Certamente já ouviram o mantra: "Não é como vais cair mas sim quando vais cair!" Ora nem mais, e como o tópico indica, ontem molhei-me e decidi partilhar.. e já não é a primeira!
A minha timeline:
Fevereiro 2020 - A estreia!
Era final de dia e hora de ir para casa, como outro dia qualquer. O trânsito começa a formar-se no Eixo sentido N/S na zona de Sete Rios. 3 faixas a rolar lento (10-20km/h no máximo) e eu circulo entre as faixas esquerda e central. Apercebo-me de um enlatado mais nervoso que os outros e dou-lhe espaço para disparates. Normal. Entretanto o carro que vinha à direita também recua, e eu então ocupo a faixa central. Just in case.
Ao fazer isto fico no ângulo morto do dito cujo, que abre pisca e toma lá uma carga de ombro e pumba. Chão! Ferimentos? Só a menina
Mas a carga de ombro não foi assim tão violenta porque aguentei a bomboca. Fui ao chão porque o meu pisca se engatou na cava da roda da frente e fiquei preso.
Numa luta para me libertar, o pisca acabou por ser arrancado da carenagem e foi esse efeito chicote que me atirou ao chão.
Imediatamente apareceram 4 ou 5 motards, que trancaram a estrada, sendo que um deles era GNR que me segredou ao ouvido: "Não ias entre faixas, POIS NÃO!?". Adorei a dica! O resto seguiu os trâmites normais: DAC, Condutor 5* (também não havia dúvidas), Seguradora, peritagem, Honda, Reparação. Fim!
Ficam algumas chapas da coisa:
Junho 2021 - Abr'ólhos!
Introdução Desde que tenho mota, e como sou maçarico quando comparado com muitos (se não todos) de vós, e como também já tinha partilhado, pratico todos os dias (ou quase) uns "drills" de agilidade se é que lhes podemos chamar assim. Se conhecem MotoJitsu, sabem o que me refiro.
Basicamente consistem em travagens de emergência, slaloms mais ou menos apertados, 8 largos e apertados, full lock turns, etc. No fundo, aquilo que o espaço me permitir. Com o passar do tempo veio mais confiança, e como é claro também o grau de dificuldade (e estupidez).
Conclusão Hora de almoço, vou buscar o puto à escola mas enquanto espero, lá vou eu praticar. Sendo que no dia anterior tinha sido a primeira experiência de tocar (muito ao de leve) com o joelho no chão, estava cheio de moral..só isso!!
Começo com os 8 para meter temperatura na borracha. Estive uns bons 10min a aquecer. Aí vou eu todo lambão. Circulo largo, ganhar posição, abrir joelho, "beijinho" no espelho e... já está! Foi joelho, anca, cotovelo, bota, descanso central e tampa do alternator. Se é para tocar, é logo em grande.
Danos: Tampa alternador, cotovelo. A perna e a bota fizeram de almofada para o resto da mota
Deslumbrem-se
Agosto 2021 - Toma lá morangos!!
Falta enão a última aquisição. Mais do mesmo, drills habituais, tudo normal!
No caminho de casa, passei por um parque de estacionamento que tem alcatrão novo, porque basicamente não é utilizado por ninguém. Além da poeira, está limpo e é perfeito para..cair! E até já fui ao local para tentar fazer aftermath da coisa...porque não havia razões além da minha parvoeira para tal acontecer.
Primeiro vou para a esquerda, 25-35km/h, tudo tranquilo (confesso que tenho mais confiança para este lado) Quando inverto o sentido, passo uma, duas e à terceira TCHRAN!!!!
Danos: Punho, pisca, escape, carenagem, tudo cosmético. Eu, nada!!! só o meu ego é que saiu ferido.. e umas raspadelas no casaco.
Fotos:
Video aftermath:
É tudo...por agora!
pbmonteiro84 CBR 500R
Pendura : Mini - Monteiro
Número de Mensagens : 857 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km) Data de inscrição : 08/05/2017
2º desde que tirei a carta de mota que nunca mais fiz um 8
estas bem é o que interessa e parabéns, ao menos escolhes sítios porreiros para praticar (não, não estou a ser ironico)
vou te desafiar a um dia ires comigo e a minha filha (ela é que anda) à escola em sintra. podes andar a tentar meter o cotovelo no chão as vezes que quiseres e a mota não é tua
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
2º desde que tirei a carta de mota que nunca mais fiz um 8
estas bem é o que interessa e parabéns, ao menos escolhes sítios porreiros para praticar (não, não estou a ser ironico)
vou te desafiar a um dia ires comigo e a minha filha (ela é que anda) à escola em sintra. podes andar a tentar meter o cotovelo no chão as vezes que quiseres e a mota não é tua
1º Esta é a parte da ironia?
2º Mas devias! Manutenção é tudo.
Tenho é pena de não ter uma zona suficientemente larga, car-free, para esticar-me à vontarde e não digo no chão!
Quanto ao desafio, fiquei confuso. És tu que andas na escola e a tua filha de mota? Mas vamos lá! levo uma joelheiras de ladrilhador, deve aguentar! e de que mota falamos? minimota a bateria?
pbmonteiro84 CBR 500R
Pendura : Mini - Monteiro
Número de Mensagens : 857 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km) Data de inscrição : 08/05/2017
os 8s deixei de fazer porque deixei de ter uma mota "naked", vai la fazer 8s com uma mota com 18 anos cheia de plásticos
quando arranjar uma cb500 das escolas de condução ai sim, vai ser até me doer o corpo.
A escola é com minimotas, acho que para uso tem 90cc foi lá que a minha pequena andou sozinha pela 1º vez e quando conseguimos voltamos lá para teres noção da nossa alegria e de amigos que foram connosco
o 1º acontecimento normalmente n ha nada que pussamos fazer, mm com toda a prevenção, ja prevendo smp o pior ha smp algum q consegue vir dar o cumprimento!! Felizmente devagar, ao termos acidentes e sejam apenas assim.
Os restantes tenho que dar-te os parabens por essa postura muito "boa onda" mm com a maquina ferida, eu ia bater mal!!! N te sai mais barato arranjar qq coisa velha so para isso? Cada vez q mandas pintar uma carenagem no minimo devem ser alguns 150€, fora o resto dos acessorios. Eu tenho pensar que carros/motas tudo tem solução, haja é saúde e trabalho para se ganhar dinheiro.
Tirando essas coisas Stunts que andas a fazer qd quiseres esticares a maquina fala com o F1ct que ele vai várias vezes para o Estoril. Era algo que gostava de experimentar também, mas com a minha mota n sou capaz, tenho perfeita consciência que não tenho mãos para aquilo e entao é melhor nem me meter em trabalhos!!!
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
era sobre a 1º queda... que raio de azar teres ficado com o pisca preso no carro, mas por outro lado " menos mal" ter sido só isso, podia ter sido bem pior se fosse o guiador. saiste de lá inteiro é o que interessa
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Muito bem, á que conhecer a moto que conduzimos e tentar sempre aperfeiçoar a nossa condução.
No transito, nunca fiques atrás dos enlatados e nunca fiques nos angulos mortos. Pratica sempre a condução defensiva.
Se puderes compra uma 50cc ou uma 125cc para particares as tuas acrobacias, assim poupas a tua Cbr.
Ou então combina com o Monteiro e vai até a Escola de condução onde ele leva a filha dele
Entre enlatados, nunca me apanham. Se pensarmos que uma faixa tem 3 posições, sendo 1 a esquerda, 2 o centro e 3 a direita, nunca vou na 2. Infelizmente todos os dias vejo gente que só conhece a 2.
Em relação às acrobacias, de facto tenho de arranjar algo que não tenha que me preocupar, até porque o não querer estragar é logo o primeiro obstáculo à progressão.
Já aceitei o convite do Monteiro
pbmonteiro84 escreveu:
esqueci-me de responder a isto
era sobre a 1º queda... que raio de azar teres ficado com o pisca preso no carro, mas por outro lado " menos mal" ter sido só isso, podia ter sido bem pior se fosse o guiador. saiste de lá inteiro é o que interessa
OK, OK! E sim, foi um bocado isso..
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Em tom de brincadeira...quando a vida nos dá limões...
Assim já mais a sério e quanto a isso do moto jitsu, manobras, stunts e coiso, não é fácil arranjar condições de segurança para a moto e em termos de espaços para aprender.
Recordo-me de que quando tinha a 600 quis meter-lhe uma crash cage, tirar carenagens e meter-lhe umas opticas baratas tipo naked para poder arriscar um bocado com ela e aprender a manobrar a mota muito bem mas depois só surgem problemas com isso. Não se pode circular na estrada com a mota modificada. Comprar um atrelado não é para todos. Não há espaços próprios e legais para se poder levar a mota e fazer manobras\stunts em segurança, pelo menos eu não conheço nenhum. É um bicho de sete cabeças para quem quer fazer esse tipo de coisas de forma segura e legal. É pena que seja assim porque se houvesse alguma facilidade nesse aspecto a curva de aprendizagem para muitos seria bem mais curta e talvez muitos motociclistas não arriscariam tanto na estrada.
Psonic, se gostavas de fazer um track day não tenhas receios. Não é preciso acompanhares o ritmo dos mais calejados, aceleras e curvas até onde te sentires confortável e os speed demons ficam na deles. Tenho a certeza que te irias divertir na mesma sem pressões de andar ao ritmo dos Rossis.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Felizmente já vai havendo algumas coisas, mas muito pouco. Aliás, a escola de Sintra nem conhecia. Também há (ou havia) em Coimbra uma filial do Chico lorenzo. E depois há track. Há ainda a EPH no KIP. Mas é muito pouco quando comparado com a oferta automóvel, isso é certo. Ou então sou eu que não encontro nada!
Seria interessante haver mais oferta neste âmbito tipo Califórnia superbike school, que aprofundam a teoria e depois levam para a pista e há sempre alguém a olhar e a corrigir.
Se não for futebol, mais nada importa!
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Acredito, e se fosse só um rim, ainda pensava nisso. Agora dois pulmões.. são capazes de fazer falta Bem posso sempre meter um BMC..
Mas é disto mesmo que eu falo. Oferta automóvel é mais vasta, mais acessível e se até fores um gajo minimimamente consciente, basta levares capacete. Para motos, além da pouca oferta, não podes nunca abdicar do equipamento e corrijam-me se estiver enganado, apenas é admita pele. Os sintéticos ficam à porta.
Uma coisa vos garanto, se ganhar o €uromilhões, é nisto que o vou torrar. Compro uma herdade algures e criar condições para a aprendizagem e prática da coisa. Aceitam-se sugestões de traçado =)
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Compro uma herdade algures e criar condições para a aprendizagem e prática da coisa. Aceitam-se sugestões de traçado =)
Um carrocel a imitar o AIA
Sobre ser só aceite pele, acho que depende do evento, se o F1C vir isto ele que comente, ele está sempre batido nos trackdays e sabe indicar melhor.
Mas posso-te dizer que na apresentação da S1000RR no Estoril de inicio era "só equipamento completo de pista" ao fim de umas 3 ou 4 sessões era já pessoal com "fato" para a chuva a ir para a pista Fiquei fudido da vida...
O pessoal aqui da zona de LX podia era organizar-se e num próximo track day ficar com a sessão de iniciados toda para nós, depois metia-mos lá 2 ou 3 veteranos a fazer de instrutor
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Sobre ser só aceite pele, acho que depende do evento, se o F1C vir isto ele que comente, ele está sempre batido nos trackdays e sabe indicar melhor.
Mas posso-te dizer que na apresentação da S1000RR no Estoril de inicio era "só equipamento completo de pista" ao fim de umas 3 ou 4 sessões era já pessoal com "fato" para a chuva a ir para a pista Fiquei fudido da vida...
O pessoal aqui da zona de LX podia era organizar-se e num próximo track day ficar com a sessão de iniciados toda para nós, depois metia-mos lá 2 ou 3 veteranos a fazer de instrutor
Um colega meu em tempos foi a um evento qq da Michelin com a mota dele, a entrada era "oferta" com a compra de um set de pneus da marca, e teve que levar fato completo.
Oh pah se desse para conseguirmos ter sessão so aqui para os Noobs era gajo de arrancar logo para Lx. Pq pelos videos q vejo ha la smp malta a tentar fazer tempos para entrar no motogp!!! N tendo eu experiencia e nem me quero arriscar ainda fico em uma qq trajectoria q n devia ou assim e pumba.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Oh pah se desse para conseguirmos ter sessão so aqui para os Noobs era gajo de arrancar logo para Lx. Pq pelos videos q vejo ha la smp malta a tentar fazer tempos para entrar no motogp!!! N tendo eu experiencia e nem me quero arriscar ainda fico em uma qq trajectoria q n devia ou assim e pumba.
Alinho!
DISCLAIMER: não falo por experiência porque nunca fiz mas sim de conversas com quem já o fez.
Aos aqui presentes no fórum que têm experiência, manifestem a vossa opinião
Em relação a comportamentos dos Rossis e Marquez de esquina, há um pouco de tudo. Como em tudo na vida, os mais experientes são os mais cautelosos e os grupos mais rápidos serão sempre os mais seguros no que toca a estupidez, claro.
Por sua vez, os grupos mais lentos devem estar carregados de malta cheio de força na verga e que querem provar que são rápidos. É aqui que os problemas podem acontecer.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Nunca tinha reparado nesta mensagem senão agora: "O administrador limitou o número de citações para 1. Você somente verá apenas as últimas 1 citações."
Serei só eu?
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Nunca tinha reparado nesta mensagem senão agora: "O administrador limitou o número de citações para 1. Você somente verá apenas as últimas 1 citações."
Serei só eu?
Como é que estás a fazer para citar multiplos posts? Para fazer multi citações eu clico em "citar multi" nos posts que quero citar e depois clico em "responder" lá em baixo ao lado de "novo tópico". Nunca tive problemas em citar vários posts desta forma. Espero que isto ajude.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Certo, e tenho essa opção no PC/browser. Faço exactamente isso, vou clicando "citar multi" e depois responder. Consigo inserir as quotas todas que seleccionei, ver tudo e postar. Mas vejo a mensagem na mesma. Hummm
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Aaaahhhhh. Pensei que não estavas a conseguir citar multi mesmo. Se é só a mensagem menos mal mas é estranho na mesma porque a mim não me aparece a dita cuja. Algum bugzito qualquer, código marado ou coisa do género.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
E mais uma para a contagem.. e esta hoje já foi mais dolorosa para a menina.
Eu estou inteiro, sem marcas aparentes mas um bocado empenado na anca graças ao isqueiro.. Será por isso que dizem que fumar mata??
Tudo porque não ia concentrado no que ia a fazer. Se fosse a rasgar de certeza que não acontecia..pelo menos desta maneira.
Para quem conhece, saída para A5 após a ponte 25 Abril, travagens em bloco da típica hora de ponta. Procuro logo a escapatória e aponto para a rota de fuga. O carro da frente como ia bater tapou-me a rota e assim que toquei no travão, inclinado, já estás! O chão foi todo meu! A menina foi a faíscar uns bons 15mt.. Até me dói o coração!!
Aftermath: Carenagens frente e lateral dta Pisca frente dto Manete travão Pisa pés dto Espelho Peso punho Escape Casaco Capacete (só raspãozito estético) Calças E acho que é só..
Album:
E acho que já chega de tristezas..
Até à próxima!!
anzol CBR 600F4
Número de Mensagens : 2772 Idade : 20 Localização : PORTUGAL Data de inscrição : 16/02/2010
que merd@@@@@@ depois de tanto carinho na ultima revisao e tava impecavel. La anda em gajo desmotivado uns dias.
mas ja sabemos que assim q te vier o animo novamente a maquina fica nova, como se nada tivesse acontecido, apenas uma triste lembrança. claro que ficamos tristes pela mota, mas se estás estás bem é o mais importante pq assim ha saude para tratar dela.
o meu vizinho tem la uma ponteira original nova para vender, se quiseres.