Para este efeito, há diferença entre os discos de origem e por exemplo os Braking? Vi um comentário lá no vídeo a dizer o seguinte "Correct me if i'm wrong but I think you need to clarify this is for fully floating discs and not semi floating which are fitted to some bikes."
Qual é a diferença para os totalmente flutuantes e os semi-flutuantes?
Qual é a diferença para os totalmente flutuantes e os semi-flutuantes?
A diferença encontra-se na forma como os discos são fixados á roda. Nas nossas miudas stock os discos não mexem. Nos flutuantes os discos têm um certo grau de movimento da esquerda para a direita e vice versa. Qual é a vantagem disto? É k nos flutuantes reduz-se o contacto entre o discos e as pastilhas quando não estamos a travar (brake drag) e quando travamos optimiza-se o contacto entre eles.
Já k estamos a falar de travões a nova moda já nem são os flutuantes mas sim os novos discos de compósito de cerâmica baseados na tecnologia de aerónautica de caças. Estes discos não são térmicamente sensiveis, dissipam o calor muito rápido, têm uma força tensil maior, são mais leves, mais baratos e ainda ajudam a reduzir a força giróscopica. É uma nova era de travões.....hehehe
Última edição por Nuno MSA em abril 24th 2015, 08:53, editado 1 vez(es)
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Não sei dizer Fic....nunca vi como são os buttons ou suportes dos flutuantes mas devem ser diferentes e este método talvez não se aplique devido á capacidade k os flutuantes têem de se mexer.
F1CT1C10U5 Administrador
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Pois... eu estive a ver os meus discos, e pelo que consigo ver esses "buttons" são iguais ou muito semelhantes aos do vídeo... e os 2 ou 3 que tentei que rodassem não mexeram nem 1mm... Agora não sei se é suposto ou não.
Ya....é suposto rodarem sem grande resistência. Não fiques admirado...a maioria dos meus tb não rodam pois nunca devem ter sido limpos na vida. Isto tb não significa k venham a dar problemas na travagem. Eu nem sabia k se estivessem sujos poderiam dar o efeito de um disco empenado....essa foi nova pra mim.
F1CT1C10U5 Administrador
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A diferença encontra-se na forma como os discos são fixados á roda. Nas nossas miudas stock os discos não mexem. Nos flutuantes os discos têm um certo grau de movimento da esquerda para a direita e vice versa. Qual é a vantagem disto? É k nos flutuantes reduz-se o contacto entre o discos e as pastilhas quando não estamos a travar (brake drag) e quando travamos optimiza-se o contacto entre eles.
Já k estamos a falar de travões a nova moda já nem são os flutuantes mas sim os novos discos de compósito de cerâmica baseados na tecnologia de aerónautica de caças. Estes discos não são térmicamente sensiveis, dissipam o calor muito rápido, têm uma força tensil maior, são mais leves, mais baratos e ainda ajudam a reduzir a força giróscopica. É uma nova era de travões.....hehehe
exacto, os novos ferraris, lambos e por ai fora ja trazem disso de origem.
F1CT1C10U5 Administrador
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exacto, os novos ferraris, lambos e por ai fora ja trazem disso de origem.
Já não é propriamente uma novidade... discos de cerâmica já andam aí há muito tempo... Agora até serem o standard nos veículos "normais", isso é que acredito que vá demorar muito tempo... se é que esse dia vai chegar.
Esses tais de cerâmica a k me refiro não são os vulgares de cerâmica k conhecemos mas sim um novo compósito ou liga nova com particularidades novas e melhores. E já começam a ser aplicados nas motas . Acho k foi na Motowheels k li sobre estes novos discos se não estou em erro....
spiderman CBR 400
Pendura : Cristiane
Número de Mensagens : 412 Idade : 45 Localização : melembes Mota/Modelo : Gsxr 1000 k5. Ex vtr sp1 Data de inscrição : 02/10/2011
Serve para ambos porque os "normais " são semi-flutuantes...ou seja movimentam-se na fixação ainda que muito pouco daí o sintoma de empeno quando estão sujos e presos.Quanto aos verdadeiros flutuantes,muito pouca gente os viu ao vivo.Na minha gsxr 1000 k5 depois de os limpar ficou impecável,e não rodei os rebites à mão,eles estevam presos e depois duma limpeza ,rodaram com facilidade com o rodar do parafuso como video exemplifica.
Carlos Duarte CBR 400RR
Número de Mensagens : 705 Idade : 52 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 rr Data de inscrição : 14/09/2014
Eu depois de ter mudado as pastilhas para as SBK5+ notei que a frente a mota passou a fazer um barulhinho tipo chiar. Nunca senti qualquer tipo de trepidação ou vibração ao travar, mas a tal chiadeira óbvia. Poderá ser algo relacionado com esta questão ?? Ou será típico dessas pastilhas pois também já houve quem me tivesse dito que era normal.
As RR 2005 são semi-flutuantes certo ?
Xico CBR 250
Número de Mensagens : 248 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR Data de inscrição : 25/12/2013
Eu depois de ter mudado as pastilhas para as SBK5+ notei que a frente a mota passou a fazer um barulhinho tipo chiar. Nunca senti qualquer tipo de trepidação ou vibração ao travar, mas a tal chiadeira óbvia. Poderá ser algo relacionado com esta questão ??
Boas Guns. Em principio a tal chiadeira que ouves não terá nada haver com os tais buttons ou suportes do disco. Ainda deves ter o sistema de travagem stock que é semi-flutuante e só terás trocado por umas pastilhas que encaixam nas pinças de origem não? Esse barulho que ouves em principio serão as pastilhas a deslizar no encaixe das pinças. Ainda não tive necessidade de trocar as minhas da mota mas quando troquei as do carro fazia-me essa chiadeira e descobri que é necessário aplicar uma camada muito fininha de lubrificante especifico (no carro usei pasta de cobre) na área\trave onde as paltilhas deslizam pois era daí que vinha a chiadeira. Na mota deve ser a mesma coisa que acontece . Se um tipo não fizer muitos km's essa pasta com o tempo resseca e desaparece e passado uns tempos\anos volta a chiar principalmente depois de passar por um ou dois invernos ou muito tempo armazenada . Para resolveres isso é só desmontar as pastilhas e com muito cuidado para não contaminar as pastilhas com lubrificante aplica-se um pouquinho nas partes onde as pastilhas encaixam nas pinças mas é preciso muito cuidado para o lubrificante não contaminar os discos e pastilhas.
Gunsdani CBR 400
Número de Mensagens : 411 Idade : 41 Localização : Vila Real Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 01/03/2014
Obrigado Nuno, percebi a sugestão e os cuidados, sim eu penso que o sistema seja todo STD, que apesar da frente da mota ser toda de 2005 eu acho que não mudaram nada. Eu não mexi a não ser mesmo mudar as pastilhas ( muito simples até ). Lógico que ficou muito melhor a travar mas esse tal "chiar" foi quase imediato, coisa que as "velhas" não faziam. Inicialmente achei que poderia estar alguma coisa mal montada, mas afastei de imediato essa possibilidade pelo facto do encaixe ser directo e não sentir vibrações ou tremeliques ao travar.
De todas as formas vou seguir essa recomendação e talvez até aproveite para ver dos suportes do disco visto que melhorar a travagem nunca é demais.
Cumprimentos e obrigado
Carlos Duarte CBR 400RR
Número de Mensagens : 705 Idade : 52 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 rr Data de inscrição : 14/09/2014
Boas estive a ver o topico e talvez me possam ajudar... Desde que comprei a 900rr de 98 SC33 JH2, noto que quando travo bem, vibra mas só em travagem. Dizem que podem ser discos empenados...mas podera ser falta de limpeza? Nao é nada alarmante mas irrita e cria um pouco de desconforto. Se for discos, tenho estar a ver marcas e precos, mas existem duvidas no tamanho 290mm ou 310mm....no manual e na net não é especifico... Obrigado.
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
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Boas estive a ver o topico e talvez me possam ajudar... Desde que comprei a 900rr de 98 SC33 JH2, noto que quando travo bem, vibra mas só em travagem. Dizem que podem ser discos empenados...mas podera ser falta de limpeza? Nao é nada alarmante mas irrita e cria um pouco de desconforto. Se for discos, tenho estar a ver marcas e precos, mas existem duvidas no tamanho 290mm ou 310mm....no manual e na net não é especifico... Obrigado.
Em relação ao tamanho, é só medires os que tens montados. A origem da vibração pode ser muita coisa... E não é pela internet que se vai descobrir. O melhor é levares a um mecânico e explicares a tua queixa.