T@go CBR 650
Pendura : ..............Sofia!!
Número de Mensagens : 5395 Idade : 48 Localização : Cascais Mota/Modelo : Hornet Data de inscrição : 01/05/2009
| Assunto: MotoGP: O que dizem os principais pilotos sobre os testes fevereiro 3rd 2012, 11:31 | |
| Stoner sente problemas de vibração na frente da RC213V Os fãs da categoria máxima do motociclismo mundial puderam ao longo dos três últimos dias saciar a “sede” de ação, com a realização dos primeiros testes de MotoGP, tendo em vista a nova temporada de 2012, realizados no circuito de Sepang.
As novidades são muitas, principalmente os novos motores 1.000 cc e a presença em pista e simultaneamente de equipas CRT mas, para lá dos tempos obtidos, onde Casey Stoner voltou a ser “rei e senhor”, qual dos três principais pilotos de MotoGP entra em vantagem na nova temporada?
“Rolling” Stoner esteve presente em pista com uma limitação: uma lesão nas costas obrigou o piloto australiano a suportar muitas dores e, para além de ter ficado de fora no primeiro dia, Stoner teve de obrigar o seu braço direito a um esforço suplementar para contrariar as dores nas costas enquanto pilotava a Honda RC213V.
Apesar de ter demonstrado mais uma vez que a soma “Stoner + Honda” é imbatível, as declarações no final do dia de hoje do piloto podem indicar que a marca japonesa está com algumas dificuldades em resolver os problemas de vibração (fenómeno conhecido como “chatter”) na frente da moto
“A moto está melhor mas as minhas costas parece que tiveram de enfrentar três assaltos contra o Mike Tyson. Tentámos apenas tornar a moto competitiva sem efetuar muitas voltas. Comparámos os chassis, testámos várias afinações de suspensões, uma embraiagem. A vibração foi igual nos dois dias. Quando conseguimos melhorar, encontrámos muitas desvantagens noutras áreas. É um problema que sentimos no ano passado mas este ano, com os novos pneus, aumentou bastante. Portanto foi positivo e negativo”, afirmou Casey Stoner no final dos testes, confirmando as sensações também divulgadas pelo seu companheiro de equipa Dani Pedrosa.
Mais do que qualquer outra equipa, a Repsol Honda parece ser a que está a ser mais afetada por este problema.
Lorenzo revela que a Yamaha M1 é brusca nas curvas lentas
Quanto ao segundo mais rápido em Sepang, Jorge Lorenzo, o espanhol mostra-se satisfeito com a nova Yamaha M1, com o seu tempo obtido a meio do dia (ao contrário do tempo obtido por Casey Stoner) e com os pneus Bridgestone
“O Casey é rápido independentemente do que lhe derem. Esta moto é mais divertida porque tem mais binário e não preciso de lutar com um motor preguiçoso à saída das curvas lentas. Para o futuro penso que temos de trabalhar na eletrónica, pois à saída das curvas lentas o motor não é suave. Os novos pneus Bridgestone são bons. Muito estáveis em linha reta e nas travagens para entrar em curva. Melhores do que os que tínhamos… Realizei a minha melhor volta ao meio dia que foi quando as condições estavam piores, por isso foi bastante bom”.
Valentino Rossi, aos comandos da nova Ducati GP12, e apesar de ter ficado fora do objetivo que tinha delineado de menos de um segundo para o mais rápido, mostra-se também ele confiante no potencial da sua moto e, ao contrário do que seria de esperar, revelou que a GP12 não sofre de vibração na frente
Rossi revela problemas em aceleração na Ducati GP12
“No final o resultado é positivo. Estamos mais perto dos outros, sem contar com o Stoner. Estou satisfeito por agora termos talvez dois, ou três problemas para resolver. Espero que o consigamos fazer o quanto antes!”, para de seguida apontar para as grandes melhorias que a equipa conseguiu obter em Sepang
“No último ano foi frustrante, por que trabalhámos muito e não conseguimos resolver nada. Agora trabalhamos três dias e melhorámos. É algo mais normal e muito positivo (referindo-se ao facto de ter melhorado de uma volta em 2’02.392s no final do primeiro dia para 2’00.824s no final do terceiro). O nosso motor não é mau. É muito rápido. Mas ainda temos dificuldades em aceleração e temos de resolver isso. Estamos contentes por não sentirmos as vibrações como outros pilotos”, revelou Rossi, o que deixa antever que agora tem mais confiança na moto e que os problemas estão resolvidos.
E para si qual é o piloto que entra em vantagem na nova temporada de 2012 de MotoGP após estes testes em Sepang?
Stoner continua muito rápido, mas a Honda RC213V está a ter dificuldades em adaptar-se aos novos pneus Bridgestone, para além de que o australiano pode ter uma lesão complicda de curar nas costas. Lorenzo continua a contar com uma Yamaha M1 bastante equilibrada e sem grandes problemas com os pneus, mas brusca à saída das curvas lentas. Rossi tem mostrado uma evolução muito positiva com a nova Ducati GP12 e parece estar mais perto do que nunca dos seus rivais.
Fonte:Motociclismo
|
|