InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarDICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 LojaDICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 V-deosDICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Fotos
DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe

DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007

DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimemaio 30th 2016, 11:07

Deville escreveu:
[...]

- não devemos andar muito próximo dos nossos limites, porque há variáveis na via pública que se podem pagar muito caro. 

[...]

Neste momento, não me podia identificar mais com esta frase Sad
Ir para o topo Ir para baixo
rmpt
CBR 150
rmpt

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 170
Mota/Modelo : CBR600RR

DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 28th 2016, 11:15

Eu tive uma GSR 600 (e não GSXR) que não era nada amiga de curvar (pelo menos para mim). Sempre quis ter uma supersport e tenho agora uma 600RR que adoro conduzir, mas em curvas continuo em fase de aprendizagem. 
Em via pública nunca me sinto 100% confortável porque (chamem-me paranóico ou o que quiserem) estou sempre a contar que haja alguma coisa inesperada... O que cria uma bola de neve:
- sempre com receio de algo inesperado
- condução (excessivamente) defensiva
- condução não exemplar em curvas (porque vou devagar de mais)
- não ganho confiança nem aprendo

Já tenho dado algumas voltas em que me posiciono correctamente na curva, mexo o rabo e inclino-me sem medo, e é a melhor sensação! E só faço isto em zonas que já conheço, sempre com o factor/receio "via pública"...
Portanto conselho de um noob: onde conhecem BEM façam a curva de forma confiante, onde não conhecem andem devagar que ninguém está com pressa para a consulta
Blade
CBR 400RR
Blade

Pendura : A kikas

Número de Mensagens : 706
Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr hrc

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 28th 2016, 11:21

rmpt escreveu:
Eu tive uma GSR 600 (e não GSXR) que não era nada amiga de curvar (pelo menos para mim). Sempre quis ter uma supersport e tenho agora uma 600RR que adoro conduzir, mas em curvas continuo em fase de aprendizagem. 
Em via pública nunca me sinto 100% confortável porque (chamem-me paranóico ou o que quiserem) estou sempre a contar que haja alguma coisa inesperada... O que cria uma bola de neve:
- sempre com receio de algo inesperado
- condução (excessivamente) defensiva
- condução não exemplar em curvas (porque vou devagar de mais)
- não ganho confiança nem aprendo

Já tenho dado algumas voltas em que me posiciono correctamente na curva, mexo o rabo e inclino-me sem medo, e é a melhor sensação! E só faço isto em zonas que já conheço, sempre com o factor/receio "via pública"...
Portanto conselho de um noob: onde conhecem BEM façam a curva de forma confiante, onde não conhecem andem devagar que ninguém está com pressa para a consulta
eu tambem era assim ao principio alias ainda tenho algum receio confia naquilo que tens nas maos nao tenhas receio pratica muito vai para o transito para perderes esse pouco receio que tens confia plenamente na tua conducao e nunca te esquecas a mota so faz aquilo que tu quiseres  mas outra nota que deixo nunca mas nunca percas o respeito por ela vais ver que daqui a pouco tempo vais ser outro  Sacar Cavalo
FGOMES
CBR 400RR
FGOMES

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 640
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 28th 2016, 17:36

Isso é normal, não conhecendo a estrada e nao tendo um "guia" é sempre jogar pelo seguro (as vezes vai o guia e o que vai atras dele ao asfalto mas pronto lol) mas de resto onde conheces deves e podes esticar bem as inclinações da mota porque quando te apanhares numa situação de risco tenhas o instinto de a mandar as peseiras do que te mandares ao chao.

Posso dar-te um exemplo que me aconteceu em sao martinho, devagar a sair da rotunda e olhei para tras para o resto do pessoal que nao me apercebi de um triangulo pequenito a dividir as faixas e já ia em cima dele e sei que ali estava destinado a queda mas mesmo nao conhecendo aproveitei todo o conhecimento das estradas que conheço bem onde posso esticar a mota e safei-me de uma queda estupida...
Michael23
CBR 600F4
Michael23

Pendura : Nada a declarar...

Número de Mensagens : 2810
Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 28th 2016, 17:50

Eu utilizo outro "factor" em curvas mais apertadas que conheço e possa não conhecer, isto quando as quero fazer mais rápido.
E ando o que ando, não sou nenhum piloto e muito longe disso mas já não tenho duvidas que resulta este factor.
Estás na curva e ela derrepente vai fechar mais ou queres acelerar um pouco mais dentro da curva ou ser mais rápido dentro da curva, dou lhe um pouco de travão de trás ( não estou a falar de derrapar a roda ou fazer slide ) e a mota fecha muito mais a curva.
Já experimentei várias curvas, mesmas estradas conhecidas, fazer mais rápido com travão de tras na curva e sem o travão de tras e o que posso dizer é que PARA MIM resulta. A mota fecha mais a curva com uns toques de travão detrás.
Agora que a melhor maneira de fazer uma curva para mim é só uma. Entrar na velocidade certa e trajectoria certa da curva Wink
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9222
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 29th 2016, 17:32

Embora quando não conheço, não me estico e por norma acabo por não ter de travar em curva, e tenho ângulo disponível para inclinar mais se necessário (acho mais seguro prevenir do que remediar), também uso bastante do Trail Braking mesmo em algumas curvas que conheço.

Também não sou pró nenhum, mas a minha 'técnica' varia muito de circunstância para circunstância.

Vario muito no como travo, por vezes só frente, por vezes só traseiro, por vezes ambos.

Inicialmente usava também sobretudo o traseiro quando precisava de travar em curva, com o tempo, tenho passado a usar sobretudo o da frente.

Termos gerais quando não conheço uma curva:
- Entro ainda em travagem, apenas frente, começo a inclinar ainda a travar até ao apex, à medida que vou entrando na curva e apercebendo-me melhor da mesma, alivio o travão mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor intensidade, mas de maneira a quanto mais inclino, mais alivio.
Como o peso já está assente sobre a frente, e a suspensão estabilizada, é possível ainda prolongar bastante a travagem. É importante largar o travão progressivamente, repentinamente causa instabilidade na suspensão.

Caso que preciso de travar a meio da curva com urgência:
- Primeiro traseiro, para estabilizar a suspensão antes de aplicar o da frente, e progressivamente passo a força de travagem para a frente, que acaba por ser mais eficiente a nível de travagem. Casos que não tenho a certeza da aderência que tenho disponível, tento aplicar 50/50, chão molhado ainda esforço menos a frente.

Caso que preciso de travar a meio da curva sem urgência e/ou problemas de aderência:
- Apenas frente, como não há tanta 'pressa', aplico mais progressivamente o da frente, se for aplicado com (muita) suavidade e progessividade não destabiliza a suspensão nem faz levantar a moto repentinamente (e facilmente dá para contrariar essa tendência com counter-steering).
Às vezes em curva, e principalmente a sair da moto para a direita, não dá muito jeito chegar ao travão traseiro, e torna-se mais fácil aceder ao travão da frente.

Basicamente tanto podem travar com o travão de trás e o da frente, ou ambos. O de trás é o mais fácil, não causa tanto transtorno à suspensão, e mais seguro em todos os aspectos excepto quando é necessário travagens mais fortes em que por si só pode não ser suficiente.

E mesmo a que disse com "urgência", é a que melhor funciona para mim nestes casos, mas isto é tudo muito bonito com travagens com algum tempo para reagir, mas se por exemplo um cão atravessa-se à vossa frente a meio de uma curva do nada, é rezar aos anjinhos para que tudo corra bem... seja a desviar, travar, e qualquer coisa que não termine com esbardalhar ganza

CBR 400RR
FGOMES

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 640
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 30th 2016, 17:37

Eu curvas que não conheço olho para a união das linhas para perceber a abertura ou fecho da mesma dado que não ha visilibidade, passo a explicar:

As linhas da estrada formam uma união no ponto máximo onde as vês, o que te permite saber de antemão de a curva vai fechar ou abrir onde não a vês. Olhando para o ponto onde as linhas se cruzam consegues perceber pelo angulo entre a linha de fora se une a linha do lado contrário da estrada. Quanto mais perpendicular mais apertada a curva se torna e quanto menos perpendicular mais ela abre e podes dar mais gás que não te vais meter em problemas (dado que estás a prever se a curva abre ou fecha depois do sítio onde termina a tua visibilidade da mesma)

Experimentem, ajuda especialmente em estrada onde não conheçam e melhora bastante a vossa trajectória nas estrada que já conhecem
duarteral
Honda Monkey
duarteral

Pendura : Evitavel

Número de Mensagens : 92
Mota/Modelo : GSXR 600 K8 Ex:CBR 125R 07

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimesetembro 30th 2016, 22:39

Normalmente uso uma técnica muito simples e ajuda bastante principalmente quando existem obstáculos a meio ou no final de uma curva. "Vanishing point/ Limit point"
O objectivo é ajustar a velocidade conforme o limite de visibilidade na minha faixa, ou seja, à velocidade que vou tenho/devo conseguir parar antes de chegar ao ponto máximo que consigo ver.
Se juntarem isto ao que o daikoni disse "mais à esquerda dentro da vossa via", estão a aumentar o limite de visibilidade o que aumenta a distancia disponível para reagir e travar em segurança.DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 2v9qbro
SAM
CBR 250
SAM

Número de Mensagens : 248
Mota/Modelo : CBR 1000 rr

MensagemAssunto: É Fácil DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitimejaneiro 28th 2017, 21:24

https://www.facebook.com/MotoGP/videos/10153916393465769/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem - Página 2 Icon_minitime

DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2