Pedro Sousa venceu o Campeonato Nacional de Trial de 2010,
somando apenas vitórias.
A última jornada do Campeonato Nacional de Trial serviu sobretudo para apurar o vice-campeão, com Diogo Vieira a alcançar esse objectivo após apertado duelo com Pedro Maia. Além disso, a prova de Cinfães rendeu a Pedro Sousa mais um triunfo, e como tal o minhoto concluiu a temporada sem provar o sabor da derrota.
Pedro Sousa já tinha assegurado a reconquista da coroa de Trial na anterior prova do Campeonato, mas agora foi a Cinfães rubricar o estatuto de campeão invicto, pois ganhou as seis provas que integraram a competição.
A ronda final disputou-se na Feira da Malhada, perto de Cinfães, onde apenas alinharam 13 concorrentes. Sem chuva e até com o Sol a aquecer o ambiente, ainda assim algumas zonas estavam escorregadias, essencialmente devido ao musgo molhado, tipo "esponja", em alguns dos graníticos calhaus seleccionados para os obstáculos.
Pedro Sousa ganhou por folgada margem, dominando claramente a concorrência desde a primeira das quatro voltas às oito zonas de obstáculos. Entretanto, Diogo Vieira e Pedro Maia cometiam mais erros que o habitual, algo nervosos pela discussão do 2.º posto no Campeonato. A luta foi muito renhida, durou até ao fim, e apenas 1 ponto fez a diferença entre eles, com vantagem para Vieira. Este totalizou 98 pontos, contra 99 de Maia, e os parciais por volta traduzem bem o equilíbrio reinante no duelo. Assim: Diogo Vieira – 31-25-25-17; Pedro Maia – 28-23-26-22.
Também Rui Alves conclui a época perfeitamente invicto, mas no Troféu de Consagrados. Em Cinfães esteve uma vez mais imperturbável para ser o destacado vencedor da classe. Já o 2.º lugar chegou e sobejou para Filipe Paiva assegurar idêntica posição no Troféu, o mesmo sucedendo com Nuno Castro a respeito do 3.º lugar.
Nas restante classes, Lucas Lorblanchet foi o único participante na Promoção, tal como Gustavo Silva em Infantis, ao passo que Vítor Dias bateu Sofia Porfírio nos Iniciados.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Foto: Arquivo (todos os direitos reservados)