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Autor | Mensagem |
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Snipas CBR 250R
Pendura : Backpack
Número de Mensagens : 308 Idade : 32 Localização : Almada/Lisboa Mota/Modelo : CBR 250R Data de inscrição : 14/12/2015
| Assunto: Opinioes sobre pneus dezembro 30th 2015, 15:16 | |
| Boas pessoal quando comprei a minha menina ela vinha com um s20 hypersport a frente e um battlax bt45 atrás (ambos novinhos o vendedor fez o favor de os meter na mota para a venda porque sabia que era a minha primeira menina), gostava se saber opiniões quanto ao pneu traseiro para dias de chuva em que o piso esta "humido" isto porque ja não e a primeira vez que eu sinto a roda de trás a patinar em arranques e travagens. |
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Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus dezembro 30th 2015, 15:18 | |
| pode ter a ver com a forma como arrancas e travas. Com tempo humido é preciso moderar |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus dezembro 30th 2015, 15:32 | |
| Para uma 250R patinar em aceleração é porque deves estar a dar gás a mais... E em travagem também me cheira a travão de trás a mais.
No entanto, se quiseres um bom pneu de chuva, mete um Michelin Pilot Road ou Dunlop Roadsmart.
Para ser algo meio termo, Dunlop SportSmart ou semelhante.
S20 já é mais para o lado do seco.
Edit: Li mal. Esse pneu que tens atrás deve ser rijo p'ra xuxu... :\
Última edição por F1CT1C10U5 em dezembro 30th 2015, 15:46, editado 1 vez(es) |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus dezembro 30th 2015, 15:42 | |
| Nunca andei com um BT45, mas o que te posso dizer é que esse pneu é de Sport-Touring, e se não me engano, mais virado para Touring que propriamente Sport, e dentro desta gama, até nem é mau pneu...
Tens é um conjunto de pneus muito desiquilibrado e com características muito diferentes... O da frente até é demais em relação ao que a tua moto necessita, e o de trás pelo contrário é pneu feito para durar (preferível assim do que ao contrário, mas o ideal seria teres ambos os pneus da mesma gama, ou o mais próximo possíveis).
É normal que sintas o traseiro a fugir um pouco...
Quanto a chuva, pneus Sport muitas vezes são um belo cocó com serpentinas nestas condições, mas penso que esse S20 não são nada maus mesmo no molhado (na perspectiva de hypersport). Quanto ao BT45, por norma os Sport-Touring não são maus no molhado..
Tens de ter atenção a uma coisa, que no molhado, seja com que pneu for, a aderência vai ser sempre inferior, e mesmo que tenhas bons pneus para chuva, é normal que quando aceleres/traves/inclinas demais sintas os pneus a dar de si..
Segundo, se não gostas do comportamento de uns pneus, experimenta outro. Quando tinha a 250 como a tua, pus uns Pilot Road 3, e adorei. Em 95% dos casos, consegues andar normalmente com eles à chuva e sem medos...
O que te aconselho mesmo, é pores ambos pneu traseiro e dianteiro do mesmo modelo, principalmente para condições de chuva.
Há quem goste de misturas tipo Sport frente, Sport-Touring atrás. O problema é que os Sport-Touring no molhado muitas vezes são melhores que os Sport, e pode dar asneira... Um pequeno deslize no de trás por norma serve de aviso, no da frente é risco de ir ao tapete... _________________________________________ |
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Snipas CBR 250R
Pendura : Backpack
Número de Mensagens : 308 Idade : 32 Localização : Almada/Lisboa Mota/Modelo : CBR 250R Data de inscrição : 14/12/2015
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus dezembro 30th 2015, 18:47 | |
| então pelo que estou a perceber tenho 2 opções ou sofro com estes ate gastarem, que ainda vai demorar pq apesar de fazer 100-120km tds dias eles tavam novos, ou vou largar nota para mudar o set de pneus |
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alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 3rd 2016, 21:51 | |
| Uma dica.. verifica a pressão dos pneus.. E sim esse pneu é rijo para xuxu como disseram la atras.. |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 12:32 | |
| Boas mudando de tópico e outra questão, a minha 600rr de 05 vem com Super Corsa há frente e BT16 a trás eu tambem pouco peso ( 68kg ) acham que principalmente face ao tipo de pneus que é o da frente, deva usar a pressão que eles aconselham de fábrica 2.5 / 2.9 ? Antes tinha uma SV650 mas ao que me dissera este tipo de motas agora requer mais atenção com a pressão certa que se mete nos pneus etc... O Super corsa, dizem que é bom pneu e o meu acho que não tem muito uso mas aquilo também parece quase um slick, pouco rasto se nota e é mesmo muito redondo. Acham que a mistura de pneus está muito desfasada a nível de segurança? |
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alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 13:13 | |
| O super corsa é excelente... Mas não para piso húmido ou molhado.. O bt016.. Já é melhor para pisos húmidos... Mas não é um pneu de chuva. Contudo sim os pneus cada vez requerem mais atenção com a pressão... Antigamente usava se sempre a pressão máxima... Os compostos de borracha eram mais rijos, Precisavam de temperatura para serem bons e essa temperatura era atingida mais facilmente com temperatura máxima 2.9.. Hoje em dia os pneus são muito melhores e se continuarmos a meter pressa máxima o que nos acontece é dizer que o pneu não presta porque foge muito.. Na verdade não sabemos lidar com ele e o provável é ter pressão a mais.. Existe 2 fatoress no mínimo para sabermos usar um pneu.. Conhecer a borracha usando o... E descobrindo a pressão que nos favorece... E outra a leitura da estrada ambiente.. Não podemos usar atrás 2.5.. No verão... E usar a mesma pressão no inverno... A temperatura não é igual..
Na verdade aquelas pessoas que passam a vida a usar pneus de marcas diferentes, tendem a dizer não gosto deste porque é assim aquele é assado etc... Quando na verdade apenas usam 2.9 em qualquer pneu de qualquer marca.. 2.9 atrás e 2.5 a frente.. Que são as pressões máximas.. Outra situação é.. Quem não acredita no que estou a dizer.. Antes de saírem de casa.. Verifiquem a pressão.. E depois da volta com os pneus quentes verifiquem a pressão... Vao ver a diferença que é.. Atenção que tem é ser com a mesma máquina.. Isso das bombas é muito incerto. |
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Lusso CBR 600RR
Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 14:38 | |
| Então quanto é que tu achas que se deve meter na minha CBR F3 no inverno? 2.x? |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 14:52 | |
| Obrigado Alves1 eu honestamente agora quando fosse ver a pressão da minha ia meter o que manda de fábrica mas sendo assim secalhar vou tirar um pouco a trás e há frente. Sim dos pneus falaram.me bem, especialmente do corsa, mas que para tempo húmido é 0 mesmo. Quando tiver de meter pneus secalhar vou optar pela gama sport/turismo, dizem que agarra mais do que o suficente para o que fazemos na estrada, alem de que aguentam mais km. Exemplo os Metzeler Z8 e os Dunlop SportSmart 2. |
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Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 15:23 | |
| eu tenho ambos bt16 pro. e uso a pressao maxima sempre que os encho, um pouco menos de pressao e costumo sentir a mota instavel.
O alves ja me vai chatear com isto, mas vai do que cada um sente ahah |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 15:36 | |
| Talvez 2.5 / 2.8 não seja muito mau, eu tenho pouca experiência neste tipo de motas para saber ainda se o problema é da pressão dos pneus ou da minha habituação ao estilo de mota. Com o tempo vai.se vendo. |
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Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 18:50 | |
| Parra eu sou tenrinho nessas andanças, na minha naked era uma coisa, nesta burra a história é outra, a posição etc, vão andar vocês a léguas e eu cá atrás a ver as vista. |
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Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 21:28 | |
| Bruthus vou dizerte o que digo e muita gente mais. quem anda comigo e malta amiga é sempre assim. vamos em grupo, cada um anda o que quer. os que andam mais aceleram mas depois param mais a frente. So chegamos ao destino quando os mais lentos chegarem |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 21:45 | |
| Acho que a atitude é mesmo a mais correcta se bem que eu mesmo que todos se metessem a andar não me ia matar para agarra ninguém, esses passeios são porreiros por causa do convívio, brincadeiras etc, o mundo das motas é mesmo outra coisa que não se compara aos carros. |
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Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 22:09 | |
| sim tens varios tipos de grupos, mas a malta com quem curto de andar e assim. sempre boa disposição, palhaçada... tipicamente sou bobo da corte e bode expiatório de tudo. mas pronto alguem tem que ser |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 22:16 | |
| Exacto mas se não fosse assim onde estava a piada, assim que tenha mais tempo e a chuva dê tréguas, digo.te alguma coisa para saber se há planos de passeio, eu costumo ir bastantes vezes h+a margem sul, e agora estou lá a trabalhar também. |
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Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 22:51 | |
| na boa, quando quiseres apita, quando posso vou dar um giro e combino sempre com malta aqui ou no face |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
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Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 5th 2016, 23:57 | |
| Só para avisar que o Parra não anda nada e fica sempre para trás só para continuar o offtopic LOL |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
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alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 6th 2016, 01:05 | |
| Lusso.. eu não sei quanto deves meter na tua mota.. so tu saberás ver isso... pelo tipo de condução que tens e como usas o pneu... tens de verificar por ti... o segredo esta em meter a pressão boa na condução e não sobreaquecer o pneu com pressões elevadas que geram temperaturas elevadas.. etc
Parra.. se calhar os teus 2.9 são bons.. não te esqueças que temos motas diferentes.. binário diferente etc... eu queco os pneus de uma forma que tu não.. derivado a potencia da mota.. e ao binário que ela mete no chao.. secalhar os teus 2.9 funcionam perfeitamente.. a mim pr ex não.. muito menos de verão..de veras 2.9 atras derrete e escorrega que se farta.. derrete no sentido de se ir embora num instante... com pressões elevadas e temperaturas elevadas.. |
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w@rrior CBR 600F
Número de Mensagens : 1121 Idade : 53 Localização : Norte Transmontano Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças Data de inscrição : 23/03/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 6th 2016, 15:33 | |
| Achei por bem deixar aqui um breve texto sobre as pressões dos pneus, pois acho pertinente esclarecer algumas questões aqui debatidas.Embora o texto seja referente a automóveis o mesmo principio se aplica a motociclos.Cada qual tire depois a sua ilação sobre este assunto.Pressão de Enchimento dos PneusO cumprimento da pressão aconselhada reveste-se de grande importância para a segurança do veículo. A baixa pressão provoca um aumento anormal da temperatura dos constituintes do pneu. A utilização de um veículo equipado com pneus com uma pressão inferior à recomendada, pode originar uma degradação dos mesmos. Esta degradação é irreversível e pode conduzir a uma destruição do pneu por perda de pressão imediata. Os pneus com pressão abaixo do recomendado pelo fabricante, conduzem, também, a aumentos de 8% no consumo de combustível.
Os efeitos negativos de uma pressão insuficiente não são necessariamente imediatos e podem mesmo não se manifestar senão um certo tempo após a correcção. É necessário verificar regularmente a pressão (de 15 em 15 dias), sem esquecer a roda sobressalente, utilizando um manómetro fiável. Estas verificações devem ser feitas “a frio”, porque a pressão aumenta com o aquecimento provocado pela utilização. A pressão dos pneus pode aumentar até 20% (10 a 15 psi) durante a sua utilização, aumento esse que é tomado em consideração na concepção dos pneus. Por isso, nunca ajustar a pressão dos pneus com os pneus quentes; a pressão volta ao normal quando os pneus arrefecem.
Constata-se que os pneus perdem aproximadamente 0,69 bar por mês e ainda por cada 10 graus de redução da temperatura. Os valores aconselháveis são normalmente indicados no manual do veículo, e actualmente existem etiquetas vulgarmente afixadas junto ao tampão de combustível, nas portas ou no porta-luvas.
As pressões medidas “a frio”, devem sempre corresponder às recomendadas para o veículo (ter em conta outras utilizações: atrelados, caravanas, barcos, etc.). Em caso de dúvida, consulte uma tabela de pressões. Ter em conta que a tampa da válvula funciona como um vedante suplementar do ar, devendo, por isso, estar sempre em boas condições.
Um pneu quente está com pouca pressão se tiver uma pressão inferior à pressão a frio recomendada. Evitar, igualmente, a utilização do veículo com pneus com pressão acima do recomendado: nestes casos, a área de contacto com o solo é menor, pondo em risco a segurança do veículo, ao mesmo tempo que torna o pneu mais propenso a rasgos por embate em objectos. |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Opinioes sobre pneus janeiro 6th 2016, 16:51 | |
| Deixo aqui mais um link que podem considerar interessante: http://motorbikewriter.com/correct-motorcycle-tyre-pressures/
Pessoalmente, como já disse algures atrás, não me dou muito bem com pressões demasiado baixas, já experimentei diversas, e o ideal para mim está entre 2.3-2.5 à frente, e 2.7-2.9 atrás.
Pressões demasiado altas, principalmente no pneu da frente, também detesto na moto, nem consigo andar com elas (têm-me acontecido com frequência quando troco de pneus, e encherem-me com demasiada pressão, e basicamente não consigo curvar minimamente até à estação de serviço mais próxima para reduzir a dita pressão lol).
Opinião pessoal, 2 coisas a ter em atenção: - Primeiro, tomem como referência o dito pela Marca; - Segundo, vão experimentando, e adaptem ao como se sentirem melhor. Há quem goste de mais altas, outros mais baixas. Não se afastem demasiado do recomendado, no entanto.
A escolha do valor mais certo depende do modelo do pneu que tiver, há uns que me dou melhor com ligeira mais pressão, outros menos. Mas não costuma variar destes valores.
Quanto aos valores recomendados, 2.5, 2.9 para a Honda por exemplo, não são valores máximos. São valores recomendados (um pouco generalistas, mas são os recomendados). Valores máximos são os que estão escrito no pneu e não ditos pela marca da moto (para carga máxima), e não é suposto ter tal pressão para uso normal.
Também deixo um link com o que a própria BridgeStone tem a dizer sobre as pressões: http://www.bridgestone.co.uk/moto/your-journey/advice/2012/05/tyre-pressure--inflation/ _________________________________________ |
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