InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarAcidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 LojaAcidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 V-deosAcidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Fotos
Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe

Acidentes e culpa dos automobilistas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8693
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL

Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejunho 8th 2017, 17:01

ivoalves escreveu:
Acho que ele queria meter o tópico nos desabafos e enganou-se...

Todos temos direito a expressar opiniões, mas não te esqueças que a tua liberdade acaba onde começa a do outro, e estares a fazer acusações dessas, das duas uma, ou acordas-te chateado tas a ter um dia não e ok, vamos perdoar, ou carecem de provas e exemplos e ainda assim, generalizar é um defeito muito grande, porque podes mostrar 4, 5 ou 100 exemplos de motociclistas a cometer erros, e mesmo assim, posso mostrar-te o dobro de enlatados a faze-lo!

Espero que com esse post tenhas aliviado o que vai ai dentro, se precisares de conversar avisa que eu pago-te o café!

Quando quiseres, pago-te também um café!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo_TKD
CBR 500R
Ricardo_TKD

Pendura : meu anjinho da guarda

Número de Mensagens : 835
Mota/Modelo : CBR300RA

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejunho 8th 2017, 17:02

Vão andar de mota que isso passa  Cool
ivoalves
CBR 150

Número de Mensagens : 163
Mota/Modelo : Honda CBR 954 RR 02

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejunho 8th 2017, 17:11

Não consigo entender o nexo deste tópico...

Citação :
PS: Daikoni, podes mover isto para o off-topic? não vejo nenhuma sondagem iniciada!

Quanto ao resto, vamos mesmo entrar pela questão se A ou B tem culpa em acidentes que estão a ser divulgados por MEIOS DE COMUNICAÇÃO? 

A função deles é vender noticias, basta darem ênfase na palavra correcta dentro de um texto que ao ler ganha todo o sentido que eles quiserem (seja para crucificar motociclistas [a maior parte das vezes] seja para crucificar os enlatados). Esta discussão faz-me lembrar a discussão sobre os ditos "Street Racers", acidentes com carros alterados, EXCESSO DE VELOCIDADE e MANOBRAS PERIGOSAS, eram as palavras usadas nas noticias...

Acho que não vale a pena discutir sobre o enlatado ter culpa, ou o motociclista ter culpa, e sim, é verdade que todos fazemos asneiradas uma vez ou outra, mas ninguém diz que é santo, ninguém diz que não o faz, não é ser hipócrita, é num dado momento sentir adrenalina ou outra coisa qualquer...

No que me toca a mim como enlatado e motociclista, faz-me confusão acusares-me de ser HIPÓCRITA, não te vou fazer ameaças nem nada do género não desço a esses níveis, mas gostava de saber que fundamento tens tu para fazeres uma acusação generalizada dessa maneira (quando mais a mais, no exemplo que deste do Daikoni, ele deixou a duvida, e tu logo de seguida assumiste que o motociclista vinha em excesso de velocidade)

Do que leio aqui tiveste um desabafo, tens direito a fazê-lo, no entanto não tens fundamentos para o continuar porque do que tenho lido das tuas poucas respostas, não fazes sentido no que escreves...
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejunho 8th 2017, 23:20

Sinceramente, acho que não devemos exaltar ânimos relativamente a este tópico. Como já disseram, este assunto tem muito pano para mangas, e as pessoas acabam sempre por ter as suas próprias opiniões, quer por vivências que já tiveram, quer por experiências más na estrada, seja o que for...

Acidentes de mota existem, e vão continuar a existir. Maus condutores de carro/mota também existem, e vão continuar a existir. Não é correcto de todo automatizar culpas para os automobilistas sempre que existe um acidente que envolva carro e mota, porque na verdade nunca sabemos o que realmente aconteceu.
Os condutores de enlatados também não são ninjas, e já vi muitas manobras de mota que nenhum ser humano a guiar um carro conseguiria sequer reagir de forma a não prejudicar o motociclista. Maaas ... infelizmente também já vi (maioritariamente) muitos animais em enlatados a não terem dois dedos de testa nas manobras que fazem, e por vezes propositadas só porque as suas vidas em casa devem ser muito aborrecidas...ou não sei a razão.

Exemplo: Quando um carro se "pica" com uma mota (ou, lá está, vice-versa!)

Na minha experiência diária em cima da mota, vejo de tudo mesmo (e quem o faz também, sabe do que estou a falar). Carros que fazem questão de nos dificultar a vida, ou mesmo meter-nos em perigo fatal, sem ter consciência das consequências que uma queda pode gerar. São egoístas ao ponto de fazerem a c*gada e ainda resmungar depois ou simplesmente não quererem saber... vão mudar? Não.

Mas, também já vi "colegas" de duas rodas que eu própria só me apetece espetar-lhes um selo na tromba, do comportamento irresponsável que têm na estrada, mesmo perante outros carros. Faltas de respeito por parte de pessoal de duas rodas é o que não falta. E isto é igualmente um facto!

Eu acho que é um assunto, muito sinceramente, que não nos leva a conclusão nenhuma.
Obviamente que nós acabamos sempre por ser os que se lixam, e aqueles que mais sofrem e a quem mais "dói" este tipo de situações (as nossas próprias vidas ficam em jogo) e será sempre diferente o pensamento que um carro deve ter perante um motociclista do que vice-versa... (não temos "metal" à volta).

Há um acidente que envolve motociclista + carro ... tornar por facto de que o carro teve culpa, não faz sentido. Nós não sabemos o que aconteceu, ninguém sabe a não ser que viu/viveu o acidente.
Há muitos processos em tribunal de casos de acidentes deste género que se prolongam durante imenso tempo precisamente porque ninguém sabe o que aconteceu, ou porque cada interveniente puxa a brasa à sua sardinha (quando sobrevivem).

É triste, mas é assim!

Quanto ao comentário do Sombrio e à forma que abordou este tema, julgo que não teria sido necessário o "tiro", porque todos somos diferentes e não sabemos o que é que as pessoas possam ter passado recentemente para pensarem de X forma; e acima de tudo devemos respeitar a troca de ideias aqui partilhadas, e não insultar os outros membros perante os posts que fazem ou a mentalidade e forma de pensar que têm (exemplificar com cópias de citações de outros tópicos publicados ... é realmente baixo).

My 2 cents.

E agora, vão mas é andar de mota e curtam a vida! bounce  cheers
ivoalves
CBR 150

Número de Mensagens : 163
Mota/Modelo : Honda CBR 954 RR 02

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejunho 8th 2017, 23:34

madd escreveu:
 Maaas ... infelizmente também já vi (maioritariamente) muitos animais em enlatados a não terem dois dedos de testa nas manobras que fazem, e por vezes propositadas só porque as suas vidas em casa devem ser muito aborrecidas...ou não sei a razão.

Se toda a gente tem a mesma opinião e focaste um aspecto importante "maioritariamente" sera que tambem estas a serescrever hipócrita ao dizer isso?

Não é supor e disparar para o enlatado, é uma questao tão simples como o que referiste!
LCruz
CBR 125R
LCruz

Pendura : Monolugar

Número de Mensagens : 117
Mota/Modelo : CBR 919 RR Ex: CBR 900RR, GSXR 400 R (importada), VFR 400 R, NSR 125

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 1st 2017, 20:54

Desculpem o necro deste tópico mas gostaria de dar a minha opinião, acho que se Portugal usa-se o mesmo sistema da Russia e fosse obrigado a usar um dash cam nas viaturas, poderia haver uma melhor compreensão do quanto se conduz mal por aqui, não é só distração, mas um completo desrespeito pelo outro, como, os stop é mentira, cedência de passagem "os outros que parem, estou com pressa", sinal vermelho "n vou perder 2m", ultrapassagens a queima "ele desvia-se", rotundas é melhor n comentar, e ultimamente o uso do tm enquanto se conduz, e o mais engraçado é que se tentas sensibilizar para terem cuidado com os outros ou que ainda matam alguem, são agressivos e mal educados.

Eu falo no geral, motas  ou carros, o problema está em quem conduz e acha que tudo gira a volta dele, a diferença é que o motociclista provavelmente vai matar-se a ele próprio criando dissabores a terceiros, e o automobilista matará terceiros e trará dissabores para ele próprio.
S.Pacheco
CBR 600F
S.Pacheco

Pendura : Normalmente Solo!!!

Número de Mensagens : 1019
Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 1st 2017, 21:51

Malta, na minha humilde opinião... eu acho que o Sombrio não precisa de nenhum café! Acho que ele precisa mais de algo que relaxe!!! ganza ganza ganza

Sombrio, talvez por não ser minha ideia culpar os enlatados de cada vez que ocorre um acidente, que não consigo perceber a tua agressividade... não será um pouco exagerado chamares hipócritas aos teus companheiros das 2 rodas???

É certo que a malta facilita muitas vezes, mas não deixa de ser verdade que existe por aí malta que faz cada asneira...

Já tive a oportunidade de viver alguns meses no Reino Unido e a partir daí a opinião que tenho é que existe uma grande falta de civismo nas estradas portuguesas.
http://www.auto-carevnm.pt
FGOMES
CBR 400RR
FGOMES

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 640
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 3rd 2017, 09:45

Pacheco

Faco das tuas palavras parcialmente minhas, aqui na Belgica tambem existe muito civismo a conduzir e digo-te que os condutores estao muito cientes de que existem motas na estrada (e legal filtrar transito) e muitas vezes estao atentas a localizacao das mesma, e uma questao de educacao rodoviaria (e multas bem pesadas para quem e culpado de acidentes com motociclos pois existe o "castigo" material mas tambem o castigo por colocar uma vida humana em risco elevado).

Sombrio,

Podias e devias ter escolhido outra forma de apresentar o topico, eu estava interessado em responder a sondagem =( nao foi bem apresentado o teu insulto generalizado num forum de motociclismo de que todos os motociclistas sao hipocritas por acusarem os carros de serem culpados em acidentes que envolvam veiculos de ambos os generos, sendo que muitos ja passaram por acidentes em que se viram envolvidos com carros com culpa e sentiram bem na pele.

Acredito que se tenha passado algo contigo em que tu ou alguem estava de carro e teve um acidente com um motociclista e as coisas tenham ficado complicadas mas exprime a tua opiniao de uma forma mais concreta e nao generalizada, podes chamar hipocrita a quem e culpado e culpou um carro por raiva or descargo de consciencia mas nao desta forma.

Podes explicar o caso real que te fez criar o topico? certamente teremos todo o gosto em discutir esse assunto especifico e se calhar ate ajudar a entender o que se passou
Kat13
CBR 500R
Kat13

Número de Mensagens : 838
Mota/Modelo : CBR 650f

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 3rd 2017, 13:29

Eu compreendo o Sombrio... Já se sabe realmente que os enlatados por vezes não respeitam os motociclistas / ciclistas e só fazem asneira...

Por isso mesmo estes últimos não podem facilitar em nada... Estás-se sempre há espera que os enlatados procedam de uma forma ou que deviam de o fazer... A realidade é que não o fazem e esse pensar somos nos que projectamos nos outros "ele devia de fazer isto" ou "ela não devia de fazer aquilo"... Estamo-nos a preocupar com o que os outros estão a fazer quando temos é de nos preocupar connosco e tentar ao máximo enviar conflitos e preocupar-nos com o que os outros fazem...

Não cabe aos motociclistas tomar as devidas precauções e condução super-defensiva para tentar evitar ao máximo os acidentes? Afinal, lá está, se o enlatado quiser, manda qualquer motociclista desta para melhor...

Portanto, em vez de se pensar "este gajo não fez pisca" ou "este nem parou na rotunda à espera que eu passasse", não deveríamos antes pensar "o k é que este gajo vai fazer? Será k vai virar e não faz pisca? Faz lá as asneiras que quiseres, depois eu sigo caminho..." ou "Mais um que nem parou na rotunda a espera k eu passasse, deixa-o passar..." Sim, porque a lei e o que está no código é uma coisa mas a realidade é outra, infelizmente...

Eu imagino k não passo 1/3 do k vcs passam ai na grande cidade... Com o k tenho visto nas noticias e nos vossos relatos , se vivesse numa grande cidade como Lisboa ou Porto acho k já tinha vendido a moto à muito tempo, ainda para mais agora com a responsabilidade de ser pai...

Resumindo, sim, os enlatados podem ter muita culpa na maior parte dos acidentes carrosVSmotos mas, será k os das motos não facilitamos um bocado demais?!!!
S.Pacheco
CBR 600F
S.Pacheco

Pendura : Normalmente Solo!!!

Número de Mensagens : 1019
Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 3rd 2017, 17:41

Kat13 escreveu:
Por isso mesmo estes últimos não podem facilitar em nada... Estás-se sempre há espera que os enlatados procedam de uma forma ou que deviam de o fazer... A realidade é que não o fazem e esse pensar somos nos que projectamos nos outros "ele devia de fazer isto" ou "ela não devia de fazer aquilo"... Estamo-nos a preocupar com o que os outros estão a fazer quando temos é de nos preocupar connosco e tentar ao máximo enviar conflitos e preocupar-nos com o que os outros fazem...

Não cabe aos motociclistas tomar as devidas precauções e condução super-defensiva para tentar evitar ao máximo os acidentes? Afinal, lá está, se o enlatado quiser, manda qualquer motociclista desta para melhor...

Portanto, em vez de se pensar "este gajo não fez pisca" ou "este nem parou na rotunda à espera que eu passasse", não deveríamos antes pensar "o k é que este gajo vai fazer? Será k vai virar e não faz pisca? Faz lá as asneiras que quiseres, depois eu sigo caminho..." ou "Mais um que nem parou na rotunda a espera k eu passasse, deixa-o passar..." Sim, porque a lei e o que está no código é uma coisa mas a realidade é outra, infelizmente...

Kat13... Lá está aquilo que me refiro, então o código da estrada não é igual para toda a gente??? não se devia proceder de igual forma independentemente da estrada, da zona ou do veículo em que se circula??? 

Eu achei curioso que o primeiro conselho que um compatriota Português me deu, quando me viu chegar de carro ao UK, que foi! Aqui tens que cumprir o Código da estrada, pois aqui toda a gente conduz da mesma maneira e se tu fizeres asneira facilmente causas um acidente. " Ora acho que isto é bem elucidativo da falta de civismo e da forma desorganizada que nós conduzimos aqui em Portugal.

Ou seja se todos fossemos minimamente cumpridores e civilizados na estrada, ninguém tinha que conduzir com receio ou atento à espera do que este ou aquele possa fazer...

Deixo aqui um exemplo: a famosa medida recentemente implementada em Portugal que tem sido tão divulgada! A forma de como se abordar uma Rotunda... E eu continuo a ver cada um fazer à sua própria maneira!
http://www.auto-carevnm.pt
Kat13
CBR 500R
Kat13

Número de Mensagens : 838
Mota/Modelo : CBR 650f

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 3rd 2017, 18:40

S.Pacheco escreveu:

Kat13... Lá está aquilo que me refiro, então o código da estrada não é igual para toda a gente??? não se devia proceder de igual forma independentemente da estrada, da zona ou do veículo em que se circula??? 

Eu achei curioso que o primeiro conselho que um compatriota Português me deu, quando me viu chegar de carro ao UK, que foi! Aqui tens que cumprir o Código da estrada, pois aqui toda a gente conduz da mesma maneira e se tu fizeres asneira facilmente causas um acidente. " Ora acho que isto é bem elucidativo da falta de civismo e da forma desorganizada que nós conduzimos aqui em Portugal.

Ou seja se todos fossemos minimamente cumpridores e civilizados na estrada, ninguém tinha que conduzir com receio ou atento à espera do que este ou aquele possa fazer...

Deixo aqui um exemplo: a famosa medida recentemente implementada em Portugal que tem sido tão divulgada! A forma de como se abordar uma Rotunda... E eu continuo a ver cada um fazer à sua própria maneira!

Totalmente de acordo, devíamos de conduzir todos da mesma forma... Acontece é que algumas pessoas tiram a carta através das caixas de cereais em promoção, se não é isso bem parece...

O k eu quero dizer é k os motociclistas têm k ter a atenção redobrada, ao fim ao cabo não temos pára-choques... Ou seja, preocupar-nos menos com os k os outros "deveriam de fazer" porque está no código e preocupar-nos mais em tentar "perceber" qual a asneira k o outro vai fazer e, dessa forma, tentar antever os possíveis acidentes ao máximo...
LCruz
CBR 125R
LCruz

Pendura : Monolugar

Número de Mensagens : 117
Mota/Modelo : CBR 919 RR Ex: CBR 900RR, GSXR 400 R (importada), VFR 400 R, NSR 125

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitimejulho 3rd 2017, 21:01

Kat13 escreveu:

É verdade, sem duvida, eu sei que quando estou de carro o meu sentimento é outro porque estou mais protegido, mas de mota, se eu me exalta-se cada vez que alguém me fecha, já que n ha um dia que tenha qualquer coisa para contar, já a tinha vendido.

Mas sabes, muita vezes essa condução defensiva, se não vem por iniciativa, vem pela tua experiencia pessoal (quando acidente n é fatal), eu em 1994 tive uma experiencia que me passar 1 ano tal no hospital, contra um condutor que devia ter para ai 1,8 álcool no sangue e n parou no stop na reta para portela de Sintra, mas o verdadeiro facto é se eu viesse a 80, provalvelmente caia ou até mesmo evitava o carro, a 160 nem tive tempo de apertar o travão, ele ia me matando mas até que ponto eu não contribui para isso?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Acidentes e culpa dos automobilistas Acidentes e culpa dos automobilistas - Página 2 Icon_minitime

Acidentes e culpa dos automobilistas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2