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| DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem | |
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Autor | Mensagem |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 12:57 | |
| Já tenho visto vários 'incidentes' de curvas mal feitas, e agora com este do Lusso (já tinha visto, mas revi agora que ele publicou o vídeo aqui no fórum), decidi deixar aqui uma dica muito simples e que pode ajudar imenso, principalmente em estradas que não conhecem. Resume-se ao seguinte, se não conhecem a trajectória de uma curva, entrem nela o mais ao centro da estrada (por outras palavras, mais à esquerda dentro da vossa via) possível, de modo a estarem o mais afastados possível das bermas. Apesar de nem sempre ser a melhor trajectória para fazer a curva o mais rápido possível, isto irá-vos trazer um grande benefício na estrada: Visibilidade. Como estão mais afastados da berma, conseguem ter melhor ângulo de visão para dentro da curva, com isto: - Com isto conseguem calcular melhor o ângulo da mesma; - Por sua vez melhor trajectória; - Conseguem antever obstáculos na mesma (sujidade, areia, um carro a vir meio fora de mão), porque estão a ver mais para dentro da curva; - Conseguem antever melhor se a curva encurta (se não vêm a curva a terminar, provavelmente vai encurtar ainda mais...); - Conseguem ter mais tempo para reagir, e incluindo abrandar, principalmente se já forem condutores com alguma experiência e se tiverem à vontade com travagens ao entrar na curva (a técnica chama-se Trail-Braking, mas isto fica para outro contexto). Peço desculpa pelo desenho que fiz no 'paint' assim meio rasurado, mas serve para exemplificar (amarelo = área de visibilidade, traço = trajectória): Entrada menos segura de entrar numa curva que se desconhece: Entrada mais segura: Agora exemplificando com o vídeo do Lusso: Vêm a diferença de trajectórias? E de visibilidade que teria, e a suavidade de uma linha versus outra? - Como teria mais visibilidade, não era apanhado tão de surpresa; - Acaba por fazer uma melhor trajectória, não teria de inclinar tanto, curva feita com maior suavidade e segurança. Repito, pode nem sempre ser a melhor trajectória para efectuar uma curva o mais rápido possível, mas na maior parte dos casos é a maneira mais segura, e na estrada, penso que seja o principal. Qualquer dos casos, não invalida por completo os riscos por abusos para estrada que não se conhece, e a precaução é a vossa maior amiga. Na estrada, se conhecem, contem com todos os obstáculos possíveis, carros que se podem atravessar, cruzamentos, alguém que parou a seguir ou a meio da curva (às vezes acontece), areia ou água, etc. Se não conhecem, dupliquem ou tripliquem estes cuidados. Nunca andem rápido nem a testar as vossas capacidades em estradas que não conhecem, que é meio caminho andado para correr mal. Se sabem 100%, andem a 70, 60, 50, ou até mesmo 40% das vossas capacidades em caso de dúvidas sobre a estrada e dependendo da vossa experiência, toda esta margem de erro, poderá ser-vos útil em caso de imprevistos. PS: peço imensa desculpa ao Lusso por usar o vídeo dele como exemplo, não tenciono fazer 'descrédito' a ninguém, o rapaz conduz bem (apesar de seres um bocado maluco ), apenas achei um bom exemplo para esta pequena dica que espero que possa ajudar alguém. _________________________________________
Última edição por Daikoni em maio 30th 2016, 09:52, editado 1 vez(es) |
| | | Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| | | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 13:30 | |
| - Deville escreveu:
- não li o texto todo mas basicamente as curvas abordam-se sempre assim, de fora p dentro
Depende das curvas, nem sempre o mais fora possível é a melhor trajectória para a efectuar, mas na estrada, por norma é bem mais vantajoso e seguro que começar por dentro em 99% dos casos _________________________________________ |
| | | Wolf CBR 600F4i
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| | | | Lusso CBR 600RR
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| | | | Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 13:58 | |
| - Daikoni escreveu:
Depende das curvas, nem sempre o mais fora possível é a melhor trajectória para a efectuar, mas na estrada, por norma é bem mais vantajoso e seguro que começar por dentro em 99% dos casos na via publica tens veículos em sentido contrário, claro que não vais "o mais fora possível" mas sim o suficiente para em segurança poderes abordar a curva, teres maior visibilidade e procurares o apex. diz-me lá um exemplo em que abordar uma curva por dentro é a melhor opção? |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 14:33 | |
| - Deville escreveu:
- diz-me lá um exemplo em que abordar uma curva por dentro é a melhor opção?
Existem vários. - Por exemplo para evitar alguma área da estrada mais escorregadia, óleo, areia, se calhar é preferível fazê-la mais por dentro do que fazer por cima deste tipo de obstáculos.... - Trajectórias, sobretudo curvas com ângulos variáveis (encurtam, alargam) e/ou curvas e contra-curvas que se unem de modo menos linear. Deixo aqui um exemplo... Façam de conta que isto é a estrada, e a vossa faixa (nem vale a pena dividir em 2 para simplificar, é igual): Isto é um exemplo, em que ir mais para fora só 'desajuda', e em que há algumas que se faz por dentro. Com a política do ir 'mais para fora possível' aqui só desajudava, criava percurso desnecessário, e ainda complicava as trajectórias. _________________________________________ |
| | | Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 15:58 | |
| no 1º caso são casos específicos, há elementos extra e tens de te adaptar à situação
no 2º exemplo, não é uma curva mas uma sequência de curvas, e nesse caso tu preparas a sequência. Mesmo assim, o que ilustras é talvez a mais fluída trajectoria mas na via publica há que privilegiar a segurança em detrimento da eficácia e, olhando para essa imagem - com carros a poder vir em sentido contrário - dificilmente eu me aproximaria assim do eixo da via no 2º apex, acho bem mais seguro alargar logo aí e fazer o U seguinte de mais por fora. É o chamado "throw away corner", enjeito o 2º apex em favor de uma abordagem mais segura e eficaz no U que se segue.
Em suma, quanto mais por fora estás na abordagem a uma curva, maior visibilidade tens e mais cedo percebes se vai alargar / encurtar / obstáculos / etc. Sinceramente não consigo ver nenhuma situação em seja benéfico abordar a curva por dentro.
Se olharmos para o video do Lusso, se ele abordasse a curva por fora provavelmente nao teria saído da faixa dele. Claro que se pode dizer "ahh pois, mas se eu me chego ao eixo da via e me aparece em carro no meio da estrada?" - claro que isso pode sempre acontecer, ao andarmos na estrada estamos sempre sujeitos a isso mas de qq forma parece-me menos provável do que abordar mal as curvas e sermos nós a ir ter com eles à outra faixa. Volto a dizer, chegar a eixo da via com bom senso e de acordo com a visibilidade, não é à toa. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 16:15 | |
| Lê lá melhor o que eu disse... Eu disse para supor que é a vossa faixa (ou seja, toda aquela área, é tua, seja ela estrada de 2 sentidos, sentido único ou pista) por isso não há carros em sentido contrário. Se ficas mais feliz por adicionar uma faixa ao lado dessa, adiciona... Não o fiz, como disse para simplificar e não ter de desenhar a dobrar. Quanto ao resto, depende da situação, se tiveres visibilidade (sem muros, vegetação, etc), nem é preciso nada disto, e escolhes a melhor trajectória. Há situações que pode haver trajectórias melhores, daí ter dito 99% em vez de TODAS. Pediste exemplo, dei-te exemplos, penso que toda a gente entendeu a ideia desde início... Tudo o resto é quereres implicar e complicar _________________________________________ |
| | | Silver_Bullet Moderador
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| | | | Gonçalo GF CBR 600F
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| | | | Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 20:17 | |
| - Daikoni escreveu:
- Lê lá melhor o que eu disse... Eu disse para supor que é a vossa faixa (ou seja, toda aquela área, é tua, seja ela estrada de 2 sentidos, sentido único ou pista) por isso não há carros em sentido contrário. Se ficas mais feliz por adicionar uma faixa ao lado dessa, adiciona... Não o fiz, como disse para simplificar e não ter de desenhar a dobrar.
Quanto ao resto, depende da situação, se tiveres visibilidade (sem muros, vegetação, etc), nem é preciso nada disto, e escolhes a melhor trajectória.
Há situações que pode haver trajectórias melhores, daí ter dito 99% em vez de TODAS.
Pediste exemplo, dei-te exemplos, penso que toda a gente entendeu a ideia desde início...
Tudo o resto é quereres implicar e complicar eu li bem, daí ter dito aproximar do eixo da via (no caso de ser de 2 sentidos) em relação ao resto, não me alongo mais porque o meu entendimento de fórum é troca de opiniões e pontos de vista. Se achas que estou a implicar e a complicar, desculpa mas não contribuo para esse peditório. Talvez tenhas ficado com essa ideia pela forma como te pedi para me dares exemplos, se assim foi aceito pq poderia ter-me exprimido de outra forma mas na verdade eu estava mesmo genuinamente a pedir exemplos, visto que não me ocorria (nem me ocorre) nenhum. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 27th 2016, 20:37 | |
| Sim Deville, sorry Não há qualquer problema, e dei-te o exemplo de bom grado, a única coisa que quis dizer, e penso que disse foi que pode não ser sempre regra, é um dos bons pontos de partida, mas cada curva é uma curva. Fiquei foi naquela, dei o exemplo mas tive a falar para o boneco _________________________________________ |
| | | Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
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| | | | Gonçalo GF CBR 600F
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| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 28th 2016, 03:09 | |
| ha outra boa forma de o fazer, alem de as fazer devagar: - abrandamos antes da curva, - olhamo-la fixamente, para o seu final mais visivel, - vamos pedindo, com jeitiiinho, para ela nao ser marota e nao nos pregar partidas, acelarando progressivamente, - se ela nos pregar uma partida, nao borrar a cueca, manter o sangue frio, inclinar mais ainda, fechar os olhos e dar mais gás. - fechar os olhos pode nao ser boa ideia - os olhos é que nos conduzem |
| | | claude CBR 500R
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| | | | Gonçalo GF CBR 600F
Pendura : A mais corajosa*
Número de Mensagens : 1068 Idade : 35 Localização : nascido e crescido na margem sul Mota/Modelo : cbr 600f2 Data de inscrição : 10/07/2015
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 28th 2016, 12:22 | |
| falando muito sério agora, em curvas mais fechadas uso sempre a linha desse desenho. mas quando vou para estradas que nao conheço, simplesmente nao me estico se nao vejo o final da curva. é comum em serra, encontrar curvas que a meio da curva ainda fecham mais, e acabam por se tornar ganchos. aí nao ha tecnica nenhuma.... nem bloquear a roda de tras e dar logo gás á campeao tipo supermotard, porque simplesmente ja vamos com velocidade para um gancho, que simplesmente nao sabiamos que estava ali. uso sempre a mesma abordagem em curvas mais fechadas, quando as conheço. quando nao conheço e nao vejo o fina da curva... calminha comigo |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 29th 2016, 01:05 | |
| Também voto no andar devagar, sem dúvida que é a melhor maneira de todas para evitar incidentes, mas se juntarem a isto, têm segurança X2 O objectivo deste tópico não era fazer as curvas mais rápido, o objectivo era fazê-las com mais segurança! _________________________________________ |
| | | claude CBR 500R
Número de Mensagens : 835 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4 Data de inscrição : 11/01/2015
| | | | Pedras CBR 400RR
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| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 29th 2016, 13:10 | |
| - Gonçalo GF escreveu:
- - se ela nos pregar uma partida, nao borrar a cueca, manter o sangue frio, inclinar mais ainda, fechar os olhos e dar mais gás.
- fechar os olhos pode nao ser boa ideia - os olhos é que nos conduzem Nao sei se sera a melhor maneira!!( inclinar mais ainda, fechar os olhos E DAR MAIS GÁS ) penso que nessas situações deves manter uma velocidade constanteO dar gás progressivamente e quando ja tas com a visibilidade toda da curva... |
| | | Kat13 CBR 500R
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| | | | Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem maio 30th 2016, 10:58 | |
| acho que a determinada altura se misturaram conceitos (ou pelo menos eu fiz confusão) Claro que quanto mais devagar, mais seguro mas eu pelo menos não entendi que fosse esse o enquadramento. A opinião que partilhei é em relação a uma condução mais desportiva, em que vamos enrolar um pouco o punho. Não podemos ir todos para uma pista fechada sempre que quisermos, por isso temos de nos contentar com a via pública. Assim, e sobretudo em estradas que não se conhece bem ou de todo, a primeira regra é que não devemos fazer a coisa para o cronómetro mas sim pelo puro gozo, daí que (tendo sempre como prioridade a segurança): - não devemos andar muito próximo dos nossos limites, porque há variáveis na via pública que se podem pagar muito caro. - abordar a curva por fora (abordar, não descrever) permite ter uma maior visibilidade e melhor angulo de ataque.
Os únicos casos em que acho que possa fazer sentido abordar uma curva por dentro é só mesmo em curvas muito abertas em que se tem visibilidade para além da curva i.e. naqueles casos em que quase sem mudança de trajectória se "lambe" o apex. |
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