| Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Passadão CBR 900RR
Pendura : Passadona
Número de Mensagens : 10932 Idade : 46 Localização : Lisboa + Xangai Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 13:04 | |
| assim como se fores na 5 de Outubro ( por exemplo ) vais a ultrpassar um gajo q ve um lugar no lado esquerdo e guina para cima de ti, sem aviso nenhum, tb n acredito q te vas dar como culpado pq o ias a ultrapassar... se fores numa zona q o podes fazer a culpa e sempre dele. A lei tb diz q ao seres ultrapassado deves manter a velocidade e a direcção... |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
Número de Mensagens : 1125 Idade : 49 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59) Data de inscrição : 23/03/2009
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 13:23 | |
| - Passadão escreveu:
- n hugo... n é assim tao linear... o xavi bateu por tras e ganhou o processo, há excepções
Não Passadão! Não há excepções! Se foi em ultrapassagem é culpado! A única excepção é o artigo 37º (número 1 e 2) em que podes ultrapassar pela direita em determinadas situações que podes ler no respectivo artigo e não vou transcrever aqui porque nada tem a ver com a situação deste post. Relativamente ao acidente em causa... Código da Estrada (em vigor já com as revisões de 2005): Artigo 35º Disposição comum 1- O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direcção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito. 2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120a €600. Artigo 38º Realização da manobra 1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário. 2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que: a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança; b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam; c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar; d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo. 3 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo. 4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120a €600. E o código não diz que o condutor ultrapassado deve manter a direcção... Diz apenas que deve manter a velocidade e ajudar à manobra... Artigo 39º Obrigação de facultar a ultrapassagem 1 - Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita ou, nos casos previstos no n.o 1 do artigo 37.o, para a esquerda e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado. 2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coimade €120a €600. Podes ter a certeza que neste caso a culpa vai para a mota por mais que me custe admitir isso. Ele pode sempre ir a tribunal e com um EXCELENTE advogado argumentar mil e uma coisas e TALVEZ convencer o Juiz de qualquer coisa muito peculiar... e isto apenas se o Juiz estiver muito bem disposto... Talvez assim ele ganhe! |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
Número de Mensagens : 1125 Idade : 49 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59) Data de inscrição : 23/03/2009
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 13:26 | |
| E ainda há outra coisa... Mesmo que o facto de o outro tipo não ter dado pisca contasse... Ele nunca ia conseguir provar que o gajo não fez pisca!...
CU Hugo |
|
| |
Passadão CBR 900RR
Número de Mensagens : 10932 Idade : 46 Localização : Lisboa + Xangai Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 13:37 | |
| entao o q puseste aki tb vai de encontro ao q eu disse.... repara lá:
Artigo 35º Disposição comum 1- O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direcção ( foi o q o outro fez ) ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.
...
Artigo 39º Obrigação de facultar a ultrapassagem 1 - Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita ( ora ele mandou-se para a esquerda e afinal a direcção tb conta como eu disse ) ou, nos casos previstos no n.o 1 do artigo 37.o, para a esquerda e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado.
Afinal tb tenho razão... e n havendo um traço continuo o Pedro tem todo o direito de ultrapassar... Quem vai fazer a mudança de direcções é q deve tomar as devidas precauções...
Última edição por Passadão em abril 6th 2010, 13:41, editado 1 vez(es) |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| |
| |
Passadão CBR 900RR
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 13:45 | |
| Não havia nada pelo código que impedisse o Pedro de ultrapassar. Já o outro tem algo no código q diz q ao executar uma mudança de direcção deve tomar todas as precauções ( e ja nem falo na sinalização ). Pelo menos n o fez segundo o artigo q aki puseste em q ele deve de ter a certeza que ao faze-lo n vai por em perigo ou embarassar o transito. Ora ao faze-lo ( mudar de direcção ) acabou por provocar um acidente ou embarasso... na minha opiniao a culpa continua a n ser do Pedro... é 100% do carro |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| |
| |
Passadão CBR 900RR
| |
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 13:57 | |
| tou cm o passadao, hugo.. E tmb vou maix para um 50/50.. No meu acidente o carro tmb mudou d faixa e bateu.me.. E foi 50/50 pq qd me bateu eu ja tava na escapatoria e ele alegou que eu circulava la! |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 14:00 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
- tou cm o passadao, hugo.. E tmb vou maix para um 50/50.. No meu acidente o carro tmb mudou d faixa e bateu.me.. E foi 50/50 pq qd me bateu eu ja tava na escapatoria e ele alegou que eu circulava la!
mas eu n vou para os 50/50... vou a mto custo se assim for decidido. A minha opiniao e 100% do carro. |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 14:12 | |
| e eu digo 50/50.. Ou seja a seg do carro paga 50% de todos os dados, despesas, ordenado se tiver d ficar em casa!
Sei do que falo, ainda tou em guerra cm a seg do outro veiculo pq n me tao a querer pagar os 50% dos danos de equipamento! |
|
| |
KRUX CBR 600F
Pendura : Marta
Número de Mensagens : 1408 Idade : 49 Localização : Lisboa/Paços Ferreira Mota/Modelo : CBR 954 RR Data de inscrição : 07/02/2010
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 14:30 | |
| --- Meu companheiro, tem força e mantem a cabeça "limpa" desses pensamentos mais negativos... tira as tuas próprias lições desse dia malfadado, e utiliza-os como experiência de vida... --- Fica a minha convicção de que aqui para a frente vai tudo ser diferente. O que importa agora é que recuperes rapidamente e a tua baby também, para que possam rolar novamente juntos. |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 14:32 | |
| - Passadão escreveu:
- É so uma questão de saber contornar a lei sem a infringir
Disseste tudo! Se um bom advogado "contornar" a lei pode ser que ele ganhe... Se seguirem a lei à risca, perde! CU Hugo |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 14:34 | |
| - Passadão escreveu:
- Quem vai fazer a mudança de direcções é q deve tomar as devidas precauções...
O carro tomou as precauções.. Parou, esperou e só depois avançou. A mota já estava a ultrapassá-lo quando se deu o toque. CU Hugo |
|
| |
pedrozalves CBR 600F
Número de Mensagens : 1442 Idade : 44 Localização : Madeira(Funchal) Mota/Modelo : EX-CBR954,Actual GSXR1000k8 Data de inscrição : 07/05/2009
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 15:03 | |
| sim...eu ja tinha ultrapassado 2 ou 3 carros...pq e q ele n me deixou passar se o codigo assim o diz???...vai ja um print para mostrar na companhia...thanks! |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 15:14 | |
| - pedrozalves escreveu:
- sim...eu ja tinha ultrapassado 2 ou 3 carros...pq e q ele n me deixou passar se o codigo assim o diz???...vai ja um print para mostrar na companhia...thanks!
Porque, segundo o código, tu não podes ultrapassar pela esquerda se houver veículos parados e chegados ao centro da faixa de rodagem com a intenção de mudar de direcção. Está lá bem explícito. Tens de usar a excepção de ultrapassar pela direita. Amigo... Essa situação já aconteceu MILHARES de vezes com MILHARES de condutores. Nunca o condutor do veículo que ultrapassa ganha nessa situação!... Artigo 37.o Excepções 1- Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à direita da faixa de rodagem.2 - Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que transitem sobre carris desde que estes não utilizem esse lado da faixa de rodagem e: a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros; b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros, exista placa de refúgio para peões. 3 - Quem infringir o disposto no n.o 1 é sancionado com coima de €120 a €600. Basta ele estar encostado e parado ao centro da faixa de rodagem para CLARAMENTE demonstrar a intenção de mudar de direcção! Não vás pelo que eles estão a dizer... Não fiques com falsas esperanças... CU Hugo |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 15:34 | |
| mas se ele n sinalizou n havia razao para ultrapassar pela direita. E n basta esperar e avançar para mudar de direcção. Se ele tivesse tomado as devidas precauções n havia acidente. Tu qdo mudas de direcção tb n olhas para o teu espelho do lado esquerdo?... eu olho antes de virar, tomo essa precaução, ele n tomou portanto n tomou as DEVIDAS precauções, alias n tomou nenhumas pois nem pisca fez ( conseguindo ou nao provar ). |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 15:39 | |
| - Passadão escreveu:
- mas se ele n sinalizou n havia razao para ultrapassar pela direita. E n basta esperar e avançar para mudar de direcção. Se ele tivesse tomado as devidas precauções n havia acidente. Tu qdo mudas de direcção tb n olhas para o teu espelho do lado esquerdo... eu olho antes de virar, tomo essa precaução, ele n tomou portanto n tomou as DEVIDAS precauções, alias n tomou nenhumas pois nem pisca fez ( conseguindo ou nao provar ).
Não sejas teimoso! A intenção de mudar de direcção está CLARAMENTE realizada ao estar parado junto ao centro da via. O Código não diz que ele tem de fazer pisca. Basta estar parado ao centro da via deixando um espaço maior do lado direito para estar dentro da lei e demonstrar a intenção de mudar de direcção!!! Quando esta situação se verifica qualquer outro veículo DEVE ultrapassar pela direita usando a única excepção prevista: o artigo 37º. Não vou discutir mais este assunto. Nem vale a pena quando a lei é tão clara! Pedro Alves: Depois coloca aqui como ficou resolvido o assunto, ok? CU Hugo |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 15:44 | |
| ng é teimoso sozinho ... tb n vou discutir mais ctg qdo tu proprio escreves as coisas mas parece que n as queres ler... dizes n é preciso fazer pisca mas no entanto... Artigo 37.o Excepções 1- Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à direita da faixa de rodagem.
Têm SEMPRE de sinalizar, n basta encostar ao centro da via, que eu n ando com a bola de cristal a toda a hora e assim n posso adivinhar o q pretendem fazer e fico-me por aki. |
|
| |
pedrozalves CBR 600F
Número de Mensagens : 1442 Idade : 44 Localização : Madeira(Funchal) Mota/Modelo : EX-CBR954,Actual GSXR1000k8 Data de inscrição : 07/05/2009
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 15:59 | |
| o carro n estava encostado ao eixo da via...mas n interessa pessoal...vamos ficar por aki q eu dps ponho os resultados....amanha o orçamente...edps logo se vera |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 16:07 | |
| e voilá!!!! nem isso fez.... no worries Pedro, eu e o Hugo temos mto a vontade para falar assim, ja nos conhecemos bem e nem é minha intenção e concerteza dele tb não de armar aki arrufos e xatices. É uma discussão saudável.... |
|
| |
Silver_Surfer CBR 600F
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 16:21 | |
| - Passadão escreveu:
- no worries Pedro, eu e o Hugo temos mto a vontade para falar assim, ja nos conhecemos bem e nem é minha intenção e concerteza dele tb não de armar aki arrufos e xatices. É uma discussão saudável....
Paga o que deves! CU Hugo |
|
| |
Passadão CBR 900RR
| |
| |
Hugo CBR 600F
Número de Mensagens : 1273 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR Data de inscrição : 27/03/2009
| |
| |
Silver_Surfer CBR 600F
| Assunto: Re: Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? abril 6th 2010, 16:27 | |
| - Passadão escreveu:
- axo q n é a mim q tens de dizer isso!!!! Há por aí uma maluca que tenho a impressao q deve... fala com ela!!!
Estou a falar de mines!!!!!!!!! duh!!! CU Hugo |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
| Será azar, azelhice ou Mau-olhado(inveja)? | |
|