|
| Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 | |
| |
Autor | Mensagem |
---|
Convidado Convidado
| Assunto: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 25th 2019, 20:38 | |
| Viva,
Não sei quantos daqui têm este modelo mas estou a passar por uma situação caricata e coloco esta questão.
Tenho também uma CBR 1000 RR de 2017 e passa-se o seguinte, a partir de uma certa velocidade, ~80 km/h ela vibra à frente de maneira irritante, parece que se sente um enorme feedback do atrito, a jante está nova, o pneu idem, já alterei o dumping e a extensão na mesa de direcção assim como no pneu e o problema persiste, chega a um ponto que quando chego ao destino já sinto as mãos vibrar.
Nas Fireblades que tive no passado isto não acontecia, eram muito mais suaves.
Este problema não é recente, sempre aconteceu, claro que quando fazia a rodagem não puxava muito por ela mas logo que estive mais à vontade e passei a acelerar mais então é que comecei a reparar nisto.
Na Honda dizem que não há recalls mas claro que ainda é um modelo recente.
Parece que estou numa VFR ou numa Mono, mas está a trabalhar com todos os cilindros.
Obrigado. |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 26th 2019, 09:35 | |
| Pode n existir recall mas n me parece q seja normal. Tá em garantia têm q ver o que se passa. Com certeza têm lá outras no stand e q te deixem fazer um test drive a ver se é igual ou não.
Qd começa a vibração consegues ver se a ponta das bainhas tremem? Já tive algo parecido na cbr q tive e era apenas a mesa mal apertada e então tinha folga no pescoço, q a determinadas rpm e travagem termia o guiador.
Qd travas com a frente a travagem é contínua até parar ou sentes ligeiros "saltos"? Pode ser algum disco empenado, como as pastilhas estão smp em contacto, principalmente se ainda tiverem mto material, em velocidade esse empeno sente-se na direcção.
São apenas teorias, só ir vendo ponto a ponto e testando. Obviamente n te recomendo tirar os travões da frente e ir à estrada!!! Mas era algo q a oficina podia fazer, meter outra roda na mota a ver, pois dá logo para ver jante, pneu e discos de uma só vez..
Tb podem ser rolamentos, enfim mtas hipóteses mas q parece q a oficina/stand n parece preocupada em ver |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 26th 2019, 09:41 | |
| Mas vibração nos punhos? Trocaste os pesos? E isso acontece só com velocidade ou também rotação do motor? _________________________________________
Última edição por Daikoni em agosto 2nd 2019, 13:15, editado 1 vez(es) |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 26th 2019, 13:38 | |
| A moto está 100% original.
Trava bem, sem problemas, sem sobressaltos.
É como que passasse para os punhos todas as irregularidades da via, andando mais depressa as irregularidades tornam-se vibração, teria de ser uma superfície espelhada para não se sentir nada.
Bom, fui à Motorway esta manhã e o chefe da oficina foi dar uma volta de meia hora com ela, ele confirma a vibração mas não se percebe bem de onde vem, hoje também não tiveram tempo para a dissecar, vão desmontar a frente e ver peça a peça. |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 27th 2019, 02:19 | |
| Boas notícias então q vão verificar. O estar 100% original n invalida q possa ter vindo de fábrica com algum problema e/ou peça com alguma falha ando esse comportamento. A minha scooter comprada 0km em 99 veio com um ligeiro empeno no disco de travão, n coisas q podem acontecer. O importante é detectar a tempo e ser fácil resolução para n terem q desmontar a mota toda!!! |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 27th 2019, 06:21 | |
| A moto foi analisada e testada em todos os componentes antes de me ser entregue, com uma lista extensa de checks e o nome do mecanico. Por mim podem desmontar até ao ultimo parafuso desde que nao pague nada. Ja pedi moto de substituicao e vou ficar com ela ate isto se resolver.
|
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 julho 27th 2019, 17:09 | |
| Estranho, também poderia ser problema de ajuste, excesso de pré-carga e/ou compressão também pode causar isso. Mesmo o amortecimento em extensão quando não está bem ajustado pode causar problemas, embora pareça-me menos a ser causa. _________________________________________ |
| | | dyadic Honda Monkey
Número de Mensagens : 4 Idade : 38 Localização : Porto/Vila Real Mota/Modelo : Fireblade 2017 Data de inscrição : 20/08/2010
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 2nd 2019, 13:13 | |
| Viva, eu mesmo tenho uma cbr 1000 rr de 2017 e não tenho esse problema, acelerações, travagens, sempre suave e extremamente responsiva.
Isso é pra mim um claro indicador de problema que devia ser resolvido. |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 2nd 2019, 14:36 | |
| Sim, não é normal.
Já entreguei para análise há uma semana, o chefe da oficina da Motorway onde a comprei foi dar uma volta de meia-hora com ela,falámos depois e concorda comigo, chega-se ao ponto de nem se conseguir travar de tão dormentes os dedos ficam.
Não sabe é de onde vem o problema.
Aguardamos agora outra moto da Honda para comparar e porque estou apeado, é uma ferramenta de trabalho e torna-se chato.
Até lá fica na garagem.
Já tive as 893cc, 918, 954 e nunca se pareceram com isto, são motos suaves, esta parece uma mono, uma Dominator 650. |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 2nd 2019, 20:52 | |
| Vão-se rir.
O representante diz que não tem uma única moto como a minha disponível em todo o Portugal.
Pretende antes que na Motorway vejam o aperto do quadro e depois logo se vê.
Cheira- me que isto está para durar. |
| | | sfamoreira CBR 400RR
Pendura : Mala
Número de Mensagens : 687 Idade : 40 Localização : Azeitao Mota/Modelo : CBR600 F4i Sport Rossi Edition, Ex- CBR600 F4i Data de inscrição : 29/07/2015
| | | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 3rd 2019, 09:00 | |
| - sfamoreira escreveu:
- Isso é mesmo estranho, porra!
Vai à bruxa! Até lá, não tens veiculo de substituição? A ideia era eu andar nessa CBR nova, era o meu veículo de substituição. Desconfio que se estão a marimbar para mim, ok que não é uma PCX mas dizer que não têm uma como a minha? é um modelo recente, nem sou esquisito com a cor. Mas eu já decidi, quando virem que os apertos no quadro não resolvem a moto fica na Honda, não vou passar a vida a entregar a moto para andarem na tentativa e erro, fica lá até resolverem. Se não resolverem vou desfazer o negócio porque no final o que me interessa é uma moto que não dê chatices. A Motorway empresta veículo de substituição, uma scooter, não me serve, depois apenas emprestam temporariamente. Tenho pedido moto emprestada a amigos mas nesta altura do ano é complicado, estão a usá-las. |
| | | Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 3rd 2019, 15:56 | |
| - Gordo escreveu:
A ideia era eu andar nessa CBR nova, era o meu veículo de substituição.
Desconfio que se estão a marimbar para mim, ok que não é uma PCX mas dizer que não têm uma como a minha? é um modelo recente, nem sou esquisito com a cor.
Mas eu já decidi, quando virem que os apertos no quadro não resolvem a moto fica na Honda, não vou passar a vida a entregar a moto para andarem na tentativa e erro, fica lá até resolverem.
Se não resolverem vou desfazer o negócio porque no final o que me interessa é uma moto que não dê chatices.
A Motorway empresta veículo de substituição, uma scooter, não me serve, depois apenas emprestam temporariamente.
Tenho pedido moto emprestada a amigos mas nesta altura do ano é complicado, estão a usá-las. Vende e compra uma Gixxer |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 3rd 2019, 16:16 | |
| A moto está na garantia e ainda a estou a pagar, faltam uns anitos.
Se complicarem vou forçar uma retoma.
Mas sim, a Honda anda mal habituada e de barriga cheia, já ouvi um bocado de mau feedback por causa do representante.
Mas eu gosto da Fireblade, é uma pancada minha desde 1992.
Da próxima vou à Suzuki, sim, ou à Yamaha.
Não levam nem mais um tostão meu.
As RRs não são motos fáceis de encontrar em bom estado em usados, e eu já perdi um bocado de dinheiro por causa disso, o pessoal adora mexer e depois vende modificado, mexem nas borboletas, na transmissão, removem exups, lixam a ciclística, o diabo a 3, na altura de vender não dizem nada.
Depois de uns anos a poupar e depois da nova encarnação empatei tudo nesta que provavelmente deverá ser a minha última moto a gasolina, se tiver de me chatear não vai ser bonito de ver. |
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 3rd 2019, 16:30 | |
| - Gordo escreveu:
- A moto está na garantia e ainda a estou a pagar, faltam uns anitos.
Se complicarem vou forçar uma retoma.
Mas sim, a Honda anda mal habituada e de barriga cheia, já ouvi um bocado de mau feedback por causa do representante.
Mas eu gosto da Fireblade, é uma pancada minha desde 1992.
Da próxima vou à Suzuki, sim, ou à Yamaha.
Não levam nem mais um tostão meu.
As RRs não são motos fáceis de encontrar em bom estado em usados, e eu já perdi um bocado de dinheiro por causa disso, o pessoal adora mexer e depois vende modificado, mexem nas borboletas, na transmissão, removem exups, lixam a ciclística, o diabo a 3, na altura de vender não dizem nada.
Depois de uns anos a poupar e depois da nova encarnação empatei tudo nesta que provavelmente deverá ser a minha última moto a gasolina, se tiver de me chatear não vai ser bonito de ver. Esqueceste da Kawa. Fala com o Alcast aqui do Fórum, ele tem uma Ninja, linda, toda mexida |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 13th 2019, 18:57 | |
| Update.
F-ing desanimado.
A moto foi entregue no sábado passado para ser assistida ontem.
Lá apertaram o quadro segundo o livro.
O resultado é o mesmo, desagradável em aceleração.
Continua lá até próxima sugestão da Honda.
Até eu já achava que estou maluco mas o mecânico confirma, o problema é que mais nenhuma outra apresenta este problema e não há feedback de outros donos.
Neste momento já não quero saber de nada, podem ficar com a moto, só quero andar, nem que seja numa Monkey. |
| | | hyarum CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 37 Localização : Odivelas Data de inscrição : 24/04/2019
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 13th 2019, 22:58 | |
| Aquilo que vou dizer tem base em duas experiências (pode nem valer de nada mas é o contributo que posso dar).
1.ª: Primo com problemas de fábrica com insonorização, vidros e problemas nos discos e pastilhas, problemas esses que a oficina do stand oficial onde comprou o carro não conseguiu resolver mesmo com a insistência da parte dele. Solução? Trocar de oficina, levou o carro a outra oficina e detetaram e resolveram todo os problemas.
2ª: E eu estou um pouco como tu (sendo que o meu caso é com o carro), onde já fui 3 vezes ao stand/oficina e dizem não conseguir detetar as anomalias que descrevo. A solução vai passar pela a que descrevi acima, experimentar outra oficina e ver se lá tenho sorte.
Onde quero chegar? Muda de oficina, tira a mota de lá e pede segunda opinião só isso noutra oficina Honda. Não estou nem se trata de pôr em causa o trabalho da Motorway ou do mecânico(s), mas o superior interesse primeiro está em resolveres a situação, e pode até que com input de outro mecânico a coisa lá vá... |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 10:41 | |
| Que coisa estranha. Já deram pelo menos os torques correctos em tudo o q é parafusos? Há determinadas vibrações que se sentem, principalmente nas peseiras, que é nos apertos do motor que estão um pouco soltos.
Caso n fizeram deviam começar por exemplo por meter outra conjunto completo de roda/discos/pneu de outra mota com as mesmas especificações. Aí já se podia descartar (ou não) se é algo na jante, pneu deformado ou nos discos (normalmente discos sente-se logo nas travagens).
Ou simplesmente ate testarem logo mm toda uma frente com as mesas, suspensoes, roda, etc. A ver se isso vem mm da frente ou outra parte da mota q com a vibração acaba por se sentir na direcção. A caixa de direcção com folga, nos rolamentos ou nas pistas, ja desmontaram isso para ver?
Sei lá mas tirando problemas eléctricos/electrónica q sao por vezes complicados de dar com eles, algo mecânico/físico n vos parece que será mais fácil de ir testando!? |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 11:03 | |
| Eu se fosse a ti, vendia.
Escreve uma carta a Honda Europa e também á Honda Japão. Tás a facilitar!!
Eu não sei se compraste a pronto ou a crédito, isso não é relevante, o que aqui importa é que tu compraste uma moto nova e o stand tem lá a a guita.
E tu, o que tens??? Problemas.
Portanto, das duas, uma:
- cartinha ou moto a troca por uma nova |
| | | PSonic CBR 600RR
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 11:22 | |
| Infelizmente Paulo uma mota/carro é muito mais dificil as trocas directas como se fosse um produto normal de consumo. Até a marca vai empurrar isso com a barriga pois n quer o veiculo de volta.
Agora sim o stand devia receber a mota (se ela está como nova, sem danos) e entregar outra. Depois internamente eles q resolvam com a Honda se é devolvida à fabrica ou se de facto é para realmente resolverem o problema e ser recolada no mercado como "semi-nova" e a Honda suportar o prejuízo do stand (a diferença entre o preço de nova e semi-nova).
Não é uma luta fácil esta com carros/motas. |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 14:43 | |
| Sim, é como diz o PSonic.
E sim a moto teve uma 2ª opinião porque eu tenho andado há meses a lutar para ser ouvido.
Mas existem procedimentos que apenas posso fazer no sítio onde a comprei e ao abrigo da garantia e aval da marca.
Dizem que a moto cumpre os requisitos mínimos, tudo bem, não me serve.
É uma super-desportiva, não é uma britadeira e é a minha 5ª Fireblade, eu sei quando uma Fireblade não está boa.
Sim, está nova, tem 2.500 kms, sem quedas ou riscos, a moto está tão desagradável de conduzir que mal sai da garagem.
O problema vai ser o stand e a receptividade deles para a troca porque a Honda eu já sei que vai arranjar desculpas para não fazer nada.
Aguardo actualmente resposta da marca para o próximo passo. |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 14:47 | |
| - Paulo Laia-HULK escreveu:
- Eu se fosse a ti, vendia.
Escreve uma carta a Honda Europa e também á Honda Japão. Tás a facilitar!!
Eu não sei se compraste a pronto ou a crédito, isso não é relevante, o que aqui importa é que tu compraste uma moto nova e o stand tem lá a a guita.
E tu, o que tens??? Problemas.
Portanto, das duas, uma:
- cartinha ou moto a troca por uma nova Não estou a facilitar nada, estou a seguir as normas, o procedimento para estes casos ainda não terminou. Mas sim é como dizes, cartinha ou troca. E sim foi um crédito de 5 anos... Claro que não vou vender, e passar o problema a outro? |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 15:08 | |
| - Gordo escreveu:
Claro que não vou vender, e passar o problema a outro? Era preciso ter um grande azar, darem-te uma outra moto nova e apresentar o mesmo problema... Ou então muda de marca... |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 15:15 | |
| - Paulo Laia-HULK escreveu:
Era preciso ter um grande azar, darem-te uma outra moto nova e apresentar o mesmo problema...
Ou então muda de marca... É uma falácia dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, claro que cai, então não cai? Já decidi que não quero o mesmo modelo. Vai ser outro mas na Honda. |
| Assunto: Re: Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 agosto 14th 2019, 15:25 | |
| - Gordo escreveu:
É uma falácia dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, claro que cai, então não cai?
Já decidi que não quero o mesmo modelo.
Vai ser outro mas na Honda. Bota pá frente com isso!! |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | | Vibração pouco natural numa CBR 1000 RR de 2017 | |
|