. O “motard” Hélder Rodrigues (Yamaha) terminou esta terça-feira a quarta etapa do rali todo-o-terreno Dakar2010, ganha pelo espanhol Marc Coma (KTM), na nona posição, mas manteve o terceiro lugar da geral, liderada pelo francês Cyril Després (KTM).
Nos 163 quilómetros cronometrados, disputados entre Fiambalá, Argentina, e Copiapo, no Chile, o piloto português terminou a 9.02 minutos de Coma, vencedor do ano passado, mas segurou um lugar no pódio, enquanto Paulo Gonçalves (BMW) cotou-se como o melhor luso ao conseguir o quinto lugar, a 6.59 minutos do vencedor.
Na classificação geral, Rodrigues está a 23.45 minutos de Després, que foi terceiro na etapa desta terça-feira, enquanto Gonçalves manteve a décima posição, a 56.58 do francês.
"Voltei a dar o meu melhor sem correr riscos desnecessários e estou satisfeito com a minha prestação. A partir de amanhã (quarta-feira) passamos para um patamar de dureza superior e como as diferenças na frente ainda são pequenas, sei que terei de me aplicar ao máximo para continuar no pódio", afirmou Hélder Rodrigues
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
Mais um bom resultado para os pilotos portugueses das motos, com Ruben Faria a ser quarto, e Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves a obterem a sexta e sétima posições, respectivamente. Três portugueses no top 7 das motos numa etapa do Dakar, se não for novidade, não andará longe disso. Com estes resultados, Hélder Rodrigues mantém a posição no pódio, enquanto Paulo Gonçalves deverá confirmar a subida à oitava posição da geral.
O Chileno Lopez Contardo venceu a especial, na frente de Cyril Després, pelo que o francês cimenta a sua primeira posição da geral. David Casteu teve problemas e 'desapareceu' da classificação, abandonando a prova, na sequência de uma queda violenta, onde se lesionou numa perna, sendo mesmo evacuado para o bivouac. Hélder Rodrigues manteve a posição porque Lopez Contardo deu um enorme pulo na classificação, de sétimo para segundo. Mais informação assim que possível.
MORALEZ CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3534 Idade : 42 Localização : PAÇO DE ARCOS Mota/Modelo : CBR 1000RR FIREBLADE Data de inscrição : 21/10/2008
8º etapa: Després segue na frente graças a Ruben Faria
Depois do dia de descanso ontem em Antogafasta, o Dakar Argentina-Chile regressou hoje à estrada, para uma jornada que contou com 96 km de ligação e uma especial de 472 km, desde aquela cidade até Copiapo, ainda no Chile.
O homem da casa, Francisco Lopez (Aprilia) foi o melhor do dia, batendo Marc Coma (KTM) por 42 segundos, por sua vez seguido de Pal Anders Ullevalseter (KTM), David Fretigné (Yamaha) e Cyril Després (KTM).
O francês da Red Bull KTM manteve a liderança do rali, o que pode agradecer ao seu “aguadeiro” Ruben Faria, que lhe cedeu as rodas numa altura em que o seu “patrão” havia danificado ambas as jantes da 690 Rally. Ruben era então 4º da etapa, e foi obrigado a descer para o 21º posto do dia, ficando em 14º da geral e com o “top 10” ainda como objectivo. “Cheguei dois minutos ou três depois do Cyril, e ao verificarmos o estado em que estavam as suas rodas rapidamente trocámos as dianteiras para ele prosseguir com mais segurança. Nesse momento ele estava a perder 15 minutos para os pilotos da frente e estava mesmo atrás de mim na classificação da especial.” contou o piloto da Vodafone no regresso a Copiapo.
“Fiz uma primeira parte muito cautelosa, sem arriscar, e sabia que estava numa boa posição. As pistas da primeira parte eram demolidoras e quis defender a minha moto para alguma eventualidade. O Cyril estava na minha frente na pista pelo que sabia estar numa boa posição caso fosse preciso ajudar, e foi isso mesmo que aconteceu. Naturalmente que depois disso a minha corrida alterou-se por completo. A roda dianteira parecia um ‘oito’.’ referiu com um sorriso o algarvio, depois de ser felicitado pelo seu ‘chefe de fila’ que na primeira vez em que necessitou da ajuda de Faria este estava bem por perto. “Perdi mais algum tempo, desci para 14º na geral, mas não estou preocupado com isso. Na minha frente estão pilotos que posso ainda alcançar e vou tentar entrar nos dez primeiros. Amanhã terei novamente que partir atrasado, mas neste Dakar já estou habituado a isso. Lá terei que recuperar mais uma vez!.”
Quanto a Hélder Rodrigues, teve problemas que o fizeram terminar a etapa em 7º lugar e ser ultrapassado na geral por Lopez e Ullevalseter, descendo para o 4º posto. “Na parte final da etapa rompeu-se um tubo de gasolina e a moto começou a perder rendimento. Uma vez mais tive o sangue frio necessário para encontrar uma solução para o problema e assim conseguir chegar ao fim com o mínimo atraso possível. Desci para quarto, mas as diferenças entre o segundo, terceiro e quarto classificados são mínimas, por isso estou tranquilo pois sei que tudo está ainda em aberto”.
Quanto a Pedro Bianchi Prata, foi 62º do dia, e é o 37º colocado da geral.
Depois do Bónus que o Rodrigues recebeu no Sábado, colocando-o em 2.º na geral, após a penalização aplicada ao Coma ... o Português teve uma menos boa prova no Domingo caindo para o 4.º lugar !!
Vamos a ver como corre hoje a etapa
César Coriolano Fundador
Pendura : Mafa
Número de Mensagens : 8581 Idade : 47 Localização : Braga / S.M.Feira Data de inscrição : 24/09/2008