Isto era um tópico antigo...
Binário = força de motor;
Potência = "trabalho" que o motor produz (em termos simplistas Potência = Binário X Rotação);
Simplificando, se tiveres uma moto A com 50NM de binário, e outra B com 100NM de binário, ambos às 5000rpm (para exemplo, e mesma relação de caixa, etc), a moto B vai desenvolver com o dobro da aceleração.
No entanto imagina que a B é menos rotativa, e tem a potência máxima nessas mesmas 5000rpm, ficando por aí, enquanto a moto A tem 10.000rpm, e potência máxima aí.
Apesar do motor ter metade da força (à partida metade da cilindrada), a rotação extra consegue ser transformada em "força" pela caixa. Se ambas forem puxadas até à sua potência máxima (uma às suas 5000rpm, outra às suas 10.000rpm), a aceleração será a mesma.
Se não entendeste deixa-me explicar-te de outra maneira:
Imagina duas bicicletas iguais, tu numa, um amigo teu noutra.
Tu tens umas pernas musculadas, muita força (binário) nessas pernas, e tens um amigo com metade dessa força. No entanto, ele consegue pedalar com o dobro da velocidade com que tu pedalas.
Se se apanham numa subida, o desgraçado do teu amigo, como tem metade da força das tuas pernas, se está na mesma mudança que tu, o gajo coitadinho... Não consegue-te acompanhar de maneira nenhuma na subida....
Agora apesar de ter menos força, se consegue pedalar com o dobro da velocidade, ele reduz 2 mudanças (exemplo), e para cada metro percorrido tu dás uma volta ao pedal, ele passa a passar a dar 2... Continua a fazer metade da força em cada pedalada, mas a força aplicada à roda aumentou para o dobro, em troca de metade da velocidade por cada volta de pedal. Ele como consegue pedalar ao dobro da tua velocidade, conseguem os 2 fazer a mesma subida ao mesmo ritmo, apesar de ter metade da força de pernas.
Isto é como qualquer sistema diferencial, caixa, etc, funciona. A força e velocidade são intercambiáveis. Se se quiser mais força, reduz-se a velocidade final, se se quer mais velocidade, reduz-se a força aplicada (à roda). É o que acontece quando mudam mudanças nas vossas motos, carros, ou mesmo bicicleta.
Outros exemplos:
- Porque é que um carro a gasolina com 1400cc apenas produz 100cv, enquanto uma moto de 600cc produz 120cv?
Rotação. O motor da moto na verdade tem menos de metade da força, mas enquanto carro produz a sua potência máxima às 5000, a moto produz às 13.000...
Como menos de metade da força, o trabalho final acaba por ser mais do dobro.
Metes o mesmo motor de moto no carro, e ele não mexe, mudas-lhe a caixa para uma super-curtíssima, e passa a andar normalmente (na rotação certa... as motos muito rotativas têm tendência a perderem força em grande parte da rotação, as motos como são leves, no big deal, em carros não tanto).
Notas:
- Os músculos da tua perna podes considerar a cilindrada. Mais músculo, mais força.
- A velocidade com que pedalas, a rotação do motor.
- Existem outros factores que fazem aumentar ou reduzir o binário além da cilindrada, a qual varia em cada rotação (timmings de válvulas, taxas de compressão, etc).
- Estou a excluir factores como peso, curva de binário sem variações, etc para simplificar.
Resumidamente, se querem acelerar o mais rapidamente possível, devem de fazer trocas de caixa no ponto de potência máxima (a partir daí começa a haver perdas significativas).
Sem trocas de caixa, o ponto em que a vossa moto terá mais força, é o ponto de binário máximo. Imagina que estás numa 4ª e não mudas a mudança, e tem binário máximo às 10.000rpm, a esta rotação para essa mesma 4ª mudança, é o ponto que ela mais desenvolve, porque é o ponto que tem mais força.
Isto pode ser um pouco confuso, mas na prática é muito simples.
É o porquê de haver motos com muita cilindrada, muito binário e serem umas arrastadoras... e haver motos de baixa cilindrada e com muita "genica".
Uma Chopper geralmente tem muita cilindrada, e pouca rotação, se quer velocidade, precisa de trocar toda essa força exagerada de motor, por uma caixa longa, que a transformará em velocidade aplicada à roda. Na prática, muita força de motor, mas em velocidade, acaba por ter pouca força aplicada à roda, pretty much like a car.
Espero que tenha sido minimamente explícito no meio desta confusão...