Pela primeira vez, numa retrospectiva de há 40
anos na história da Marca, a Mercedes-Benz apresenta o SLS AMG. Este
automóvel ultra desportivo oferece um pacote tecnológico único:
carroçaria com estrutura em alumínio “spaceframe”, portas tipo asas de
gaivota, motor V8 AMG de 6,3 litros de cilindrada e uma potência de 571
cv. O novo Mercedes-Benz SLS AMG teve a sua estreia mundial no Salão
Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA) a 15 de Setembro de 2009.
O
novo Mercedes-Benz SLS AMG apresenta uma estética pura e distinta,
expoente máximo na condução dinâmica, funcionalidade e enaltecendo a
segurança Mercedes-Benz. Durante a concepção do novo modelo 'Gullwing',
os técnicos da área de desenvolvimento da AMG depositaram toda a sua
confiança no valioso know-how dos especialistas do Mercedes Technology
Center (MTC), em Sindelfingen. O objectivo deste desenvolvimento
conjunto foi tornar o SLS AMG 'Asas de Gaivota' na perfeita combinação
dos esforços das Marcas Mercedes-Benz e AMG.
Design de peso leve, graças ao alumínio A nova carroçaria inclui uma estrutura em
alumínio que combina um inteligente design de peso leve com uma notável
resistência, contribuindo, assim, para uma extraordinária dinâmica de
condução. A estrutura em alumínio corresponde aos mais elevados
requisitos de segurança passiva e da comprovada qualidade das
carroçarias Mercedes-Benz. Apesar do baixo posicionamento dos bancos,
característico nos automóveis desportivos, as portas tipo asas de
gaivota de ampla abertura facilitam a entrada e saída no automóvel.
"A
Mercedes-Benz apresenta um extraordinário automóvel desportivo, o novo
SLS AMG, que irá acelerar ainda mais as pulsações de todos os
entusiastas de automóveis desportivos. O SLS AMG é sinónimo de pura
emoção e visa tornar-se num dos mais empolgantes carros desportivos da
nossa era", refere Dieter Zetsche, Presidente da Daimler.
"Com o
SLS AMG os nossos clientes irão reconhecer a experiência da
Mercedes-AMG, adquirida ao longo de mais de 40 anos no desporto
automóvel, com um design único, como só um modelo topo de gama da
Mercedes-Benz pode oferecer", comenta Volker Mornhinweg, Presidente da
Mercedes-AMG GmbH.
Influência proveniente da construção de aeronaves Repercussões da construção aeronáutica
misturam-se na estrela Mercedes-Benz, cujo perfil em cone se assemelha à
entrada de ar de um motor a jacto com um alongado capot. O mesmo efeito
é produzido pelo design das quatro lamelas “Silver Shadow” que
ornamentam as duas grelhas de ventilação. Estas linhas, características
nos aviões, também aceleram a passagem do fluxo de ar, conferindo ao SLS
AMG um visual extremamente dinâmico, mesmo quando este se encontra
parado.
Durante a concepção do SLS AMG, os designers da
Mercedes-Benz inspiraram-se na construção de aviões para criarem um
ambiente que seja associado ao cockpit de um avião. Os bancos
desportivos são feitos em magnésio, um material de sofisticada
tecnologia que, apesar de resistente, também é leve, resultando daí
vantagens em relação ao equilíbrio do peso do automóvel e um centro de
gravidade mais baixo. O tablier incorpora entradas de ar galvanizadas na
cor “silver shadow” com um conjunto de difusores reguláveis, cujo
formato lembra indubitavelmente motores a jacto. Os mostradores
prateados têm ponteiros vermelhos e uma escala de 360 km/h. O elemento
principal entre as duas saídas de ar centrais é o sistema multimédia
COMAND APS com visor de 7“.
A alongada consola central, em metal mate,
também segue o tema do cockpit de avião. Entre outros, dispõe da AMG
DRIVE UNIT, alinhada no sentido do banco do condutor, que permite aos
clientes do SLS escolher os ajustes do seu automóvel. A caixa de sete
velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 7 opera-se facilmente com o punho
E-SELECT, desenhado como um regulador de impulso do motor de um jacto.
Todos os elementos de comando são em metal, apresentando uma superfície
prateada brilhante.
A sensação de cockpit é rematada pelas
aplicações côncavas no interior das portas tipo “Asas de Gaivota”, a
elevada linha da cintura e as imponentes abas laterais, transmitindo a
sensação de ergonomia do automóvel desportivo. Todos estes elementos
comprovam a atenção dada aos detalhes. Para conferir um maior requinte
ao interior, este está disponível em pele designo de cinco cores: preto,
vermelho clássico, areia, porcelana e castanho claro.
Portas tipo “Asas de Gaivota” Apesar
do posicionamento baixo dos bancos, característico dos automóveis
desportivos, a grande abertura das portas tipo “Asas de Gaivota”
permitem uma fácil entrada e saída do veículo. Os designers tiveram o
cuidado para que as portas tivessem um amplo ângulo de abertura, até
70º.
Segurança
passiva ao mais alto nível A
estrutura em alumínio constitui a base para proporcionar uma notável
segurança. O alargado equipamento de série inclui cintos de segurança de
três pontos com pré-tensores e limitadores de força, bem como oito
airbags: dianteiros adaptativos, airbag para os joelhos do condutor e
acompanhante, dois airbags laterais integrados nos bancos e dois
windowbags que se activam nas portas.
A perfeita sintonia entre a construção de peso leve e a
estabilidade A utilização de componentes de elevada
resistência compensa o aumento da carga sobre o motor derivada da sua
maior potência. Pistons forjados, apoios da cambota reforçados,
estrutura optimizada da cambota bem como uma melhorada lubrificação
mediante uma bomba de óleo de grande capacidade, asseguram a máxima
durabilidade. Apesar do aumento das exigências, reduziu-se ainda mais o
peso do motor. Os pistons forjados contribuem especialmente para o
efeito, resultando num peso do motor em seco de 205 kg e de uma relação
peso/potência de 0,36 kg/cv — valor inigualável por qualquer marca
concorrente. A sofisticada tecnologia do conversor catalítico permite
cumprir com os actuais e futuros limites de emissões, como as normas
EU5, LEV2 e ULEV.
Motor V8 da AMG, de 6,3 litros e 571 cv de potência O extraordinário motor V8 da AMG, de 6,3
litros, atinge a potência máxima de 571 cv às 6.800 rpm, tornando o SLS
AMG num dos mais potentes automóveis desportivos do segmento em que se
insere. A relação peso/potência de 2,84 kg/cv atribui-se ao reduzido
peso do veículo. O motor de 8 cilindros, naturalmente aspirado,
disponibiliza um binário máximo de 650 Nm às 4.750 rpm. O 'Asas de
Gaivota' acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, antes de atingir a
velocidade máxima de 317 km/h. O motor foi remodelado com o máximo rigor
e apresenta todas as características dos potentes motores de
competição.
As principais medidas para aumentar a potência
incluem um novo sistema de admissão de ar, nova configuração do trem das
válvulas e árvores de cames, a utilização de tubagens em aço de fluxo
optimizado e sistema de escape sem estrangulamentos. Daí resulta uma
melhorada carga dos cilindros, que se traduz no aumento da potência para
571 cv e um binário máximo de 650 Nm. O motor de 8 cilindros responde
rapidamente aos movimentos do acelerador, demonstrando uma flexibilidade
muito mais pronunciada nas elevadas rotações. A mudança para
lubrificação por cárter seco também permite um posicionamento mais baixo
do motor no veículo. Ter baixado o centro de gravidade do veículo
também contribuiu para a maior aceleração lateral e para a
extraordinária condução dinâmica.
Caixa de velocidades com embraiagem dupla O motor V8 debita a sua grande potência ao
eixo traseiro através de um veio de transmissão de fibra de carbono
ultra leve, similar ao utilizado nos carros de turismo do Classe C, no
DTM. A caixa de velocidades é montada na traseira (princípio
transaxial), estando ligada ao bloco do motor através do referido veio
de transmissão em fibra de carbono, permitindo assim uma maior rigidez
na ligação entre o motor e a caixa de velocidades e, por sua vez, um
excelente apoio das forças e binário geradas. A nova caixa de
velocidades de dupla embraiagem da AMG, com sete velocidades, assume a
transferência da potência, efectuando rápidas passagens de caixa sem
perda da força de tracção.
O condutor tem à escolha quatro
diferentes modos de condução, desde o modo confortável ao modo
desportivo, bem como uma função RACE START. A extraordinária tracção
deriva do bloqueio do diferencial integrado na compacta caixa de
velocidades. A solução escolhida com o motor montado ao centro na secção
dianteira e a configuração transaxial asseguram a distribuição ideal do
peso à frente e atrás.
Direcção directa, bloqueio do diferencial e ESP de 3
níveis Com uma constante relação de transmissão
mecânica de 13.6 : 1, a direcção por pinhão e cremalheira proporciona
uma verdadeira sensação de direcção directa, correspondendo assim às
elevadas expectativas do condutor em relação a um automóvel ultra
desportivo. A direcção assistida parametrizada opera dependente da
velocidade e melhora o feedback para o condutor à medida que esta vai
aumentando, sendo por isso um factor crucial ao conduzir numa recta a
alta velocidade. A montagem da caixa da direcção à frente do motor, no
suporte integral tipo chassis, permite o posicionamento extremamente
baixo do motor. O modelo “Asas de Gaivota” dispõe do sistema ESP
de
três níveis, permitindo ao condutor a escolha entre os três modos “ESP
ON”, “ESP SPORT” e “ESP OFF” com o premir de um botão. Mesmo no modo
“ESP OFF”, basta carregar no pedal do travão para activar de novo todas
as funções do ESP.
O sistema de controlo da patinagem em
aceleração ASR está activo nos três modos do ESP. Se uma roda motriz
começar a perder tracção, a activação objectivada dos travões aumenta
consideravelmente a tracção, especialmente em combinação com o bloqueio
mecânico do diferencial auto-blocante de disco múltiplo, equipado de
série. Isto permite uma mais efectiva transferência da força do motor à
estrada durante uma condução particularmente dinâmica.
O lançamento da reinterpretação do lendário “Asas de
Gaivota” está agendado para a Primavera de 2010.