|
|
Autor | Mensagem |
---|
Pedras CBR 400RR
Pendura : you wish...vai a pé!!
Número de Mensagens : 570 Idade : 41 Localização : lisboa,Ponte de lima Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver Data de inscrição : 16/08/2013
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 12th 2014, 17:10 | |
| Eu antigamente na bicla quando não tinha travoes metia o pe ente a roda e a forquilha da frente vou testar isso na mota.. Agora a serio numa mota como a minha cheia de tecnologia em termos de travagem no ano 97 ou se aprende devagarinho a travar com o da frente e um pouco com o de tras ou então faz egua agora com estas ultimos modelos ja temos muita ajudas e ainda bem seguranç acima de tudo Cumprimentos |
|
| |
AjnSantiago CBR 600F
Número de Mensagens : 1156 Idade : 42 Localização : Porto Data de inscrição : 15/12/2011
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 12th 2014, 23:55 | |
| - ricardo.cbr600 escreveu:
agora com estas ultimos modelos ja temos muita ajudas e ainda bem seguranç acima de tudo Cumprimentos A Honda comparada com as restantes marcas está muito aquém dessas ajudas, ok tem o abs mas 'também só' custa 1200+€.. Verdade seja dita, só o abs é verdadeiramente importante, não senti até hoje falta de outro tipo de ajuda.. |
|
| |
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 09:24 | |
| Sim, também acho que o ABS deverá ser "A" grande ajuda! Nunca tive nem tenho moto com isso... Nem o meu carro tem disso!
Agora o sistema da Bosch que está a Adventure, não me venham com coisas, poder travar a fundo em curva??? E antes que argumentem cenas, dá para desligar completamente. Quando aquilo chegar a uma "RR" qualquer! Bem... Qualquer condutor mediano pode brilhar mais intensamente! |
|
| |
Pedras CBR 400RR
Número de Mensagens : 570 Idade : 41 Localização : lisboa,Ponte de lima Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver Data de inscrição : 16/08/2013
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 18:13 | |
| Abs, sistema conbinado de travagem(CBS)...e uma ajuda para os nervosos control de tração que evita travagem apos a roda derrapar em acelerações..+++.e para não falar das novas bombas de travagem mais modernas que Agora ja vem de serie (BREMBO)tambem ja precisam para tamto cavalo.. A nova ktm deve ser um mundo e o que eu digo so tecnolog..(Não que eu não goste..pq gosto mesmo) mas como eu digo não faz milagres em todo momento e preciso ter o conhecimento de como travar e agir para parar uma mota em segurança Cumprimentos |
|
| |
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 19:04 | |
| - AjnSantiago escreveu:
A Honda comparada com as restantes marcas está muito aquém dessas ajudas, ok tem o abs mas 'também só' custa 1200+€.. Verdade seja dita, só o abs é verdadeiramente importante, não senti até hoje falta de outro tipo de ajuda.. Falando da CBR 1000 RA O ABS é grande ajuda em piso escorregadio e que seja bom piso. Em piso seco é uma bosta. |
|
| |
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 19:13 | |
| - jam escreveu:
Falando da CBR 1000 RA O ABS é grande ajuda em piso escorregadio e que seja bom piso. Em piso seco é uma bosta.
Uma bosta porquê? O ABS da minha até agora nunca me fez diferença. Nem se dá por ter até precisar, só houve uma vez que realmente travei como não houvesse amanhã (eu ia a ultrapassar um automóvel e por-me atrás de um autocarro, e neste momento o autocarro trava a fundo porque lembrou-se à última da hora que havia um ciclista na estrada), e nem sequer percebi se o ABS activou ou não no meio da situação... Por isso, se activou, fez bem o seu papel, se não, também não atrapalhou em nada.. porque a mota travou bem, e foi em chão seco. |
|
| |
jam CBR 900RR
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 19:19 | |
| - daikoni escreveu:
Uma bosta porquê? O ABS da minha até agora nunca me fez diferença. Nem se dá por ter até precisar, só houve uma vez que realmente travei como não houvesse amanhã (eu ia a ultrapassar um automóvel e por-me atrás de um autocarro, e neste momento o autocarro trava a fundo porque lembrou-se à última da hora que havia um ciclista na estrada), e nem sequer percebi se o ABS activou ou não no meio da situação... Por isso, se activou, fez bem o seu papel, se não, também não atrapalhou em nada.. porque a mota travou bem, e foi em chão seco. É uma bosta porque em piso seco alarga as travagens uns bons metros. Em situação de risco e necessidade de parar no mais curto espaço, sem ABS para em muito menos espaço. Na minha CBR tinha um botão que desligava o fusível do ABS sempre que queria andar rápido e sem apanhar sustos. |
|
| |
AjnSantiago CBR 600F
Número de Mensagens : 1156 Idade : 42 Localização : Porto Data de inscrição : 15/12/2011
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 19:31 | |
| - jam escreveu:
É uma bosta porque em piso seco alarga as travagens uns bons metros. Em situação de risco e necessidade de parar no mais curto espaço, sem ABS para em muito menos espaço. Na minha CBR tinha um botão que desligava o fusível do ABS sempre que queria andar rápido e sem apanhar sustos. Se eu tivesse ABS possivelmente teria-me safado do acidente que tive, ou até não, mas não teria ido ao chão quando a roda bloqueou. A meu ver alargar as travagens é melhor que bloquear uma roda, e isso acontece em piso seco sem grande problema, basta uma tampa de esgoto ou passadeiras. Estou a mandar postas pois não tenho ABS mas se ele te ativa em piso seco é porque pressionas em demasia o travão, e se andas na esgalha e mais rápido como referes eu andava com ele ligado. |
|
| |
jam CBR 900RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 13th 2014, 19:57 | |
Se eu tivesse ABS possivelmente teria-me safado do acidente que tive, ou até não, mas não teria ido ao chão quando a roda bloqueou. A meu ver alargar as travagens é melhor que bloquear uma roda, e isso acontece em piso seco sem grande problema, basta uma tampa de esgoto ou passadeiras.
Estou a mandar postas pois não tenho ABS mas se ele te ativa em piso seco é porque pressionas em demasia o travão, e se andas na esgalha e mais rápido como referes eu andava com ele ligado. O conceito de travagem com ABS é o contrário do travão convencional. Com ABS quanto mais apertas a manete e mais força fazes mais trava. Inicialmente há que configurar o cérebro para esta alteração e aprender a travar. Depois de 2 CBR 1000 RR e 2 CBR 1000 RA consigo facilmente comparar os travões e a utilização do ABS. Em pisos escorregadios e DESDE que o piso seja bom, o ABS é uma mais valia. Se o piso for escorregadio mas irregular o ABS já não é ajuda nenhuma porque nem sequer trava. Isto aplica-se em todos os pisos irregulares. Neste tipo de piso o ABS nem trava. basta que a roda saltite para bloquear mais facilmente fazendo actuar o ABS e são sustos de seguida. Em piso seco e bom qualquer pessoa que saiba dosear o travão até ao bloqueio consegue à mesma velocidade parar mais rápido do que a actuação do ABS. Como já caí e já tive acidentes idênticos nas 2 situações, com ABS e sem ABS sempre que o piso está seco desligo o ABS e em molhado e mau também desligo o ABS. O ABS funciona na perfeição em situações de distracção em que de repente aparece algo que não prevíamos e se pressiona a manete ou o pedal com susto e se bloqueia a/as rodas. Aí, sem ABS se bloqueamos a frente provavelmente vamos ao chão. O ABS não deixa bloquear mas dependendo da velocidade a que se circula alarga tanto a travagem que provavelmente vamos bater no obstáculo. venha o diabo e escolha. Como quando se anda depressa e nos nossos limites a atenção é grande, o ABS só prejudica. Antes de qualquer curva em que tivesse que efectuar uma travagem violenta com a roda de trás a levantar, a diferença da distância de travagem com e sem ABS são uns bons metros. Como sou teimoso testei várias situações e a 100 à hora precisava de mais 5 metros para parar com o ABS ligado, isto em bom piso. O ABS é fixe para se andar descontraído e nas calmas. Quando se apertam as travagens e todo o espaço é necessário, o ABS prejudica e muito. Aliás, procura em qualquer corrida de super bikes e não deves encontrar nenhuma moto com ABS. Das outras ajudas electrónicas podemos falar noutro tópico que este é sobre travar. |
|
| |
Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 16:40 | |
| O termo certo para classificar o ABS é, segundo a minha opinião,o empregado pelo JAM "uma bosta"! Prefiro uns travões esponjosos (progressivos) e potentes que não entrem em fadiga (não vidrem) do que a porcaria do ABS. Já fiz milhares de km à chuva de moto e bem depressa (ver "550 km sob chuva na cbr") e nunca precisei do ABS! Em seco nem pensar! O motor da nossa cbr1000rr é simplesmente um espetáculo a travar com a desaceleração do motor (vantagens de ser leve)! Junta-se o treino de sincronização com um ou dois dedos no travão e uma delicadeza no pé e doseamento no punho para se parar em qualquer situação!
PS: tenho a mesma ideia em relação ao carro, o ABS é uma BOSTA! |
|
| |
Pedras CBR 400RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 18:00 | |
| - Kafka escreveu:
PS: tenho a mesma ideia em relação ao carro, o ABS é uma BOSTA! Podendo discordar em relação ao carro eu ja tenho a agradecer em varias situaçoes uma delas no rover 414gsi com abs tive que travar de repente e graças ao abs consegui manobrar o carro de forma a desviarme de varios obtaculos (Grades de cerveja que cairam na via pelo camião da super bock) se tivese bloqueado as rodar não me permitiriam desviar....(a situação da cerveja ficou sempre na minha memoria ..tamto desperdicio!!! Cumprimentos. |
|
| |
jam CBR 900RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 18:10 | |
| - ricardo.cbr600 escreveu:
Podendo discordar em relação ao carro eu ja tenho a agradecer em varias situaçoes uma delas no rover 414gsi com abs tive que travar de repente e graças ao abs consegui manobrar o carro de forma a desviarme de varios obtaculos (Grades de cerveja que cairam na via pelo camião da super bock) se tivese bloqueado as rodar não me permitiriam desviar....(a situação da cerveja ficou sempre na minha memoria ..tamto desperdicio!!! Cumprimentos. Ricardo, a ideia é essa mesmo. O ABS não deixa bloquear mas nós conseguimos o mesmo com mais eficácia. Quando se circula a pastar, quer de carro quer de moto vamos sempre distraídos e nesse caso quando de susto precisamos do travão o ABS está lá para nos dizer que não se guia distraído. Se formos sempre concentrados nunca precisamos do ABS para nada. |
|
| |
Pedras CBR 400RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 18:30 | |
| LOOOL....distraido quem não se distrai com grades de cerveja a cair a frente ate fiquei desidratado .... agora a serio eu percebi dai eu dizer que faz falta no carro pois 4 rodas e são sempre mais facil de desviar,manobrar,fazer zigzag que na mota(para mim )porque a alta velocidade venha Sº antonio e nos ajude |
|
| |
Brave CBR 600F
Pendura : Sónia
Número de Mensagens : 1217 Idade : 46 Localização : Ovar Mota/Modelo : Honda CBR 954RR Fireblade Data de inscrição : 03/08/2011
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 21:28 | |
| Para mim é travão da frente, caixa e travão de trás a ajudar, sempre! Ainda no domingo de manhã ia eu prai a uns 130, 140kmh e sai um burro de um enlatado para a estrada, vindo de um parque de estacionamento, como se não tivesse a estrada para cruzar e eu tive de usar o da frente com a força toda o de trás e a caixa com uma redução de 6 a 1 em segundos, que a roda de trás da minha 954 não bloqueou mas andou descontrolada aos saltos no alcatrão, acho que não pela força aplicada no travão de trás que não foi muitas mas sim pela redução brusca a que fui obrigado fazer para evitar o acidente. Depois foi ir atrás do gajo e ainda tentei abrir-lhe a porta do carro para lhe dar uns valentes murros nos cornos, mas como ele deve ter trancado as portas ou já ia com elas trancadas, levou com uns murros no tejadilho que deve ter ficado com umas mossas! |
|
| |
jam CBR 900RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 21:46 | |
| Onde é essa estrada que ias que se pode circular a 140? Sendo estrada, se fosses a 90 nada disso tinha acontecido. Atenção que só estou a dizer isto pela tua reacção.
Todos nós andamos mais depressa do que podemos. Mas, no meu caso, como sou diferente se talme acontecer e circular a 140 num local a que só posso circular a 90 e um carro que nem me vê chegar sair para a estrada, eu travo e peço-lhe desculpa por estar em transgressão. Mas, como não sou ministro nem dono das estradas sei quando o erro é meu e peço desculpa. |
|
| |
Brave CBR 600F
Pendura : Sónia
Número de Mensagens : 1217 Idade : 46 Localização : Ovar Mota/Modelo : Honda CBR 954RR Fireblade Data de inscrição : 03/08/2011
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 21:56 | |
| Ia na E.N 109 na zona de Ovar, zona de 50 kmh Sim ia em excesso de velocidade e se fosse a 90kmh tb ia em excesso de velocidade! Mas cá para mim que não percebo nada de código acho que quem sai de um parque de estacionamento para cruzar uma estrada deve tomar todas e as devidas precauções e deixar passar todo o transito da direita e da esquerda e só assim avançar, da maneira como ela saiu se fosse uma bicicleta e que estivesse perto o suficiente tinha-a abalroado, um,a vez que nem olhou! eu cometi uma transgressão a circular em excesso de velocidade numa estrada de 50 mas qua nao deixa de ser uma recta plana, bem comprida e com total visibilidade para os dois lados, o enlatado cometeu a infracção e a negligencia de ter saído como saiu do parque! |
|
| |
RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 22:34 | |
| é um pau de 2 bicos sinceramente... ja tive mota com abs e agora tenho com abs... é como disse o Jam, numa distracao daquelas em aflicao vale bem a pena porque acelerar toda a gente sabe, agora travar em condicoes ja é preciso praticar, ja alguem viu alguem a praticar travagens?
para mim que nao sei travar porque nao conheco o limite da mota nesse aspecto (nao treino) acredito que o abs seja uma boa opcao porque posso carregar na manete a vontade sem (na melhor das hipoteses) ir ao tapete.
tenho umas luzes da distancia que é preciso para travar uma mota porque andei em pista mas para os que nunca foram podem ficar surpresos porque ainda é preciso uma boa distancia. |
|
| |
jam CBR 900RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 20th 2014, 23:06 | |
| - Brave escreveu:
- Ia na E.N 109 na zona de Ovar, zona de 50 kmh
Sim ia em excesso de velocidade e se fosse a 90kmh tb ia em excesso de velocidade! Mas cá para mim que não percebo nada de código acho que quem sai de um parque de estacionamento para cruzar uma estrada deve tomar todas e as devidas precauções e deixar passar todo o transito da direita e da esquerda e só assim avançar, da maneira como ela saiu se fosse uma bicicleta e que estivesse perto o suficiente tinha-a abalroado, um,a vez que nem olhou! eu cometi uma transgressão a circular em excesso de velocidade numa estrada de 50 mas qua nao deixa de ser uma recta plana, bem comprida e com total visibilidade para os dois lados, o enlatado cometeu a infracção e a negligencia de ter saído como saiu do parque! Um velhote (que, ok, não lhe deviam renovar a carta) a entrar numa estrada, olha para a esquerda, para a direita e se vieres a 15o ele entra e nem te viu. Estas são as alturas que nos escafedemos todos em que costumo dizer que não temos culpa mas temos a responsabilidade. Como deves imaginar já me aconteceram dezenas de situações iguais à tua e não é por isso que deixo de andar à velocidade que me apetece sem pensar nos outros, mas, temos que admitir que os gajos dos carros a maior parte das vezes fazem merd@ porque nem nos vêm chegar. |
|
| |
AjnSantiago CBR 600F
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 21st 2014, 00:13 | |
| - jam escreveu:
- temos que admitir que os gajos dos carros a maior parte das vezes fazem merd@ porque nem nos vêm chegar
Sem dúvida.. Se quando vais a 50 que é uma velocidade relativamente baixa não te vêm não podes ficar admirado por ires a 140 e ele se meter à paposeco. Temos que ter sempre noção que nacionais são nacionais, e velhos são velhos.. e o que me assusta mais é pensar nos casos de idosos em contra mão nas AE's por aí fora. Ainda no outro dia ia no carro a 130 a ultrapassar um camião e quando dei por ela tinha um companheiro colado à traseira.. não o vi, não o ouvi, apenas apareceu do nada.. |
|
| |
jam CBR 900RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 21st 2014, 02:12 | |
Sem dúvida.. Se quando vais a 50 que é uma velocidade relativamente baixa não te vêm não podes ficar admirado por ires a 140 e ele se meter à paposeco.
Temos que ter sempre noção que nacionais são nacionais, e velhos são velhos.. e o que me assusta mais é pensar nos casos de idosos em contra mão nas AE's por aí fora.
Ainda no outro dia ia no carro a 130 a ultrapassar um camião e quando dei por ela tinha um companheiro colado à traseira.. não o vi, não o ouvi, apenas apareceu do nada.. Já apanhei um gajo em contra mão na auto estrada e foi grande susto. nunca me assusto com nada e quando o vi e bem distante fiquei sem saber o que fazer. |
|
| |
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 21st 2014, 08:29 | |
| Deve ser um pânico desgraçado...
Será que o gajo se vai desviar para o mesmo lado que eu?
Acho que ia tentar parar na berma o mais possível... |
|
| |
jam CBR 900RR
| Assunto: Re: Travar uma moto maio 21st 2014, 12:03 | |
| Não parei mas reduzi a velocidade até estar em 1ª a metade da rotação e meti-me mesmo junto ao rail da direita. O gajo vinha encostado à direita dele na faixa da minha esquerda. Íamos tantos carros no mesmo sentido que achei que o gajo ia acabar por bater em algum. Quando passou por mim, eram um casal de velhotes direitinhos dentro do carro e provavelmente nem perceberam que estavam errados. Isto passou-se na AE cheia de transito de Valença para o Porto ainda perto de Valença e numa zona que tínhamos uma visualização aí de 2 km. se fosse num local com menos visibilidade podia ser uma cagada. Quando o vi devia ir a uns 240/250. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
|