companheiro vou-te dar uma dica.. antes de quereres aprender a curvar e a limpar pneus (se a estrada permitir) primeiro ajusta a suspençao da tua mota se nao tiver.... pressao indicada.. pneus indicados etc.. nao te ponhas a curvar ou a querer com pneus da treta--- isto é basico... se te sentires bem na mota.. é so deixar fluir... e aprendes andando em grupo... por ex.. vais numa estrada que conheces bem com o teu amigo que curva bem.. ele da-te roda.. e vais atras dele... com calma... depois mais depressa ate te sentires confortavel e conseguires digamos curtir... .. uma coisa é deitar... mas nem sempre deitar muito é andar ou curvar rapido... uma pessoa que nao saia da mota inclina mt a mota... mas nao quer dizer que va depressa.... outro que saia da mota.. pode ir na boa atras desse que inclina muito e nao sai da mota.. nao se se me faço entender... anda em grupo com quem sabe e vai aprendendo... mas nao excedas os teus limites
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
Aquele compnahieor que diz ter medo de cair... entao mais vale nao andar.. se tens medo nao andes.. o medo é mt perigoso... medo leva a quedas.... e quem tem teve motas caiu.. faz parte. ou por excesso ou por azar com carros.. esquece o medo.. vive a vida
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
Aquele compnahieor que diz ter medo de cair... entao mais vale nao andar.. se tens medo nao andes.. o medo é mt perigoso... medo leva a quedas.... e quem tem teve motas caiu.. faz parte. ou por excesso ou por azar com carros.. esquece o medo.. vive a vida
alves1 talvez não queira dizer medo, na essência da palavra. Talvez seja respeito pela mota... Se assim for, concordo, acho que devemos manter um certo respeito, até porque sabemos das consequências. Agora medo, sim, concordo contigo, com medo, a probabilidade da fazer asneira acho que é maior.
PS- Carreguei no botão de voto no teu comentário sem querer, sorry!
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
Xico... sorry nao... tens de pagar alguma coisa nao pode ser so assim
Eu percebi o comentario, mas se for medo é o triplo do perigo.. primeiro conhecer a travagem suspensao pneus bons.. pressao boa.. etc.. depois é rolar atras de quem conhece-... que ha quem ande bem mas seja mt instavel.. travam muito e cortam as curvas todas etc.. odeio andar assim atras de alguem.. gosto de pessoas certinhas a rolar,..
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Aquele compnahieor que diz ter medo de cair... entao mais vale nao andar..
É compreensível que alguém tenha medo de andar, principalmente se é novo nisto, teve queda à pouco tempo, entre vários outros factores, até porque moto tem sempre os seus perigos associados.
Não quer dizer que não vale a pena andar, toda a gente teve receio em algum ponto ao andar de moto, nem que seja no primeiro dia de tirar carta! Se nunca tentar, se fosse por essa perspectiva nunca ninguém andaria de moto.
Agora com o andar, principalmente se for diariamente, o somar kms, o perceber o que se deve e não deve de ser, sentir o tipo de aderência nas diversas condições e asfalto, prever o trânsito, etc, acaba-se sempre por perder mais o medo, e a ganhar confiança.
E tanto como o receio exagerado pode ser perigoso em alguns factores (como fazer uma pessoa bloquear numa situação que necessita é de reagir), também o excesso de confiança é nosso inimigo muitas vezes, e geralmente, é ainda mais perigoso que a fase do "medroso".
Quanto ao nosso companheiro, anda! Faz km's! Vai desenvolvendo lenta e progressivamente, e vais ver que em pouco tempo estás muito mais à vontade! Ninguém nasce ensinado!
_________________________________________
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
Aquele compnahieor que diz ter medo de cair... entao mais vale nao andar.. se tens medo nao andes.. o medo é mt perigoso... medo leva a quedas.... e quem tem teve motas caiu.. faz parte. ou por excesso ou por azar com carros.. esquece o medo.. vive a vida
EU percebo onde tu queres chegar "um condutor confiante é um condutor seguro". Mas atenção confiança é uma coisa medo é outra, um ser humano que não tenha o medo quando vai a apertar pelo twist em estrada cuidado
O medo está associado a todos os animais e é uma caracteristica evolutiva, é uma "segurança" que todos temos quando enfrentamos situações que envolvam perigo. Acho bom todos termos essa caracteristica quando se sai na mota.
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
Medo é tão mau quanto confiança. Muitos acidentes ou ate mesmo a maioria dos acidentes que as pessoas têm sozinhas é por excesso de confiança. O medo faz com que evites cair, porque não abusas.
Mas Quem quer aprender a curvar é ir com mais malta, preferencia gente experiente que te possa dar dicas.
Eu aprendi muito com dicas que me foram dando, experiemntei, mudei, adaptei e ainda terei muito para aprender.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
1ª aprende a teoria: a) Livro Sport Riding Techniques - Nick Ienatsch (O melhor e mais completo no meu ponto de vista) b) Vê o video (1h) Twist of the Wrist
2ª pratica. Sempre que andas de moto na rua (quanto mais andares mais vais dominar a técnica de curvar) Depois vai para a pista para melhorares e raspares com o joelho...
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
Aqueles que dizem que medo é tao grande ou pior que confiança.. alias, excesso de confiança.. concordo perfeitamente.... neste momento penso muito mais do que quando tinha 21 ano.... curvas apertadas nem pensava se havia cruzamento apos a curva ou um trator ou ciclistas etc.. obviamente agora estou mais seguro.. e ainda a pouco tive a falar nisso a um amigo.. é natural.. a isso chama-se maturidade....
contudo se o medo for.. andar de mota.. mais vale não andar.. se o medo for como diz aqui os nossos companheiros.. já é diferente..
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Aqueles que dizem que medo é tao grande ou pior que confiança.. alias, excesso de confiança.. concordo perfeitamente.... neste momento penso muito mais do que quando tinha 21 ano.... curvas apertadas nem pensava se havia cruzamento apos a curva ou um trator ou ciclistas etc.. obviamente agora estou mais seguro.. e ainda a pouco tive a falar nisso a um amigo.. é natural.. a isso chama-se maturidade....
contudo se o medo for.. andar de mota.. mais vale não andar.. se o medo for como diz aqui os nossos companheiros.. já é diferente..
revejo-me no que dizes e algumas das quedas e acidentes k tive foi tmb a pala disso, imaturidade.. apesar de ter menos 5 anos do que tu e já ter esta cbr ha 2... sinto k apesar de andar mais rapido, curvar melhor, não arrisco tanto em termos de estrada em si... abrandar em cruzamentos, n andar mais k x% do que o limite de velocidade, são pequenas coisas k pode fazer diferença entre continuar a ver crescer os meus filhos ou nao...
agora tal como tu, se houver estrada aberta tipo ae (já nem quero ir buscar a pista pq infelizmente n da para ir todos os meses e por vezes é mesmo pelo trabalho k da a trocar a roupa da mota ), tmb gosto de fazer gosto ao punho MAS onde sei k a partida n vem carros de frente, a horas calmas e quase sem transito nenhum, por ai fora.
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
mentalizem se que para andar bem não é preciso raspar com nada no chão...
por vezes é melhor ter a mota direita e fazer a curva com o corpo..quanto mais superfície de pneu tiver em contacto com o asfalto, mais podem acelerar.
E atenção que rotundas não são "curvas"....
bem dito. normalmente parecem que gostam de se inclinar a motogp ... para se gabarem...
Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
mentalizem se que para andar bem não é preciso raspar com nada no chão...
por vezes é melhor ter a mota direita e fazer a curva com o corpo..quanto mais superfície de pneu tiver em contacto com o asfalto, mais podem acelerar.
E atenção que rotundas não são "curvas"....
é isto e nada mais do que isto.
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
A estrada realmente não é nenhuma pista e mesmo que fosse uma pista primeiro está o nosso corpo e na estrada convém mesmo ser seguro. Eu identifico-me muito com os colegas que dizem que em anos que andam nunca inclinaram a mota por aí além. Se conseguir obter o mesmo resultado mudando a posição do corpo ou abrindo ou fechando mais a curva maravilha....é melhor, mais seguro e muitas vezes mais rápido . Na estrada é sempre uma incógnita, apanha-se de tudo...piso molhado, húmido, meio seco, doce , congelado, com areia, galhos, oleo, camelos , granizo, gajas a meter rimel e a conduzir com o cotovelo, tias, miopes e toda uma planoplia de cenas malaikas. Viver hoje para curvar outra vez amanhã
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
boas pessoal pareçe parvo da minha parte mas gostaria de aprender a deitar-me nas curvas . já me deito mas nao ao limite das rodas . se alguem me podesse dizer onde aprender ou alguma video q mostre eu agradecia . com os meus comprimentos .
Boas.. domingo tens disponibilidade se não chover p+ara irmos gastar uns litros de gasolina?? se tiveres apita..
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013