InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarpequeno problema no motor, não, não é Honda Lojapequeno problema no motor, não, não é Honda V-deospequeno problema no motor, não, não é Honda Fotos
pequeno problema no motor, não, não é Honda Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 pequeno problema no motor, não, não é Honda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
davidfelix
CBR 400RR
davidfelix

Número de Mensagens : 612
Idade : 51
Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário)
Mota/Modelo : 1100XX (2006)
Data de inscrição : 04/02/2015

pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitimejaneiro 4th 2019, 14:31

Boas, nem sei bem se estou no sitio certo mas aqui vai: 
- um colega de trabalho, tem uma MT09 Tracer, e andava a "esticar" a vida da corrente. Até que um belo dia a sair de casa, a dita cuja resolveu saltar, como acontece nas bicicletas e vai de colocar a corrente no sitio, como se faz nas bicicletas também. E voltou para casa a pensar que tinha mesmo de mudar aquilo.
Uns dias depois lá foi para mudar, quando lhe ligam a dizer que tinha um "pequeno" problema e que lhe iam enviar as fotos:

pequeno problema no motor, não, não é Honda 46599788761_73c2da2a7e_c

pequeno problema no motor, não, não é Honda 45685538215_2647444237_c

pequeno problema no motor, não, não é Honda 32725696768_a496c34c15_c

e por fim:

pequeno problema no motor, não, não é Honda 45875633124_8008afe56c_c

o que aconteceu foi que a corrente quando saiu, alojou-se toda à volta do Pinhão de Ataque, forçando a protecção, que acabou por partir o pino que a ligava ao motor (carter)!!

Agora o que acham que ele faça, a moto é de 2016. Manda arranjar, sendo que na melhor das hipóteses é "apenas" o buraco? ou no pior dos cenários, como ele andou na moto com aquele buraco aberto no carter, é ter entrado "lixo" e o motor já estar nas couves, e ser preciso mudar muitos componentes? Troca de motor? ou vende para peças e compra outra?

Um abraço e Bom Ano.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/channel/UCRNKtKWZrgH_3BpA9knUq7A
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9222
Idade : 36
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitimejaneiro 4th 2019, 14:43

Em princípio se algum lixo entrou apenas no cárter, ainda tem de passar pelo filtro de óleo até chegar ao motor, é possível que não tenha danificado nada. Não faz sentido mandar já motor fora só por essa suposição.

A questão é a reparação nesse local, não sei se é muito fazível (e se ficaria algo de jeito...), não faço ideia, provavelmente o ideal era desmontar o motor, e trocar essa peça inteira se for possível (que também não sei se é, mas um mecânico deverá saber responder melhor que eu).

Andar a "esticar" correntes nunca é boa ideia. Eu já parti uma na moto anterior e não andava a estica-la... E pode danificar a mota, e até pior, bloquear uma roda e provocar uma queda (que em velocidade mais alta ou certas circunstâncias pode ser grave, muito grave).

_________________________________________
pequeno problema no motor, não, não é Honda R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitimejaneiro 4th 2019, 15:06

Tb concordo q isso n deve ser já o fim do motor.
N sei se essa zona é todo o bloco, mudar isso deve ficar uma pipa de massa para além q acaba por ser uma reconstrução inteira do motor, ao mudar tudo de um lado para o outro (novo bloco).

Na minha modéstia opinião, se o buraco é visível/acessível pelo cárter era de reparar (depois de opinião de alguém que faça soldas em alumínio e o mecanico). Mas apenas fechar o buraco, não inventar uma nova fixação da tampa nem nada (ela segura-se nos outros parafusos).
Ao reparar depois já depende o nivel de qualidade/acabamento q se queira ou se possa pagar, tirar o motor para ser mais facil trabalharem e deixarem algo o mais perfeito possivel tanto por dentro como por fora.
Para n gastar mto tapar isso mm com o motor no sitio e sem grande embelezamento.

O principal é ficar totalmente preenchido e sem fugas na solda para n ceder, essa zona do cárter penso q n acumule pressão como o resto do motor, mas convém q seja preenchido o buraco por alguém q saiba fazer bem.
Há tb a questão da temperatura do motor, nao sei como reage o aluminio a isso qd resoldado.

Obrigatoriamente lavar essa tampa do cárter, trocar oleo e o filtro para evitar q fique la restos e limalhas. A muda seguinte ser mais curta e voltar a trocar tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 49
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitimejaneiro 4th 2019, 15:46

isso resolve se bem sem complicar muito, é agarrar na mota e no bocado que falta ali no carter, deve ser o que está agarrado a tampa, e ir a um profissional em soldadura de aluminio que ele consegue soldar isso na boa, fica prefeito e nem se vai notar nada....depois é só mudar o oleo e filtro e andar descansado...
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitimejaneiro 4th 2019, 15:50

Reparei agora q o suporte ficou agarrado na tampa, pode ser q consigam resoldar isso no sitio.
Por fora n se deverá notar quase nada, mm q por dentro fique uma solda grande.
Ir para o topo Ir para baixo
davidfelix
CBR 400RR
davidfelix

Número de Mensagens : 612
Idade : 51
Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário)
Mota/Modelo : 1100XX (2006)
Data de inscrição : 04/02/2015

pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitimejaneiro 4th 2019, 15:55

antes de mais obrigado pelas vossas opiniões, já tranquilizei o meu colega  Very Happy
ele vai tentar perceber junto a um familiar, que segundo me disse agora, já reparou situações identicas em motores de carros e camiões o que se pode fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/channel/UCRNKtKWZrgH_3BpA9knUq7A
Conteúdo patrocinado




pequeno problema no motor, não, não é Honda Empty
MensagemAssunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda pequeno problema no motor, não, não é Honda Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

pequeno problema no motor, não, não é Honda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Pequeno Problema na minha 954
» Ela liga-vos com um pequeno problema... que fazem?
» Motor V 12 mais pequeno que se conhece
» Problema de motor
» Problema de Aceleração/Rotação do motor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Motor, Embraiagem, Transmissão e Sistema de Refrigeração-