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Autor | Mensagem |
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Pardal CBR 600F3
Número de Mensagens : 2310 Idade : 47 Localização : Baixa da Banheira Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Técnica - As curvas outubro 1st 2008, 09:06 | |
| Olá a todos, Mesmo para os mais experientes, existem determinadas coisas sobre as quais podemos sempre aprender mais, de modo a aperfeiçoarmos a nossa maneira de conduzir. Existem técnicas para conduzir uma moto, e às vezes não é só por conduzirmos todos os dias que as dominamos. É preciso treino. Tomei a liberdade de traduzir e adaptar dois pequenos textos, que a seguir transcrevo, e que espero que sejam úteis para todos.
Parte 1- A curva
Vamos falar de curvas e como elas se fazem. A maioria dos acidentes de moto, quando o motociclista vai sozinho e sem intervenção de outros veículos, acontecem porque a moto entra mal na curva (descrevendo posteriormente uma circunferência demasiado larga), e o motociclista não consegue corrigir a situação.
Pergunta: Quando entras numa curva demasiado depressa, o que fazes?
a) Travas
b) Usas a embraiagem
c) Reduzes uma mudança
d) Desaceleras
e) Inclinas-te mais
Veremos no fim a resposta correcta a esta questão.
Pergunta: Quando travas, para onde é que vai o peso?
a) Para a frente
b) Para trás
c) Para dentro
d) Para fora
A resposta correcta é “a) Para a frente”. O peso vai para a frente, tirando tracção à roda de trás.
Pergunta: Numa curva, tu queres:
a) Mais peso no pneu da frente
b) Menos peso no pneu da frente
c) Mais peso no pneu de trás
d) Menos peso no pneu de trás
e) O mesmo peso em ambos os pneus
A resposta correcta é “e) O mesmo peso em ambos os pneus”. “Aliviar” o peso atrás irá causar perca de tracção, e a moto poderá “escorregar” debaixo de ti. O peso deve ser igual em ambos para a moto descrever a curva o mais estabilizada possível.
Pergunta: Travar em curva é a única coisa que “alivia” o peso atrás?
a) Sim
b) Não
A resposta é “b) Não”. Em curva, a moto não conhece a diferença entre travar, embraiar, reduzir ou desacelerar. Em curva, qualquer uma destas formas de desaceleração irá causar a mesma reacção – “aliviar” o peso atrás.
Portanto, a resposta à primeira pergunta é “e) Inclinas-te mais”. Entra na curva por fora, olha para o ponto mais afastado que conseguires, inclina a moto, e mantém uma aceleração constante durante toda a curva, “rolando” progressivamente o punho. O tempo para abrandar, travar e outras coisas, é antes da curva, antes de inclinares a moto. Se entrares numa curva muito depressa, inclina-te mais e mantém uma aceleração constante. Uma das coisas que devemos todos praticar para descrevermos bem uma curva é uma técnica chamada “Slow, Look, Lean and Roll”.
Parte 2- A Técnica
Slow (abrandar): Usa os dois travões para abrandar (diz-se que a força a aplicar deverá ser aproximadamente de 75% no(s) da frente e 25% no de trás), e reduz a(s) “mudança(s)”. A moto deverá estar engrenada na “mudança” correcta e “desembraiada” antes de começares a curva.
Look (olhar): Olha para a saída da curva (ou o ponto mais longe que conseguires. Este é provavelmente o passo mais importante de todos. Mantém a cabeça e os olhos levantados e nivelados com o horizonte, não olhes para o chão à tua frente. Numa moto, tu vais para onde olhas, e se olhas para baixo, vais para baixo… Manter a cabeça levantada ajuda-te a manter o equilíbrio e o controle. Se quiseres virar para a direita, vira a cabeça (e os olhos) para a direita e vê para onde queres ir, olha para o ponto de saída da curva. Se quiseres virar para a esquerda, faz a mesma coisa.
Lean (inclinar): Inclina a moto para fazer a curva. Usa o guiador (e não o peso do corpo) para te inclinares. Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.
Roll (“enrolar” o punho): Uma velocidade constante ou uma ligeira aceleração (e não o abrandamento ou travagem) estabilizam a suspensão e distribuem a tracção e o peso igualmente pelos dois pneus. Se não conseguires acelerar suavemente durante a curva, é porque já a começaste a fazer mal. Abranda mais, antes da curva, para poderes acelerar durante a mesma.
Pensem sempre antes de cada curva: "Abrandar, olhar, inclinar e acelerar"... "abrandar, olhar, inclinar e acelerar"... _________________
FONTE: Fórum Motonline |
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LCPessoa CBR 600RR
Número de Mensagens : 4489 Idade : 57 Localização : KA100 Mota/Modelo : CBR1000RR 08 Data de inscrição : 24/09/2008
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Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
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LCPessoa CBR 600RR
Número de Mensagens : 4489 Idade : 57 Localização : KA100 Mota/Modelo : CBR1000RR 08 Data de inscrição : 24/09/2008
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LIDER_RR CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3207 Idade : 43 Localização : baixa da banheira Mota/Modelo : HUM!!!!! Data de inscrição : 29/09/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 1st 2008, 22:03 | |
| eu ando a tentar por esses conselhos em pratica vamos a ver se nao me aleixo |
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k u p CBR 250
Número de Mensagens : 211 Idade : 43 Localização : Na nuvem..:-) Mota/Modelo : Á espera do Euromilhões RR... Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 7th 2008, 00:54 | |
| Interessante...!!!!!
Acho que está tudo muito claro...
Na minha opinião, apenas acrescento uma coisa... dps de praticar isso tudo e de fazer umas boas curvas surge o "excesso de confiança" e a meu ver é esse o pior inimigo da curva....
Última edição por k u p em novembro 21st 2008, 01:02, editado 1 vez(es) |
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CBRodrigues CBR 400RR
Número de Mensagens : 559 Idade : 39 Localização : Odivelas Mota/Modelo : CBR 1000RR 2005 Data de inscrição : 04/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 8th 2008, 04:02 | |
| Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento. Só não precebo esta parte então se nós fazemos uma curva para a direita o punho direito vai para tras e não para a frente certo , ou então eu é que não tou a perceber |
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Aicilop CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3080 Idade : 43 Localização : Moita/Viseu Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade Data de inscrição : 01/10/2008
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Viking CBR 600F4
Número de Mensagens : 2800 Idade : 48 Localização : Sintra Mota/Modelo : CBR1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 8th 2008, 13:37 | |
| Amigos quando curvamos para a direita e o punho direito empurra-lo para a frente é o correcto!!pela compensaçao da gravidade!!porque se curvamos para a direita o punho vem para traz a mota está em risco de virar toda a direita!e temos sempre k ter o punho direito virado uns milimetros para a frente para compensar!!o proprio peso da mota e inclinaçao em k vai se repararem faz com que se curvarmos para a direita e o punho direto tb vir pa traz se deixarem a maquina seguir essa linha ela foge!!é tipo um contrapeso!! relamente nunca visto uma explicaçao destas como ai teem atraz!!mas a verdade é k isso acontece!!tentem devagar e vao ver se nao é!!!lol Abraços e cuidado com os testes!! |
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Aicilop CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3080 Idade : 43 Localização : Moita/Viseu Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade Data de inscrição : 01/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 8th 2008, 23:51 | |
| Mas isto sai institivamente, quando curvas e te desiquilibras, tentas sempre compensar esse desiquilibrio de forças, certo. Resumindo fazes este movimento, no caso de a mota te fugir de traseira, é uma alternativa, por isso acho que não será um movimento que se tem de fazer sempre, é só em situações de emergência. Julgo eu... |
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Accident CBR 600F
Número de Mensagens : 1218 Idade : 39 Localização : Cascais Mota/Modelo : Target 50 Kitada Data de inscrição : 01/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 9th 2008, 00:20 | |
| Isso dos punhos é correcto! e é a maneira mais rapida de inclinar a mota.
Exprimentem ir a uma velocidade baixa ( 20,30 ) a direito, se virarem o volante para a esquerda a mota vai para a direita, e vice versa.
É simples, quem é que nunca andou de carro e a fazer uma curva lá vai o telemovel lá parar á outra ponta do carro ? O movimento que estamos a fazer, neste caso na curva empurra o corpo para o lado de fora, acontece o mesmo por exemplo na Moto4, se virar-mos muito depressa temos que nos por na parte de dentro da mota, caso contrario somos cuspidos pa fora.
Ora como isto são só duas rodas, assim que viramos o volante pa esquerda se formos a direito, a mota é "deitada" directamente para a direita.
O Slide é basicamente um equilibrio dessas forças !
Esta tecnica é bem mais rapida por exemplo a desviar de objectos, porque sem querer ou não a tendencia quando nos aparece qualquer coisa á frente, é mandar o corpo para um lado, e depois então puxar a mota, é bem mais demorado !
A sério ... exprimentem ! |
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Aicilop CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3080 Idade : 43 Localização : Moita/Viseu Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade Data de inscrição : 01/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 9th 2008, 00:25 | |
| Ok, serve também para inclinar a mota de uma forma mais rápida. Mas isso é mais para os Pros |
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barbosa CBR 600F2
Número de Mensagens : 1983 Idade : 53 Localização : Por perto! Mota/Modelo : CBR1000RR WHITE POWER com tc com fd e uma bufadeira de ladecos Data de inscrição : 02/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas outubro 18th 2008, 11:38 | |
| Vicking eu pensava que tu agora puxavas era os pés para cima. deste conta das botas nas curvas da arrabida
lololololololololololololo |
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Puto Honda Monkey
Número de Mensagens : 15 Idade : 36 Localização : vila nova de caparica Data de inscrição : 12/01/2009
| Assunto: Re: Técnica - As curvas janeiro 15th 2009, 22:20 | |
| Grande post, tudo correcto sem falhas, na minha opiniao o pessoal devia de sair da escola de conduçao a fazer isto, evitava muitos acidentes estupidos. Mas isso é na minha opiniao! cumps |
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[kp] CBR 400RR
Número de Mensagens : 556 Idade : 38 Localização : Queluz Mota/Modelo : CBR 600 RR 07 Data de inscrição : 21/12/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas janeiro 16th 2009, 02:33 | |
| tens razao Puto. eu nao aprendi a fazer isso.. acho que, o meu erro foi, aprender numa 125 e 250.. e 2 meses dps nao averbado peguei na 600 e a primeira curva a 140 enfiei no rail LOL ha coisas que deviam ensinar-se. ng me ensinou como controlar o peso de uma mota.. saber o que o CG é importante e que joga ctg ou com um pendura. aprendemos com os erros e com os amigos. na escola não. é o stop e o botão magico da ignição |
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TelmoAdriano CBR 600F4
Número de Mensagens : 2810 Idade : 35 Localização : Meda/Guarda Mota/Modelo : Honda CBR 125R Data de inscrição : 20/11/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas janeiro 16th 2009, 18:24 | |
| - Puto escreveu:
- Grande post, tudo correcto sem falhas, na minha opiniao o pessoal devia de sair da escola de conduçao a fazer isto, evitava muitos acidentes estupidos.
Mas isso é na minha opiniao! cumps Pois isso é uma realidade, ensinam certas merdinhas como fazer "8´s"...tudo bem até pode contribuir para se ter mais equilibrio na moto, mas ninguem vai depois fazer isso na estrada , por isso não vai servir de muito. Deviam sim encinar estas pequenas técnicas, travar rapidamente com segurança, etc. isto sim seria util futuramente. |
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dosantos CBR 250R
Número de Mensagens : 339 Idade : 33 Localização : Torres Vedras - Sobral M.A. Mota/Modelo : Honda CBR125R (linha completa Arrow) Data de inscrição : 13/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas fevereiro 19th 2009, 20:33 | |
| Não sei em que escola andaram.. Mas o meu instrutor ensinou-me estas coisas todas! Mesmo tudinho! E vejam la que me portei tao bem que ele ate deixou-me a mim.. Naquela altura com 16 anos andar na CB500 da escola! E eu todo contente! Parecia uma puto com 6 anos com um gelado na mao! Mais vale ter uma Honda feia a duas Yamaha! |
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Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas fevereiro 19th 2009, 20:36 | |
| - k u p escreveu:
- Interessante...!!!!!
Acho que está tudo muito claro...
Na minha opinião, apenas acrescento uma coisa... dps de praticar isso tudo e de fazer umas boas curvas surge o "excesso de confiança" e a meu ver é esse o pior inimigo da curva.... Á pois é, o calcanhar de Aquiles de qq um: o excesso de confiança. |
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Anibal Martinho Honda Monkey
Número de Mensagens : 75 Idade : 38 Localização : bombarral Mota/Modelo : R6 Data de inscrição : 01/03/2009
| Assunto: Re: Técnica - As curvas março 23rd 2009, 23:24 | |
| hum... essa parte dos punhos tb me deichou a pensar... acho que nunca reparei como é que faço isso... a ver se fico mais atento.... |
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fuser CBR 400RR
Número de Mensagens : 597 Idade : 44 Localização : Pinhal Novo Mota/Modelo : CB500 Data de inscrição : 19/11/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas março 24th 2009, 00:25 | |
| texto muito bom!! o countersteering é do mais simples de testar... como já disseram,ir a direito, 20Km/h e guinar para a esquerda...a mota vai para a direita. já em curva... ainda ando em testes!!LOL mas a menina já fala comigo e já diz "oi... assim vai magoar!" |
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Accident CBR 600F
Número de Mensagens : 1218 Idade : 39 Localização : Cascais Mota/Modelo : Target 50 Kitada Data de inscrição : 01/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas março 24th 2009, 02:03 | |
| - Anibal Martinho escreveu:
- hum... essa parte dos punhos tb me deichou a pensar... acho que nunca reparei como é que faço isso... a ver se fico mais atento....
Desde que não te sigas pelo avatar ... |
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Passadão CBR 900RR
Pendura : Passadona
Número de Mensagens : 10932 Idade : 46 Localização : Lisboa + Xangai Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas março 24th 2009, 02:38 | |
| - Accident escreveu:
- Desde que não te sigas pelo avatar ...
pois, não é exemplo para ng!!! |
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Kalashnikov CBR 600F2
Número de Mensagens : 1648 Idade : 40 Localização : Covilhã Mota/Modelo : CBR 900 RR Firblade Motobecane 41 Special Fuego Data de inscrição : 02/12/2008
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Anibal Martinho Honda Monkey
Número de Mensagens : 75 Idade : 38 Localização : bombarral Mota/Modelo : R6 Data de inscrição : 01/03/2009
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Passadão CBR 900RR
Pendura : Passadona
Número de Mensagens : 10932 Idade : 46 Localização : Lisboa + Xangai Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Técnica - As curvas março 25th 2009, 03:18 | |
| - Anibal Martinho escreveu:
- hehehe o avatar e para me lenbrar do k nao posso fazer...
Pois...se keres asas bebe red bull!!! LOLOL |
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