Construída em 1931, Las Ventas não é apenas uma das mais antigas praças de touros do Mundo em actividade. Esta é também há muito a “meca” europeia do Motocross Freestyle, com os animais a darem lugar às máquinas num desafio que roça os limites da técnica e criatividade em duas rodas. Na última sexta-feira (15 de Julho) assinalaram-se neste ícone da capital espanhola os 10 anos do Red Bull X-Fighters, com mais uma “peregrinação” massiva de fãs. Foi assim com lotação esgotada - mais de 25 mil espectadores - que se viveu a quarta etapa de 2011 da competição que mobiliza os melhores pilotos do Planeta.
Com a ausência do norte-americano Nate Adams, devido a lesão, desde cedo que os holofotes incidiram sobre Dany Torres. Uma expectativa que se confirmou na arena de 62 metros de diâmetro, com uma sucessão de manobras de cortar a respiração e saltos impressionantes - alguns aproveitando toda a extensão disponível (32 metros) e uma altura de 15 metros! Torres deixou o seu público em verdadeiro êxtase com a sua segunda vitória em Las Ventas; “Este é o dia mais feliz da minha vida”, afirmou emocionado o piloto de 24 anos. Na final, Dany Torres bateu o australiano Blake Williams - que é já apontado como uma das revelações da época; “Para fazer estes saltos temos mesmo que desafiar ao limite todas as leis da física”.
A festa incluiu como sempre alguns acidentes espectaculares (do francês David Rinaldo e do chileno Javier Villegas), mas terminou sem consequências graves para os atletas. Apesar de ter sido apenas 5º classificado, o norueguês Andre Villa amealhou os pontos necessários para subir ao comando do Red Bull X-Fighters World Tour - que tem a sua próxima etapa daqui a três semanas na Polónia.
RESULTADOS | APÓS 4 ETAPAS
1 Andre Villa NOR YAMAHA YZ250 270
2 Nate Adams USA HONDA CR450 265
3 Dany Torres ESP KTM SX250 245
4 Blake Williams AUS KTM SX350 215
CALENDÁRIO 2011
RED BULL X-FIGHTERS WORLD TOUR
15 Abril Dubai, Emiratos Árabes Unidos
28 Maio Brasília, Brasil
24 Junho Roma, Itália
15 Julho Madrid, Espanha
6 Agosto Varsóvia, Polónia
17 Setembro Austrália
Fonte:Motociclismo