Imagem criada por computador da autoria de Leonardo Castilho
A KTM parece estar a apostar em força em novos segmentos, não só com a apresentação da Duke 125 e 200 cc, conforme pode ver numa notícia que publicámos recentemente, mas também parece estar a querer corresponder aos desejos de mercados muito importantes em termos de vendas como é o caso do mercado brasileiro.
De acordo com os nossos colegas da Motociclismo do Brasil, o fabricante austríaco estará a estudar a possibilidade de fabricar mais uma versão da Duke, neste caso utilizando um motor de 350 cc retirado da máquina utilizada no motocross, a SX-350 F. As palavras de Hubert Trunkenpolz, director de marketing da marca, confirmam este cenário embora não garantindo que venha a ser uma realidade
“A moto (Duke) para o mercado brasileiro será a 200, e não a 125. Mas estamos a estudar uma versão de 350 cc”, afirmou Trunkenpolz quando questionado sobre esta possibilidade.
Ainda que seja apenas um projecto em estudo e que nenhum dado técnico tenha sido revelado, a hipótese mais provável é que a KTM Duke 350 utilize o motor de 350 cc devidamente modificado para se adaptar às necessidades de uma utilização em asfalto, debitando entre 45 e 50 cv de potência máxima. Ao nível dos travões a KTM deixa tudo nas mãos da Brembo, enquanto as suspensões ficam a cargo da WP.
Sendo o Brasil um mercado de enormes potencialidades comparativamente aos maiores mercados europeus – só no segmento entre os 200 e os 400 cc venderam mais de 167.000 (!!) unidades no ano passado -, faz todo o sentido que a Duke 350 seja inicialmente um exclusivo para este País da América do Sul. No entanto, existem fortes possibilidades desta versão da Duke chegar mesmo aos concessionários da marca na Europa.
Fonte:Motociclismo