Indo um bocado contra a corrente...acho o preço bastante justo, tendo em conta ser stand do representate da marca.
Eu faço a minha própria manutencão e isto era serviço para 2 fins de semana à vontade!
Se não me engano, nas Hornet a folga das valvulas deve ser verificada aos 24.000 Kms, embora se saiba que é bem cedo, talvez o fizesse só aos 30 e tais mil. São 16 válvulas, e se for como nas CBR de 99 é necessário:
Remover Carenagens;
Desaparafusar Radiador do suporte;
Tirar Deposito;
Tirar caixa/filtro de ar e desentubar;
Drenar o anti congelante (porque passa pelos carburadores, ver passo seguinte);
Tirar carburadores* (sim, e é uma p*ta dor de cabeça), esse modelo deve de ser a injecção, não sei se será necessário tirar essa parte também!
Tirar Cachimbos/Velas;
Tirar tampa de valvulas;
Medir folga nas 16 valvulas, de 4 em 4 valvulas tem de se rodar o motor para um angulo preciso;
Para a afinação em si:
Tirar tensão do tensor,
Tirar o suporte das arvores de cames e as respectivas (20 parafusos, a desapertar em ordem pre determinada),
Medir as respectivas pastilhas e substituir pelas desejadas;
Depois deste processo é necessário
comandar o motor (posicionar a corrente de distribuição correctamente),
e reapertar os parafusos por ordem, 1/4 a 1/2 volta de cada vez com a força exacta (paciência do katano!). Para bem ser, devia fechar-se a tampa, deixar a mota trabalhar para "escorrer" o oleo das pastilhas de valvulas, e volta a medir para ter a certeza que ficou tudo como calculado. Não sei se fazem isto ou não.
Eu, que não tenho muita experiência, demorei dois dias para verificar e afinar as valvulas à minha CBR, um mecânico com experiencia deverá de ser capaz de o fazer em 5 ou 6 horas. Essa revisão ainda levou muito mais material/trabalho. Velas, anticongelante (a minha Cbr pede concentração a 50%, eles aí têm a 30%), oleo, filtro, reapertar a mota com chave dinamometrica e lubrificar pontos chave (muito importante).
Claro que para poupar ao máximo pode-se fazer à sapateiro: "Ouves as válvulas a bater? Não? Então tá bom!" Desde que ouvi isso de um mecânico de motas, passei eu a fazer a minha própria manutenção e em socorro vou ao Julio da Ajuda.
Motas deste género são tecnologia de ponta e têm de ser tratadas como tal, e isso custa dinheiro. Pode-se escapar a estas contas tendo um mecânico de confiança sem ser representate da marca, ou mesmo indo para outras marcas, a Suzuki por exemplo tem representantes a levar 20€/h de mão de obra... Uma bicilindrica como uma GS500 fica bem mais barata, 2 horas no máximo estão as válvulas afinadas (4 valvulas), mas não é a mesma coisa, claro...
Se chegaram até aqui, desculpem lá a seca mas estava cá dentro tinha de sair!