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 Técnica - As curvas

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Pardal
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MensagemAssunto: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 09:06

Olá a todos,
Mesmo para os mais experientes, existem determinadas coisas sobre as quais podemos sempre aprender mais, de modo a aperfeiçoarmos a nossa maneira de conduzir. Existem técnicas para conduzir uma moto, e às vezes não é só por conduzirmos todos os dias que as dominamos. É preciso treino. Tomei a liberdade de traduzir e adaptar dois pequenos textos, que a seguir transcrevo, e que espero que sejam úteis para todos.



Parte 1- A curva

Vamos falar de curvas e como elas se fazem. A maioria dos acidentes de moto, quando o motociclista vai sozinho e sem intervenção de outros veículos, acontecem porque a moto entra mal na curva (descrevendo posteriormente uma circunferência demasiado larga), e o motociclista não consegue corrigir a situação.

Pergunta: Quando entras numa curva demasiado depressa, o que fazes?

a) Travas

b) Usas a embraiagem

c) Reduzes uma mudança

d) Desaceleras

e) Inclinas-te mais

Veremos no fim a resposta correcta a esta questão.



Pergunta: Quando travas, para onde é que vai o peso?

a) Para a frente

b) Para trás

c) Para dentro

d) Para fora

A resposta correcta é “a) Para a frente”. O peso vai para a frente, tirando tracção à roda de trás.

Pergunta: Numa curva, tu queres:

a) Mais peso no pneu da frente

b) Menos peso no pneu da frente

c) Mais peso no pneu de trás

d) Menos peso no pneu de trás

e) O mesmo peso em ambos os pneus

A resposta correcta é “e) O mesmo peso em ambos os pneus”. “Aliviar” o peso atrás irá causar perca de tracção, e a moto poderá “escorregar” debaixo de ti. O peso deve ser igual em ambos para a moto descrever a curva o mais estabilizada possível.

Pergunta: Travar em curva é a única coisa que “alivia” o peso atrás?

a) Sim

b) Não

A resposta é “b) Não”. Em curva, a moto não conhece a diferença entre travar, embraiar, reduzir ou desacelerar. Em curva, qualquer uma destas formas de desaceleração irá causar a mesma reacção – “aliviar” o peso atrás.

Portanto, a resposta à primeira pergunta é “e) Inclinas-te mais”. Entra na curva por fora, olha para o ponto mais afastado que conseguires, inclina a moto, e mantém uma aceleração constante durante toda a curva, “rolando” progressivamente o punho. O tempo para abrandar, travar e outras coisas, é antes da curva, antes de inclinares a moto. Se entrares numa curva muito depressa, inclina-te mais e mantém uma aceleração constante. Uma das coisas que devemos todos praticar para descrevermos bem uma curva é uma técnica chamada “Slow, Look, Lean and Roll”.



Parte 2- A Técnica

Slow (abrandar): Usa os dois travões para abrandar (diz-se que a força a aplicar deverá ser aproximadamente de 75% no(s) da frente e 25% no de trás), e reduz a(s) “mudança(s)”. A moto deverá estar engrenada na “mudança” correcta e “desembraiada” antes de começares a curva.

Look (olhar): Olha para a saída da curva (ou o ponto mais longe que conseguires. Este é provavelmente o passo mais importante de todos. Mantém a cabeça e os olhos levantados e nivelados com o horizonte, não olhes para o chão à tua frente. Numa moto, tu vais para onde olhas, e se olhas para baixo, vais para baixo… Manter a cabeça levantada ajuda-te a manter o equilíbrio e o controle. Se quiseres virar para a direita, vira a cabeça (e os olhos) para a direita e vê para onde queres ir, olha para o ponto de saída da curva. Se quiseres virar para a esquerda, faz a mesma coisa.

Lean (inclinar): Inclina a moto para fazer a curva. Usa o guiador (e não o peso do corpo) para te inclinares. Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.

Roll (“enrolar” o punho): Uma velocidade constante ou uma ligeira aceleração (e não o abrandamento ou travagem) estabilizam a suspensão e distribuem a tracção e o peso igualmente pelos dois pneus. Se não conseguires acelerar suavemente durante a curva, é porque já a começaste a fazer mal. Abranda mais, antes da curva, para poderes acelerar durante a mesma.

Pensem sempre antes de cada curva: "Abrandar, olhar, inclinar e acelerar"... "abrandar, olhar, inclinar e acelerar"...
_________________

FONTE: Fórum Motonline
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 13:51

Tenho de ler isto mais logo em casa com mais calma.
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 14:12

Sim sr.,espétaculo!!
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 20:43

Aprendemos todos os dias até ao final da nossa vida.
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 22:03

eu ando a tentar por esses conselhos em pratica vamos a ver se nao me aleixo
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 7th 2008, 00:54

Interessante...!!!!!


Acho que está tudo muito claro...


Na minha opinião, apenas acrescento uma coisa... dps de praticar isso tudo e de fazer umas boas curvas surge o "excesso de confiança" e a meu ver é esse o pior inimigo da curva....


Última edição por k u p em novembro 21st 2008, 01:02, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 04:02

Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.
Só não precebo esta parte então se nós fazemos uma curva para a direita o punho direito vai para tras e não para a frente certo , ou então eu é que não tou a perceber Rolling Eyes
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 10:52

CBRodrigues escreveu:
Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.
Só não precebo esta parte então se nós fazemos uma curva para a direita o punho direito vai para tras e não para a frente certo , ou então eu é que não tou a perceber Rolling Eyes

A mim também me está a fazer confusão.
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 13:37

Amigos quando curvamos para a direita e o punho direito empurra-lo para a frente é o correcto!!pela compensaçao da gravidade!!porque se curvamos para a direita o punho vem para traz a mota está em risco de virar toda a direita!e temos sempre k ter o punho direito virado uns milimetros para a frente para compensar!!o proprio peso da mota e inclinaçao em k vai se repararem faz com que se curvarmos para a direita e o punho direto tb vir pa traz se deixarem a maquina seguir essa linha ela foge!!é tipo um contrapeso!!
relamente nunca visto uma explicaçao destas como ai teem atraz!!mas a verdade é k isso acontece!!tentem devagar e vao ver se nao é!!!lol
Abraços e cuidado com os testes!!
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 23:51

Mas isto sai institivamente, quando curvas e te desiquilibras, tentas sempre compensar esse desiquilibrio de forças, certo.
Resumindo fazes este movimento, no caso de a mota te fugir de traseira, é uma alternativa, por isso acho que não será um movimento que se tem de fazer sempre, é só em situações de emergência.
Julgo eu...
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 9th 2008, 00:20

Isso dos punhos é correcto! e é a maneira mais rapida de inclinar a mota.

Exprimentem ir a uma velocidade baixa ( 20,30 ) a direito, se virarem o volante para a esquerda a mota vai para a direita, e vice versa.

É simples, quem é que nunca andou de carro e a fazer uma curva lá vai o telemovel lá parar á outra ponta do carro ?
O movimento que estamos a fazer, neste caso na curva empurra o corpo para o lado de fora, acontece o mesmo por exemplo na Moto4, se virar-mos muito depressa temos que nos por na parte de dentro da mota, caso contrario somos cuspidos pa fora.

Ora como isto são só duas rodas, assim que viramos o volante pa esquerda se formos a direito, a mota é "deitada" directamente para a direita.

O Slide é basicamente um equilibrio dessas forças !

Esta tecnica é bem mais rapida por exemplo a desviar de objectos, porque sem querer ou não a tendencia quando nos aparece qualquer coisa á frente, é mandar o corpo para um lado, e depois então puxar a mota, é bem mais demorado !

A sério ... exprimentem !
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 9th 2008, 00:25

Ok, serve também para inclinar a mota de uma forma mais rápida.
Mas isso é mais para os Pros
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 18th 2008, 11:38

Vicking eu pensava que tu agora puxavas era os pés para cima.
deste conta das botas nas curvas da arrabida

lololololololololololololo
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimejaneiro 15th 2009, 22:20

Grande post, tudo correcto sem falhas, na minha opiniao o pessoal devia de sair da escola de conduçao a fazer isto, evitava muitos acidentes estupidos.
Mas isso é na minha opiniao! cumps
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimejaneiro 16th 2009, 02:33

tens razao Puto.
eu nao aprendi a fazer isso.. acho que, o meu erro foi, aprender numa 125 e 250.. e 2 meses dps nao averbado peguei na 600 e a primeira curva a 140 enfiei no rail LOL
ha coisas que deviam ensinar-se. ng me ensinou como controlar o peso de uma mota.. saber o que o CG é importante e que joga ctg ou com um pendura.
aprendemos com os erros e com os amigos.
na escola não. é o stop e o botão magico da ignição
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimejaneiro 16th 2009, 18:24

Puto escreveu:
Grande post, tudo correcto sem falhas, na minha opiniao o pessoal devia de sair da escola de conduçao a fazer isto, evitava muitos acidentes estupidos.
Mas isso é na minha opiniao! cumps


Pois isso é uma realidade, ensinam certas merdinhas como fazer "8´s"...tudo bem até pode contribuir para se ter mais equilibrio na moto, mas ninguem vai depois fazer isso na estrada scratch , por isso não vai servir de muito.

Deviam sim encinar estas pequenas técnicas, travar rapidamente com segurança, etc. isto sim seria util futuramente.
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimefevereiro 19th 2009, 20:33

Não sei em que escola andaram.. Mas o meu instrutor ensinou-me estas coisas todas! Mesmo tudinho! E vejam la que me portei tao bem que ele ate deixou-me a mim.. Naquela altura com 16 anos andar na CB500 da escola! E eu todo contente! Parecia uma puto com 6 anos com um gelado na mao! Very Happy




Mais vale ter uma Honda feia a duas Yamaha!
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimefevereiro 19th 2009, 20:36

k u p escreveu:
Interessante...!!!!!


Acho que está tudo muito claro...


Na minha opinião, apenas acrescento uma coisa... dps de praticar isso tudo e de fazer umas boas curvas surge o "excesso de confiança" e a meu ver é esse o pior inimigo da curva....

Á pois é, o calcanhar de Aquiles de qq um: o excesso de confiança.
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 23rd 2009, 23:24

hum... essa parte dos punhos tb me deichou a pensar... acho que nunca reparei como é que faço isso... a ver se fico mais atento....
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 00:25

texto muito bom!!
o countersteering é do mais simples de testar... como já disseram,ir a direito, 20Km/h e guinar para a esquerda...a mota vai para a direita.

já em curva... ainda ando em testes!!LOL mas a menina já fala comigo e já diz "oi... assim vai magoar!" Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 02:03

Anibal Martinho escreveu:
hum... essa parte dos punhos tb me deichou a pensar... acho que nunca reparei como é que faço isso... a ver se fico mais atento....

Desde que não te sigas pelo avatar ... Rolling Eyes
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 02:38

Accident escreveu:
Desde que não te sigas pelo avatar ... Rolling Eyes

pois, não é exemplo para ng!!!
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 18:55

Passadão escreveu:
Accident escreveu:
Desde que não te sigas pelo avatar ... Rolling Eyes

pois, não é exemplo para ng!!!


é exemplo é um MAU exemplo ehehe lol!
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 22:46

hehehe o avatar e para me lenbrar do k nao posso fazer...
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 25th 2009, 03:18

Anibal Martinho escreveu:
hehehe o avatar e para me lenbrar do k nao posso fazer...

Pois...se keres asas bebe red bull!!! LOLOL
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MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitime

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