Embora quando não conheço, não me estico e por norma acabo por não ter de travar em curva, e tenho ângulo disponível para inclinar mais se necessário (acho mais seguro prevenir do que remediar), também uso bastante do Trail Braking mesmo em algumas curvas que conheço.
Também não sou pró nenhum, mas a minha 'técnica' varia muito de circunstância para circunstância.
Vario muito no como travo, por vezes só frente, por vezes só traseiro, por vezes ambos.
Inicialmente usava também sobretudo o traseiro quando precisava de travar em curva, com o tempo, tenho passado a usar sobretudo o da frente.
Termos gerais quando não conheço uma curva:
- Entro ainda em travagem, apenas frente, começo a inclinar ainda a travar até ao apex, à medida que vou entrando na curva e apercebendo-me melhor da mesma, alivio o travão mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor intensidade, mas de maneira a quanto mais inclino, mais alivio.
Como o peso já está assente sobre a frente, e a suspensão estabilizada, é possível ainda prolongar bastante a travagem. É importante largar o travão progressivamente, repentinamente causa instabilidade na suspensão.
Caso que preciso de travar a meio da curva com urgência:
- Primeiro traseiro, para estabilizar a suspensão antes de aplicar o da frente, e progressivamente passo a força de travagem para a frente, que acaba por ser mais eficiente a nível de travagem. Casos que não tenho a certeza da aderência que tenho disponível, tento aplicar 50/50, chão molhado ainda esforço menos a frente.
Caso que preciso de travar a meio da curva sem urgência e/ou problemas de aderência:
- Apenas frente, como não há tanta 'pressa', aplico mais progressivamente o da frente, se for aplicado com (muita) suavidade e progessividade não destabiliza a suspensão nem faz levantar a moto repentinamente (e facilmente dá para contrariar essa tendência com counter-steering).
Às vezes em curva, e principalmente a sair da moto para a direita, não dá muito jeito chegar ao travão traseiro, e torna-se mais fácil aceder ao travão da frente.
Basicamente tanto podem travar com o travão de trás e o da frente, ou ambos. O de trás é o mais fácil, não causa tanto transtorno à suspensão, e mais seguro em todos os aspectos excepto quando é necessário travagens mais fortes em que por si só pode não ser suficiente.
E mesmo a que disse com "urgência", é a que melhor funciona para mim nestes casos, mas isto é tudo muito bonito com travagens com algum tempo para reagir, mas se por exemplo um cão atravessa-se à vossa frente a meio de uma curva do nada, é rezar aos anjinhos para que tudo corra bem... seja a desviar, travar, e qualquer coisa que não termine com esbardalhar