Nos testes oficiais realizados em Mugello, os fãs da categoria de MotoGP puderam atestar pela primeira vez as reais qualidades e defeitos da moto com que a equipa CRT (Claiming Rule Team) Suter Racing, irá participar na temporada de 2012.
Enfrentando em pista e na tabela de tempos as motos de fábrica das principais equipas, a CRT da Suter, com o piloto finlandês Mika Kallio aos seus comandos, não teve argumentos para resistir ao maior poderio dos protótipos de 800 cc.
A melhor volta da moto que utiliza um motor modificado da BMW S1000RR foi 6.342s mais lenta do que a volta mais rápida protagonizada por Casey Stoner na sua Honda Repsol. Mas ainda mais preocupante – tendo em conta que para o ano estas motos privadas vão ter de enfrentar em pista as motos de fábrica mais desenvolvidas – é o facto da moto mais lenta do actual pelotão de 800 cc, a Honda de Hiroshi Aoyama, ter ainda assim sido mais rápida 4.3 segundos do que a moto da Suter.
Ao analisar as diferenças de tempos no final dos testes muitos ficaram ainda com mais dúvidas sobre aquilo que as equipas privadas CRT poderão apresentar em pista na próxima temporada. No entanto, neste primeiro “embate”, devemos ter em consideração dois factores importantes: o primeiro é que Mika Kallio não tem grande experiência em cima da moto, mesmo tendo em conta que esta temporada está a competir em Moto2. O segundo factor é que, a Suter Racing ainda está numa fase intermédia de desenvolvimento da sua moto.
Alguns rumores apontam para que, mesmo que as motos CRT evoluam muito até ao início da temporada 2012, a diferença para as motos de fábrica mais rápidas com 1000 cc de capacidade seja de, pelo menos, dois segundos por volta.
Fonte:Motociclismo