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 600 RR 2006 Suspenções

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Dark_Jak
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MensagemAssunto: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 22nd 2015, 00:00

Ola malta
 
Necessito aqui de umas dicas.
A minha situação é a seguinte eu peso +- 58kg com equipamento completo, so que com as molas de origem, não consigo obter os números de Sag ideais para estrada, sei que unica solução seria mudar molas, mas cá em Portugal não conheço ninguém que prepare suspensões para motos desportivas. 
Outra duvida é em relação ao afinadores de Rebound e Compression, pois seja a frente ou atras diz-me para suavizar (Soft) para pista ou pisos bons e para endurecer (hard) para pisos sinuosos, que vai um bocado contra a normal, pois se bem me recordo para pisos sinuosos é melhor ter uma suspensões mais suave (soft) e tambem se referem a mesma coisa em relação a pre-carga. 
Eu tenho alguma boa noção de afinação de suspenções em relação a motocross e pelo menos nas motos de cross o Soft deixava a suspensões mais suaves.

Alguem entendido me pode esclarecer isto 

Cumprimentos "V"
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JorgeMaiaMarques
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 22nd 2015, 18:00

Obter os números ideais?! oi?! estamos a falar de que?
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Dark_Jak
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 22nd 2015, 19:27

Para uso em estrada os numeros recomendados para o Sag com condutor (Rider Sag) é de cerca de +- 28mm a 35mm dependendo de cada um e eu por exemplo neste momento com 22mm ja na posição de precarga mais leve.
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 23rd 2015, 10:22

Ok....sempre a aprender, eu sei que as suspensões deveriam ser ajustadas...mas o SAg? isso é o que mesmo? vê-se onde?
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filtan
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 23rd 2015, 11:04

Isso tudo tem a ver com a maneira de conduzir e estilo pneus pressões
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 23rd 2015, 11:30

E quem é que sabe realemente fazer isso em Lisboa?!
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 23rd 2015, 16:10

filtan escreveu:
Isso tudo tem a ver com a maneira de conduzir e estilo pneus pressões

Sag não tem nada a ver com pressões de pneus...

Normalmente ha tres medidas de Sag:

Top out Sag - Mota com as rodas no ar ou seja com a suspensão sem carga nenhuma. 
Static Sag (Free Sag) - Moto no chão sem ninguém em cima só com o seu próprio peso de preferência com deposito cheio
Rider Sag - Moto com piloto com equipamente que normalmente conduz 

Para se obter os numeros de Sag correcto é tudo um caso de matematica. Eu vou por aqui um video para ajudar um bocado é em ingles mas já da para ter uma ideia. 
Eu perguntei onde poderia arranjar molas pois a coisa mais importante que toda a gente se esquece é que uma mota que vem de origem, vem normalmente com molas completamentes desfasadas em termos de frente quer a frente quer atras. E uma pessoa de 130kg não vai usar molas da mesma carga que uma pessoa que tenha 50kg 

https://www.youtube.com/watch?v=mK3flKxf41U
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 23rd 2015, 16:29

Ok
Vou te dizer uma coisa
Tu não precisas de tanta coisa para andares bem nessa mota
Simplesmente precisas de uma boa afinação de suspensão isso sim a tua mota fica Mt fixe e pá andar aí na rua não é preciso assim tanto promenor visto k não desfrutas assim tanto da mota. 
E kuando falo pneus pressões afinações isso sim é o ke precisas para andares na rua com mais segurança.
Mas se kiZeres molas válvulas cartuxos ou seja o ke for para preparares a tua suspensão meto te a falar com a pessoa certa em Lisboa tens é de ter umas notas pk é tudo Mt giro de falar e de ver no YouTube mas depois para acertares a tua mota como estas a dizer gastas uma 300€ só em
Molas e depois se kiZeres melhorar há Mt para gastar. Umas suspensões a sério custam o preço dessa mota.
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 24th 2015, 00:11

filtan escreveu:
Ok
Vou te dizer uma coisa
Tu não precisas de tanta coisa para andares bem nessa mota
Simplesmente precisas de uma boa afinação de suspensão isso sim a tua mota fica Mt fixe e pá andar aí na rua não é preciso assim tanto promenor visto k não desfrutas assim tanto da mota. 
E kuando falo pneus pressões afinações isso sim é o ke precisas para andares na rua com mais segurança.
Mas se kiZeres molas válvulas cartuxos ou seja o ke for para preparares a tua suspensão meto te a falar com a pessoa certa em Lisboa tens é de ter umas notas pk é tudo Mt giro de falar e de ver no YouTube mas depois para acertares a tua mota como estas a dizer gastas uma 300€ só em
Molas e depois se kiZeres melhorar há Mt para gastar. Umas suspensões a sério custam o preço dessa mota.

filtan acho que não entendeste bem o que queria dizer.

Eu não sou técnico de suspensões nem por ai alem, mas tenho bem noção do que é o funcionamento das mesma, pois andei 3 anos no motocross e como sabes as suspensões ai fazem muita diferença. 

E eu não estou a dizer que quero mudar as suspensões da moto com internos ohlins ou todo xpto para dizer que sou o campeão da aldeia nem la perto ate porque sou um gajo muito calma andar na estrada e claro que uma boa afinação nas suspensões faz toda a diferença, mas acho que por muito mestre que seja o técnico eu dou-te o meu exemplo em todas as minhas motos de cross que só tinham simplesmente molas para o meu peso e os internos de origem estavam impecáveis para mim e metias um gajo de 80kg da moto e ninguém conseguia andar com aquilo. 
A suspensões não estavam "afinadas" para mim simplesmente tinham as molas para o meu peso. 

Sim as afinações ajudam muito mas por exemplo se tens molas na moto para pessoas entre peso 80kg a 90kg na mota e metes um gajo de 55kg na moto por muito bom que seja o técnico não vai conseguir fazer nada pois nem consegue por e peso na moto para as suspensões trabalharem. 

Agora regra geral a primeira coisa a fazer é por as medidas de SAG correctas e ver se as molas estão para teu peso. 

Espero que me tenha feito entender agora.
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dani
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 24th 2015, 01:44

então mas mesmo com a pre carga no mínimo, não consegues fazer as suspensões trabalhar normalmente??
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeagosto 24th 2015, 08:50

Eu percebo o ke dizes mas axo k estas a exagerar pk tem uma mota pá
Rua k convém teres uma boa afinação para andares melhor e te sentires melhor. 
Agora se keres umas molas pá acertar a tua medida axo k fazes bem gastas aí uns 300€ e metes nos valores ke estas a procura de sag 
Mas depois não podes andar com ninguém nem carregar a mota pra viagens tens de ter cuidado pk já sai fora de peso.
Mas vou te dar a minha opinião sincera não leves a mal. Não precisas de nada disso nessa mota para chegares a um ponto de encontro bom nas suspensões. Mas cada um Sabe de si.
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitimeoutubro 24th 2015, 21:25

A afinação stock que vem descrita no manual foi calculada para uma média mundial de peso dos pilotos e para um estilo de condução misto.
É natural que não te sintas à vontade com a afinação que tens, terás que encontrar a "tua" afinação que será uma harmonia entre homem, maquina piso. Não te esqueças que depois de achares a afinação certa para a frente, terás de encontrar o equilíbrio  na traseira.
Muitas das afinações que são feitas nas suspensões vem da sensibilidade de quem está a afinar (o meu caso), faço algumas medições, mas o essencial é feito pela sensibilidade.
A telemetria das suspensões é algo de tão complexo como de interessante, se tiveres as suspensões totalmente de origem na tua moto, primeiro que tudo terás de certificar se tens a quantidade de óleo certa dentro de cada forquilha, e qual a espessura do óleo.
Para fazeres as coisas como deve ser, abre a suspensão e troca o óleo e aproveita e substitui também os retentores.
Com quantidade e espessura de óleo certas, penso que tens uma boa base para determinares a tua afinação. Atenção, não te esqueças que as afinações são feitas com a suspensão a quente, ou seja, terás de andar um pouco com a mota e fazer o garfo e o mono trabalharem Q.B.

Bom trabalho.
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MensagemAssunto: Re: 600 RR 2006 Suspenções 600 RR 2006 Suspenções Icon_minitime

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