Portugal tornou-se hoje campeão europeu de Enduro na categoria sénior. Durante este fim-de- semana, Oliveira do Hospital foi palco do Troféu Enduro das Nações, prova que constitui o “Europeu” por países nessa modalidade. Quanto à selecção júnior, também subiu ao pódio no 3.º degrau, enquanto no plano individual Gonçalo Reis é o novo campeão europeu absoluto.
Em Oliveira do Hospital, na Sexta-feira alinharam à partida 120 pilotos para uma prova com duplo estatuto, pois constituía o Campeonato da Europa por países mas também a quarta e última jornada do "Europeu" individual. O calor fez-se sentir com intensidade ao longo dos três dias de competição, testando a condição física dos concorrentes nos selectivos trilhos escolhidos pelo Clube Seita, organizador do evento.
Em termos colectivos, a selecção portuguesa sénior instalou-se no comando logo no primeiro dia de prova, que manteve nas etapas seguintes. A equipa constituída por Gonçalo Reis, Luís Correia, Hélder Rodrigues e António Oliveira garantiu, de forma brilhante, a conquista do título continental. Nos lugares seguintes classificaram-se a Itália e a França.
Quanto à selecção júnior, também começou por liderar a respectiva tabela no primeiro dia de prova, apesar do abandono de Nuno Oliveira. No segundo dia Luís Oliveira, Diogo Ventura e Gonçalo Bandeira continuaram ao ataque, mas uma queda de Bandeira esteve na origem de uma penalização que implicou a descida da formação lusa para o 3.º lugar, mantido na etapa de hoje. Assim, o Troféu Júnior foi ganho pela Itália, seguido da Finlândia e de Portugal.
Em termos individuais os melhores pilotos nacionais também estiveram em grande destaque. Luís Correia foi o vencedor absoluto da prova beirã, e também da classe E2 Senior, nesta última logo seguido por Hélder Rodrigues. Por sua vez, Gonçalo Reis levou a melhor na classe E1 Senior, enquanto Luís Oliveira e Diogo Ventura foram respectivamente 2.º e 3.º classificados na E1 Júnior.
No que respeita ao Campeonato da Europa individual, esta última jornada permitiu a Gonçalo Reis operar uma notável recuperação, de tal forma que conseguiu mesmo sagrar-se campeão europeu absoluto. Além disso, Luís Oliveira terminou este "Europeu" num significativo 3.º lugar da classe E1 Júnior.
O Troféu Enduro das Nações terminou hoje com uma alteração ao programa. Devido ao muito pó existente na "super-especial", em vez de mangas de Motocross os pilotos enfrentaram individualmente esse troço, cumprindo cada qual apenas uma volta. Uma classificativa que foi determinante para Gonçalo Reis assegurar a conquista do coroa continental.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Fonte:Motociclismo