A Federação de Motociclismo de Portugal encontra nas suas selecções nacionais, bem como, nos projectos de formação de jovens fortes motivos de orgulho. Ao materializarem a aposta na internacionalização dos melhores pilotos Portugueses (principalmente as camadas juniores), as equipas lusitanas têm sabido dignificar o país além-fronteiras, bem como rubricar desempenhos que contribuem para uma crescente projecção de Portugal ao mais alto nível do motociclismo.
Devido ao "enquadramento" económico que a Europa e consequentemente Portugal atravessa, a Direcção da FMP tomou a decisão da não deslocação da Equipa Nacional de Enduro aos ISDE – Mexico, centrando todos os esforços no Europeu e no novo "Enduro das Nações". Com efeito, Portugal será o responsável pela organização do recém criado "Enduro das Nações", que se realizará de 09 a 12 de Setembro em Oliveira do Hospital.
Nesta importante prova disputada por equipas nacionais (4 pilotos por selecção), participarão duas equipas, uma de Juniores e uma de Séniores com objectivos ambiciosos depois da estreia no ano passado em Itália com uma 3ª posição nos Seniores. Toda a estrutura está montada, organizada e empenhada em conquistar resultados superiores aos obtidos no ano passado.
Constituição da Selecção Nacional Júnior
O TEAM PORTUGAL integra quatro jovens com um potencial de desenvolvimento muito grande na modalidade. Com efeito, a grande aposta é nos quatro juniores que têm vindo a ser acompanhados de perto pela FMP nos últimos dois anos: Diogo Ventura; Luís Oliveira; Gonçalo Bandeira e Nuno Oliveira. Qualquer um deles tem muito talento e ambição de evolução na modalidade, tendo sido estes mesmos pilotos que obtiveram a 6ª posição nos Seis Dias no ano passado na Figueira da Foz.
Diogo Ventura: é o "benjamim" desta selecção. Piloto oriundo do Motocross, surge no enduro no ano passado mostrando desde logo grande á vontade e destreza nos diversos obstáculos. Oriundo de Góis, é aplicado e tem uma grande margem de evolução na modalidade. Assim o deixem….Estreou-se na Figueira da Foz ao nível de selecções, obtendo 18ª posição na Classe E1 – Medalha de Prata. Vai participar na classe Júnior 1 tripulando uma Suzuki RMZ 250cc 4T.
Luís Oliveira: como "filho de peixe sabe nadar", começou no Motocross em 2006. O ano de 2007 foi mau devido a lesão reaparecendo em 2009 esporadicamente no MX e em permanência no Enduro. Logo no ano de estreia e terminando somente metade das provas conseguiu ainda assim uma 4ª posição no Troféu Verdes 125cc 2T/250cc 4T. Piloto trabalhador e integrado num programa de Alto Rendimento no Jamor (IDP), tem todas as possibilidades para ser um futuro vencedor nacional e internacional. Foi também estreante nos ISDE da Figueira da Foz (21º na Classe E1 júnior – Medalha de Prata). Vai participar na Classe Júnior 1 tripulando uma Yamaha YZF 250cc 4T.
Gonçalo Bandeira: dos quatro, este será o piloto que mais rodagem tem em provas internacionais. Com efeito tem participado não só em provas do mundial como do Europeu integrado nos diversos projectos fomentados pela FMP. Tem também sido utilizado nas selecções juniores participantes nos ISDE desde 2007, obtendo sempre Medalhas de Prata.Tem margem de evolução e é um piloto esforçado, embora já tivesse tempo para ter dado um salto maior….pede-se mais trabalho e dedicação durante este ano. Será naturalmente o piloto "capitão" de equipa, devido essencialmente á sua experiência. Vai participar na Classe Júnior 1 tripulando uma Husqvarna Te 250cc 4T.
Nuno Oliveira: o mais velho dos quatro, será a última hipótese que tem para mostrar serviço nos juniores. Piloto também oriundo do Motocross, surge no enduro no ano de 2009, sendo desde logo aproveitado para a Selecção Júnior dos ISDE – Figueira da Foz onde infelizmente devido a problema mecânico teve que renunciar cedo. Poderá ser uma surpresa na classe onde está integrado. Vai participar na Classe Júnior 2 tripulando uma Husqvarna WR 250cc 2T.
Constituição da Selecção Nacional Sénior
Esta selecção será constituída também por 4 elementos, todos eles já com vasta experiência nacional e internacional. Os pilotos seleccionados são: Gonçalo Reis; Helder Rodrigues; Sandro Marcos e Luis Correia. Mário Patrão será o piloto suplente.
O "Enduro das Nações" terá em Portugal a sua segunda edição. A estreia foi feita no ano passado em Itália – Castiglione Fiorentino onde a Selecção Senior Portuguesa constituída por Gonçalo Reis, Hélder Rodrigues e Paulo Felicia conquistaram um brilhante terceiro lugar a apenas 2seg da França e cerca de 2min da vencedora Itália. Este ano a representação portuguesa será não só a nível Sénior mas também Júnior, e as pretensões a resultados de relevo são grandes.
O objectivo das formações lusitanas será conquistar a sua melhor classificação de sempre nesta prova. Uma equipa Sénior experiente bem como uma Júnior motivada e coesa irão concerteza enfrentar com espírito de conquista esta competição.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Fonte:Motociclismo