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| Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns | |
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Autor | Mensagem |
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Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 23rd 2015, 22:54 | |
| Ora meus amigos qual o meu espanto quando à pouco fui á Galp comprar tabaco e pude escutar uma conversa que o funcionário estava a ter em que refere que a Gasolina 98 e o GForce Diesel deixaram de existir e em vez desses vai passar a ser comercializado uma gasolina e gasóleo low cost pouco ou nada aditivados para fazer concorrência aos combustiveis de marca branca. O motivo apresentado é que estes combustiveis tinham pouca saída e assim fazem mais concorrência aos postos mais baratos assim como promovem a venda de aditivos que era supostamente fraca. De facto mesmo que eu quisesse atestar com gasolina 98 octanas na minha menina, que costumo fazer a cada 2 depósitos para a manter limpinha por dentro, já não podia pois as mangueiras já foram substituidas pelo tal low cost . Agora fica a dúvida se os tais combustiveis serão como os do jumbo e afins que têm dado problemas na injecção e bombas de combustivel de muitas viaturas e se as restantes marcas de combustivel tb vão aderir a este sistema eliminando por completo a gasolina 98 e o diesel aditivado e obrigando os consumidores que preferem esses combustiveis a fazer a sua própria mistura com aditivos
Última edição por Nuno MSA em abril 6th 2015, 12:29, editado 1 vez(es) |
| | | Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
| | | | F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 23rd 2015, 23:08 | |
| - Nuno MSA escreveu:
- Agora fica a dúvida se os tais combustiveis serão como os do jumbo e afins que têm dado problemas na injecção e bombas de combustivel de muitas viaturas
Arrisco-me a dizer que o problema não seria concerteza do combustível. Há anos que só uso Low Cost, carro e mota, gasolina e diesel, e problemas zero.
Última edição por F1CT1C10U5 em março 23rd 2015, 23:13, editado 1 vez(es) |
| | | Lusso CBR 600RR
Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
| | | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 23rd 2015, 23:24 | |
| Tenho um Golf que praticamente só leva combustível de Jumbo & cia, com uns 180-190k, sem qualquer problema. Um Fiesta, com uns 140-150k, igual...
O actual que costumo andar não tanto, porque não costumo passar por essas bombas nos meus percursos, e não me dou ao trabalho de desviar. A moto também nunca foi a bombas de espaços comerciais.
Quanto à gasolina 95 vs 98, é relacionado apenas, e exclusivamente com octanas. Isto serve apenas para evitar a pré-ignição. Octanas por si só, não limpam motor, nem fazem nada, além de adicionar alguma resistência à compressão antes de "explodir". Motores de maior compressão, exigem mais octanas. Visto que a maior parte dos motores, tanto da minha, como nas vossas motos, têm compressão de fábrica para lidar com gasolinas com teor inferior a 95 octanas, a menos que tenham problemas de motor que causam pré-ignição, ou levado alterações que aumentem a compressão, nada adianta a 98. As BMW S1000RR, por exemplo, já têm uma compressão superior em relação às outras marcas, de 13.0:1, contra os 12.3:1 da CBR1000RR por exemplo. Neste caso, as S1000RR, podem ganhar algo com isso, mas não é requisito, tal como não é na maior parte nas motos a injecção. Mas aqui mesmo a BMW diz no site que a potência máxima é atingida com gasosa 98.
E gasolina pode ser 95 e ter aditivos, e pode ser 98 e não ter. _________________________________________ |
| | | Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| | | | cbr´s Honda Monkey
Pendura : Marta
Número de Mensagens : 77 Idade : 34 Localização : lisboa Mota/Modelo : Hornet 2008,cbr 929, wr400, ex: z3, xf17, lc50, dtr125, xt600 Data de inscrição : 23/11/2014
| | | | Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 00:07 | |
| No diesel seja dita a verdade que nunca notei grandes diferença entre o GForce ou o normal mas são diferentes. Eu por conveniência só meto na Galp que é aqui à beira de casa e por norma tenho sempre talões de desconto e compensa-me seja diesel ou gasolina. Mas na gasolina 98 noto uma diferença bem notável e pelo menos a da Galp leva aditivos (detergentes) que a 95 não leva para além da diferença de octanas......ou melhor, levava porque agora não há nada para ninguém. Também nunca tive problemas com combustiveis no que toca a marcas brancas mas também raras foram as vezes que os usei e mesmo na minha antiga Corsa toda rebentada ela andava sempre melhorzinha com diesel aditivado e aquela fumaça branca no arranque a frio (principalmente no Inverno) diminuia consideravelmente e pegava melhor. Alguma diferença estes combustiveis têm. Na mota sou mais esquisito nesse aspecto e fará falta a 98 octanas visto que sou um utilizador de "fim de semana" e já tive a experiência que a 95 degrada-se mais rápido com o tempo e a 98 foi o que me pôs a mota a trabalhar direito quando esteve meses parada (nessa altura eu também não cumpri com o procedimento de armazenamento a longo prazo do manual). Também tivemos aí um colega que só resolveu o problema de um trabalhar instável na mota, devido a não ter limpo o anti-oxidante do depósito, depois de ter atestado com 98. Espero mesmo que esta mudança não seja geral pois não queria mesmo nada ter de fazer as minhas misturas em casa e como eu haverá muita gente que por preferência usa a 98 e diesel aditivado nem que seja esporádicamente e sem dúvida que isto vai-nos dificultar a vida e esvaziar a carteira mais rápido. E também ainda não sei que espécie de preços vão praticar nos tais combustiveis low cost que no fim das contas podem vir a não ser lá muito low cost. Falta ver esses preços para poder comparar |
| | | FCruz CBR 500R
Pendura : Namorada xD
Número de Mensagens : 782 Idade : 35 Localização : Seia Mota/Modelo : CBR 600 RR 08 Data de inscrição : 22/08/2012
| | | | teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6093 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
| | | | ZéPiqueno CBR 600F
Número de Mensagens : 1041 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 08:59 | |
| Sem ler os posts todos, já vi eu o camião da Galp a descarregar combustível nos Postos Jumbo, isto à 1/2 anos atrás. E não creio que levasse combustíveis diferentes no camião.
Creio que a diferença de combustíveis não passa de um mito urbano, houve também uma comparação pela DECO aos combustíveis e verificaram que eram senão iguais, muito semelhantes.
Eu por acaso meto gasóleo normal e gasolina 95 da Repsol nos meus veículos, mas meto ao fim de semana em que os postos fazem -6 cêntimos e eu tenho desconto do montepio que faz -6 cêntimos, ou seja o meu desconto de -12 cêntimos ao litro fica com diferença de 1/2 cêntimos a mais do low cost, com a diferença que a 2 km de casa tenho um posto da Repsol. |
| | | Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 10:25 | |
| - ZéPiqueno escreveu:
- Sem ler os posts todos, já vi eu o camião da Galp a descarregar combustível nos Postos Jumbo, isto à 1/2 anos atrás. E não creio que levasse combustíveis diferentes no camião.
Creio que a diferença de combustíveis não passa de um mito urbano, houve também uma comparação pela DECO aos combustíveis e verificaram que eram senão iguais, muito semelhantes Eu também não acredito que haja grandes diferenças entre o mesmo tipo de combustiveis das diferentes marcas. De facto já conheci colegas que trabalharam na petrogal e todos afirmavam que as varias marcas levavam de lá todas o mesmo combustivel vindo dos mesmos silos. Agora não sei se depois os aditivam e armazenam nos postos de maneira diferente e em condições diferentes. Quanto aos problemas que houve com algumas viaturas em postos de marca branca tb não vou adivinhar se foi do combustivel ou dos carros mas uma coisa é comum a todos.....foi sempre em postos de marca branca e isso para mim é suficiente para eu evitar abastecer nesses postos. Contudo não pretendia com este tópico acrescentar mais lenha ao mito urbano dos combustiveis mas sim apresentar e discutir a possivel problemática da retirada da gasolina de 98 octanas e do diesel de alta performance aditivado do mercado português. Ainda não sei se esta medida se vai reflectir em todas as marcas mas é uma possibilidade e merece ser debatida pois alguma diferença irá haver entre a gasolina 95 e a gasolina low cost assim como no gasóleo normal e no gasoleo low cost. É nesse ambito que este tópico se insere e nos seus possiveis prós e contras. Como já foi referido aqui há viaturas que só obtêm a sua performance ideal com gasolina 98 e algumas em que só se recomenda o uso desse combustivel. Como farão os seus proprietários caso vejam esse combustivel desaparecer do mercado ou se ficar disponivel apenas num ou outro posto? É uma boa questão não acham? E aqueles que preferem esse combustivel qual será o impacto para eles? Como poderão obter esse tipo de combustivel sem terem de se deslocar especificamente a posto "X" ou "Y"? Vai tornar-se moda fazer a própria mistura em casa e armazenar combustivel? São essas questões que me percorrem a mente e não a qualidade dos combustiveis de marca branca......... |
| | | ZéPiqueno CBR 600F
Número de Mensagens : 1041 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 11:30 | |
| Não tinha percebido Nuno, mas o OT da diferença é uma boa temática para se discutir. De facto a própria Galp salvo erro em Setúbal tem um posto onde só vende low cost. E as marcas low cost, no caso da gasolina têm 95 e 98.
Essa questão dos carros que avariaram com impurezas no deposito já ouvi muitas histórias, mas não conheço ninguém a quem lhe aconteceu isso ao carro. Agora que houve nas noticias que carros avariaram com gasolina Galp isso houve (link). Eu na minha humilde opinião é mito criado pelas grandes petrolíferas para colocar medo às pessoas para utilizarem esse tipo de combustíveis, que acabam por fazer a mesma coisa.
Back on topic, não acho que as gasolineiras deixem de ter esse produto, acredito que dentro do posto de abastecimento existam é bombas low cost e outras com 98 e premium, e bem vistas as coisas assim é uma jogada de marketing do caraças. Um posto com gasolina low cost atrai mais pessoas, chegam ao posto tá fila de espera, um gajo para não esperar vai abastecer numa bomba normal e acaba por meter 98 ou premium porque não está para esperar e quer se despachar mais rápido. |
| | | Kat13 CBR 500R
Número de Mensagens : 838 Idade : 50 Localização : Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 650f Data de inscrição : 14/11/2014
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 14:53 | |
| - teixeira escreveu:
x 2 x3 Nos meus carros (ambos a gasoleo) sempre meti no intermarche e nunca tive problemas, um com 190.000kms e o outro com 160.000kms... Na moto, como a tenho à pouco tempo, so meti ainda gasolina na repsol pois no intermarche não têm gasolina 98... Mas sim, já há estudos a indicar que meter gasolina/gasoleo xpto ou low cost k é o mesmo... há o estudo da Deco e à tempos vi um episodeo do mythbusters (Descovery Channel) a fazer o mesmo teste e com os mesmos resultados... por isso... |
| | | teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6093 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
| | | | ZéPiqueno CBR 600F
Número de Mensagens : 1041 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
| | | | MaLLaiKu CBR 500R
Pendura : Mónica
Número de Mensagens : 961 Idade : 40 Localização : Alhandra Mota/Modelo : Honda CBR 600 Data de inscrição : 04/11/2013
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 18:34 | |
| Estão a aparecer gasolinas low cost, porque é uma nova diretiva do governo, todos os postos são obrigados a ter combustíveis low cost! Não tendo espaço para mais tipos de combustivel, retiram os menos usados, quanto à segurança do combustível, tenho dois amigos mecânicos, que falam bastante dos problemas que dá nos carros, agora..obviamente que nem todos se queixam mas com carros novos... O meu pai tem uma mazda 6, se ele não mete gasóleo desses mais caros, ou se mete do jumbo e afins, liga logo um sinal lá de um filtro qualquer... alguma diferença tem. São combustíveis sem aditivos tal qual como se vendiam à uns anos atrás, hoje em dia os carros mais recentes são mais sensíveis, já pedem combustível com esses tais aditivos...agora..cada um sabe de si e cada um faça os seus testes.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/combustiveis_low_cost_nos_postos_de_abastecimento_ja_em_abril.html |
| | | Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 24th 2015, 19:56 | |
| - MaLLaiKu escreveu:
- O meu pai tem uma mazda 6, se ele não mete gasóleo desses mais caros, ou se mete do jumbo e afins, liga logo um sinal lá de um filtro qualquer... alguma diferença tem.
São combustíveis sem aditivos tal qual como se vendiam à uns anos atrás, hoje em dia os carros mais recentes são mais sensíveis, já pedem combustível com esses tais aditivos...agora..cada um sabe de si e cada um faça os seus testes. Essa do filtro tb já tinha ouvido falar de exemplos desses.....talvez condensação nos tanques de armazenamento e daí água no combustivel talvez.....é apenas uma teoria .....teorias há muitas Mas tocaste num bom ponto - Os carros modernos - será que estes combustiveis low cost serão saudáveis para estas máquinas novas Tb tenho cá as minhas dúvidas quanto a isso. |
| | | Brian_EK20 CBR 250
Número de Mensagens : 200 Idade : 37 Localização : Santa Comba Dão Mota/Modelo : Ex: 2003 Honda CBR600RR Atual: 2005 Kawasaki ZX10R Data de inscrição : 28/03/2012
| | | | MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 25th 2015, 00:11 | |
| Com conhecimento de causa, a grande diferença é no transporte e armazenagem dos combustíveis. Aditivos serão muito equivalentes entre combustíveis do mesmo "escalão".
A limpeza dos camiões cisterna e dos próprios tanques é feita com uma periodicidade diferente, se falamos entre Galp e Repsol comparativamente a Jumbos e afins. Por cada lavagem dos camiões cisterna, tem de existir um certificado de lavagem. Se o camião traz Diesel e depois de o descarregar, no regresso leva outra coisa qq, algum problema aquilo vai gerar...
Se for um tanque de Ethanol, descarrega e depois leva Gasolina, aí já não é tão mau.
Depende e tanto da limpeza / manutenção dos "armazéns", "rolantes" ou fixos...
Posto isto, na Hornet fazia mais km's com a 98 mas nesta ainda não reparei sinceramente...
Se compensa entre 98 e 95? Depende do binómio km's/dif de preço. |
| | | Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 25th 2015, 00:16 | |
| - MotardFeio escreveu:
- Com conhecimento de causa, a grande diferença é no transporte e armazenagem dos combustíveis.
Aditivos serão muito equivalentes entre combustíveis do mesmo "escalão".
A limpeza dos camiões cisterna e dos próprios tanques é feita com uma periodicidade diferente, se falamos entre Galp e Repsol comparativamente a Jumbos e afins. Por cada lavagem dos camiões cisterna, tem de existir um certificado de lavagem. Se o camião traz Diesel e depois de o descarregar, no regresso leva outra coisa qq, algum problema aquilo vai gerar...
Se for um tanque de Ethanol, descarrega e depois leva Gasolina, aí já não é tão mau.
Depende e tanto da limpeza / manutenção dos "armazéns", "rolantes" ou fixos...
Posto isto, na Hornet fazia mais km's com a 98 mas nesta ainda não reparei sinceramente...
Se compensa entre 98 e 95? Depende do binómio km's/dif de preço. Eu irei habituar a futura Hornet à 98...nao lhe pode faltar nada |
| | | Lusso CBR 600RR
Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
| | | | Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 25th 2015, 12:47 | |
| - Lusso escreveu:
Eu antigamente também pensava assim, quando tinha 17 anos. Mas quando comprei o BMW que me gastava 20l/100km, não lhe pus mais 98. Esvaziava-me o bolso todo! Só uma vez e foi a primeira. De resto 95. Na minha CBR também 95. Nao compares...a Hornet é bem mais economica...nao me leva à falência nesse aspecto! |
| | | Carlos Duarte CBR 400RR
Número de Mensagens : 705 Idade : 52 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 rr Data de inscrição : 14/09/2014
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 25th 2015, 13:46 | |
| Todos os postos vão ser obrigados a ter combustíveis low cost. Isto não quer dizer que a Repsol ou Galp vão praticar os mesmos preços que as gasolineiras de supermercado. Pois não querem associar a marca a produtos de linha branca. Falando um bocadinho da qualidade dos combustíveis: a Repsol tem um aditivo que permite reconhecer se o combustível é deles. O mesmo não se passa com os mais baratos das normais low cost. Caso haja uma anomalia no veiculo e o mecânico diga que é do combustível podem sempre mandar fazer o teste a uma entidade independente no caso da Repsol. Se os combustíveis saem todos do mesmo sitio !! É verdade, ou de Aveiras ou de Sines. E agora tenho de me ir embora porque o almoço está a arrefecer. |
| | | tsoares CBR 250R
Pendura : A Maria
Número de Mensagens : 285 Idade : 39 Localização : porto (matosinhos) Mota/Modelo : CBR 600 FSport Data de inscrição : 12/11/2009
| Assunto: Re: Gasolina 98 e GForce Diesel substituidos por combustivel base sem aditivos nenhuns março 25th 2015, 17:47 | |
| - Brian_EK20 escreveu:
- Digam o que disserem há diferenças nos combustiveis. Eu no meu carro faço mais 150kms com um deposito de gasoleo normal da BP do que qualquer combustivel low cost. Pode não fazer mal, mas desaparece que é um instante.
Sou da mesma opiniao, na mota so uso repsol, mas no carro apesar de com o mesmo valor em € conseguir abastecer mais litros no combustivel de marca branca, por pouco que sejam, faco menos km do que se usar repsol bp ou galp |
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