Paulo Felícia é o novo campeão nacional absoluto de Enduro. A confirmação do êxito aconteceu em Gondomar, na jornada de encerramento do Campeonato, e um 3.º lugar no sábado bastou para Felícia concretizar o objectivo, enquanto o jovem Luís Oliveira fechou a temporada nos trilhos com a sua primeira vitória absoluta em provas do “Nacional” de Enduro.
No currículo de Paulo Felícia já avultavam dois títulos de Enduro à classe, alcançados em 2007 e 2010, mas agora o piloto transmontano conquistou a coroa absoluta. E foi importante ter concretizado isso no sábado, porque hoje Felícia teve de desistir, com um dedo da mão direita lesionado devido a toque numa estaca.
O Enduro de Gondomar envolveu 41 participantes, que rodaram sob temperatura amena num percurso acessível de 38 Km, cumprido em três voltas no Sábado e quatro no Domingo.
No Sábado a acção começou com uma luta ao segundo entre três pilotos, e se Gonçalo Reis entrou melhor, e Felícia também passou pelo comando, a meio da prova Luís Oliveira instalou-se na primeira posição para vencer, com 6,8s sobre Reis e 35,0s para Felícia.
Domingo, Felícia começou por surgir na frente, mas viria a desistir pela lesão já referida, na "Extreme" da segunda volta. A luta voltou a ser cerrada entre Oliveira e Reis, com este último a impor-se apenas por 2,9s, mas o campeão júnior assegurou o triunfo no total dos dois dias de prova. Mário Patrão foi 3.º neste dia, diante de Diogo Ventura, numa prova em que participou Hélder Rodrigues, a reaparecer aqui para ganhar ritmo endurístico com vista à próxima edição dos ISDE.
Na classe Open o respectivo campeão também ficou conhecido logo no Sábado. Para o efeito Carlos Alberto só precisava de um 16.º lugar, e logicamente o 2.º posto chegou e sobrou para arrecadar o título. João Ribeiro foi o vencedor do dia nesta classe, com 4,0s sobre Alberto e 18,0s face a Elias Rodrigues.
Nesta etapa final de Domingo a ordem foi outra, com Carlos Alberto a impor-se por 9,0s no duelo com João Ribeiro. Já Elias Rodrigues teve de desistir na terceira volta devido a problemas mecânicos, sendo então o 3.º classificado Bruno Santos.
Na categoria Verdes, na classe 1 José Pimenta ganhou os dois dias em Gondomar, mas um 4.º e um 2.º lugares foram suficientes para Carlos Teixeira vencer o respectivo Troféu. Quanto à classe 2, com o título já antecipadamente entregue a Luís Fernandes, Rui Almeida levou a melhor nesta ronda final. Finalmente, entre os Veteranos a luta aconteceu até ao fim, sendo que o êxito nestes dois dias rendeu a António Carmo a vitória nesse Troféu.
Fonte:Motociclismo