| Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Mike80 CBR 125R
Número de Mensagens : 115 Idade : 52 Localização : Belém, Lisboa Mota/Modelo : HONDA CBR 1000RR '05 (ANTERIORES: CBR 900RR '98, VTR 1000F '96, CBR 900RR '95, VFR 750F '91, CBR 600F '91 Data de inscrição : 04/11/2009
| Assunto: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 4th 2009, 05:20 | |
| Bem, vou tentar resumir o máximo possível.... Esta era a minha anterior moto, uma CBR 900RR de 1998 (c/escape completo c/ponteira em carbono F1, amortecedor de direcção OHLINS, bons pneus, etc.), estava um mimo: Isto aconteceu em 2004 em Santos (Lisboa), na rua pararela à 24 de Julho junto ao antigo "Gringo's" (do outro lado da linha do comboio), no sentido Cais-do-Sodré/Algés.... Para quem conhece bem aquela zona, certamente deve lembrar-se q a estrada antigamente passava entre a linha e uns armazéns q lá existiam (mesmo antes da passagem de nível q lá existia). Eu, numa noite de Verão (4 para 5 de Junho de 2004, lembro-me por ser noite de 'Rock in Rio' e julgo q véspera do início do Campeonato Europeu de Futebol cá em Portugal), já tinha bebido um pouco e decidi com uns amigos ir beber uma cerveja ao Clube Náutico....eram perto das 4 da manhã.... Entramos pelo Cais-do-Sodré para o outro lado da linha do comboio, e seguimos em direcção ao Clube...ficámos lá um pouco, devo ter bebido mais umas 2 cervejas. À saída, como íamos para sítios diferentes, decidi ir à frente um pouco mais depressa já q nos íamos separar... A certa altura vejo um carro atrás duma carrinha, a andarem devagar...espreito, ñ vem nenhum carro em sentido contrário e decido ultrapassar...em 3ª, passo em segundos de 50Km/h para 120/130Km/h...ultrapasso o carro e a carrinha, e assim q me faço para a direita, para fazer a curva para a tal passagem entre a linha e os armazéns, deparo-me com um passeio de betão, árvores e postes!!! Onde eu antes julgava haver uma curva à direita seguida de uma recta pararela à linha, havia agora o tal passeio a cobrir essa estrada e a curva era agora à esquerda e passava à frente dos armazéns e ñ atrás (nem havia nenhum tipo de sinalização de mudança de percurso...)!!! Ora bem, vindo eu já bebido (ñ estava bêbado mas já tinha bebido), a ultrapassar em disparo à aquela velocidade e ainda por cima trazendo uma viseira escura...ñ tive nem tempo nem capacidade de reagir melhor....apercebi-me q já ñ iria conseguir fazer a contra-curva sem cair, portanto tentei endireitar-me e abrandar, pus-me de pé na mota e puxei a roda da frente na tentativa de conseguir subir o passeio (q até era um pouco alto)....realmente a roda da frente passou...mas qd a de trás bateu no passeio, a mota entrou em cambalhota e foi contra um poste...eu fui contra uma àrvore (uma dessas pequenas q ainda estão a crescer), e parti-a com as costas....só me lembro do meu corpo estar a rodar e a levar porradas e ñ parava, eu nem conseguia respirar...qd finalmente parei, fiquei estendido no chão virado para cima, a ofegar como um cão e a sentir um calor imenso! (na altura deixei de sentir dor...apenas um 'incómodo' na barriga) A minha sorte foi ir bem protegido....levava um ARAI RX-7 q ficou completamente lixado (literalmente), botas DAINESE q apenas ficaram com uns arranhões, luvas GLOVER c/protecções em carbono e feitas com pedaços de kevlar (essas então mal arranhadas ficaram, apenas algum carbono cedeu um pouco) e principalmente o casaco q tinha, tb da DAINESE, q parecia uma autêntica armadura (cabedal grosso e reforçado, placa de protecção nas costas, protecções nos cotovelos e pescoço, etc.)...de 'normal' só levava umas calças de ganga q apenas me deixaram um belo buraco no joelho esquerdo (sem mal de maior)....o pior mesmo foi a hemorragia na bexiga (batida da barriga no depósito) e as 3 vértebras q fracturei na coluna (do impacto com a àrvore).... A moto ficou assim: Espero q esta ' Crónica duma espeta' sirva de alerta para aqueles q conduzem alcoolizados (mesmo sem se estar 'bêbado', perdem-se sempre reflexos) e q tb sirva de chamada de atenção à importância da utilização de equipamento decente qd se conduz uma moto... Estive vários dias hospitalizado (passei por 3 hospitais e logo no 1º fizeram-me uma pequena cirurgia à bexiga para remover o coágulo q se tinha formado) e fiquei 4 meses de cama sempre com um colete vestido q me mantinha a coluna direita e no sítio...depois disso demorei cerca de 1 ano e meio a voltar a sentir-me minimamente normal...já passaram 5 anos e ainda hoje tenho dores qd me sento mal durante muito tempo ou qd me torço ou dobro mal por algum tempo...e acreditem q tive sorte, as fracturas foram muito pequenas e numa zona menos perigosa....se fossem um pouco mais acima e um pouco mais graves, poderia ter ficado paraplégico ou mesmo tetraplégico!! Em Fevereiro de 2005 comprei outra mota, e até foi um modelo mais potente...ñ ganhei medo a andar de moto, mas conduzo de maneira completamente diferente...se já antes tinha bastante cuidado com os outros, agora estou sempre atento a tudo....qd vou a conduzir já vou a 'computar' o q irei fazer nos 500m seguintes...lol Mas cá estou, e isso é o q interessa!! Agora, tirem as vossas próprias conclusões... Cumprimentos a todos, Mike80
Última edição por Mike80 em julho 8th 2024, 03:14, editado 2 vez(es) |
|
| |
Passadão CBR 900RR
Pendura : Passadona
Número de Mensagens : 10932 Idade : 46 Localização : Lisboa + Xangai Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR Data de inscrição : 06/10/2008
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 4th 2009, 07:47 | |
| bem... um relato mto bem conseguido, é pena ser pelo motivo q é. Enfim, por mto se relate ou se fale da malta q conduz, nao alcoolizado mas kentinho, dos acidentes q ocorrem ou poderão ocorrer, vai haver sempre kem o faça e contra mim falo. São coisas q se pensam q só acontece aos outros, a realidade é q andamos todos por cá e á 'chuva', algum dia teremos q nos molhar. Mike ainda bem q andas por cá para nos contares esse teu episódio e felizmente bem de saúde. Abraço |
|
| |
nuno lopes CBR 500R
Número de Mensagens : 896 Idade : 51 Localização : benavente Mota/Modelo : cbr 919 rr crf 450r Data de inscrição : 16/10/2008
| |
| |
Bad4company CBR 750
Pendura : Sagres/Super Bock... depende!
Número de Mensagens : 6407 Idade : 63 Localização : MAFRA Mota/Modelo : BMW R 1100 RT Data de inscrição : 25/04/2009
| |
| |
Mikas CBR 600F
Número de Mensagens : 1259 Idade : 46 Localização : Sintra Mota/Modelo : CBR 600rr 09 Data de inscrição : 20/05/2009
| |
| |
ZéLento CBR 650
Número de Mensagens : 5661 Idade : 104 Localização : Onde menos se espera... Data de inscrição : 27/07/2009
| |
| |
Convidado Convidado
| |
| |
daro CBR 600F4
Número de Mensagens : 2861 Idade : 38 Localização : Espinho Mota/Modelo : CBR 1100 XX Data de inscrição : 12/10/2009
| |
| |
Ed_acelera Fundador
Número de Mensagens : 6598 Idade : 47 Localização : Amadora ou Arganil Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike) Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 4th 2009, 14:17 | |
| Aprendeste da pior forma, mas ainda bem que estás cá para contar!
Muitas vezes arriscamos de mais, para se obterem alguns segundos no final da viagem ou simplesmente para sentir a adrenalina!!!! Acham que vale a pena esse risco? Isto dá que pensar...
Espero que esta história sirva de exemplo para todos nós.
MCumps |
|
| |
MORALEZ CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3534 Idade : 42 Localização : PAÇO DE ARCOS Mota/Modelo : CBR 1000RR FIREBLADE Data de inscrição : 21/10/2008
| |
| |
M.Afonso CBR 600RR
Pendura : Tem k merecer esse privilegio
Número de Mensagens : 4235 Idade : 45 Localização : MALPARTIDA-ALMEIDA-GUARDA Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06 Data de inscrição : 29/12/2008
| |
| |
Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| |
| |
Fisioterapeuta CBR 600RR
Pendura : Espaço
Número de Mensagens : 4122 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Zarolha Data de inscrição : 04/03/2009
| |
| |
fernandes CBR 400
Número de Mensagens : 402 Idade : 48 Localização : leiria Mota/Modelo : cbr 954 rr Data de inscrição : 27/01/2009
| |
| |
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 4th 2009, 22:11 | |
| Obrigado pela partilha da tua história, Mike.
Ás vezes é preciso passar pelas coisas para darmos o seu devido valor e o mundo das motos é isso mesmo: temos que lhes dar (ás "babes", ás motos) o seu devido valor.
Infelizmente para ti, foi da pior maneira mas graças a Deus está cá entre nós para nos contares a tua experiência.
Abraço |
|
| |
marf CBR 400RR
Número de Mensagens : 726 Idade : 47 Localização : Viana do Castelo Mota/Modelo : BMW R1200GS Data de inscrição : 05/04/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 4th 2009, 23:49 | |
| Antes de mais obrigado por partilhares a tua experiência
Espero que ajude a mudar algumas conciências
Para alem de tudo o que já foi dito, queira aproveitar para deixar aqui uma HOMENAGEM a todos os que, por um pequeno descuido, distracção, ou simples azar não estão cá para contar as suas histórias.
Bem haja
Boas curvas |
|
| |
Mike80 CBR 125R
Número de Mensagens : 115 Idade : 52 Localização : Belém, Lisboa Mota/Modelo : HONDA CBR 1000RR '05 (ANTERIORES: CBR 900RR '98, VTR 1000F '96, CBR 900RR '95, VFR 750F '91, CBR 600F '91 Data de inscrição : 04/11/2009
| |
| |
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 5th 2009, 00:20 | |
| Parabens Mike. Amaior parte das vezes um incidete desses acaba com a vontade do melhor motard. Ainda bem que continuas a andar de moto e que contaste a peripécia. Todos nós conduzimos bebidos ou fumados e efectivamente por muita experiência que se tenha e por bom condutor que se seja, há imprevistos e reflexos que estragam todas as previsões. Estas coisas e a idade ajudam-nos a ser mais conscênciosos. |
|
| |
chwuik CBR 600F3
Número de Mensagens : 2067 Idade : 42 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F White Hornet FA10 - EX: CBR929 Data de inscrição : 20/09/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 15th 2009, 17:04 | |
| Muito importante o teu relato... Há quem não saiba que, por exemplo, nós temos um tempo de reflexo... Isto é, da percepção à acção demoramos cerca de 1 segundo, sem álcool no sangue claro... A 130km/h, num segundo fazemos 36 metros até começarmos a fazer qualquer coisa... Boas curvas! |
|
| |
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 15th 2009, 17:19 | |
| Tempo de reação O tempo de reação ou reflexo do indivíduo tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reação física. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstáculo (a mensagem), isso é registrado no cérebro e resulta numa reação ao perigo: numa freiada, desvio do obstáculo ou outra manobra apropriada. Para que o cérebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ação leva tempo --- o tempo de reação. O melhor tempo de reação do homem é lento, quando comparado com a alta velocidade da máquina. O tempo de reação humana é de cerca de 1/3 de segundo, sob condições ideiais. Vide a figura abaixo: Da ilustração acima concluimos que: a) a reação do tratorista sóbrio dará tempo para evitar o perigo, parando à tempo; b)no caso do tratorista cansado, o longo tempo de reação, fará com que pare o trator quase em cima do obstáculo; e c)o tratorista doente, embreagado ou intoxicado, não evitará um acidente (às vezes) grave. Pense em como você reagiria às várias situações de emergência, antes que seja submetido a elas. Isso pode ajudá-lo a reagir mais rápido nessa emergência. Sabendo que o cansaço e o álcool, por exemplo, diminuem o seu tempo de reação, evite-os quando for dirigir o trator. |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
Shinya Nakano CBR 400RR
Número de Mensagens : 523 Idade : 59 Localização : LISBOA Mota/Modelo : HONDA CBR 600RR 2009 Data de inscrição : 31/05/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 16th 2009, 00:04 | |
| Mike80 Obrigado pela Tua Partilha Sem dúvida uma Lição para Ti e para Todos Nós Dentro do k Te Aconteceu, ainda Tiveste a Sorte de estares Cá para Contares a História, ainda Bem que Conseguiste Recuperar e Tás Bem para Continuares a Tua Vida Tudo de Bom pa Ti |
|
| |
bornwild CBR 250
Número de Mensagens : 229 Idade : 49 Localização : lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 600F3 Data de inscrição : 29/10/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 16th 2009, 16:22 | |
| infelizmente eu tb ja tive uma situação dessas. Não estava com os copos nem mais ou menos, mas uma coisa aprendi, mais vale perder um segundo na vida que a vida num segundo. Felizmente não levaste com nenhum carro senão tinha sido muito pior, nem as protecções safavam-te. Conduzam com paciencia, com calma e com juizo. |
|
| |
Ricardo P.Q. CBR 500R
Pendura : Não há !!!!Mota de egoísta!!!!
Número de Mensagens : 891 Idade : 48 Localização : Aveiro - Mem Martins Mota/Modelo : CBR 1000 RR 07 / Ducati 1198 Data de inscrição : 08/11/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) novembro 16th 2009, 18:27 | |
| O que é importante é que estas cá entre nós! Tens uma História para contar, que serve de exemplo para todos nós que estamos sempre em risco que nos aconteça o mesmo!! Sabe bem beber umas "minis" quando saimos como o pessoal, faço o muitas vezes! Mas temos que ter cuidado porque é a nossa vida e a dos outros que está em jogo!!!! Por isso pessoal vamos lá beber umas minis , mas com Calma!!! Ou entao levamos a tenda e acampamos ao lado da Maquina!!! Assim ja podemos beber á vontade uma grade de Minis!!!! Boas Curvas Ricardo J. |
|
| |
Mike80 CBR 125R
Número de Mensagens : 115 Idade : 52 Localização : Belém, Lisboa Mota/Modelo : HONDA CBR 1000RR '05 (ANTERIORES: CBR 900RR '98, VTR 1000F '96, CBR 900RR '95, VFR 750F '91, CBR 600F '91 Data de inscrição : 04/11/2009
| Assunto: Re: Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) setembro 4th 2012, 21:31 | |
| Como no passado mês de Junho fez 8 anos que aconteceu este episódio descrito no tópico, lembrei-me hoje de fazer um 'bum up' a ele para os condutores e utilizadores mais novos deste fórum que o desconheciam, poderem ter conhecimento dele pois todos nós (ou quase todos) já perdemos amigos assim...infelizmente. Eu fui um dos que teve 'sorte'...e cá continuo nas curvas! "Boas curvas, pessoal!" |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
| Crónica duma "espeta"....CBR 900RR desfeita! (fotos antes/depois) | |
|