No decorrer da revisão, com tradicional, procedi ao "despolir" dos discos. Como já referi, no fundo é limpar a superfície de travagem por forma a remover depósitos antigos de material de fricção por forma a garantir uma travagem melhor. Isto é ainda mais importante quando se troca de pastilhas.
O objectivo era criar uma plataforma giratória para que debaixo do engenho de furar, produzisse um movimento contínuo.
Para tal, fiz uma engenhoca com material "perdido". Assim sendo, utilizei uma manga de eixo do meu Uno, uma tábua/prateleira e parafusos.
Manga de eixo:
A tábua já cortada e montada com uns parafuso normalíssimos a apertar por baixo.:
Para segurar o disco durante o processo, uso um taco de madeira, anilhas e aperto tudo. O taco no entanto é um pouco curto para os meus discos, mas sendo em MDF, "adapta-se" ao I.D. até porque não é preciso apertar muito o conjunto. Como melhoria, e para melhor centrar o disco bem como comportar diferentes diâmetros internos, é imprimir um cone em 3D e resolve.
Fica um pequeno video da operação propriamente dita:
E o resultado final. Acho que dá para perceber a diferença
Boas curvas!
BTW: se precisarem do serviço, é só avisar.
PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
Existem 3 grãos: 60, 120, 240. Eu comprei de 120. O preço não é simpático..e ya, mete-lhe IVA em cima! Se durar, vale a pena. Se fizer para fora, rentabilizo a coisa