| Qual o momento certo para meter mudanças? | |
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Autor | Mensagem |
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 9th 2013, 20:45 | |
| ora, pelo titulo do tópico pode parecer parvo mas a dúvida é a seguinte. interpretando o gráfico do banco de potencia, podemos verificar que a linha azul mais forte representa uma cbr 1000rr de modelo europeu. até aqui porreiro, agora analisando melhor podemos ver que o pico de CV'S que a mota debita é perto das 12000RPM, dali para a frente desce. o binário maximo aparece perto das 10000RPM. entao a minha duvida é a seguinte.... digamos que eu quero chegar à V.max da mota no menor tempo possivel.... quando devo trocar de mudança? a que rotaçoes o devo fazer? por outras palavras, o que interessa mais para chegar ao topo? binário ou CV'S, suponho que seja binário mas gostaria de uma segunda opiniao obrigado e espero que a minha duvida esclareca mais rapaziada =) |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 9th 2013, 21:04 | |
| Explicação simplista (e acho que correcta)
Binário: aceleração CVs: Velocidade máxima.
Portanto, diria que era trocar sempre às 12.000 e só cortar a 6ª. |
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daijiro kato CBR 400RR
Pendura : tá de férias
Número de Mensagens : 638 Idade : 44 Localização : longe da bófia Mota/Modelo : suzuki 1000 k7 Data de inscrição : 19/05/2011
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vmf74 CBR 400
Número de Mensagens : 499 Idade : 50 Localização : Onde ouver boas curvas... Data de inscrição : 29/07/2011
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 9th 2013, 21:38 | |
| Um pouco antes do corte. Hás-de reparar que o avisador de troca de relação acente 500/1000 rpms antes do corte. É assim que ele acende que deves trocar, daí para a frente é a relação seguinte a mais favorável em binário (repara no gráfico do binário) que entra depois em decréscimo numa fase onde é compensada novamente pela potência (isto dito tambem de forma simplista e confirma o escrito pelo FIC). |
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daijiro kato CBR 400RR
Pendura : tá de férias
Número de Mensagens : 638 Idade : 44 Localização : longe da bófia Mota/Modelo : suzuki 1000 k7 Data de inscrição : 19/05/2011
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 9th 2013, 21:47 | |
| - vmf74 escreveu:
- Um pouco antes do corte. Hás-de reparar que o avisador de troca de relação acente 500/1000 rpms antes do corte. É assim que ele acende que deves trocar, daí para a frente é a relação seguinte a mais favorável em binário (repara no gráfico do binário) que entra depois em decréscimo numa fase onde é compensada novamente pela potência (isto dito tambem de forma simplista e confirma o escrito pelo FIC).
esse avisador é programavel |
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vmf74 CBR 400
Número de Mensagens : 499 Idade : 50 Localização : Onde ouver boas curvas... Data de inscrição : 29/07/2011
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 9th 2013, 21:52 | |
| Tens razão Daijiro, mas deve depender do mapa em questão, ou o aproveitamento pode sair furado. E os mapas (modificados) normalmente já contemplam esse acerto. |
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daijiro kato CBR 400RR
Pendura : tá de férias
Número de Mensagens : 638 Idade : 44 Localização : longe da bófia Mota/Modelo : suzuki 1000 k7 Data de inscrição : 19/05/2011
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vmf74 CBR 400
Número de Mensagens : 499 Idade : 50 Localização : Onde ouver boas curvas... Data de inscrição : 29/07/2011
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 11:40 | |
| ora bem, portanto, quantos mais cavalos tiver uma mota, maior será a sua vel ponta. quanto mais binário, menor o tempo que leva a atingir essa velocidade de ponta.
mas assim nao faria sentido troca-las todas perto dos 10000 para aproveitar o binário e força imprimida na roda e depois na 6ª deixar ir até cortar? |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 11:44 | |
| Sim, agora que olho para o gráfico, sim.
Disse 12.000 porque estava a olhar para a curva da potência, mas se o binário dps das 10.000 começa a descer, mais vale se calhar passar de caixa.
Olhando para esse gráfico o ideal se calhar seria ali nas 10.500 |
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 12:18 | |
| é a minha ideia, as tantas programo o avisador para me dar o toque nessa altura =) tb estou à espera do mapa da minha mota para ver se difere ou nem por isso. |
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gonzaga1982 CBR 250R
Número de Mensagens : 307 Idade : 42 Localização : Guimaraes Mota/Modelo : cbr600rr2004 Data de inscrição : 19/02/2010
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 13:48 | |
| para trocares de mudança acho k te deves guiar pela potencia máxima , trocando as 12000 vais andar sempre acima dos 160 cv enquanto se trocares ás 10000 vais utilizar 138 a 147 cv |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 13:51 | |
| - gonzaga1982 escreveu:
- para trocares de mudança acho k te deves guiar pela potencia máxima , trocando as 12000 vais andar sempre acima dos 160 cv enquanto se trocares ás 10000 vais utilizar 138 a 147 cv
Mas o que te dá a aceleração é o binário... |
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Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 13:51 | |
| analisando o grafico e sendo da mesmo opniao que o fict em relacao ao k influencia a velocidade e acelaracao, deves trocar antes dela começar a perder força, ou sejas as 10mil.. isto na tua... sei que as zx10 e outras aumentam o binario ate ao corte e ai sim, trocar mudanca assim k acende a luzinha |
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
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Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 17:20 | |
| 10 mil? wtf.... Não é assim que se analisa um grafico!
Por essa ordem de ideias um carro turboq ue tem o binario maximo as 1750 rpm quer dizer que vamos trocar as 2k? Nada disso!
A altura cerca andará na casa das 12000rpm neste caso! |
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nuno.ripper CBR 600F
Pendura : marlene
Número de Mensagens : 1414 Idade : 40 Localização : alfragide Mota/Modelo : cbr 954, ex: cbr125 Data de inscrição : 20/01/2010
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 17:49 | |
| eu diria que com esse grafico nao consegues deduzir qd deves por a mudança. cavalos é potencia, torque é força. força, que trocando por miudos significa a potencia para pores a mota em movimento. por exemplo, numa corrida de drag, interessa teres torque, pois o objectivo é passares do estado de parado para depressa, num curto espaço de tempo. (por essa razão, o torque é muitas vezes associado à aceleração) eu diria que precisas de um gráfico onde possas relacionar a potência em cada uma das mudanças, e a perda para a seguinte para poderes optimizar a coisa, em vez do grafico que apresentas, que nem sabes a que mudança se refere. |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
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nuno.ripper CBR 600F
Pendura : marlene
Número de Mensagens : 1414 Idade : 40 Localização : alfragide Mota/Modelo : cbr 954, ex: cbr125 Data de inscrição : 20/01/2010
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
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nuno.ripper CBR 600F
Pendura : marlene
Número de Mensagens : 1414 Idade : 40 Localização : alfragide Mota/Modelo : cbr 954, ex: cbr125 Data de inscrição : 20/01/2010
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
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| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 18:12 | |
| - nuno.ripper escreveu:
- okapa. eu de motas nao tenho experiencia com dynos, mas em carros por norma nunca é na ultima mudança, é tipo em 4º...
Eu acho que deve também depender do veículo... Nas RRs aquilo tem "jarda" em todas as mudanças... |
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Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 18:16 | |
| Nuno.ripper escreveu: .."eu diria que com esse grafico nao consegues deduzir qd deves por a mudança." Estou de acordo. a mudança deve ser engrenada perto do nível de rotações aonde é atingido o binário máximo (torque) da moto. Desta forma consegue-se obter o impulso máximo após a nova velocidade ser engrenada. No caso da CBR1000rr de origem anda perto das 8500-9000 onde se obtêm cerca de 11,4 Kgf.m. Talvez às 9.000 se com caixa manual e 8500 com quick-shift porque as rotações não caem tanto. Penso eu de que... |
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gonzaga1982 CBR 250R
Número de Mensagens : 307 Idade : 42 Localização : Guimaraes Mota/Modelo : cbr600rr2004 Data de inscrição : 19/02/2010
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 22:11 | |
| - Código:
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Mas o que te dá a aceleração é o binário... Explica lá isso k eu não percebi . Quanto maior for a rotaçao mais a moto anda , a potencia de um motor é dada pelo binário x rotação logo deves manter o motor no regime mais alto de potencia |
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? outubro 10th 2013, 22:41 | |
| ora bem, na minha ideia, deve-se procurar o momento em que o motor imprime mais força na roda.... este momento estará relacionado com os cv's ou binário? pelo que sei numa reprise por exemplo interessa mais o binário, porque é que nao se pode aplicar o mesmo aqui? |
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