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Autor | Mensagem |
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Pingo-CBR CBR 125R
Número de Mensagens : 119 Idade : 43 Localização : Lisboa Data de inscrição : 16/06/2011
| Assunto: Raspar o joelho no chão dezembro 12th 2013, 20:36 | |
| Boas pessoal vi este artigo e gostava de saber quais de vocês na estrada ''saem da mota'' ou simplesmente ''guardam'' esta técnica para a pista por causa do grau de inclinação mais extremo.
Mesmo a esticarem-se mais um pouco saem da mota ou na estrada é técnica que não compensa e é mais para a foto?
http://www.duasrodasnews.com/site/noticia.php?id=134#.UqoYlvRdX1B |
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Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 12th 2013, 22:12 | |
| Bom artigo Pinto, está lá com cada foto que meu Deus ... eu nunca raspei com o joelho no chão mas também não sou exemplo de "piloto", mas pelo que sei essa técnica à GP é mais para determinar o ângulo do que outra coisa, importante é o correcto posicionamento em curva ou seja não "sair" exageradamente e posicionar antes da curva pois o objectivo é só equilibrar o peso... mas como já referi não sou, nem de longe "piloto"... |
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Gabriel Gonçalves CBR 600F
Número de Mensagens : 1091 Idade : 38 Localização : a andar de mota Data de inscrição : 17/10/2010
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 12th 2013, 23:35 | |
| eu não sei curvar sem sair com o corpo fora da mota quer seja curva para raspar ou não (exceto a alta velocidade em AE) faço o mais ate na estrada que em pista visto que em pista por vezes nem saio fora da mota apenas abro ligeiramente a "asa" e já esta mediante a curva em si e a inclinação que levar naquela especifica curva ... |
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 13th 2013, 00:07 | |
| o contacto do joelho com o asfalto deixa uma pessoa mais segura. mais consciente de onde está a mota. respondendo à tua pergunta; eu habituei.me a sair da mota mas não é necessário para curvar bem e rápido, conheço bastante gente que não sai da mota e curvam fantasticamente. são jeitos e cada um deve adaptar aquele que lhe permite estar mais seguro e confortável em cima da mota =) |
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Ruy CBR 400RR
Pendura : Sonia/Minimim :-P
Número de Mensagens : 502 Idade : 51 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9 Data de inscrição : 30/03/2012
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 13th 2013, 02:00 | |
| Concordo plenamente com o "curvar bem e rápido não é sinónimo de muita inlinação" esqueçam joelhos, o segredo mais bem guardado é o de antecipar tudo o k possamos ... Andem sempre na vossa velocidade de conforto sem stress ou dentes a ranger, a velocidade de cada um não é igual e o tempo e prática fará o k procuram, falo em parte por mim, no inicio ficava envergonhado com as marcas da goma lateral, com o tempo e prática quando dei conta já tinha lambido o pneu ponta a ponta mesmo com uma mota de 220kg... Estudem muito com muito search na net e pratiquem muito, a rua dá nos a escola toda, abusar só em Autódromo...
Abreijos |
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Teofilo CBR 650
Pendura : Monoposto, I'm a a lonely
Número de Mensagens : 5534 Idade : 37 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600RR 2008 Data de inscrição : 15/01/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 13th 2013, 03:20 | |
| Faço das palavras do ruy as minha. . . eu agora em estrada sinuosa para curtir a grande pareço um dançarino em cima da mota sempre de um lado para o outro. . . mas tem muitas variantes a ter em conta para o fazer na estrada,de preferencia uma estrada com menos movimento possivel bons pneus e conhecer minimamente a zona. . . deixo aqui o meu contributo fotografico de uma dessas vezes: " /> neste dia passamos cedissimo e era apenas eu e outro compnanheiro apenas. . . mas em viagem e com mais companheiros por norma adopto outro tipo de conduçao e AE raramente faço. . . |
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fale2000 Honda Monkey
Número de Mensagens : 84 Idade : 46 Localização : Corroios Mota/Modelo : CBR 600 RR Data de inscrição : 24/05/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 13th 2013, 08:23 | |
| Citando o Ruy: "o segredo mais bem guardado é o de antecipar tudo o k possamos ... Andem sempre na vossa velocidade de conforto sem stress ou dentes a ranger, a velocidade de cada um não é igual e o tempo e prática fará o k procuram" Resumido, muito bem escrito e acho que todos nós devíamos ler algumas vezes esta frase. Boas curvas ps: claro que de vez em quando um pouco de loucura.... |
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Eugênio CBR 500R
Pendura : Tânia / Lucas
Número de Mensagens : 885 Idade : 54 Localização : V.N. Gaia Mota/Modelo : CBR 954 RR Data de inscrição : 04/06/2010
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 13th 2013, 22:10 | |
| Bem...quem sou eu para opinar... Muitas vezes tenho visto aqui abordagens a este assunto com todo tipo de material de suporte.. ( Vídeos...fotos...equações de inclinação...etc..)... e temos visto também todo tipo de depoimentos... É muito importante sabermos respeitar todos.... Eu só acho é que as pessoas realmente não entendem o que é curvar....Gostaria de colocar algumas questões que penso serem pertinentes... Alguem já viu um piloto do TT a fazer uma curva a 300Km/h e a raspar com o joelho ??? Em que circunstâncias vê-se um piloto a tocar com os joelhos no chão..? Em que tipos de curvas ??? Em resposta gostaria de explanar.... (PROFISSIONALMENTE) O fator de tocar com o joelho no chão em uma curva somente é utilizado como parte de um conjunto que inclui VELOCIDADE, TRAJETÓRIA, ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, POSTURA DO PILOTO, DESLOCAMENTO DO CENTRO DE GRAVIDADE/DISTRIBUIÇÃO DE PESO, E ACELERAÇÃO EM SAÍDA DE CURVA.......Portanto o Facto de tocar com o joelho no chão não é um facto isolado...Como mostra o vídeo deste tópico a não ser que seja pra foto... Assim sendo...como já ouví várias vezes..e respeito aqueles que dizem que não é preciso postura nenhuma para curvar pois conhecem muitos que curvam bem e depressa sem nenhuma postura na moto.... Ora bem... acho que muitos desconhecem o que é curvar... e qual a sensação de o fazer corretamente e em segurança....E o que é curvar rápido e bem .... ? É dizer pros amigos...fui daqui até X local em X minutos....? ou dizer que ninguem te consegue acompanhar nessa estrada...? Curvar...assim como dizem... ( Eu prefiro chamar a isso outra coisa ) é preferivel não inventarem.... É preciso que saibamos distinguir as coisas.... Ninguém curva rápido e bem sem o CONJUNTO QUE DESCREVÍ ACIMA... Curvas be baixa velocidade ( 80Km/h - 140Km/h ) nescessitam indubitavelmente. Nas altas velocidades adotan-se técnicas de postura entre outras...mas é bem diferente... Portanto minha opinião é que ou voçê decide que quer apredender a PILOTAR e aí vai em busca do correto e seguro e tenta aprocimar-se de uma condução profissional, ou fica no MOTO-TURISMO "R"... Se vç tem vontade de desfrutar do que uma "R" te pode ofereçer....siga este conselho ..PROFISSIONALIZA TUA CONDUÇÂO....aprenda o que é certo.....Não vá atras dos "Bostanços".
Cptos a todos. |
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nelson correia CBR 400RR
Número de Mensagens : 554 Idade : 46 Localização : Vila nova de gaia Mota/Modelo : Suzuki gsxr 1000 k6 ex:cbr 600 rr 2004 ex: cbr 600 f4i 2001 ex: Gs 500E Data de inscrição : 02/03/2011
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 13th 2013, 22:52 | |
| "...siga este conselho ..PROFISSIONALIZA TUA CONDUÇÂO " sou da mesma opiniao boas curvas!!! |
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Teofilo CBR 650
Pendura : Monoposto, I'm a a lonely
Número de Mensagens : 5534 Idade : 37 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600RR 2008 Data de inscrição : 15/01/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 14th 2013, 00:46 | |
| - Eugênio escreveu:
- Bem...quem sou eu para opinar...
Muitas vezes tenho visto aqui abordagens a este assunto com todo tipo de material de suporte.. ( Vídeos...fotos...equações de inclinação...etc..)... e temos visto também todo tipo de depoimentos... É muito importante sabermos respeitar todos.... Eu só acho é que as pessoas realmente não entendem o que é curvar....Gostaria de colocar algumas questões que penso serem pertinentes... Alguem já viu um piloto do TT a fazer uma curva a 300Km/h e a raspar com o joelho ??? Em que circunstâncias vê-se um piloto a tocar com os joelhos no chão..? Em que tipos de curvas ??? Em resposta gostaria de explanar.... (PROFISSIONALMENTE) O fator de tocar com o joelho no chão em uma curva somente é utilizado como parte de um conjunto que inclui VELOCIDADE, TRAJETÓRIA, ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, POSTURA DO PILOTO, DESLOCAMENTO DO CENTRO DE GRAVIDADE/DISTRIBUIÇÃO DE PESO, E ACELERAÇÃO EM SAÍDA DE CURVA.......Portanto o Facto de tocar com o joelho no chão não é um facto isolado...Como mostra o vídeo deste tópico a não ser que seja pra foto... Assim sendo...como já ouví várias vezes..e respeito aqueles que dizem que não é preciso postura nenhuma para curvar pois conhecem muitos que curvam bem e depressa sem nenhuma postura na moto.... Ora bem... acho que muitos desconhecem o que é curvar... e qual a sensação de o fazer corretamente e em segurança....E o que é curvar rápido e bem .... ? É dizer pros amigos...fui daqui até X local em X minutos....? ou dizer que ninguem te consegue acompanhar nessa estrada...? Curvar...assim como dizem... ( Eu prefiro chamar a isso outra coisa ) é preferivel não inventarem.... É preciso que saibamos distinguir as coisas.... Ninguém curva rápido e bem sem o CONJUNTO QUE DESCREVÍ ACIMA... Curvas be baixa velocidade ( 80Km/h - 140Km/h ) nescessitam indubitavelmente. Nas altas velocidades adotan-se técnicas de postura entre outras...mas é bem diferente... Portanto minha opinião é que ou voçê decide que quer apredender a PILOTAR e aí vai em busca do correto e seguro e tenta aprocimar-se de uma condução profissional, ou fica no MOTO-TURISMO "R"... Se vç tem vontade de desfrutar do que uma "R" te pode ofereçer....siga este conselho ..PROFISSIONALIZA TUA CONDUÇÂO....aprenda o que é certo.....Não vá atras dos "Bostanços".
Cptos a todos.
Tocaste em todos os pontos fundamentais Grande Eugenio. . . Saudades de te acompanhar e aprender ctg. . . |
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Trinitom CBR 500R
Pendura : algures caído
Número de Mensagens : 815 Idade : 39 Localização : UK Mota/Modelo : CBR 900 RR, Ninja ZX12R, CR 500, CBR XX Data de inscrição : 31/10/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 14th 2013, 01:02 | |
| eu acho que o curvar com o joelho á raspar é mais para os profissionais terem uma melhor ideia da inclinação que estão a efetuar na curva e para o estilo tb! lol e na minha opinião não faz a mota virar mais. esta provado que inclinação do corpo tem muito pouco impacto a curvar, ajuda mas não é o mais importante. experimentem curvar fazendo só inclinação do corpo e vão ver que muito pouco vão virar. o mais importante na viragem é o countersteering que traduzido é virar a direção para o lado contrario á curva que vão efetuar. |
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vmf74 CBR 400
Número de Mensagens : 499 Idade : 50 Localização : Onde ouver boas curvas... Data de inscrição : 29/07/2011
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 14th 2013, 01:09 | |
| Não sou especialista do assunto, mas gosto de curvas e não sou fã de rectas, acho mais divertido. Subscrevo o dito do Eugenio, e deve ser uma aprendizagem dentro dos limites de cada um. No dia em que perdemos o respeito, o mais certo é a humildade caír-nos em cima, e a dor acompanhada de orgulho ferido é a "melhor" das possíveis consequências.
Divirtam-se, isso é o importante, com ou sem joelho!
Posso ser um "nabo" das curvas, mas chego quase sempre bem disposto a casa, é isso que me faz andar sempre que posso.
Mas se querem adrenalina á séria, sigam o conselho do Eugenio, façam-no em segurança, com quem sabe, e não duvido que a recompensa é muito mais que um simples "bem disposto"!
Abraço e BOAS CURVAS! |
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Teofilo CBR 650
Pendura : Monoposto, I'm a a lonely
Número de Mensagens : 5534 Idade : 37 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600RR 2008 Data de inscrição : 15/01/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 14th 2013, 02:04 | |
| - Trinitom escreveu:
- eu acho que o curvar com o joelho á raspar é mais para os profissionais terem uma melhor ideia da inclinação que estão a efetuar na curva e para o estilo tb! lol
e na minha opinião não faz a mota virar mais. esta provado que inclinação do corpo tem muito pouco impacto a curvar, ajuda mas não é o mais importante. experimentem curvar fazendo só inclinação do corpo e vão ver que muito pouco vão virar. o mais importante na viragem é o countersteering que traduzido é virar a direção para o lado contrario á curva que vão efetuar.
O raspar do joelho tem muito que se lhe diga,e o sair da mota tambem. . . o que importa mesmo e ter a maior superficie de pneu em contacto com o asfalto possivel para curva e curtir com segurança. . .se nao saires da mota ou colocares o joelho de fora vais ter tendencia a curva com menos superficie de pneu e ai mais sujeito a perda de aderencia. . .
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Trinitom CBR 500R
Pendura : algures caído
Número de Mensagens : 815 Idade : 39 Localização : UK Mota/Modelo : CBR 900 RR, Ninja ZX12R, CR 500, CBR XX Data de inscrição : 31/10/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão dezembro 14th 2013, 02:51 | |
| ainda não experimentei raspar o joelho, mas de toda a maneira sinto-me bastante confiante com apenas alguma inclinação e uma nádega de fora da mota. os punhos fazem o resto. |
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Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 09:06 | |
| Bem. . . Embora nao seja politicamente correto, afirmo que adoro raspar joelhos e botas pelo asfalto. Nao descansei enquanto nao o fiz! e sempre que posso la fica mais um pedaco de deslizador., eheh No entanto demorei algum tempo. .. ja tinha uns 30 e tais mil km. Sair fora da moto, sim deste modo consegue-se fz a curva c a moto mais vertical. é util em piso c pouca aderencia e curvas fechadas em q n fique afetada a aerodinamica. A parte mais importante é o tronco e cabeca, sendo mais pesada da mais efeito. Tal como Outros motards ja o disseram a tecnica do contra-virar e o controlo no acelerador ajuda muito. . |
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Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 09:37 | |
| ganda topico sem duvida.. seja lamber pneus ou raspar joelho na minha opniao é em 80% das vezes pa foto e para conversas de cafe... pois sao coisas diferentes... na estrada para lamber pneu na maior parte das vezes pelo k vejo no grupo é malta que simplesmente nao sai da mota, parece que engoliu um garfo.. por outro lado a malta que nao lambe pneus mas raspa joelho pois assim a mota vai mais vertical e torna-se mais seguro. eu nao lambo pneu (n tenho vergonha nennhuma em admitir) e AINDA não curvo a velocidades que seja necessário raspar com o joelho ate pq as minhas calças nao tem no dia k tocar com as joelheiras, ou troco de calças ou mando cozer velcro para la meter desliza-dores. concordo com tudo o k o eugenio disse.. |
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Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 12:11 | |
| Aquele "cota" até percebe da poda _________________________________________ https://www.youtube.com/SilverBulletR1 |
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Ruy CBR 400RR
Pendura : Sonia/Minimim :-P
Número de Mensagens : 502 Idade : 51 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9 Data de inscrição : 30/03/2012
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 12:44 | |
| Joelho a raspar no chão é para meninos, o k está na berra é a curvar para a direita roçar com a orelha esquerda, e vice-versa... :-P |
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Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
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Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 15:47 | |
| Aahaha o daikoni é so com as peseiras... ca medooooo eu ate vou tirar os avisadores da minha qd for à pista. |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 21:55 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
- Aahaha o daikoni é so com as peseiras... ca medooooo eu ate vou tirar os avisadores da minha qd for à pista.
Não tenho sliders para os joelhos.... Com calças de ganga não o faço de certeza, e com as outras é estragar... Isto é um pro a conduzir uma CBR500R... vejam a posição..... Não se raspa apenas joelho... raspa-se peseira, joelho... canela... perna... botas.... Além de que o tronco fica sempre um pouco direito demais..... Raspar joelho em RR e com pneu de pista é para meninos! PS: Tenho a melhor moto do mundo! Arranja-me sempre desculpa para tudo:- És lento -> a mota tem 48cv... não anda! - Não curvas nada -> a moto raspa peseiras... não curva! - E raspar joelho?! -> a moto não deixa, peseiras baixas! - Tens má posição -> epah, é da ergonomia da moto!! |
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bebum CBR 250
Número de Mensagens : 205 Idade : 43 Localização : Elvas Mota/Modelo : Yamaha mt-09 Tracer Data de inscrição : 22/11/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 17th 2015, 21:58 | |
| Hahaha, essas desculpas são de menino, a minha desculpa é a melhor de todas: - Sou alentejano, não tenho pressa! |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
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Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 18th 2015, 08:32 | |
| ahaah daikoni k grande kit de unhas esse gajo tem porra... sobe as peseiras e bora, dia 21 ou 4 estoril |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Raspar o joelho no chão fevereiro 18th 2015, 10:59 | |
| Deixa-me trocar de moto primeiro... Para não sair de lá (tão) humilhado........ Agora a sério, não posso mesmo estar a gastar 100€ neste momento num trackday, preciso para nova moto, se a conseguir comprar... Não posso gastar quase €€ nenhum com motas devido a outros investimentos que ando a fazer. _________________________________________ |
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