Estão aqui estão a meter sliders no fato todo, capacete incluído!
E ainda não se lembraram de começar a colocar sistemas de compensaçao ou articulação radial nas motos convencionais, quando/se acontecer vamos ver malta pendurada tipo sidecar race e as rodas pouco inclinadas.
Eu espero que não cheguem a isso!
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Como os comentadores diziam no outro dia... "Se o piloto tiver confiança, até as manetes raspam"... E se querem que vos diga, acho que já faltou mais!!!
Uns esclarecimentos 1º O Corel Draw é um programa para tratamento gráfico cuja vantagem é ser vetorial. O que permite alterar a dimensão do gráfico sem perder qualidade. 2º O ângulo que calculei na primeira imagem não está 100% certo, mas anda muito próximo! 3º Aliás são programas desta natureza os usados para calcular dimensões nas fotos. Como mostrou o nosso amigo Ricardo.
Resposta aos amigos "tola no chão!" Desculpa mas não concordo que estes teus amigos conduzam melhor do que os meus. Nem têm motos melhores! Nem pneus! Assim, captei a imagem do filme do teu amigo com a tola no chão e calculei o ângulo de inclinação da moto. Conclui que o teu amigo embora tenha um fato muito mais "giro" do que os meus têm, é contorcionista!!!! O gajo arqueou-se todo! A moto dele não inclinou tanto. Inclinou apenas 56º. Na minha modesta opinião o limite absoluto é dado pelo ângulo formato pelo linha média do pneu e os componentes do quadro que sustentam a roda. Mas duvido que se aproxime disso a não ser que o piloto não tenha PERNAS!
Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
Há um aspeto comum a todos estes estes amigos que andar para aqui a fazer inveja a tocar com tudo no asfalto... AS IMAGENS FORAM CAPTADAS EM CIRCUITO! Na estrada aberta é um perigo. Há gasoleo a sair dos escapes (cada vez mais pk ninguem compra carros ou pesados novos), oleo (fumo azul...) ou simplesmente gajos que resolvem parar NA SAÍDA DA CURVA à sombrinha, a descansar e a mandar sms's ou aliviar a tripa.
Um gajo amanda-se logo ao soalho...
Por isso lanço aqui uma ideia: Haveria a possibilidade de se alugar um circuito umas horas ou uma manhã por ex.? Há interessados? quanto custa? É uma ideia sem pernas para andar? Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
Sempre era uma forma da malta se mandar ao asfalto mas sozinho..!!!!
vssf CBR 400RR
Número de Mensagens : 562 Idade : 39 Localização : V.N Gaia Mota/Modelo : CBR 954 RR Data de inscrição : 07/10/2008
Um reparo, o vídeo foi um video "random" do youtube em resposta ao comentário do vmf74 sobre o facto de qualquer dia ser preciso deslizadores no capacete. Existe inclusive um video maior, e de facto ele saí muito da mota.
Quanto à pista, é possível alugar de facto, e seria até bem interessante pensar-se nisso O circuito vasco sameiro ficava por 2000 e poucos euros uma manha ou uma tarde, 3000 e tal todo o dia.
Claro que para fazer uma brincadeira dessas é preciso ter um patrocinador rico, ou entao levar muita gente.
Com 60 pessoas, dava para fazer 3 grupos de 20, e ficaria por 35 euros cada acho (uma manha ou tarde)
Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
Epa 60 pessoas? então se calhar seria melhor arranjar um circuito na zona centro. Desta forma repartiam-se os custos da deslocação por todos... Não sei, mas não era mais barato num kartódromo? Tipo o de Leiria (assim a malta do Sul vinha e dava mais gente). Tive a ver na Net e a pista de Leiria tem 8m de largura! Afinal um gajo só quer é curvar!!! Pa acelerar há mais sítios ! Dava para raspar por todos os lados....
vssf CBR 400RR
Número de Mensagens : 562 Idade : 39 Localização : V.N Gaia Mota/Modelo : CBR 954 RR Data de inscrição : 07/10/2008
Na pista andas 20 minutos e já é bastante. Depois descansas. Com 60 fazes grupos de 20 e nem é muita gente. Com a TNSR os gajos metem aos 50 de cada vez
Centro parece-me bem. Quem souber de preços que vá adiantando
vmf74 CBR 400
Número de Mensagens : 499 Idade : 50 Localização : Onde ouver boas curvas... Data de inscrição : 29/07/2011
Há inúmeros videos sobre como curvar, até a sbk school. Alguns valem a pena o tempo, outros nem tanto, mas os bons falam todos mais ou menos a mesma coisa.
Há sempre um lado que nos sentimos mais à vontade, o meu é o esquerdo, mas curiosamente o pneu estava careca e sem "borda" no direito. Porquê? Porque como me sinto mais afoito à esquerda, saio mais da mota, e à direita inclino-a mais para compensar... Dá que pensar, e cada um tem a sua maneira de entrar e sair!
Abraço
SbKrR CBR 600F4i
Pendura : O meu PIT adoraria :)
Número de Mensagens : 3262 Idade : 40 Localização : Torres Novas Home/ STR Work Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3 Data de inscrição : 27/06/2009
Há um aspeto comum a todos estes estes amigos que andar para aqui a fazer inveja a tocar com tudo no asfalto... AS IMAGENS FORAM CAPTADAS EM CIRCUITO! Na estrada aberta é um perigo. Há gasoleo a sair dos escapes (cada vez mais pk ninguem compra carros ou pesados novos), oleo (fumo azul...) ou simplesmente gajos que resolvem parar NA SAÍDA DA CURVA à sombrinha, a descansar e a mandar sms's ou aliviar a tripa.
Um gajo amanda-se logo ao soalho...
Por isso lanço aqui uma ideia: Haveria a possibilidade de se alugar um circuito umas horas ou uma manhã por ex.? Há interessados? quanto custa? É uma ideia sem pernas para andar? Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
Sempre era uma forma da malta se mandar ao asfalto mas sozinho..!!!!
Acho uma excelente ideia,mas tem de ser com melhor tempo,pois sabes que não é facil organizar algo do género e muito menos com o tempo que se avizinha......
Kafka escreveu:
Epa 60 pessoas? então se calhar seria melhor arranjar um circuito na zona centro. Desta forma repartiam-se os custos da deslocação por todos... Não sei, mas não era mais barato num kartódromo? Tipo o de Leiria (assim a malta do Sul vinha e dava mais gente). Tive a ver na Net e a pista de Leiria tem 8m de largura! Afinal um gajo só quer é curvar!!! Pa acelerar há mais sítios ! Dava para raspar por todos os lados....
Posso estar a dizer alguma barbaridade,mas nesses casos sendo "nós" a alugar a pista não deveria ter sempre um "pro" para primeiro dar umas luzes de como fazer isto e aquilo e acima de tudo questões de segurança e depois então a malta ia curtir sozinha
vmf74 escreveu:
Só para reanimar este post...
Há inúmeros videos sobre como curvar, até a sbk school. Alguns valem a pena o tempo, outros nem tanto, mas os bons falam todos mais ou menos a mesma coisa.
Há sempre um lado que nos sentimos mais à vontade, o meu é o esquerdo, mas curiosamente o pneu estava careca e sem "borda" no direito. Porquê? Porque como me sinto mais afoito à esquerda, saio mais da mota, e à direita inclino-a mais para compensar... Dá que pensar, e cada um tem a sua maneira de entrar e sair!
Abraço
Eu por acaso tenho mais tendência para curvar melhor para a esquerda.... mas uma vez a sair de curva ele fugiu um bocadinho mas numa curva para a direita
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Também tenho tendência a curvar melhor para a esquerda... Pelo menos as chicken strips do pneu de trás ficaram limpas 1o do lado esquerdo... xD
Hoje ia muito bem a curvar normalmente, pumba, raspei com o pé no chão... Até nem achei que ia a curvar muito, comparado com outras vezes, lá fui o resto do caminho com a ponta dos pés nas peseiras para evitar a mesma situação outra vez...
Número de Mensagens : 6092 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
O conseguir curvar melhor para o lado esquerdo penso eu que tem a haver com as rotundas
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
teixeira talvez.... mas falando por mim, depois de alguns sustos em anteriores motas em rotundas devido a alcatrao merdoso, espelhado, cheio de lixo, areia, etc.. agora com esta corto-me um bocado pois nunca se sabe
teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6092 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
O que quis dizer é que fazes as rotundas para a esquerda, logo habituaste mais facilmente a curvar para esse lado, possivelmente os ingleses já são ao contrário
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Hennaaa... gandas curvas vmf74. Afinal, também tens uns amigos que sabem curvar. Mas reparo que eles, assim como os meus, também se inclinam muito mais do que a moto.... Aliás reparo que alguns ficam quase paralelos ao asfalto (90 graus de inclinação) . Desta forma conseguem criar mais peso para dentro da curva e podem compensar a força centrífuga que os impele para fora. E claro podem andar mais depressa.
vmf74 CBR 400
Número de Mensagens : 499 Idade : 50 Localização : Onde ouver boas curvas... Data de inscrição : 29/07/2011
O sair da mota depende sempre muito da velocidade e do tipo de curva. A alta velocidade convém fazer o diz o Guy Martin "tuck your knees and elbows in" e inclinando apenas a mota. A baixa, depende do que entendemos por baixa (claro!) podemos compensar com o corpo. E nem sempre o que pensamos fazer bem é realmente o melhor! Se reparares em alguns dos meus amigos, a inclinação era tanta que a foto foi tirada no momento em que a moto (e eles) já foi. O ideal é meter sliders nos joelhos, nos cotovelos, nos ombros...
Depois, e só nos lembramos disso quando acontece, há a altura dos poisa pés. Conta, e muito, para o que conseguimos fazer em inclinação. Mesmo que sejam de mola (grande parte), a ponta do teu pé está lá, e não pode ir para mais lado nenhum, e tem largura, etc. Estes meninos das fotos têm-nos bem em cima e bem lá atrás para poderem fazer o que fazem.
Há tanta coisa! Bom tema Kafka!
Já gora, dêem uma olhada aos vídeos da sbk school, há alguns que valem bem a pena para corrigir uma ou outra coisa.
P.s- eu sou só um teorico, aprendi algumas coisas, mas só de bicicleta! Mota vou aprendendo.
RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
na minha opiniao o joelho no chão dá segurança, meramente psicológica, torna-se um elo de ligação entre o conjunto e o chao, reforça a ideia de que naquela inclinação nao se cai, nao sendo praticamente verdade.
como já me disseram: "enquanto nao raspo com o joelho no chão nao me sinto em segurança" e eu partilho da mesma opiniao, naquela situação sabes o quanto a mota está inclinada e a margem que tens.
e como o Vitor disse, nem sempre o que pensamos fazer bem é o melhor, do sair da mota até ao precisar de sair da mota pode ir uma grande diferença, conheco pessoas que conduzem o mais em cima da mota possível e fazem tempos espetaculares.
R.MOTA CBR 600F2
Pendura : Raramente tenho...
Número de Mensagens : 1737 Idade : 39 Localização : Por todos os lados... Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR 2008... Data de inscrição : 31/03/2012
Estive a ler as 3 paginas e sem duvida gostei do que li porque como muito tenho uma desportiva e este e um assunto de interesse pessoal... ou acompanhar o topico de perto para poder aprender sempre algo mais... Mas olhem que nem eu nem os meus amigos curva mos assim como voces e os vossos... ;-) ...