| Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Lusso CBR 600RR
Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 21:16 | |
| - daikoni escreveu:
- Pois, 1.5L é aproximadamente o que leva a CBR250.
Qualquer das maneiras fui confirmar a um manual (este é de 2007, mas não há de ser diferente), fica aqui:
Meio litro a mais numa 500++, à partida não trás danos, a minha leva 3L. Não chega a 20% a mais, aogra meio litro numa 125, é 50% de óleo a mais....
Verifica isso, se fizeste a revisão em algum lado, se te puseram esse óleo na factura, das duas uma, ou foste "roubado" por te porem óleo a mais na factura, do que te puseram na moto, ou puseram-te óleo a mais na moto, e isto pode causar problemas internos a nível de pressões, de lubrificação, e tudo o mais..... Vê lá se quem te fez a revisão (e juntamento com o puxar pela moto) não foi a causa do "rebentamento" do teu motor. Fui eu que troquei o óleo. Nada de dificil. Mas devia ter procurado na net a quantidade.... Meti oleo a mais |
|
| |
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 21:39 | |
| - daikoni escreveu:
Meio litro a mais numa 500++, à partida não trás danos, a minha leva 3L. Não chega a 20% a mais, aogra meio litro numa 125, é 50% de óleo a mais.... Numa 500 não te sei dizer Daikoni......cada motor é diferente mas numa F4i 300 mL de oleo a mais acima do máximo já é o suficiente para fazer danos ao motor. Acho que nem se deve ir por aí. O correcto é o nivel estar entre o maximo e o minimo e ter consciencia que o excesso é prejudicial seja 100mL ou 500mL. Eu fico é muito admirado com a pouca e errada informação que deram ao Lusso na Honda. As pessoas são mesmo mesquinhas e agarradas ao dinheiro. Eu se tivesse uma oficina e me ligasse um miudo novo a perguntar quanto oleo leva a mota dele eu mesmo que não soubesse ia-lhe descobrir isso que não pagava mais net por isso e para além de lhe dizer isso dava-lhe as recomendações necessárias para não se enganar e fazer tudo direitinho. Isso por si só talvez até me ganhásse um cliente, pois a simpatia, o profissionalismo e a honestidade não têm preço. É triste saber que profissionais agem assim de forma tão leviana sem reflectir |
|
| |
Lusso CBR 600RR
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 21:46 | |
| - Nuno MSA escreveu:
Numa 500 não te sei dizer Daikoni......cada motor é diferente mas numa F4i 300 mL de oleo a mais acima do máximo já é o suficiente para fazer danos ao motor. Acho que nem se deve ir por aí. O correcto é o nivel estar entre o maximo e o minimo e ter consciencia que o excesso é prejudicial seja 100mL ou 500mL. Eu fico é muito admirado com a pouca e errada informação que deram ao Lusso na Honda. As pessoas são mesmo mesquinhas e agarradas ao dinheiro. Eu se tivesse uma oficina e me ligasse um miudo novo a perguntar quanto oleo leva a mota dele eu mesmo que não soubesse ia-lhe descobrir isso que não pagava mais net por isso e para além de lhe dizer isso dava-lhe as recomendações necessárias para não se enganar e fazer tudo direitinho. Isso por si só talvez até me ganhásse um cliente, pois a simpatia, o profissionalismo e a honestidade não têm preço. É triste saber que profissionais agem assim de forma tão leviana sem reflectir Acho que foi mais de "não saber", do que propositado |
|
| |
tiagolourenco20 CBR 150
Pendura : Daniela
Número de Mensagens : 156 Idade : 32 Localização : Odivelas Mota/Modelo : CBR 250R Data de inscrição : 11/10/2013
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 21:51 | |
| Já tive uma situação numa loja/oficina de pedir óleo 10w30 e foram buscar oleo 30w50, fizeram o recibo e tudo, quando ia a sair é que reparei que era 30w50. Quando disse que me deram o óleo errado responderam que não tinham 10w30 mas aquele era igual.
Como é obvio não levei o óleo, mas desta forma aldrabam muita malta. |
|
| |
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 21:57 | |
| - tiagolourenco20 escreveu:
- quando ia a sair é que reparei que era 30w50.
Quando disse que me deram o óleo errado responderam que não tinham 10w30 mas aquele era igual. Whaaaaat?! Dizer que 10w30 é igual a 30w50?!?! Pah, se puseres 10w40 numa moto de 10w30, tudo bem, até porque o funcionamento em frio é semelhante, e tem mais alguma resistência em alta temperatura, o que não é mau de todo, principalmente com as temperaturas que temos aqui no "tugal". Agora 30w50....... aliás, 30w qualquer coisa..... não percebo nada de óleos, mas acho que seria um atentado para o motor, porque isso a frio simplesmente não funciona como deve, e mesmo a quente, já começa a ser ter um grau demasiado alto para o que a moto é suposto levar. _________________________________________ |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 21:59 | |
| - tiagolourenco20 escreveu:
- Já tive uma situação numa loja/oficina de pedir óleo 10w30 e foram buscar oleo 30w50, fizeram o recibo e tudo, quando ia a sair é que reparei que era 30w50.
Quando disse que me deram o óleo errado responderam que não tinham 10w30 mas aquele era igual.
Como é obvio não levei o óleo, mas desta forma aldrabam muita malta. Nem sabia que existia... Sei que há 10w60 para os biturbo... mas 30w50 deve ser mesmo gelatina! |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 22:11 | |
| Pessoal... estou super WTF neste momento. Não estava a espera que um erro tão pequeno viesse criar estragos tão grandes!
Obrigado a todos que participaram e lutaram até ao fim e defenderam a teoria que não foram as rotações a mais que deram a porcaria que deu...
Realmente têm razao.... qual 1.4 litros! Claro que 1 litro é mais que suficiente!!
Estou muito aborrecido... é que é mesmo um erro estupido da minha parte... nem verifiquei se foi verdade ou não, aquilo que me disseram na Honda. Pensei que era Honda e eles sabem tratar as motas.
Mas tempos melhores virão! |
|
| |
tiagolourenco20 CBR 150
Número de Mensagens : 156 Idade : 32 Localização : Odivelas Mota/Modelo : CBR 250R Data de inscrição : 11/10/2013
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 22:12 | |
| Enganei-me era 20w50 da motul, eu pedi 10w30 da motul e deram-me 20w50, fui verificar noutro forum que tinha contado a mesma historia.
Existe por aí muita porcaria infelizmente.
Eu vou o mínimo possível a oficinas, basicamente é mudar pneus e pouco mais. Já fui aldrabado à grande num concessionário honda que entretanto deixou de ser concessionário, a partir daí comecei a ler para ser eu a fazer tudo.
Última edição por tiagolourenco20 em março 23rd 2015, 22:16, editado 1 vez(es) |
|
| |
Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 22:15 | |
| - Lusso escreveu:
- Pessoal... estou super WTF neste momento.
Não estava a espera que um erro tão pequeno viesse criar estragos tão grandes!
Obrigado a todos que participaram e lutaram até ao fim e defenderam a teoria que não foram as rotações a mais que deram a porcaria que deu...
Realmente têm razao.... qual 1.4 litros! Claro que 1 litro é mais que suficiente!!
Estou muito aborrecido... é que é mesmo um erro estupido da minha parte... nem verifiquei se foi verdade ou não, aquilo que me disseram na Honda. Pensei que era Honda e eles sabem tratar as motas.
Mas tempos melhores virão! OH Lusso não te culpes rapaz...até foste atencioso no facto de ligares diretamente à honda em vez de chegares ali o pores óleo à maluco!! Eles é que te lixaram..ou nao perceberam que era para uma 125 ou então nem sei... |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 22:18 | |
| - Gui Andrade escreveu:
OH Lusso não te culpes rapaz...até foste atencioso no facto de ligares diretamente à honda em vez de chegares ali o pores óleo à maluco!! Eles é que te lixaram..ou nao perceberam que era para uma 125 ou então nem sei... O gajo que me atendeu ao balcão até pediu a matricula! Apareceu a info no computador.... eu tinha pedido o orçamento de uma porca para a carenagem. Eu tinha lá estado pessoalmente e ele viu a mota. Depois de tudo, fiz lhe a pergunta sobre a quantidade de óleo... e fui me embora depois de ouvir a resposta |
|
| |
Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 22:20 | |
| - Lusso escreveu:
O gajo que me atendeu ao balcão até pediu a matricula! Apareceu a info no computador.... eu tinha pedido o orçamento de uma porca para a carenagem. Eu tinha lá estado pessoalmente e ele viu a mota. Depois de tudo, fiz lhe a pergunta sobre a quantidade de óleo... e fui me embora depois de ouvir a resposta Pois é muito estranho... |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| |
| |
tiagolourenco20 CBR 150
| |
| |
Nuno MSA CBR 600F
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 23rd 2015, 23:42 | |
| O mais provável é os tipos se terem enganado e pensarem que era um modelo de 125 de outro ano ou terem percebido outra cilindrada ou o tipo que estava ao computador ter olhado para a linha que referia a quantidade de oleo após desmontagem do motor. Também não ponho de parte ter sido propósitado pois não seria a primeira vez que tal coisa acontecia. Bem podem ver pelo exemplo que o tiagolourenço deu de quando foi comprar oleo e lhe deram um com o dobro da viscosidade a frio e quase o dobro a quente e ainda lhe respondem que "é igual"......tudo na boa . Eu sou como o Tiago e não tenho fé nenhuma em mecânicos......farto-me de dizer isso aqui pois já fui comido e enganado muitas vezes e há-de chegar o dia em que não precise deles para nada se deus quiser......nem sequer para mudar pneus pois como já referi ao daikoni só estou à espera de mais uns euros para comprar um equilibrador de pneus para a miuda e um conjunto de pesos e valvulas assim como a ferramenta para retirar valvulas e mais um apalpa folgas e a ferramenta para o cct. Só não tenho máquinas de diagnósticos mas deêm-me tempo e dinheiro que elas um dia tb cá cantam. Lusso.....não te culpes demasiado pois apesar de tudo foste induzido em erro e tentáste informar-te antes. Errar é normal e ninguém te ensinou essas coisas para poderes estar prevenido. Eu tb já fiz asneiras e ainda as faço hoje em dia. Inclusivé quando mudei a primeira vez o oleo à mota fiz cagada.......ela leva 3,3L junto com o filtro mas eu não estava habituado a meter o cavalete e tinha medo de o meter sozinho e deixar cair a mota, então tentei mudar o oleo no descanso lateral e ler o nivel assim pois não conseguia pô-la direita e ler o nivel sozinho . Por incrivel que pareça só parei de meter oleo quando vi que só tinha 200 ou 300mL de sobra numa garrafa de 4L e mesmo assim a mota não mostrava oleo na janela do indicador de nível. Era maçarico e não sabia que aquela inclinação fazia uma diferença tão grande na leitura numa mota. Mas graças a deus já mudava o oleo aos meus carros à muito tempo e sabia que não devia ligar a mota com oleo a mais.....então liguei a um amigo para me ajudar a pôr a mota direita a metê-la no cavalete sem a deixar cair....tirei-lhe o oleo todo e voltei a metê-lo na dose correcta e verificar o nivel correctamente. Agora imagina que eu nunca tinha lido um manual de serviço e ligava a mota Fica aqui a recomendação mais importante de todas....Ler o Manual de "Serviço" 1, 2, 20 vezes antes de fazer seja o que fôr numa viatura. Ao ler o manual não só evitamos erros como se aprende muita coisa que não sabemos acerca de motas e carros e que já me valeu muito desde que tenho a Morgana e para os meus carros tb. E mesmo quando já fizemos as coisas uma vez ou mais nunca é demais ter uma cópia em papel ou PDA e ir lendo o manual à medida que se faz alguma operação mais chata ou trabalhosa pois a memória não é infalivel e às vezes saltam-se passo sem intenção e o manual também é necessário para os torques (aperto) correctos. Infelizmente desta vez correu desta forma Lusso......mas é assim que se aprende na vida às vezes.....não és o único e não serás o ultimo a cometer esse e outros erros e só te vai tornar mais consciente e sábio disso tenho certeza. Também ficaste a conhecer o belo serviço e informações que se presta nas oficinas e neste caso na Honda e que infelizmente não se deve confiar no que nos dizem e tem de se ler os manuais e conferir as coisas por nós próprios. Tenta manter essa cabeça levantada que o que aconteceu não é motivo de vergonha e para a próxima confere as coisas no manual ou abre um tópico aqui no fórum uns dias antes ou manda uma PM ao CBR666 ou ao Ed_acelera por exemplo que te ajudam no que puderem e te informam com consciência e gosto genuino pela profissão. Um abraço e coragem |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| |
| |
nunocg CBR 400
Número de Mensagens : 494 Idade : 31 Localização : Lisboa Mota/Modelo : BMW S1000RR | YZ 450 Supermoto Data de inscrição : 09/09/2009
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 24th 2015, 10:51 | |
| Lusso, infelizmente muitas das vezes que aprendemos é assim, com os erros.. A quem nunca aconteceu que mande a primeira pedra.. 'Felizmente' foi só o motor, ao ler a tua história podia ter sido bem mais (tu) e isso seria bem pior.
Com calma tudo se resolve e está história não é diferente.
Um abraço e força nisso. |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 24th 2015, 12:00 | |
| - nunocg escreveu:
- Lusso, infelizmente muitas das vezes que aprendemos é assim, com os erros.. A quem nunca aconteceu que mande a primeira pedra.. 'Felizmente' foi só o motor, ao ler a tua história podia ter sido bem mais (tu) e isso seria bem pior.
Com calma tudo se resolve e está história não é diferente.
Um abraço e força nisso. Obrigado! |
|
| |
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| |
| |
Lusso CBR 600RR
| |
| |
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| |
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
Parra CBR 600F4i
| |
| |
Lusso CBR 600RR
| |
| |
Nuno MSA CBR 600F
| Assunto: Re: Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! março 24th 2015, 17:07 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
- o máximo de cada mudança é à entrada do redline (e com delimitador o máximo já é dentro do red line)
e SIM se corta a mota, seja devido à electrónica, seja estar no red line é a velocidade máxima... serve para todas as motas Ainda estamos no redline?? Já passamos o redline há seculos sr. Redline .......... És bom moço edgar mas vais sempre no fim do tópico buscar a parte do tópico que já não interessa ao menino jesus :LOL: ........ Olha.......por falar em redline.....então o Lusso no tópico da apresentação refere que partiu a vareta do oleo e o sr. REDLine (vou-te passar a chamar redline pá ) recomenda-lhe um escape para a mota ?? Só por causa disso na próxima febrada havias de pagar uma garrafa de beirão ao Lusso.......sr. redline |
|
| |
Lusso CBR 600RR
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
| Suicidio do motor ou a história de um dono estúpido que nem uma porta! | |
|