Paulo Alberto não vai esquecer tão cedo o Supercross de Ourém, pois além de garantir antecipadamente o título na classe SX2, conquistou o seu primeiro triunfo absoluto em provas deste Campeonato. Além disso, o 2.º lugar nesta ronda deixa Joaquim Rodrigues mais perto de alcançar a coroa absoluta.
Na pista do Escandarão, perto de Ourém, viveu-se uma entusiasmante penúltima jornada do Campeonato, graças a corridas muito movimentadas, com destaque para a Final Elite, na qual Paulo Alberto soube estar no sítio certo para aproveitar falhas da concorrência e obter um memorável êxito.
Ultrapassadas as eliminatórias, a noite começou bem para Paulo Alberto, pois comandou durante todo o tempo a final de SX2, para manter a invencibilidade no Campeonato dessa classe. Mais ainda, como Sandro Marcos teve de desistir à décima volta devido a queda, Alberto garantiu desde logo revalidação do título SX2. Nessa corrida completaram o pódio Ivo Fernandes e Nélson Silva.
Mais “mexida” foi a final de SX1. Joaquim Rodrigues andou na frente até averbar uma queda à nona volta, sendo então passado por Henrique Venda e Hugo Basaúla. Este último, porém, abandonou na décima quarta volta devido a problemas mecânicos. Na fase final Venda conseguiu resistir à recuperação de “Quim” Rodrigues, acabando separados apenas por 1,3s, com vantagem para o algarvio. Nuno Gonçalves foi o 3.º classificado, mas já a uma volta do vencedor.
A fechar o programa, a final Elite foi uma corrida cheia de peripécias, com muitas trocas de posições entre os homens da frente. Depois do arranque, logo na primeira curva Joaquim Rodrigues e Henrique Venda foram “ao tapete”. O minhoto retomou a acção em último, enquanto Venda era 11.º após a volta inaugural. Aliás, o algarvio tornou a cair na quarta volta, quando já era 5.º colocado, e por isso retrocedeu outra vez na classificação, acabando apenas no 8.º posto.
Entretanto, Ivo Fernandes encabeçou o pelotão nas duas primeiras voltas, até ser ultrapassado por Paulo Alberto. Porém, na sétima passagem à pista Fernandes recuperou a liderança. A luta entre eles prosseguiu com grande intensidade, tanto que caíram na décima terceira volta. A situação foi aproveitada por Nuno Gonçalves para passar adiante. Já na penúltima volta Paulo Alberto conseguiu recuperar o comando para vencer, pois também resistiu à furiosa recuperação desenvolvida por Joaquim Rodrigues, que terminou apenas a 2,1s. Já Nuno Gonçalves conseguiu o seu melhor resultado absoluto da época, subindo ao 3.º degrau do pódio.
Além dos pilotos seniores – 19 em SX2 e 14 na SX1 – em Ourém chegou ao fim o Troféu de Minimotos, que reuniu nada menos de 34 participantes. Henrique Nogueira foi o único comandante da respectiva final e ganhou, seguido a curta distância por Tiago Barros. Em consequência, Nogueira é vencedor invicto do referido Troféu.
Quanto ao “Nacional” de Supercross, termina na noite do próximo Sábado, na pista ribatejana de Paço dos Negros, onde vão ser conhecidos os campeões nacionais absoluto e da classe SX1.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Classificações do Supercross de Ourém:
Classificações no Campeonato Nacional 2010:
Fonte:Motociclismo