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| Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! | |
| Autor | Mensagem |
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Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 18:51 | |
| Boas tenho andado de volta da minha mota há conta de um problema eléctrico e hoje lembrei.me de ir ver a suspensão, pois o ex dono era bem mais pesado que eu etc. Resumindo, eu na minha SV via.se bem que na pré carga a posição era tipo a3 ou a 4, mas nesta, o sitio onde aquele entalho da roda das posições vai apoiar, não está em cima de nenhuma, é como se a minha mota estivesse na posição 0, isso é possível? Tentei rodar aquilo e aquilo nem mexe, o conjunto Amortecedor/Mola dança um pouco de um lado para o outro mas a croa onde se roda a pré carga nem mexe. Queria meter tudo standard, a compressão e o rebound, como é que em português faço para meter aquilo de origem, não tenho livro dela, e saquei dois pdf da net mas ambos me dão medidas e passos diferentes, a unica coisa que é em comum é que ambo me mandam rodar tudo para a direita no sentido dos ponteiros do relogios, e depois no sentido contrário qual são os ajustes de origem? Aquilo é cliks ou tipo parafuso ? |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 21:49 | |
| O preload traseiro é clicks, é rodar com ferramenta própria. Nesse caso da foto está no mínimo (mais macio). Se quiseres combinamos e tento ver-te isso.
Preciso é das referências stock, que não sei para a tua moto.
Se tiveres as ferramentas que vem com a moto traz. O encaixe às vezes é diferente de moto para moto. _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 22:40 | |
| Boas daikoni, ferramenta especifica não tenho nenhuma, a única chave para rodar a croa da pré carga que tenho é uma que era de outra mota. Quanto há compressão etc, só tenho as ref do manual que saquei da net, agora, eu acho estranho é a posição da rosca na primeira foto, porque dá.me ideia que isso saltou fora da escala, visto que a posição numero 1 parece.me ser a seguir há que ela se encontra de momento. Na ultima foto andei a rodar isso e a contar os cliks e ao todo contei 28, no livro eles falam que o standard é nos 7 cliks para trás depois de ter andado tudo no sentido horário. ou seja da esquerda para a direita corresponde ai ao 21 clik. E cá em baixo ela fala em: Para retornar a ação do amortecedor à regulagem normal, gire o ajustador (1) no sentido horário até o limite, que corresponde ao amortecimento mínimo. Em seguida, gire-o aproximadamente 1 3/4 volta, de forma que a marca de punção (2) fique alinhada com a marca de referência. Mas não percebo bem essa do "1 3/4 volta". |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 23:27 | |
| - Bruthus escreveu:
- (...) e ao todo contei 28, no livro eles falam que o standard é nos 7 cliks para trás depois de ter andado tudo no sentido horário. ou seja da esquerda para a direita corresponde ai ao 21 clik.
(...) E cá em baixo ela fala em: Para retornar a ação do amortecedor à regulagem normal, gire o ajustador (1) no sentido horário até o limite, que corresponde ao amortecimento mínimo. Em seguida, gire-o aproximadamente 1 3/4 volta, de forma que a marca de punção (2) fique alinhada com a marca de referência. Mas não percebo bem essa do "1 3/4 volta". Em relação à primeira parte, sentido horário é rodar para a direita, se a partir do máximo é para andar para trás, é para rodar da direita para a esquerda.. Se estou a perceber bem... O 1 3/4 penso ser uma volta + 3/4 de volta. Ou seja, rodas a volta completa, mais meia e mais um quarto, imagina um relógio aos meio dia, os 3/4 rodas para as 21h. O preload traseiro estás a rodar em que direcção? _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 23:36 | |
| Pois quanto ao 1 3/4 só se for isso não faço ideia. O pré load estou a fazer força da direita para a esquerda, mas aquilo não mexe e o que acho estranho é que o meu amortecedor cá em cima no apoio dá um pouco de si, de um lado para o outro, não sei se é normal quando se faz força para rodar a croa para pré carga ou não. No livro diz que a posição de fábrica é no 3 e está bem longe disso. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 23:45 | |
| O preload ao costuma ser contado da posição mínima. Pela foto tens na 1, primeira posição, falta-lhe 2 clicks para a posição normal. Pela foto parece-me correcto a direcção que estás a puxar. Às vezes o preload traseiro é preciso um bocado de força. Estás a usar a chave com o extensor ou só chave? Tem que comprimento? Se for só a chave sem adaptador muitas vezes tem apenas cerca de 10cm de comprimento e é difícil de teres força para rodar o preload. Se poderes mete aí foto da chave/conjunto que estás a usar. _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 3rd 2016, 23:55 | |
| Agora não a tenho aqui mas é qualquer coisa desse género, em baixo ela tem essa saliência meio arredondada, que eu tentei editar no paint. Pois eu estava só com a chave sem extensor, mas também como o conjunto começou a rodar quando fazia força, nem insisti mais. Amanha a ver se arranjo algo para adaptar na chave de maneira a conseguir fazer mais força nela. Tu tens a tua pré carga de origem? tipo 3 ou 4 também? |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 00:15 | |
| A pré-carga depende apenas do teu peso (+ bagagem e pendura). Quando te sentas a suspensão deve de baixar entre 2.5 a 3cm a nível de percurso. Por norma de stock as motos estão reguladas para um peso entre 70-80kg. A minha traseira está stock de preload (no meu caso é posição 2), já experimentei a 3 e não gostei quando ando sozinho (com pendura prefiro). _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 00:20 | |
| Pois, o estúpido nisto tudo é que tenho 2 documentos da Honda para a mesma mota/ mesmo modelo, e ambos com valores diferentes, tanto na pré carga, compressão etc, parece mentira mas é bem verdade, mais contraditório é impossível. Um é um documento brasileiro e outro inglês. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 07:55 | |
| Do mesmo ano? Se o ano variar é normal, se for exactamente o mesmo modelo/ano já não devia de variar... A tua 600rr é de que ano? _________________________________________ |
| | | MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 09:41 | |
| Atenção que pela tua primeira foto tens a pré-carga da mola no mínimo! Isso deveria estar algures a meio. Se o antigo dono era mais pesado, isso então ainda estava pior! WD-40 lá para cima e vais ver que começa a mexer. A chave deverá ser +/- universal para esse tipo de afinador (há diferentes). Tenta é apoiar a moto num cavalete traseiro (caso não tenhas descanso central). |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 10:06 | |
| É de 2005, tentei agora rodar a tal croa e aquilo não sobe, sinto o amortecedor a rodar mas o afinador não sai daquela posição, o estranho é que apesar daquilo não subir de posição, quando rodo o afinado sente.se com se aquilo fizesse clik´s tipo passasse de um degrau para o outro. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 10:55 | |
| Estranho, mas o ajuste roda mesmo? Se roda um 'click' completo, tem de mudar de posição. Só se tem algo moído, mas acho improvável aí.. _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 11:31 | |
| Sim o ajuste roda mas cá em baixo não mexe, vou tentar fazer um video a mostrar o que se passa. Outra coisa, ter a compressão e o rebound da suspensão com os valores de origem e a mola nesse estado será que dá stress? Ou esses valores não têm influencia com o nível da pré carga da mola? |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 11:46 | |
| Apesar de serem coisas completamente diferentes e distinctas, também acabam por ter todos uma certa relação. A diferença no preload, causa comportamento mais firme ou menos firme na mola (por estar mais ou menos comprimida), com isto altera as forças com que a suspensão 'trabalha'. Ao alterar estas forças, também trás impacto na maneira como a suspensão comprime (ajuste de compressão), e na maneira que ela volta a extender após compressão (rebound). Por isso em termos práticos, o impacto existe. Mas não tenhas problemas em por o resto stock, principalmente se os valores em que está, estão muito afastados dos valores de origem. Mas tenta também resolver esse problema, e por o preload stock (se estás nos valores padrões de peso). A partir daqui podes ajustar um pouco mais ou um pouco menos ao teu gosto. Opinião pessoal _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 11:53 | |
| Pois vou meter os outros de origem e ver o que se passa com a mola, só não sabia era se deixando a mola assim e ajustando os outros haveria algum problema mas se não há, melhor ainda. Fica aqui o video com o problema que me deparo quando tento rodar o ajustador da pré carga, seja para um lado ou para o outro o resultado é igual, mexe o conjunto todo e aquilo subir ou descer 0 nem mexe.
View My Video |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 12:17 | |
| Parece que está a rodar todo o conjunto, quando devia de rodar apenas a parte debaixo... Qualquer dos modos, acho que estás a rodar para o sentido contrário (era suposto rodares para a esquerda, de modo aquele suporte subir a 'escadinha' e fazer elevar a suspensão/comprimir a mola), experimenta para o outro lado sff (neste caso não devia era de bloquear e de não rodar nada, mas prontos). _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : 1000rr Data de inscrição : 05/07/2014
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 12:23 | |
| EU só rodei para esse lado para mostrar o efeito, costumo tentar roda para o lado contrário com o intuito de subi a escada, mas o efeito é o mesmo, roda o conjunto todo e a peça nada, não consigo perceber que raio se passa ali, talvez antes da posição 1, haja um vazio e alguém rodou a croa demais dai ter ido parar a essa posição, se calhar agora só tirando o amortecedor e mola prensar a gaja e faze.la subir cá fora. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! maio 4th 2016, 12:36 | |
| Então não sei, se calhar só mesmo se fores a um mecânico para tirar isso e ver qual o problema. É estranho rodar o conjunto, penso que não é suposto (pelo menos não conheço casos destes / nenhuma moto que ajustei me fez isto). Só se isso já foi forçado de tal maneira que partiu algum batente... No idea! Não consigo e não sei mesmo te ajudar mais neste aspecto.. _________________________________________ |
| | | Bruthus CBR 250
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| | | | MotardFeio CBR 600F4i
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| | | | Bruthus CBR 250
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