Plenamente.
Já experimentei em piso completamente encharcado, com poças de água e o dificil inicialmente é ter coragem de apertar a manete do travão. Depois de ganhar essa coragem, em piso molhado o problema é que se arrisca em demasia porque há um poder de travagem impressionante.
Em asfalto seco tipo "mesa de bilhar" todas as motos erres travam muito, muito bem. A diferença deste CABS é que se consegue travar completamente a fundo, limite de travagem e a traseira só levanta se exgerarmos na posição do corpo e passarmos o peso todo para a frente.
Se quisermos, a traseira levanta, só pelo gozo, pois a travagem com as 2 rodas no chão é muito mais eficaz.
Em estradas de paralelo muito irregular, em velocidade alta em que a moto levante muito do chão parece-me que as distancias de travagem são maiores, talvez pela má informação e bloquio de roda sem apoio.
Este tipo de motos, pelo menos em minha opinião, não gostam destes pisos. Eu tento evitar ao máximo estes pisos, pricipalmente pelo que me doi sentir a moto a sofrer o mau piso e pelo meu corpinho que
também não gosta.
É preciso habituação a este sistema. É preciso mudar muitos dos conceitos que adquirimos ao longo de anos. É preciso acima de tudo confiar e apertar a manete de travão, depois é um descanso.
Nas travagens de exagero por algo que surge e nos obriga a estancar, é um descanso ter este CABS, em menos tempo do que se pensa a moto já parou, sem derrapagem nem bloquieo de roda.
A habituação passa também por não estranhar a manete de travão. A qualquer velocidade que se circule, sempre que se trava até parar, e após a paragem a manete de travão tem um curso que pode ser mais alargado do que nos sistemas convencionais. Agora, uma certeza; assim que se arranca e é necessário travar outra vez, o travão está lá e é de uma eficácia terrivel.
Já tive quase todo o tipo de motos, em quase 40 anos de utilizador de motos só tive 2 que não foram compradas novas portanto a minha comparação com outros travões é nas mesmas condições de novo.
Nunca tive nenhuma moto que parasse em tão pouco espaço como esta CBR com CABS. Só comparo com as que tive nos ultimos 10 anos, as anteriores nem por sombras tinham travões quando comparados com esta.
Como a maior parte de nós, já li artigos, comparativos, testes e os resultados são sempre os mesmos. Um piloto experimentado, após várias tentativas de travagem em locais especificos de teste consegue tirar uns metritos à distancia sem o CABS.
Eu não sou nem piloto, nem experimentado. Aquilo que digo é que nunca tive nenhuma moto em que confiasse tanto em mim próprio quando tenho que travar.
Acredito que não vai demorar muito a que as Hondas erres só sejam comercializadas com este tipo de travão.
Nunca mais quero uma moto, principalmente "R" que não tenha este tipo de sistema.
Nem quero experimentar quando for apresentada a evolução deste CABS, de certeza que será superior e lá terei que comprar outra moto, que esta meus senhores nunca mais sairá daqui de casa. É a primeira "R" com este sistema, tem um tocolantezito comemorativo dos 50 anos da HRC, portanto cá ficará.
Resumindo, não digo para experimentarem porque acho essa história das experiencias uma estupidez. Não é a ir ali e voltar que se experimenta nada, antes pelo contrario, acho isso perigoso. Sempre que quero "experimentar" qualquer veiculo e conhece-lo tem que ficar comigo no minimo uma semanita, isto é minimo que considero para tomar conhecimento do veiculo.
Portanto aquilo que digo é: Se puderem comprem. Depois então digam de vossa justiça e critiquem. Não critiquem só pela critica e por preconceito.
Como não sou o unico aqui a usar o sistema, de certeza que mais opiniões virão.