InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrar1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Loja1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 V-deos1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Fotos
1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe

1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
jaymeferreyra
CBR 500R
jaymeferreyra

Número de Mensagens : 864
Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX

1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 18th 2017, 19:12

Porreiro 
Apenas dei feedback do que se passou com o meu amigo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
w@rrior
CBR 600F
w@rrior

Número de Mensagens : 1121
Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças

1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 18th 2017, 22:24

Sim fazes bem em avisar/relatar o sucedido, pois apesar de todos os avisos ainda existe pessoal a comprar gato por lebre.
FRibeiro
CBR 125R
FRibeiro

Número de Mensagens : 117
Mota/Modelo : CBR 1100 XX Ex CBR 125R Ex Yamaha FZ6S2

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 18th 2017, 22:35

Também comprei a esse vendedor do ebay velas iridium, tanto para carros como para motas e ficaram impecáveis, até hoje não deram problemas.

E boa sorte na resolução dessa dor de barriga, que seja algo simples e pouco dispendioso..
Teles
Honda Monkey
Teles

Número de Mensagens : 30
Mota/Modelo : CBR1100XX

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 09:34

Bom dia!

Testada pelo Jorge - eis a lista da farmácia:

4 litros de óleo                                       64.56€
1filtro de óleo                                          9.05 €
1 anilha do bujão do cárter                    0.63€
1 filtro de ar                                            32.00€
4 velas                             (4x 24.42€)    64.56€
1 tensor de distribuição                        64.34€
3 litros liq. de refrigeração(3x 4.82€) 14.46€
1 fole manete embraiagem                    7.74€
1 bronze m. de embraiagem                  6.12€  
Total da Soma                                      296.58€
A este valor soma o Iva de 23%          68.21€

Total da despesa :                               364.79€

Ouch...

...mas tem de ser, suponho. 

Valerá mesmo a pena apostar em velas 3rd party? Ou as originais dão mais garantia?
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9222
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 09:52

4 velas de 24.42€, dá-te 64.56€? Há aí qualquer coisa mal (deveria se uns 90 e tal €).
E velas meto sempre NGK, provavelmente a melhor marca (e a mais conhecida).

O tensor também te está a dar o berro?

O óleo estou a achar também um bocado caro por si só (não é caro se incluir o valor de mão de obra).

Esse fole e bronze da manete de embraiagem é para quê mesmo? Nem sequer estou a ver o que é..

CBR 250R
Zecacbr

Número de Mensagens : 389
Mota/Modelo : CBR 1100xx

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 11:07

Boas..

E isso resolveu o problema de estar a trabalhar a três cilindros?  

Só se era das velas....
Teles
Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 12:20

Daikoni escreveu:
4 velas de 24.42€, dá-te 64.56€? Há aí qualquer coisa mal (deveria se uns 90 e tal €).
E velas meto sempre NGK, provavelmente a melhor marca (e a mais conhecida).

O tensor também te está a dar o berro?

O óleo estou a achar também um bocado caro por si só (não é caro se incluir o valor de mão de obra).

Esse fole e bronze da manete de embraiagem é para quê mesmo? Nem sequer estou a ver o que é..

1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 <a href=1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 20170811" />

Discriminado  Very Happy

Logo mando foto do fole & bronze, são basicamente a articulação da manete da embraiagem que comprime o respectivo reservatório de óleo.

Sobre o tensor, parece que sim (confesso que não o sei diagnosticar), e resultado da relutância em reduzir nas recuperações desde as 1.500/2.000 RPM só porque este motor pode tudo...

Zecacbr: Ainda não está executado, só sábado é que vamos descobrir...
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 13:44

O tensor por norma não costuma trazer maus comportamentos excessivos ao motor, antes de algo grave começa é a fazer barulhos estranhos de a corrente de distribuição roçar, e alguns 'clicks' no acelerar e desacelerar.

As velas que aí estão ao menos são de Iridium? Para esse preço...

Que óleo compraste? Pessoalmente não sou nada apreciador dos óleos que a Honda mete, geralmente é o de marca Honda, e o Repsol, qualquer um deles com uma API antiga como tudo. Já usei, e detestei. E esse preço não é nada barato.

10W30 é outra coisa que não sou muito apreciador no nosso país, principalmente no verão, 10w30 é para funcionar até temperaturas ambiente máximas de cerca de 30º, a Honda recomenda 10w30 para a Europa, porque a nível médio as temperaturas são bastante inferiores, Portugal tem um clima de modo geral mais quente.
Também já usei, e a quente, dava-me um comportamento estranhíssimo ao motor. Desde que ponho 10w40, não voltei atrás.

Olha por exemplo estes óleos Motul:
http://www.outletmoto.com/en/oil-motul-5100-10w40-drum-p-2494.html
http://www.outletmoto.com/en/oil-motul-7100-10w40-p-2351.html

Das melhores marcas de óleo que podes encontrar, os mesmos 4L.

Acho que tens aqui várias coisas que podes poupar uns trocos, se o quiseres. Eu falo por mim, tendo o ebay com velas NGK Iridium a quase metade do preço, nunca iria dar 100€ por 4 velas...
E óleo, o dobro do preço, por menos qualidade, nunca iria comprar isso.

Quanto ao tensor, eu pediria 2ª opinião noutro mecânico / stand, se não ouvires qualquer dos barulhos estranhos que te disse acima.

Dass, 4L de óleo 64€+iva... 80€ só em óleo, ainda para mais, conhecendo o óleo que lá metem com API da idade da maria cachucha, API's SL e SJ...

Mas são opiniões de quem não gosta de gastar €€ desnecessariamente, o resto é contigo.

Última edição por Daikoni em agosto 21st 2017, 13:55, editado 2 vez(es)
jaymeferreyra
CBR 500R
jaymeferreyra

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 13:53

Pela experiência que tenho ele está bem entregue, o Jorge mexe milhões na XX... Ele só mete material de origem, mesmo na XX dele. 
Para terem uma ideia, ele comprou uns manómetros digitais e montou na xx dele de 1999, algumas coisas não funcionavam e foi à Honda.. Na Honda disseram que nunca funcionaria.
O certo é que está a funcionar, foi mostrar à Honda e queriam que ele dissesse como fez já que tiveram mais clientes a procurar o mesmo... Acham que ele disse o segredo lol. 
.
Teles viste a XX do Jorge?
Está um mimo...
Teles
Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 17:57

Caros,

Com efeito, as velas CR9EHVX-9 são de Platina e as originais usadas quando a mota saiu para o mercado, havendo posteriormente sido substituídas pelas de Iridium.

O óleo foi o Jorge que sugeriu (também o original da Honda para a mota), mas depois de alguma investigação reconheço o que referem sobre o 10w40 (que foi o último que ela levou) e que faz todo o sentido para estar com a mota a ferver no semáforo do marquês sob 38º...

Sobre o tensor, explicaste exactamente o que não fui capaz, ela faz mesmo esses clicks ao desacelerar e um barulho de "corrente" que dantes não era tão audível.

Não estou com vontade nenhuma de gastar € (que neste momento nem disponível tenho), mas não quis deixar substituir tudo o que estivesse em falta para uma montada que nunca falhou em 30.000 que fez comigo...

Não sei que faça...
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2017, 18:17

Se faz esses barulhos, precisa mesmo de ser trocado. Aí, é trocar o tensor e fica resolvido.

Quanto ao óleo, continua a fazer-me espécie em pagar mais por um óleo de mais fraca qualidade, só porque é 'Honda'. 10w30 é outra coisa que me faz espécie, e pelo que me foi dito, a XX mesmo no manual diz para pôr 10w40.
É óleo demasiado sensível ao calor, para o calor que temos, ainda para mais para uma mota que se nem isso tem no manual...

Não podes acordar com o teu mecânico usares outro óleo? Nem que sejas tu a levá-lo...?!
Visto que compra na Honda, nem sequer é 'dele' anyway...

Quanto às velas, nunca tive mota que usasse de Platina, aparentemente podes pôr de Iridium na mesma, mas não consigo-te garantir sem fazer alguma investigação primeiro. O pessoal das XX é capaz de te ajudar melhor nisso, alguém que tenha posto.

Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2017, 08:32

Daikoni tens razão, o argumento é de que já está comprado... Vou verificar a possibilidade de troca (afinal foi no retailer oficial da Honda)

As velas são a versão precedente do Iridium (que pelo que percebo não existia no ano da mota)
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Mota/Modelo : CBR XX

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 23rd 2017, 12:18

A minha XX é de injecção e leva velas com polos em iridium.
Não inventem com as velas que não ganham nada com isso.

Talvez para as XX de carbs sejam velas diferentes.

No manual da moto tens lá a referência com a qual o motor foi projectado.

Evoluir para as de iridium mal não faz de certeza absoluta, só à carteira!
jaymeferreyra
CBR 500R
jaymeferreyra

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 00:09

@Teles como ficou a máquina?
Teles
Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 11:04

Boas!

Ainda não andei o suficiente para perceber bem, mas parece-me que: 

1. Os "clicks" do tensor acabaram ao acelerar/desacelerar;
2. Ao nível de potencia parece estar igual, i.e., não mudou o desempenho;
3. Não tenho mais um centavo para gastar nela até ao próximo ano.

Algo que permanece é a falta de linearidade ao acelerar muito ligeiramente, já que parece que desenvolve com pequenos "coices", o que face ao material todo que levou suspeito possa ser da corrente?
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 11:09

Teles escreveu:
1. Os "clicks" do tensor acabaram ao acelerar/desacelerar;
2. Ao nível de potencia parece estar igual, i.e., não mudou o desempenho;
3. Não tenho mais um centavo para gastar nela até ao próximo ano.

Algo que permanece é a falta de linearidade ao acelerar muito ligeiramente, já que parece que desenvolve com pequenos "coices", o que face ao material todo que levou suspeito possa ser da corrente?

1 - Tensor novo, problema resolvido.
2 - Normal, troca de tensor não costuma alterar desempenho (e se alterasse já estaria num estado de gravidade tal...).
3 - Fixe, podes ir ao Encontro Nacional! Juntas-te ao FILIPECBR600 ganza

Quanto à falta de linearidade, melhor veres com o pessoal da XX, pode não ser defeito, e sim feitio, ninguém melhor que eles para te dizer isso Razz

CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:00

Teles escreveu:

Sim confirma com outro pessoal com o mesmo modelo, pode ser mesmo dela.
Sei que por exemplo as Ducati não gostam nada de andar a baixa rotação, ao tentarem manter uma velocidade baixa o motor anda aos tais "coices".

A minha GSXR600 K3 tb faz isso em 6ª mudança, se tento manter-me numa velocidade fixa entre os 80 e os 100km/h (algo entre as 4000rpm e as 5000rpm) tenho q a meter em 5ª marcha senão vai-me dando umas pequenas "falhas", parece q injecta gasolina aos bocados. Eu n sei se é mm assim ou apenas alguma afinação no corpo de injecção (apenas sinto isso na 6ª e naquele espaço de velocidade qd mantenho), pois noto que no acelerador falta aquela normal folga de alguns mm, está sem ela e logo ao mínimo toque o motor responde o q no meu caso parece-me q seja só afinação. Pois se for sempre em aceleração, nem necessita ser mto rápida a 6ª já n tem esse comportamento, os "coices" em velocidades baixas (baixa rotação) em motos deste patamar deve ser normal e por isso mtos dizem que não são as melhores para ambiente urbano.
Teles
Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:03

Daikoni escreveu:

1 - Tensor novo, problema resolvido.
2 - Normal, troca de tensor não costuma alterar desempenho (e se alterasse já estaria num estado de gravidade tal...).
3 - Fixe, podes ir ao Encontro Nacional! Juntas-te ao FILIPECBR600 ganza

Quanto à falta de linearidade, melhor veres com o pessoal da XX, pode não ser defeito, e sim feitio, ninguém melhor que eles para te dizer isso Razz

Podendo, estarei presente no Encontro!

A expetativa sobre o desempenho vinha das velas hehe Mas as antigas não estavam mortas de todo.

O meu problema com a linearidade é que antes (há 30.000 atrás) ela não era assim lol Mas suponho que a idade calhe a todos!
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:05

Se dantes não fazia, então não é feitio. Tenta ver com o mecânico.

Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:07

Facto... Poderá ser folga na corrente? Que a faça começar a abanar de forma ritmada ou assim  Laughing
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:10

Teles escreveu:

O meu problema com a linearidade é que antes (há 30.000 atrás) ela não era assim lol Mas suponho que a idade calhe a todos!

Falaste nisso na oficina? É de carburadores a tua certo? Qd foi a ultima vez que foi revisto, limpo e afinado? Pode ser só isso, ou realmente como dizes, a idade e com as folgas que as peças vão ganhando com o tempo pode o motor já n ter aquela suavidade inicial. Mas nada como perguntar a pessoal com modelo igual, até se tiveres algum conhecido pedires para dares uma volta e tentares reproduzir isso que sentes na tua.

Não sou intendido mas parece-me normal em baixa rotação, reduz uma mudança nessas situações. Eu qd ando a passo de caracol a tras dos enlatados entre os 80/100 ando em 5ª, é uma diferença de +/- 500rpm para a 6ª se n me falha a memoria por isso n irá prejudicar o consumo. Estas motas são feitas para andarem bem acima das 8000rpm, qd andamos nas 3000/4000 até ficam a bater mal!!! Very Happy
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:11

Teles escreveu:
Facto... Poderá ser folga na corrente? Que a faça começar a abanar de forma ritmada ou assim  Laughing

A corrente de transmissão mal ajustada, lubrificada e/ou ovalizada provoca N sintomas estranhos, desde a troca de mudanças, sentir a mota estranha / mais presa, soluços se tiver muito ovalizada, etc etc.
Verifica se é o caso, e trata bem dela..
Demasiado ovalizada ou gasta = troca.

Última edição por Daikoni em agosto 29th 2017, 12:15, editado 1 vez(es)
PSonic
CBR 600RR
PSonic

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:13

Teles escreveu:

Folga na corrente acho q n faz isso, apenas ruido mais intenso e em reduções repentinas bate. Mas a tensão da corrente é simples de ver. No manual dela tens lá (ou algumas até num autocolante no braço) qual a oscilação recomendada.

Mas sinceramente isso são daquelas coisas q qq mecânico devia verificar em qq mota q tratem, ainda para mais na marca.
Teles
Honda Monkey
Teles

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:16

Precisamente a m. suspeita... Este fds vou lavá.la bem e lubrificar como deve ser.

Caso os sintomas se mantenham partimos para diagnóstico invasivo hehe
PSonic
CBR 600RR
PSonic

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitimeagosto 29th 2017, 12:16

Daikoni escreveu:

A corrente de transmissão mal ajustada e lubrificada provoca N sintomas estranhos, desde a troca de mudanças, sentir a mota estranha / mais presa, soluços se tiver muito ovalizada, etc etc.
Verifica se é o caso, e trata bem dela..
Demasiado ovalizada ou gasta = troca.

Correctissimo
Tb verificar se os elos estão na posição correcta, ou seja, direitos. Se ao dobrares 2 elos eles têm q voltar à posição original, se ficarem na forma de "V" e para os endireitar não basta um simples toque então essa corrente já teve bem melhores dias

Última edição por PSonic em agosto 29th 2017, 12:20, editado 1 vez(es)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) 1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa) - Página 2 Icon_minitime

1100XX - Revisão e Check-Up - Trabalhar a 3 cilindros? (Lisboa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte