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Autor | Mensagem |
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kalhau CBR 125R
Número de Mensagens : 122 Idade : 38 Localização : portimao Mota/Modelo : 900 Data de inscrição : 01/08/2010
| Assunto: bateria ou alternador??? fevereiro 16th 2011, 22:13 | |
| ola pessoal fogo ja estou farto disto POIS Saio de vez em quando para dar uma voltinha de moto e tenho bateria outras vezes nao tenho ja meti a karga carregou depois montei e la fuincionou mas depois de a desligar e de ter andado uns kilometros le fikei sem bateria e dei um encosto km o aparelho e la pegou e fijou bem agora esta se a passar o mesmo e tenho um indicador de karga k acusa alternador a minha duvida sera a bateria k pifou ou sera mesmo alternador e se for alternador kual o preco de uma reparacao para isto?????' agradeco a vossa coloboracao boas curvas |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 17th 2011, 21:33 | |
| Vais fazer o seguinte... Ganha acesso à bateria. Com a mota a trabalhar ao relantim, e com os médios ligados, mede com um multímetro a carga que está a chegar à bateria. Ao relantim deve estar entre 13V e 14V +\- , e acelerada +\- as 4.000Rpm não pode passar de 15V deve ficar perto dos 14.5V. Se tiveres estes valores deve ter sido a bateria que morreu. Se os valores medidos passe dos 15V ou não chegue aos 13V é rectificador de corrente! Alternador não acho muito provável! Agora €,,, reza para ser bateria... Abraço, |
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Ducati Racer Honda Monkey
Pendura : Ana Marques
Número de Mensagens : 48 Idade : 79 Localização : Coimbra Mota/Modelo : Ducati 996R e Honda GL 1800 Data de inscrição : 24/11/2009
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 18th 2011, 11:20 | |
| Quando se faz este teste, é obrigatório que a bateria esteja 100% saudável, por isso quano fizeres este teste, liga um booster aos bornes da bateria da tua moto!
Cumprimentos,
Pedro Marques |
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kalhau CBR 125R
Número de Mensagens : 122 Idade : 38 Localização : portimao Mota/Modelo : 900 Data de inscrição : 01/08/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 18th 2011, 20:59 | |
| obrigado pessoal ja fikei km umas luzes para este problema boas curvas malta e obrigado |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 19th 2011, 02:36 | |
| - Ducati Racer escreveu:
- Quando se faz este teste, é obrigatório que a bateria esteja 100% saudável, por isso quano fizeres este teste, liga um booster aos bornes da bateria da tua moto!
Cumprimentos,
Pedro Marques Errado! Ao fazer isso os valores obtidos não serão os do alternador mas sim os do "booster"! O que se pretende é excluir uma parte do sistema eléctrico! Mesmo que a bateria esteja descarregada ou parcialmente descarregada, os valores de alternador e rectificador têm de chegar à bateria correctos! No caso da minha 954 ainda se pode ir mais longe no teste! Com a mota a trabalhar desligo os bornes da bateria, e a mota não pode alterar o funcionamento, isto indica que o alternador e rectificador estão a funcionar bem, uma vez que por si só conseguem alimentar as necessidades eléctricas da mota! Como vez o teste pode ser feito mesmo sem a bateria! uma vez que ao pores a mota em funcionamento os valores de alternador são sempre mais altos que a carga da bateria, o que irá potenciar o seu carregamento! O que algumas vezes acontece, é o alternador estar a gerar pouca Voltagem, ou mesmo o rectificador estar a fazer barramento e a mota "alimenta-se" da bateria enquanto esta tiver carga! E depois deixar de funcionar depois de a bateria ser consumida pelas necessidades da mota! Até que se dá mais uma carga na bateria e a mota volta a funcionar bem por mais uns tempitos... Mas há por aqui um link que te permite descarregar o manual de manutenção da tua mota, e no devido capítulo tens todos os passos para fazeres todos os ensaios necessários para chegares a uma conclusão muito facilmente! Carrega para Manuais Honda |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 19th 2011, 14:23 | |
| Oi Morais. O que fazes com a 954, podes fazer com a cbr 600f4? Nomeadamente desligar os bornes da bateria com a mota a trabalhar? |
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kalhau CBR 125R
Número de Mensagens : 122 Idade : 38 Localização : portimao Mota/Modelo : 900 Data de inscrição : 01/08/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 19th 2011, 15:05 | |
| ok pessoal obrigado por esta grande duvida pois e o alternador agora a mota ainda esta na garanti sera k eles fikao km o prejuizo ou por ser uma peca de desgasto fikao de fora ?????? vou ver o k posso fazer |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 19th 2011, 22:38 | |
| - H. Raqui escreveu:
- Oi Morais. O que fazes com a 954, podes fazer com a cbr 600f4? Nomeadamente desligar os bornes da bateria com a mota a trabalhar?
No caso da tua mota não sei! Na 954 é possível faze-lo porque os fios saem do rectificador de corrente ramificados para a mota e para a bateria. É uma questão de veres o esquema eléctrico da tua mota ou leres o capítulo de verificação de sistema de geração de corrente. Carrega para Manuais: |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 20th 2011, 14:56 | |
| - Citação :
- Na 954 é possível faze-lo porque os fios saem do rectificador de corrente ramificados para a mota e para a bateria.
Mas, depois da mota estar a trabalhar, não basta desligar os bornes da bateria e esperar que a mota continue a funcionar normalmente? (desta maneira verifica-se que o alternador funciona correctamente?) |
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kalhau CBR 125R
Número de Mensagens : 122 Idade : 38 Localização : portimao Mota/Modelo : 900 Data de inscrição : 01/08/2010
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rossi voador CBR 600F4
Número de Mensagens : 2686 Idade : 42 Localização : guimaraes Mota/Modelo : cbr600f Data de inscrição : 30/09/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 20th 2011, 16:00 | |
| Boas. Eu na minha F4 mudei o pikup, pois a moto engasgava e a bateria ia a vida que era um instante, depois mudei o retificador e a moto andou sempre normalmente e com muita mais potencia,a unica coisa que ela agora perde a carga da bateria e por ter tado 2 meses em a por a trabalhar e a bateria descarregou |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 20th 2011, 18:56 | |
| Kalhau
Pões a mota na Honda em Portimão?
Rossi
O que é o pikup? Também tenho uma f4. Sabes que eu tb acho que a minha máquina podia dar mais de velocidade máxima. E não sei se terá a ver com esta questão eléctrica.
Uma bateria nas minhas unhas dura 6 meses. Apesar de serem baterias baratas, acho que deveriam durar muito mais.
A última vez que estive na Honda, em Portimão, o mecânico culpou as baterias baratas. Mas eu tenho cá um pressentimento que há ali mais qualquer coisa.
Tenho de fazer todas as medições, pois não quero meter uma bateria de origem e seis meses depois meter outra mais o rectificador. Ou alternador.
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 20th 2011, 23:43 | |
| - H. Raqui escreveu:
- Mas, depois da mota estar a trabalhar, não basta desligar os bornes da bateria e esperar que a mota continue a funcionar normalmente? (desta maneira verifica-se que o alternador funciona correctamente?)
Sim, se a instalação for como a da minha, é assim que deve acontecer! Mas sei que há instalações que é a bateria que fecha o circuito, e se se desligar um dos bornes o motor pára. Isso agora depende do tipo de instalação eléctrica da tua mota! Na minha, o motor com um dos bornes desligado, a mota tem de continuar a trabalhar! Na tua, tens de saber como é o circuito eléctrico! |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 21st 2011, 15:44 | |
| Na esquemática, tenho 3 fios que saem do alternador e vão para o rectificador.
E tenho 2 fios que saem do rectificador. Um vai para a bateria, com fusíveis pelo meio. O outro vai para a mota, deduzo eu.
Vamos ver... |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 26th 2011, 22:26 | |
| É normal, com a mota ao relanti, haver oscilações nas medições feitas com o multímetro.
Quando acelero para as 4000 rotações obtenho uma leitura estável. |
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rossi voador CBR 600F4
Número de Mensagens : 2686 Idade : 42 Localização : guimaraes Mota/Modelo : cbr600f Data de inscrição : 30/09/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 26th 2011, 23:37 | |
| Boas H.Raqui. O pikup e uma peça electronica tipo sensor que fica do lado direito da moto e que entra na tampa do motor, na altura a minha moto engasgava e ia abaixo quando abrandava a rotação para entrar em cruzamentos ou parado em semáforos. Mudei esse pikp, velas, filtro de gasolina e limpei os carboradores pois a bateria durava pouco tempo mesmo sendo de marca como a YUASA, depois de tanto batalhar a procura do problema, mudei o rectificador de corrente e apartir dai anda mais regular e nao engasgava dando mais potencia em arranque mas agora ela esteve parada durante 3 meses e a bateria descarregou se mas voltei a meter carga e apartir de agora sempre que estiver parada tanto tempo desligo os bornes |
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cebere CBR 250R
Número de Mensagens : 363 Idade : 48 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : Honda CBR 900 SC28; EX-CBR 900 1994, XT600-1995, TDM850-1993, CBR 600-1997, GPX 250-1994, DT50LC-1990, SuperSPort-1992, Casal Boss-1992 Data de inscrição : 26/05/2009
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 11:53 | |
| Boas,
Também eu estou com problemas. No meu caso tenho uma Fireblade de 94.
Já fiquei sem bateria duas vezes, mudei as velas e agora carreguei a bateria por completo, e ando em testes. no entanto, ontem fiz uma serie de testes, tal como indicaram aqui e os resultados foram:
Desligar a bateria com o motor a trabalhar=desliga-se instantaneamente, não sei se assim é? Alguem me pode elucidar?
Medi a carga na bateria, com a moto desligada, lia 12. qq coisa, com o motor a trabalhar, indicava os mesmos valores, que apenas subiam para os 13.70 (mais coisa menos coisa) quando acelarava.
Mediante estes quadros, algum de voces me consegue informar se é bateria ou outro componente qualquer?
Mais uma vez Gracias
Abreijos NJ |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 13:50 | |
| E qual é a idade da bateria? Tinhas os médios acessos quando fizeste as medições?
E a bateria: marca barata ou mais cara? |
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cebere CBR 250R
Número de Mensagens : 363 Idade : 48 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : Honda CBR 900 SC28; EX-CBR 900 1994, XT600-1995, TDM850-1993, CBR 600-1997, GPX 250-1994, DT50LC-1990, SuperSPort-1992, Casal Boss-1992 Data de inscrição : 26/05/2009
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 13:58 | |
| Boas Raqui,
Então é assim, bateria resmengosa, com um ano de idade, mais coisa menos coisa. Todos os testes foram feitos com luzes apagadas.
Tens alguma ideia? |
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H. Raqui CBR 250R
Número de Mensagens : 257 Idade : 49 Localização : Sul Mota/Modelo : CBR 600 F4 Data de inscrição : 29/05/2010
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 14:32 | |
| Eu não sou especialista no assunto. Aliás, só há poucos dias é que arranjei um multímetro e joguei-me ao trabalho. Quando a mota trabalha, os médios têm de estar ligados. O ano passado estive na Honda. A minha bateria tinha menos de 1 mês e o mecânico disse logo que daria o berro em breve. Aconselhou-me a meter uma bateria de origem. O que é certo é que nos dois últimos anos meti duas baterias (rascas). A primeira nem 1 ano durou. Esta que tenho agora , depois de algum tempo parada na garagem, berrou. Mas dei umas voltas, e a mota já pega. Mas depois de parada, fica com cerca de 12 V. O meu receio é meter uma bateria de origem e daqui a 1 ano meter outra. Já viste o flow chart? Está no post do ed_acelera https://www.cbrportugal.com/t9765-cbr-600f4-2000-electricidade |
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Ed_acelera Fundador
Número de Mensagens : 6598 Idade : 47 Localização : Amadora ou Arganil Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike) Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 15:57 | |
| - Morais escreveu:
- Errado! Ao fazer isso os valores obtidos não serão os do alternador mas sim os do "booster"! O que se pretende é excluir uma parte do sistema eléctrico! Mesmo que a bateria esteja descarregada ou parcialmente descarregada, os valores de alternador e rectificador têm de chegar à bateria correctos!
Morais, tenho que concordar com o Ducati Racer e discordar contigo! Quando se faz o teste de carga aos bornes da bateria, tens que ter SEMPRE a certeza que a bateria está boa, caso contrário uma bateria nas "couves" vai dar-te de certeza valores incorrectos! Eu aprendi esta lição da pior maneira: fiz (fizemos) a medição aos bornes da bateria (que estava mais que morta) e dava-me sempre valores à volta de 12V ou inferiores (quando deveria dar 14V). Resultado... mandei vir um rectificador de origem que custou uns €300,00 (pois não haviam da concorrência) e depois de montado, estava tudo igual! Depois de ligar os cabos da moto a um booster fiz de novo o teste com o rectificador velho et voilá, lá estavam os 14V como solicitado! Ou seja... problema da bateria e não do rectificador. Quanto ao rectificador de €300,00... tenho-o ainda em stock para quem o quiser comprar P.S. - A moto era um quad Yamaha YFZ 450 R |
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Ed_acelera Fundador
Número de Mensagens : 6598 Idade : 47 Localização : Amadora ou Arganil Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike) Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 16:01 | |
| Já agora... cebere, tal como te disse noutro tópico, para mim quase de certeza que o problema é da bateria! Coloca-a à carga (carga lente de preferência) durante umas boas horas e depois deixa-a arrefecer. Quando estiver fria, volta a medir a tensão aos bornes e vê se dá valores próximos de 13V. Se os valores forem próximos dos 12V, podes preparar-te para comprar uma bateria nova! O que vale é que a tua 900 ainda utiliza baterias MF que arranjas na boa por €20 ou €30 MCumps |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 23:09 | |
| Ed_, mas mesmo com a bateria nas couves, e com a mota a trabalhar o alternador\rectificador não espeta com 14V na bateria e é isso que vamos conseguir medir?!? |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: bateria ou alternador??? fevereiro 28th 2011, 23:14 | |
| Cebere, Faz as medições com os médios ligados! Foi assim que foi feito na minha. Mas muito provavelmente, e como o Ed_ diz... isso deve ser uma "beteriazita" nas couves... sabes como é, Fim de Inverno... |
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