Apesar do número relativamente reduzido de participantes, este Campeonato de Supermoto está a ser o melhor dos últimos anos. A cada jornada tem havido bons despiques pela conquista das posições cimeiras, tornando a competição mais atractiva. Desta vez, no Kartódromo do Oeste, perto do Bombarral, na categoria principal estiveram 13 pilotos – com a novidade da presença do velocista Miguel Oliveira –, mas também os 6 concorrentes de Minimotos interpretaram corridas interessantes de seguir.
A corrida mais empolgante da noite foi a primeira manga de Supermoto. Embora Luís Ferreira tenha sido o único comandante, Cristiano Fernandes e André Carvalho moveram uma perseguição implacável, mantendo até ao fim o "suspense" quanto aos resultados. Na penúltima volta André Carvalho roubou o 2.º lugar a Cristiano Fernandes, acabando a escassos 206 milésimos do vencedor, Luís Ferreira. Também a andar bem, o espanhol Arturo Iglesias foi 4.º classificado, diante de Tiago Dias e Miguel Oliveira.
Miguel Oliveira aqui a curvar "à velocidade"
Na segunda manga Luís Ferreira arrancou na frente, mas cometeu falsa partida e por isso na quarta volta parou na linha de boxe, para cumprir um "stop & Go" de cinco segundos. Por tal motivo baixou à sexta posição, mas ainda recuperou para ser 4.º na linha de chegada, encostado ao espanhol Iglesias.
Entretanto, na quarta e quinta voltas Cristiano Fernandes comandou o pelotão, mas a seguir foi ultrapassado por André Carvalho, que gradualmente dilatou a vantagem para ganhar isolado, com 8 segundos sobre Cristiano.
Quanto às Minimotos, na sua primeira manga assistiu-se a renhido despique entre João Alexandre, Rodrigo Ferreira e Hélder Batista. Alexandre comandou quase sempre, na penúltima volta foi passado por Rodrigo, mas recuperaria a posição na derradeira, na qual Hélder Batista teve um contratempo e desceu para o 5.º lugar.
Aqueles três pilotos travaram outra animada luta na segunda manga. Desta vez Rodrigo Ferreira comandou todo o tempo e venceu, embora só com meio segundo de avanço sobre Hélder Batista. João Alexandre foi agora 3.º, terminando Bruno Pereira no 4.º posto.
Finalmente, apenas quatro pilotos fizeram a deslocação para a prova de 85cc, referente ao "Nacional" de Velocidade. Pior ainda, só três chegaram ao fim, pois João Lopes cedo desistiu na sequência de queda. Fábio Lopes comandou desde a segunda volta até final, terminando com 4,4s sobre André Pires.
Voltando ao Supermoto, após esta penúltima jornada do Campeonato, Cristiano Fernandes está à beira de ser campeão, pois na pior das hipóteses só precisa de obter mais 4 pontos (o correspondente a um 17.º lugar…) na derradeira jornada, também nocturna, a 4 de Setembro em Almeirim.
Fonte: Federação Nacional de Motociclismo
Fotos: Miguel Flores (www.tugabikers.com)
Fonte:Motociclismo