Revisão feita com Motul 7100 10w40.... Fresh and clean!
A minha motoca faltam 1000km para a revisão. Na oficina (sendo a primeira revisão na minha mão quero q seja feita numa oficina representante da marca para darem um olho geral) e eu qd falei no óleo ele recomendou para a minha o Motul 5100, que é o q têm usado. Tb têm o 7100 mas disse que para o ano da minha não há necessidade de usar esse. Não sei que faça, se aceito a recomendação da marca e fica-se pelo 5100 ou peço mesmo para meterem o 7100.
Agora outro assunto, so mm neste país. Em plena hora de ponta bora lá fazer obras na estrada!!! Nem de mota me safei, ou melhor, há mto tempo q n via uma fila tao grande e isso safei-me (mto devagarinho fui passando), mas qd me chegou à frente tá a GNR a controlar a circulação alternada, e sinceramente...
guiZmo CBR 500R
Número de Mensagens : 885 Idade : 41 Localização : Mem-Martins Mota/Modelo : Hornet F7 - ex PCX v2 125 Data de inscrição : 14/11/2016
A minha motoca faltam 1000km para a revisão. Na oficina (sendo a primeira revisão na minha mão quero q seja feita numa oficina representante da marca para darem um olho geral) e eu qd falei no óleo ele recomendou para a minha o Motul 5100, que é o q têm usado. Tb têm o 7100 mas disse que para o ano da minha não há necessidade de usar esse. Não sei que faça, se aceito a recomendação da marca e fica-se pelo 5100 ou peço mesmo para meterem o 7100.
Agora outro assunto, so mm neste país. Em plena hora de ponta bora lá fazer obras na estrada!!! Nem de mota me safei, ou melhor, há mto tempo q n via uma fila tao grande e isso safei-me (mto devagarinho fui passando), mas qd me chegou à frente tá a GNR a controlar a circulação alternada, e sinceramente...
5100 é semi sintetico, e o 7100 sintetico. Só fiz a primeira revisao em oficina qdo a comprei, a revisao dos 6k, pelo mesmo motivo, uma olhada geral.
Depois a dos 12k e agora a dos 18k fiz eu, e as próximas q faça também.
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
5100 é semi sintetico, e o 7100 sintetico. Só fiz a primeira revisao em oficina qdo a comprei, a revisao dos 6k, pelo mesmo motivo, uma olhada geral.
Depois a dos 12k e agora a dos 18k fiz eu, e as próximas q faça também.
É mm isso q tenho em mente, a primeira ser feita na oficina para darem um olho em tudo já que eles conhecem melhor o modelo que eu. Depois as coisas simples como mudas de óleo, filtros, velas, pastilhas, pneus (tiro a roda e mando montar/calibrar),etc. já farei eu. Depois suspensões, limpezas de injecção, ou outras coisas mais técnicas será sempre em oficina. Tas a fazer a revisão a cada 6k, o manual da minha tb diz isso mas la n oficina recomendaram fazer a cada 5k q foi ao encontro já da minha ideia.
guiZmo CBR 500R
Número de Mensagens : 885 Idade : 41 Localização : Mem-Martins Mota/Modelo : Hornet F7 - ex PCX v2 125 Data de inscrição : 14/11/2016
A minha, a marca recomenda a cada 12k... Também não é por 40e q me vai fazer confusao fazer a cada 6k.
Estamos a falar de motores rotativos...q levam esfregas de aceleracoes repentinas... 2,8L de oleo... Não me faz confusao fazer a cada 6. Assim o oleo mantem quase ao maximo as propriedades até à muda.
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
A minha, a marca recomenda a cada 12k... Também não é por 40e q me vai fazer confusao fazer a cada 6k.
Estamos a falar de motores rotativos...q levam esfregas de aceleracoes repentinas... 2,8L de oleo... Não me faz confusao fazer a cada 6. Assim o oleo mantem quase ao maximo as propriedades até à muda.
Então nessa muda intermédia (6k) só tás a trocar o óleo certo? Já que 2,8L parece-me que é sem a muda do filtro.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Para mim, um dos melhores óleos: Motul. Mai nada!!
Na muda dos 6k o CBR666 meteu-me iPone.. .e para ser sincero não gostei muito. Notei diferença abismal quando mudei para o 7100, e não foi psicologica, pois noto deveras a caixa muito mais suave.
A dos 24 (se ainda tiver a mota), vou experimentar o 300V
guiZmo CBR 500R
E se puderes, mete um pouco a trabalhar, antes de o tirar, para o óleo não escorrer espesso.
Faço a muda a quente...
Meto-a a trabalhar um bocado... depois parafuso do bujon fora... escorre ate ficar fio, depois sai o filtro... e fica ali até ao dia seguinte... A chamada revisão alentejana
PSonic CBR 600RR
E aqui no tópico dos desabafos... não existe off topic!
isso eu sei mas já ouvi tanta coisa, então nos carros ainda mais. Por exemplo "óleos demasiados modernos em motores antigos podem não fazer o serviço correctamente, sendo um óleo sintético e mais fino pode conseguir passar por orifícios q um semi-sintético já n consegue"
Agora até q ponto isso é verdade, tem alguma ponta de verdade ou apenas um mito n faço a mais pequena ideia!!! Verdade é q a minha GSXR n perde/gasta uma pinga de óleo, nem cheira a óleo queimado e o motor está limpo em qq parte. Já ta com 4k na minha mão e o nível está exactamente no mm sitio. Noto sim q a caixa n tem a suavidade qd a fui buscar (o antigo dono n sabe o q la meteram) e no local q dá para o ver tá escuro o oleo, pelo q leio por aqui o Motul numa muda de 5k/6k ainda continua bem vermelho.
guiZmo CBR 500R
Agora fui ver o fórum da GSXR PT a ver se me registava ou não pois já n ando com mta paciencia para ter vários fóruns e o CBRPortugal tem sido mais q suficiente para mim e recebe mto bem os companheiros com outras marcas. N tenho rede social nenhuma já para verem a paciencia q tenho para essas coisas!!!
Reparei que o F1CT tb anda por la!!! Mas o q me chamou a atenção foi na secção livre de "Videos do Aço" este(s) companheiro(s). As razias q fazem a outras motas e enlatados, ultrapassagens em curvas sem visibilidade, etc etc. N sei se o companheiro deste vídeo é daqui tb ou não mas é um estilo de condução, nas circunstancias da via no momento, sou totalmente contra.
guiZmo CBR 500R
Então... mas vocês quando querem ter uma condução desportiva, andam sempre em 6ª?
O meu comentário nem foi nesse sentido, foi q fiquei admirado o qt a 1ª é capaz!!! Agora entendo pq as motas facilmente fazem 0-100 na casa dos 3seg, n é necessário trocar de mudança!!!
Eu como estou longe de ter ou fazer esse tipo de condução n tinha noção das capacidades de uma primeira, já q toda a vida me ensinaram q a primeira só serve para arrancar!!!