|
| Autor | Mensagem |
---|
Pardal CBR 600F3
Número de Mensagens : 2310 Idade : 47 Localização : Baixa da Banheira Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Afinação de suspenções novembro 5th 2009, 21:04 | |
| http://www.gostar-racing.com/club/Motorcycle_suspension-Portugese_version.pdf |
| | | Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| | | | chwuik CBR 600F3
Número de Mensagens : 2067 Idade : 42 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929 Data de inscrição : 20/09/2009
| | | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 10th 2010, 10:53 | |
| bons contributos.. eu sinceramente ainda n mexo nas suspenções com medo de fazer asneira, se algum dia precisar, peço a quem sabe!! |
| | | Aicilop CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3080 Idade : 43 Localização : Moita/Viseu Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade Data de inscrição : 01/10/2008
| | | | Lars CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3293 Idade : 38 Localização : Rio Tinto - Porto Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8 Data de inscrição : 22/03/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 10th 2010, 12:26 | |
| - Aicilop escreveu:
- Boa, mas na minha opinião o melhor é estar quieto.
Como tu te enganas amigo... O problema é saber mexer como deve ser! Não existem motos que sejam mais "uma continuação do corpo do piloto" como as R's. Se estiveres com um músculo da perna magoado, também mancas. Na mota passa-se exactamente o mesmo! |
| | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 10th 2010, 12:38 | |
| o que ele queria dizer era que quem n sabe mais vale estar quieto, lars!!! |
| | | chwuik CBR 600F3
Número de Mensagens : 2067 Idade : 42 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929 Data de inscrição : 20/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 11th 2010, 23:28 | |
| A afinação é como a personalidade, cada um é como é... Não perdemos nada em, ao invés de nos adaptarmos à mota, adaptarmos a mota à nós. Claro que a afinação STD geralmente está bem para todos... |
| | | M.Afonso CBR 600RR
Pendura : Tem k merecer esse privilegio
Número de Mensagens : 4235 Idade : 45 Localização : MALPARTIDA-ALMEIDA-GUARDA Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06 Data de inscrição : 29/12/2008
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 12th 2010, 00:56 | |
| O aicilop devia kerer dizer, k se não sabes para k servem os vários parafusos das afinações, e andares a mexer, apenas estás a estragar as afinações com k a mota está!!! Mas claro k cada pessoa deve ter a mota afinada para o seu estilo de condução!! e a mesma mota a ser conduzida por duas pessoas de pesos diferentes, não tem o mesmo comportamento!!! |
| | | chwuik CBR 600F3
Número de Mensagens : 2067 Idade : 42 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929 Data de inscrição : 20/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 12th 2010, 03:23 | |
| - mafonso escreveu:
- O aicilop devia kerer dizer, k se não sabes para k servem os vários parafusos das afinações, e andares a mexer, apenas estás a estragar as afinações com k a mota está!!!
Mas claro k cada pessoa deve ter a mota afinada para o seu estilo de condução!! e a mesma mota a ser conduzida por duas pessoas de pesos diferentes, não tem o mesmo comportamento!!! Para que serve, basta ler o manual que vem na mota, também, disponível na net... Qual a sua influência? Isso é outra coisa. Daí o 1º link ser interessante. |
| | | chwuik CBR 600F3
Número de Mensagens : 2067 Idade : 42 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929 Data de inscrição : 20/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 15th 2010, 17:41 | |
| Bem que podia sentir a minha mota demasiado rija à frente e mole a trás... Realmente, fui ver a afinação da suspensão e não estava STD. Andava lá perto mas belhac! não se adequava para mim. Quando me sentava na mota a suspensão da frente nem amochava mas a de trás sim, talvez de mais... Adaptei a suspensão e está muuuuito melhor assim! A ajudar, tenho o BT016 à frente que também ajuda a ter a sensação de 'mota nova'! Anseio o tempo seco para testar a afinação da mota e talvez dar uns retoques... O mais complicado é afinar o rebound da suspensão traseira, temos de estar de rabinho para o ar Frente antes depois Pre carga de mola 4 linhas 2 linhas Compressão 1,5 voltas 1,0 volta Ressalto 1,0 volta 0,75 volta Traseira Pre carga de mola pos 4 pos 6 Compressão 1,0 voltas 0,75 voltas (com BT021 perde-se facilmente tração...) Ressalto 2,0 volta 1,00 volta Hoje de manhã a vir para casa, de madrugada depois do trabalho, estiquei uma 1ª num arranque mas nada do que nunca fiz e... levei com o depósito no peito! Enifm, a mota está mais solta, tem mais tração e está com mais vontade de entrar em curva e de se deitar! Em curvas longas e com entradas mais afoitas em curva ainda não posso opinar... |
| | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 15th 2010, 20:20 | |
| e bem... eu n mecho pq n sei.. mas talvez pessa a quem sabe!! ne francisco?! hihi |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 15th 2010, 23:43 | |
| Quando não se sabe, aprende-se. Leram o que disse o Lars? Numa "R" é importantissimo o "sentir" a moto como um prolongamento do corpo, sentir como se fosse-mos só um. Sem afinar suspensões convenientemente ao nosso tipo de condução/pilotagem estas motos podem ser um perigo. Se não se sabe,aprende-se. Ainda por cima nas suspensões,começa-se por tentativas e recolhe-se os dados da modificação, pode-se sempre voltar ao standard. Nunca se estraga nada ao mexer nas afinações de suspensão. Cada um deve escolher as suas próprias afinações e pequenos ajustes. Nada mais fácil. |
| | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 15th 2010, 23:55 | |
| vou ter de aprender entao.. a minha n é uma r.. mas qql das formas.. faz sentido o que dizes!! |
| | | chwuik CBR 600F3
Número de Mensagens : 2067 Idade : 42 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929 Data de inscrição : 20/09/2009
| Assunto: Re: Afinação de suspenções janeiro 16th 2010, 01:55 | |
| É uma experiência espectacular Sinto a mota mais equilibrada. Sinto-me mais parte da mota porque consigo controlar o seu 'temperamento' já que o seu 'comportamento' depende das mãozinhas Pelo que analisei, ainda posso reduzir um pouco a pré-carga à frente, ainda tenho quase 20mm que não uso no curso da suspensão... e já testei com travagens bem fortes Pesar 70 kg é o que faz... Aquele truque da abraçadeira na suspensão da frente para ver quanto usamos de curso é simples e preciso, nice Contudo, acho que não vou gostar de baixar mais a pre-carga, baixa muito a frente... Logo direi assim que tiver oportunidade de experimentar. |
| | | Conteúdo patrocinado
| | | | |
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| Últimos assuntos | » Cbr 600f4 do ano 1999novembro 17th 2024, 11:04 por F1CT1C10U5» Para quando?novembro 16th 2024, 19:52 por sasnag» "Morreram Todos" CBR 1100xx novembro 13th 2024, 11:21 por F1CT1C10U5» Ottocast Lite C5 vale a pena ?outubro 31st 2024, 17:05 por parchao» Trackday 12 Maio Estoril outubro 7th 2024, 20:43 por sasnag» Vamos rir!! Anedotas&companhiasetembro 26th 2024, 12:45 por F1CT1C10U5» Indicador de mudança F3agosto 29th 2024, 15:17 por PMina» Vibração agosto 13th 2024, 23:07 por JoelAntunes» Tópico dos desabafosagosto 6th 2024, 09:16 por Paulo Laia-HULK» Temperatura Cbr 600RR 06julho 18th 2024, 10:05 por pbmonteiro84» Lacar jantes! Onde?julho 17th 2024, 15:05 por Diogo Magalhães» Tensor de corrente CBR 1000fjunho 8th 2024, 11:07 por Gphillip» Honda Cbr 954 Não liga Retificador ou Stator?junho 8th 2024, 11:03 por Gphillip» Pastilhas de travão junho 4th 2024, 11:06 por pbmonteiro84» Onde comprar amortecedor de direçãojunho 3rd 2024, 16:10 por Paulo Laia-HULK» Estranha avariajunho 3rd 2024, 16:06 por Paulo Laia-HULK» Manual de Alterações de caraterísticas maio 29th 2024, 22:55 por M.Afonso» CBR 1100 XX Temperaturamaio 23rd 2024, 22:18 por leao» Honda CBR 1000F - estava a passar pelos 200km/h quando...maio 3rd 2024, 12:19 por luisr320@gmail.com» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minhoabril 26th 2024, 07:20 por parchao» Cbr 600f4i 2007abril 22nd 2024, 15:06 por Paulo Laia-HULK» MotoGP Portimão Março 2024abril 17th 2024, 10:47 por Paulo Laia-HULK» manomtero fuel cbr 600 f2abril 12th 2024, 17:57 por PSonic» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurésabril 7th 2024, 14:09 por parchao» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitosmarço 26th 2024, 15:52 por PSonic |
novembro 2024 | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sáb | Dom |
---|
| | | | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | | Calendário |
|
Quem está conectado? | Há 501 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 501 visitantes :: 3 motores de busca
Nenhum
O recorde de usuários online foi de 2383 em novembro 22nd 2020, 14:41
|
|