Pode ser que um dia, ao Rullar na estrada, um animal atravesse seu caminho. Certamente acontece em muitas cidades, onde cachorros tentam perseguir motos. Ou mesmo, quando se atrapalham atravessando a rua e não sabem para que lado ir.
Há alguns tipos de animais que costumam perturbar o trânsito nas estradas:
- cachorros - bois e vacas - galinhas - cavalos - cobras e lagartos.
Nas cidades, geralmente são dois tipos de animais que perturbam o trânsito:
- cachorros - crianças (algumas se comportam como animais...)
Se você enxergar um animal à frente, longe o bastante, o procedimento óbvio deve ser reduzir a velocidade, e dar espaço ao animal tanto quanto for possível. Mas se um animal aparece do nada, você tem duas opções: parada de emergência ou desvio.
O desvio é uma escolha falsa. Se você pensa que pode descobrir onde um cachorro vai estar nos próximos 5 segundos, você está errado! E mais, se você pensa que, durante o pânico, vai conseguir desviar do animal e ainda manter o controle da moto - não batendo em veículos no sentido oposto, nem saindo da estrada, nem simplesmente levando um tombaço - você também deve pensar que estas coisas não costumam acontecer por aí.
Se você bater em uma parede de cimento a 5 Km/h, você provavelmente vai sair andando. Mas se você bater em qualquer coisa a 50 Km/h, é certo que não vai sair andando. A diferença está na velocidade. Desviar não reduz a velocidade - só faz perder um pouco de controle.
Sua melhor escolha é fazer uma parada de emergência controlada. Não perca o controle da moto. Minimize a velocidade do impacto. Se você for bom e tiver praticado frenagens, pode nem bater. Mesmo que você esteja com azar nesse dia, você provavelmente vai sair andando da colisão.
Mas e se for uma criança? É a mesma coisa. Se essa criança resolver 'botar sebo nas canelas', e escolher o lado errado (assim como você) para desviar, então você acertará essa criança, com uma velocidade bem maior do que se tentasse parar a moto.
Naturalmente, você não está fazendo mais de 50 Km/h em ruas onde crianças brincam, não é mesmo? E tem coberto seu freio dianteiro ao rodar pela cidade, certo?
LIDER_RR CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3207 Idade : 43 Localização : baixa da banheira Mota/Modelo : HUM!!!!! Data de inscrição : 29/09/2008
pois e uma verdade mas o animais claro sem querer ofender os animais de verdade mas os piores sao os elantados que nao tem respeito nenhum por quem anda de mota
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
pois e uma verdade mas o animais claro sem querer ofender os animais de verdade mas os piores sao os elantados que nao tem respeito nenhum por quem anda de mota
Não desfazendo o que o Serita disse e com toda a razão,os enlatados são do pior que á... Não respeitam de maneira nenhuma os motociclistas... Tb sou enlatado quando não ando de moto e procuro sempre que possivel facilitar a vida aos companheiros das 2 rodas.
Boas curvas
Paulo Matias CBR 250R
Número de Mensagens : 266 Idade : 40 Localização : S. Pedro Rates Mota/Modelo : Cbr 600RR 07 Data de inscrição : 01/10/2008
Eu acho que os enlatados são contra todos !! Eu que ando de enlatado, já me mandaram borda fora, não respeitar stops, sei lá...por enquanto ando de enlatado e tento facilitar as duas rodas sempre que posso, mas quando tiver a cartinha e motinha, lá vou com o lombo ao asfalto!!
Mas acho que se vê mais pessoas a tentar facilitar, penso que a consciência vai mudando, um pouco mas vai......acho eu.
Paulo Matias CBR 250R
Número de Mensagens : 266 Idade : 40 Localização : S. Pedro Rates Mota/Modelo : Cbr 600RR 07 Data de inscrição : 01/10/2008
Eu acho que os enlatados são contra todos !! Eu que ando de enlatado, já me mandaram borda fora, não respeitar stops, sei lá...por enquanto ando de enlatado e tento facilitar as duas rodas sempre que posso, mas quando tiver a cartinha e motinha, lá vou com o lombo ao asfalto!!
Mas acho que se vê mais pessoas a tentar facilitar, penso que a consciência vai mudando, um pouco mas vai......acho eu.
Também já n era sem tempo... Mas mesmo assim ainda faltam a maior parte, ainda ontem ao final da tarde fui entalado 2 vezes num trajecto em via-rápida de 5klm+/-...não se admite...
"V"
Angel CBR 600F2
Número de Mensagens : 1539 Idade : 52 Localização : Charneca da Caparica Data de inscrição : 30/09/2008
Epá nem todos os enlatados são iguais, e olhem que passo todos os dias na 2ª circular em hora de ponta e também vejo pessoal de duas rodas a abrir pelo meio do trânsito, acho que todos devemos de ter um pouco mais de cuidado.
NunoM Honda Monkey
Número de Mensagens : 23 Idade : 46 Localização : Lisboa Data de inscrição : 30/09/2008
Isso do vídeo não é pensar ser o dono da estrada, é ser estúpido mesmo, aquilo não se faz!
Eu antes de andar de mota ando muito e muito de carro, procuro sempre facilitar quando posso, mas muitas vezes à pessoal de mota que simplesmente abusa no meio do trânsito, ainda ontem me aconteceu isso quando ia de mota para o trabalho, passaram 2 que iam a abrir pelo meio dos carros que se um desviava um pouco ia tudo ao ar porque os carros não conseguiam ver quem vinha atrás....
"V"
barbosa CBR 600F2
Número de Mensagens : 1983 Idade : 53 Localização : Por perto! Mota/Modelo : CBR1000RR WHITE POWER com tc com fd e uma bufadeira de ladecos Data de inscrição : 02/10/2008
Número de Mensagens : 1983 Idade : 53 Localização : Por perto! Mota/Modelo : CBR1000RR WHITE POWER com tc com fd e uma bufadeira de ladecos Data de inscrição : 02/10/2008
Última edição por barbosa em outubro 4th 2008, 08:57, editado 3 vez(es)
barbosa CBR 600F2
pois eu tenho um amigo que foi contra uma vaca que nao queira exprimentar lol foi perca total teve foi a sorte de saber quem era o dona da vaca que pagou tudo e anda o forista por aqui que foi contra um carteiro!!!!!!!!!! lol nao digo quem é!!!!e melhor é contornar todo tipo de animais!!!!!!!!!! boas curvas
biker angel CBR 600F
Número de Mensagens : 1001 Idade : 42 Localização : Maia Mota/Modelo : Um dia....... Data de inscrição : 07/10/2008
Em relação a chamar animais ás ciranças, como devem imaginar a mim afecta-me... Desculpa acorrecção....
Animais são os pais que não cuidam dos filhos ou os educam mal...
Agora vejam uma das coisas que mais me afecta... Falta de humanidade...
Um acidente de um motard num tunel... Demoram 2 min e meio a laguem parar... Dezenas de carros entretanto passam e nada fazem enquanto está ali um humano inanimado e a moto um pouco mais ao lado...
Como é possivel?
barbosa CBR 600F2
Isto é um problema grave de cidadania (omissão de auxilio, é crime, mas não sei porque é que não se aplica, ou aplica-se pouco), é o que eu inflizmente vejo todos os dias, as pessoas só pensam nelas e nos seus interesses pessoais. Só olham para a barriga de cada um.
biker angel CBR 600F
Número de Mensagens : 1001 Idade : 42 Localização : Maia Mota/Modelo : Um dia....... Data de inscrição : 07/10/2008
Isto é um problema grave de cidadania (omissão de auxilio, é crime, mas não sei porque é que não se aplica, ou aplica-se pouco), é o que eu inflizmente vejo todos os dias, as pessoas só pensam nelas e nos seus interesses pessoais. Só olham para a barriga de cada um.
A desculpa é sempre a mesma: Podia ser um teatro para me assaltarem...
Tudo bem, até pode ser... Mas pode-se dar auxilio com um simples telefonema... Ou falar de dentro de um carro a perguntar se é preciso algo com a primeira engatado...
Podia cair muitas vezes nesse teatro, mas era incapaz de não fazer nada...
Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009
Isso do travar controlado é muito bonito... eu numa curva apareceu um cao... e com o susto de noite... (so o vi mesmo ja a minha frente) so me deu de travar... visto ir em curva já sabem o que aconteceu não é?? a frente foge e pronto já se sabe o que aconteceu a seguir...
Cravo CBR 500R
Número de Mensagens : 791 Idade : 48 Localização : c Data de inscrição : 19/10/2008
Numa só noite apanhei 4 cães pelo caminho: 1º- dois cães pequenos numa curva que desataram atrás de mim e tive muita sorte, pois não conseguiria fazer nada porque já ia muito inclinado; 2º- depois veio mais um mas ainda passei com folga e por último quando ia a chegar a casa, ia para ai uns 100 km/h e a pensar à 3ª é de vez e ainda falta aparecer mais um, e foi mesmo, logo a seguir salta para estrada um bruto pastor alemão para morder e só tive tempo de endireitar a mota e encolher-me e fazer um brutal força no guiador e PUMBA, um porradão enorme que partiu as carenagens laterais com impacto e ainda acertou no pisa-pés e na bota. A sorte foi não ter tocado na roda. O cão ficou feito em fanicos. Lá fui buscar os pedaços de carenagens e foi uma noite do caraças.
rafa CBR 600F2
Número de Mensagens : 1744 Idade : 53 Localização : livramento s.joao do estoril Mota/Modelo : CBR900RR-1997 Data de inscrição : 25/01/2009
eu proprio ja atropelei um velhote na marginal a caminho de cascais escusado sera dizer que eu fiquei pior que o velhote ja foi prai a vinte anos andava de 50 na altura imagino se fosse agora com a 900 ........nem quero pensar