- Hayabusa - 26,348 seg - 305 kmh 4- ZX-10R - 26,381 seg - 289 kmh 5- Hayabusa - 26,855 seg - 309, kmh 6- Hayabusa - 26,991 seg - 314 kmh 7- Bugatti Veyron - 27.067 - 309 kmh 8- Lamborghini LP-700 Aventador - 27,101 - 304 kmh 9- Porsche Turbo S - 27,680 - 289,38 kmh 10- Porsche Turbo S - 286,78 kmh
Mas vê o site. Aquilo é 97% carros 3% motas, mas no top dos veículos de origem é só motas. Só os Veyron é que se metem lá no meio. E nenhuma dessas motas tinha Launch Control que agora as novas já têm! Eheh
Mas atenção que isto tudo é off topic que é suposto o tópico ser só em circuito
Trollitito CBR 600F2
Exacto, devido a essas coisas que referes o Veyron bate não só uma mota até aos 100 como um F1.
Mas deixaste-me foi com uma duvida: tu dizes que depois aos 400m a mota ganha ao Veyron, no entanto, nos tempos que aí puseste indica precisamente o contrário.
Segundo esses tempos, o Veyron é mais rápido que a bmw nos 400m segundo tu próprio.
E eu diria que esses tempos é a versão normal do Veyron pois bate certo, tanto quanto sei, a versão supersport faz 9.9seg nos 400m.
Ou seja, tudo continua a indicar que o Veyron continua a ser mais rápido que uma mota.
Quanto aos 1.6km, tenho muitas duvidas mesmo. Então o Veyron dos 0-300 faz 16.7seg (versão supersport faz 14.6seg) e depois aí aparece que são 26seg para 328? E depois também questiono a bmw... 320km/h? Reais? Hmm...
Bom, acho melhor deixar isto para lá. Quando fizermos uma vaquinha, vamos buscar um Veyron e testa-se isso.
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Eheh. Bora eu não me importo de testar no Veyron também!
Eu também já vi tanto Veyron como S1000RR a baixar dos 10seg aos 400m. E os tempos mais baixos que já vi aos 400m de origem foram de S1000RR e ZX-14R (não aí no Dragtimes). Os tempos dependem muito da qualidade do asfalto, temperatura ambiente e principalmente do condutor.
O Veyron é só ativar o lauch control, prego a fundo e aguentar as forças G's =P Na motas é preciso muitas unhas para uma boa largada (agora já há launch control) mas nenhuma dessas tinha. E quando há essas unhas ou o launch control as S1000RR e ZX-14Rs batem os Veyron's (o Konisegg já é mais complicado)
Para além de que o Veyron faz 10 arranques desses e ficas com um desgaste no carro brutal enquanto na mota fazes isso do pé para a mão e cada semáforo.
Acho que este vídeo feito pela GT Board (estes são Suecos e também são brilhantes. Fazem centenas de comparativos com carros mais rápidos que existem no Mundo) demonstra bem a aceleração entre o Bugatti Veyron Vitesse (1200Cvls) contra uma S1000RR:
É taco a taco com vantagem para a S1000RR, mas se a pista tivesse mais 5km o Bugatti ia-se embora...