Ora boas malta. Andei estes ultimos dias com uma valente paranoia, parecia que ouvia um barulhinho mesmo pequeno tipo areia a moer corrente quando passava em certos locais tipo tunel. Tanto ouvia aquilo como não ouvia e era\ é mesmo subtil. Como já tinha noção que o CCT das 600 F4\4i\RR...etc... de vez em quando lembra-se andei pesquisar um pouco sobre isso e eis a as conclusões a que cheguei:
1 - O barulho que ouvi se for o CCT só lhe dá aos feriados e de rajada e não me parece ser o CCT pois vi uns videos com esse barulhinho do além e é mesmo danado o CCT quando lhe dá os 5 minutos. Parece uma cascavel aquela porra .
2 - Como não fiquei satisfeito andei a ver mais uma coisas aqui e acolá até que dei com este Mike no Youtube a dizer que o CCT quando não está a funcionar normalmente pode ser rearmado.......até usa uma chaves de fendas (ferramentas avançadas ) em vez de uma "stoper tool".
Já agora aqui fica tb um video do CCT ao rubro e em toda a sua glória .....
P.S. - Tenho mesmo areia na corrente e está toda badalhoca .....ganda porco Ah...e se ao rearmar o CCT o problema continuar pode também a corrente estar demasiado larga ou frouxa e a precisar ajuste ou de substituição
Última edição por Nuno MSA em agosto 29th 2021, 02:12, editado 2 vez(es)
lennoxlewis Honda Monkey
Número de Mensagens : 56 Idade : 42 Localização : Oeiras Data de inscrição : 18/05/2010
O CCT automático NÃO É ajustável! Este procedimento não faz rigorosamente nada.
O que ele faz com a chave de fendas é puxar o pino para trás e ao retirar a chave, o pino sai de novo e fica "ajustado" e encostado novamente à guia.
O que pode dar a sensação de ajuste é no caso dos CCT's que estão PRESOS. Ao puxar com a chave de fendas, ele solta-se.
Há casos onde depois de o soltar, dura mais 50.000kms... noutros onde volta a falhar e leva a danos catastróficos.
Portanto deixo aqui a minha opinião, os colegas do forum farão o que entenderem: COMPREM um CCT MANUAL ou um CCT novo. Não brinquem com isto porque como sabem, um motor fora de ponto leva à sua destruição. Um CCT manual custa uns 40€ no ebay. É mais barato do que ter que reparar um motor ou substitui-lo.
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Boas lennox. De facto há uma parte do video em k ele rearma o CCT. Ele durante o video explica como trabalha a mola dentro do CCT e pelo k percebi ao rodar a mola no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio ela recolhe mas se a rodarmos no sentido dos ponteiros a mola extende e obriga a barra a encostar á corrente. De certa forma o k o mike transmite é k se o cct automatico não estiver a funcionar em condições pode ser rearmado\reset e retomar a sua função normal. O termo "ajustar" não foi muito bem empregue por mim de facto, mas eu não sou nenhum expert, a prosa não é o meu forte e reconheço o lapso. Já corrigi o tópico para não induzir niguém em erro.
Se eu tivesse um cct novo ou recente a empancar sem dúvida que ia experimentar o método do mike. Claro que isto não invalida a necessidade de trocar cct e corrente em intervalos normais de manutenção ou caso o mesmo tenha realmente alguma anomalia em que um rearme ou reset não resolva. Mas achei a informação do Mike de luxo .
Última edição por Nuno MSA em agosto 29th 2021, 02:16, editado 2 vez(es)
CARBONx_X CBR 500R
Pendura : Jess_
Número de Mensagens : 844 Idade : 33 Localização : Açores , Ilha Terceira Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition Data de inscrição : 21/05/2013
O CCT (tensor de corrente de comando) manual é na minha opinião melhor, rodas o ele recolhe largas e ele estica-se todo até ficar a fazer força na guia, no caso de a mola do manual nao estár nas melhores condiçoes, rodando o interior do "CCT" ele manualmente estica-se contra a guia , e não deverá recolher , estando assim o caso "resolvido" caso seja mesmo o canhão de recolha que esteja "teso" e a recolher sozinho , convem mudar e nao andar mais 1 metro, de qualquer das formas em qualquer das duas alturas recomendo um tensor novo , nestas coisas nao se podem olhar a meios ou gastos sai bem mais caro um motor! Porque se o tensor der de si mesmo que nao por completo, numa aceleração mais brusca a corrente de comando (que comanda a cambota de forma a empurrar e recolher os pistons , e que comanda a abertura e fecho de valvulas de escape e admissão no tempo certo , e sem que as mesmas batam nos pistons) saltará dentes causando um descomando do motor , causando impacto forte entre piston e valvulas , sendo muitas vezes o orçamento para a reparação o valor actual da mota. Se quiser um tensor em bom estado para a sua eu tenho 2
Ragnar Lothbrok CBR 400RR
Número de Mensagens : 707 Data de inscrição : 09/12/2011
Bem, há tanta coisa errada neste tópico... Como o lennoxlewis disse, o primeiro vídeo é inútil e não faz nada, o cct de origem não é ajustável... Matt, a f2 é talvez das motas mais acessíveis para trocar o tensor, desmontando a carenagem lateral direita tens total acesso a ele, ao contrário das f4/f4i, onde está escondido atrás do quadro... Este vídeo é bastante claro, embora eu não recomende o uso do tensor manual, não é muito fácil de ajustar para quem não estiver bem confortável com mecânica e se correr mal o gasto é muito maior... O de origem é só tirar um e meter o outro sem chatices... Força nisso!
matt CBR 600F2
Número de Mensagens : 1620 Idade : 52 Localização : lisboa Mota/Modelo : cbr 600 f Data de inscrição : 17/09/2011
eu comprei um de origem e a respetiva junta .. mas reconheço a minha pouca aptidão para este tipo de concertos ... tudo o que meta motores, não me sinto totalmente à vontade