Gostava só de colocar esta questão, se as octanas nada importam, qual a razão para nas provas de aceleração a malta por gasolina de 102 octanas e obter melhores tempos?
(...) mais octanas => temperatura de chama maior => mais trabalho na expansão do cilindro => mais potência...
(...) Aumentar a temperatura da chama é um dos métodos para evitar a detonação. Menos detonação = mais octanas. Mas em altas rpm o que importa é mesmo a temperatura da chama, a detonação dá-se em baixas rpm.
Quanto à temperatura de chama, podes elevá-la mais com aditivos, dando mais potência mas sacrificando o motor... Misturas de água vaporizada, alcool, oxido de azoto (NOx)... Os acabamentos internos do motor não prevêm o uso destes químicos e a oxidação é inevitável... Para não falar das altas pressões que podem superar as limitações impostas na fábrica... e depois 'kaput'
Lars CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3293 Idade : 38 Localização : Rio Tinto - Porto Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8 Data de inscrição : 22/03/2009
Ah entao o aumento de octanas sempre gera mais potência...... Foi dito atrás que não! Era só ai que queria chegar!
Não, não gera mais potência! O que gera mais potência é o uso adequado da octanagem à compressão do motor. Ora se o motor está feito para gasolina de 100 octanas e essa gasolina é utilizada então claro que tens mais potência!!!
Portanto o nível de octanagem INDIRECTAMENTE pode aumentar a potência mas não é directamente proporcional!
Sempre pensei que mais octanas era igual a mais potencia na combustão, logo mais potencia ao motor
a compressao do motor pode ser alterada, por isso é que existem vários tipos de pistons e vários tipos de juntas. (isto da forma mais facil, pois tambem podes jogar com as bielas e cambota) normalmente quanto mais compressão de motor tiveres, mais potencia obtens, mais octanas precisas para ajudar ao aumento de potencia. o pior é que quando se sobe muito a taxa de compressão de um motor se não for tudo bem pensado e feito, a vida útil dele diminui bastante
luispereira CBR 250
Número de Mensagens : 237 Idade : 46 Localização : odivelas Mota/Modelo : CBR900RR FIREBLADE 99 Data de inscrição : 08/01/2010
Boas pessoal! Sera que alguem me podia tirar uma duvida! Tenho uma cb500 de 1999 e a uns dias num posto de gasolina andava eu a ver aditivos para a gasolina e vejo a venda um que era penso eu um substituinte de chumbo que dizia que restaurava a potencia e limpava tudo e mais alguma coisa! a minha questao e a seguinte, sera que posso utilizar esse aditivo na minha mota? sera que lhe vai dar mais potencia?
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
A uns anos atras havia a gasolina SUPER e a mesma tinha chumbo! eu na altura tinha um enlatado 1200cc quando essa gasolina acabou e foi "substituida" pelas actuais sem chumbo 95/98. E o que senti no meu enlatado foi uma enorme perda de força no veiculo visto o mesmo nao ter catalizador e sempre ter levado SUPER ate aquela data! Esse aditivo e nem mais nem menos CHUMBO!!!
Silver_Surfer CBR 600F
Número de Mensagens : 1125 Idade : 49 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Fireblade (SC59) Data de inscrição : 23/03/2009
Boas pessoal! Sera que alguem me podia tirar uma duvida! Tenho uma cb500 de 1999 e a uns dias num posto de gasolina andava eu a ver aditivos para a gasolina e vejo a venda um que era penso eu um substituinte de chumbo que dizia que restaurava a potencia e limpava tudo e mais alguma coisa! a minha questao e a seguinte, sera que posso utilizar esse aditivo na minha mota? sera que lhe vai dar mais potencia?
Nem penses nisso!!! Esses aditivos são para veículos antigos que ainda usavam gasolina com chumbo mas porque já não se vende nos postos de abastecimento é necessário comprá-lo em frascos!
CU Hugo
luispereira CBR 250
Número de Mensagens : 237 Idade : 46 Localização : odivelas Mota/Modelo : CBR900RR FIREBLADE 99 Data de inscrição : 08/01/2010
Entao para a minha motinha cbr600f 99, tenho que por gasolina com 108 octanas, pelo que consegui perceber! Onde posso encontrar tal gasolina? E que nao quero danificar o motor! Ja vi a venda uns incrementadores de octanas, sera que devo de usar ou nao vale a pena?
TelmoAdriano CBR 600F4
Número de Mensagens : 2810 Idade : 35 Localização : Meda/Guarda Mota/Modelo : Honda CBR 125R Data de inscrição : 20/11/2008
Entao para a minha motinha cbr600f 99, tenho que por gasolina com 108 octanas, pelo que consegui perceber! Onde posso encontrar tal gasolina? E que nao quero danificar o motor! Ja vi a venda uns incrementadores de octanas, sera que devo de usar ou nao vale a pena?
Como é que chegaste a essa conclusão?
luispereira CBR 250
Hey pessoal curti este tópico mas pensem lá no seguinte:
As octanas pelo que percebi ajudam a evitar a pré-detonação, dai se dizer que as gasolinas com mais octanas favorecem os motores com mais compressão né?
Então e no caso dos motores turbo? Num motor turbo o que interessa é a descompressão e não a compressão... Será que uma pessoa faz um motor turbo e terá mais ganhos em andar com gota 95?
Há por ai muitas gotas do abuso, competição, de avião e muitos possiveis boosters ou misturas para aumentar a octanagem dos motores mas eu julgo que num motor turbo não queremos demasiada compressão né?
Faço um motor turbo super espigado, artilhado para performance e depois meto gasolina de 95 octanas? Ou posso meter por exemplo gota de competição ou mesmo meter gota de avião com 120 ou 130 octanas? Não vai ajudar na compressão que nem é o mais preciso?
Isto da gota nos motores de performance é complicado... Os grandes motores turbo a gasolina acho que não recomendam uma gota tipo 95.. Acho eu...
Ningush Honda Monkey
Pendura : Tanya
Número de Mensagens : 73 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Cbr 600 F3 Data de inscrição : 01/06/2011
Realmente a minha f3 tem compressao 12:1, portanto a melhor seria a bp ultimate?? tava a meter 95, pk do preço , dp mudei pra 98 mas n senti grande difrença, secalhar ate ficou um bukado mais suave, agora pelos vistos a melhor sera ultimate correcto?
vipfolhada Honda Monkey
Pendura : acu
Número de Mensagens : 75 Idade : 38 Localização : Suiça Mota/Modelo : CBR 1000rr Data de inscrição : 23/02/2011
Hey pessoal curti este tópico mas pensem lá no seguinte:
As octanas pelo que percebi ajudam a evitar a pré-detonação, dai se dizer que as gasolinas com mais octanas favorecem os motores com mais compressão né?
Então e no caso dos motores turbo? Num motor turbo o que interessa é a descompressão e não a compressão... Será que uma pessoa faz um motor turbo e terá mais ganhos em andar com gota 95?
Há por ai muitas gotas do abuso, competição, de avião e muitos possiveis boosters ou misturas para aumentar a octanagem dos motores mas eu julgo que num motor turbo não queremos demasiada compressão né?
Faço um motor turbo super espigado, artilhado para performance e depois meto gasolina de 95 octanas? Ou posso meter por exemplo gota de competição ou mesmo meter gota de avião com 120 ou 130 octanas? Não vai ajudar na compressão que nem é o mais preciso?
Isto da gota nos motores de performance é complicado... Os grandes motores turbo a gasolina acho que não recomendam uma gota tipo 95.. Acho eu...
um caro turbo com gota de competiçao ganha entre 10-15 cv por isso quanto melhor for a gota melhor e a performance, mas acho que 120 ou 130 octanas sera demais
joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
A inflamação só acontece num motor a diesel, uma vez que o injector só introduz o gasóleo no momento em que a compressão se encontra no pico mais elevado de compressão... por essa razão é que quando por engano se mete gasolina num motor a gasóleo, se parte a louça toda... a gasolina não inflama, explode.
Vou relatar o que aconteceu a um amigo do meu pai que costumava fazer fogueiras para queimar lixo (sei que polui o ambiente...). Esse senhor costumava acender a chama e depois adicionava um bocado de gasóleo para a fogueira ganhar vida. Até que um dia, não tinha gasóleo... amarrou num bidão de gasolina e virou um bocado de gasolina em cima da chama... o que é certo é que foi tudo pelos ares, incluindo fogueira, bidão, lixo e por sorte não saltou gasolina para a cara, queimando-se apenas nos braços e pernas. A gasolina estoura mesmo
As octanas não produzem mais potência isso é certo e sabido, o que acontece quase sempre é que a gasolina com mais octanagem tem outra qualidade.
Num motor grande não se nota grande diferença, mas na minha Vespa T5 (vendia-a), que possuia um motor muito rotativo, se utilizasse gasolina 95 o motor embrulhava todo a altas rotações... com gasolina 98 a explosão era controlada e era só ripar. E é preciso ver que num motor a 2 tempos à 1 explosão a cada 2 tempos.
Outra curiosidade foi um amigo meu, numa CBR 900, ainda na garantia da mota, ter que trocar as velas e agulhas dos carburadores (não percebo muito de carburadores) por utilizar gasolina 95 (por ser mais barata). Desde que passou a utilizar 98 nunca mais deu barraca.
E estejam descanssados, porque os Japoneses quando fizeram as nossas motas sabiam que em Portugal só existia gasolina 95 e 98. Dependendo do mercado para que se destinam as motas à diferentes expecificações... Exemplo do que acontece nos veiculos por exemplo: Noruega ou Portugal.
Este é um assunto que sempre me interessou daí que não aconselho ninguem a meter 95 em motores muito rotativos... mesmo às vezes dando vontad€.
Abraços!!!
joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
Realmente a minha f3 tem compressao 12:1, portanto a melhor seria a bp ultimate?? tava a meter 95, pk do preço , dp mudei pra 98 mas n senti grande difrença, secalhar ate ficou um bukado mais suave, agora pelos vistos a melhor sera ultimate correcto?