|
|
Autor | Mensagem |
---|
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Pressao dos pneus setembro 19th 2015, 21:31 | |
| Boas malta... este tema ja foi debatido ha anos e foi digamos ridiculo o que se la disse... lembro-me de ler um comentario que era dos unicos correctos o do paulao.. que espero que ainda ca esteja.. Ha aqui muita malta e inclusive eu com pancas por pneus etc e pressoes..
Que pneus usam e pressoes?? Vamos nos concentrar atras porque a frente nao foge muito do normal e recomendado entre 2.4 2.5 bar... Eu uso Bridgestone Ha muitos anos.. digamos que desde que o M1 (metzeller) deixou de ser realmente M1... Apartir dai usei Bt 016... bt016pro S20 e Agora S20evo..
Que pneus usam e pressoes??? Agradecia alguns esxclarecimentos porque estamos sempre aprender..
Cumps
Alves |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 20th 2015, 02:03 | |
| ora já que queres só da traseira.. a minha opnião é:
Na RR só Dunlop lhe calço e de momento dificilmente mudo, mas já usei bridgestone bt15, bt16 e bt21, por esta ordem e só mudei do 16 para o 21 pq era para uma F e fazia muitos kms na altura.
pista - D211 ou D212 estrada - Sportsmart 1 ou 2... ou se for para quem só uso no dia a dia e quer algo mais duradouro qualifier 1 ou 2.
De momento por um negócio k apareceu, tenho lá um d208 dot de 2011 que arranjei a bom preço praticamente novo e até ver, n falha e n noto grande desgaste apos 2 mil kms..
Em relação à pista e aos pneus, tenho 1 par de D212 na garagem só mesmo para isso, por opção minha, pq cá fora é um desperdício andar cm pneus k na melhor das hipóteses fazem 4/5 mil kms, qd posso andar com uns k fazem o dobro.
Em relação a pressões, n sei se é certo ou errado mas com calor, qd o pneu aquece, vai aumentar pressão, logo meto ai 2.5/2.6 depende das temperaturas que se fazem sentir, sendo k de origem é 2.9.. Em pista, derivado aos pneus k são, uso com 1.8-1.9 e 2.3 na frente (só por curiosidade).
Ps: é apenas a minha pouca experiência, se calhar até está mal, MAS vale o k vale.. se tiver mal agradeço k me digam como melhorar.
Última edição por Edgar_Oliveira em setembro 23rd 2015, 17:14, editado 1 vez(es) |
|
| |
Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 20th 2015, 11:30 | |
| à falta de experiencia e km, tenho seguido o conselho do meu mecânico: 2.3 frente 2.6 tras na minha f4i
ainda n testei outros valores. Tal como a suspensao, pedi-lhe p pôr o setup de origem p conhcer a moto tal como ela é originalmente. Na proxima revisao ja devo testar outra config. Mas pronto, em relaçao a pressao fica aqui o q uso |
|
| |
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 20th 2015, 14:43 | |
| Edgar, o teu ultimo post que escreveste aprendeste alguma coisa... sim .. desta vez concordo contigo.. Mas la esta.. quem experimenta muita qualidade de pneu nao sabe qual o usar porque nem todas as borrachas sao iguais nem os compostos.. nem a conduçao.. uma coisa que ja repararam é que ninguem ou poucos usam o recomendado, derivado a conduçao la esta.. de quem aquece mais ou mneos o pneu e de que forma o utiliza.. Gostava que o teofilo visse isto.. nem sei se ele esta aqui.. Nos bt 016 016pro s20 s20 evo.. ou seja quanto mais macia é a borracha menos pressao usamos.. isto pela experiencia que é pouca e ou mas tambem com profisiionais de competiçao.. eu posso dizer que uso no bt016 pro ... usava 2.7.. 2,6... porque em quente vai ter a temepratura que nos, neste caso eu me adpto bem... os evo por ex sao mais macios.. mas uso tambem os 2.6 2.7.. ou dias de calor abrasivo 2.5... isto atras.. a frente é 2.4 2.5 nao mexe.
Quando falo dos pneus é so mesmo desde bt016 a s20 evo que tenho sempre acompanhado esse segmento ... e é que melhor sei acerca deles e como se comportam..
Aqueles que usam muitas marcas... apenas vao gostar daquele que usam o standart 2.9 e sentem-se bem... ou seja na verdade é os que sao mais rijos e precisam dessa pressao para ter aquela temperatura..
Por outro lado sabemos que se baixarmos a pressao o pneu vai durar menos... mas vai nos fazer as delicias.. espero que me compreeendam.. ou pelo menos tentem perceber o pouco que sei. |
|
| |
Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 20th 2015, 14:51 | |
| Sempre com pneus "macios" Verão: 2.3/4 - 2.7/8. Depende do calor ... |
|
| |
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| |
| |
Adri CBR 500R
Número de Mensagens : 892 Idade : 41 Localização : Setúbal Mota/Modelo : RSV4 Data de inscrição : 10/08/2012
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 20th 2015, 20:57 | |
| Eu nos BT16 usava 2.3/2.6 Nos michelin power pure uso 2.1/2.4 |
|
| |
Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 20th 2015, 21:10 | |
| - alves1 escreveu:
- qual o pneu Michael23??
Todos os que uso. Metzeler M5 , M7rr. Dunlop d211...essa gama |
|
| |
Parra CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3205 Idade : 35 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
| |
| |
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 07:04 | |
| Bem no manual da minha recomendam 2.4 em ambas as rodas. Eu uso 2.4 / 2.5 normalmente mas se vou brincar baixo para 2.3 / 2.4 (isto Frente / Trás). Tenho-me dado bem nuns Angel GT. Mas não dá para comparar com as vossas anorécticas claro. |
|
| |
hugocurto CBR 400
Número de Mensagens : 416 Idade : 39 Localização : setúbal Mota/Modelo : Ex. cbr 600 f Actual: Gsxr-1000 k7 Data de inscrição : 30/10/2011
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 08:42 | |
| Eu uso sempre 2.4, 2.5 e 2.8,2.9 em estrada, para pista varia. Em relação aos pneus que se usa, isso vai dar uma grande volta...tem tudo a ver com o uso que se vai dar ao pneu. Se for para fazer muitos quilometros, tem que se meter um pneu mais duro e que por consequência vai durar mais, se pelo contrário for só para fazer "brincadeiras", deve-se montar um pneu mais mole, que faz menos quilometros. No meu caso, como só uso a mota para as "brincadeiras" gosto sempre de montar o que de melhor se faz, mesmo que dure só 2000 quilometros o pneu traseiro, e que na minha opinião é o pirelli supercorsa sp. Gasta rápido?? Sim gasta, mas em termos de aderência(em seco) nunca compromete, tem sempre mais para dar, é um excelente pneu. É a minha opinião, vale para o que vale. Cumprimentos e boas curvas |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 16:40 | |
| - alves1 escreveu:
- Edgar, o teu ultimo post que escreveste aprendeste alguma coisa... sim .. desta vez concordo contigo..
Mas la esta.. quem experimenta muita qualidade de pneu nao sabe qual o usar porque nem todas as borrachas sao iguais nem os compostos.. nem a conduçao.. uma coisa que ja repararam é que ninguem ou poucos usam o recomendado, derivado a conduçao la esta.. de quem aquece mais ou mneos o pneu e de que forma o utiliza.. Gostava que o teofilo visse isto.. nem sei se ele esta aqui.. Nos bt 016 016pro s20 s20 evo.. ou seja quanto mais macia é a borracha menos pressao usamos.. isto pela experiencia que é pouca e ou mas tambem com profisiionais de competiçao.. eu posso dizer que uso no bt016 pro ... usava 2.7.. 2,6... porque em quente vai ter a temepratura que nos, neste caso eu me adpto bem... os evo por ex sao mais macios.. mas uso tambem os 2.6 2.7.. ou dias de calor abrasivo 2.5... isto atras.. a frente é 2.4 2.5 nao mexe.
Quando falo dos pneus é so mesmo desde bt016 a s20 evo que tenho sempre acompanhado esse segmento ... e é que melhor sei acerca deles e como se comportam..
Aqueles que usam muitas marcas... apenas vao gostar daquele que usam o standart 2.9 e sentem-se bem... ou seja na verdade é os que sao mais rijos e precisam dessa pressao para ter aquela temperatura..
Por outro lado sabemos que se baixarmos a pressao o pneu vai durar menos... mas vai nos fazer as delicias.. espero que me compreeendam.. ou pelo menos tentem perceber o pouco que sei. ta apesar de mal vir ca picar o ponto.. e é moderador |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 16:41 | |
| - Parra09 escreveu:
- eu uso sempre o recomendado. 2.5/2.9
2.9 na 600rr desde quando? o recomendado é 2.8.. isso n é nenhuma 1000 |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 16:43 | |
| - hugocurto escreveu:
- Eu uso sempre 2.4, 2.5 e 2.8,2.9 em estrada, para pista varia. Em relação aos pneus que se usa, isso vai dar uma grande volta...tem tudo a ver com o uso que se vai dar ao pneu. Se for para fazer muitos quilometros, tem que se meter um pneu mais duro e que por consequência vai durar mais, se pelo contrário for só para fazer "brincadeiras", deve-se montar um pneu mais mole, que faz menos quilometros. No meu caso, como só uso a mota para as "brincadeiras" gosto sempre de montar o que de melhor se faz, mesmo que dure só 2000 quilometros o pneu traseiro, e que na minha opinião é o pirelli supercorsa sp. Gasta rápido?? Sim gasta, mas em termos de aderência(em seco) nunca compromete, tem sempre mais para dar, é um excelente pneu. É a minha opinião, vale para o que vale. Cumprimentos e boas curvas
tmb já usei pireli mas alem de mais caros k os dunlop que uso para pista, desaparecem ainda mais depressa e acabam por fazer o mesmo. na minha 1000 n entra mais nada sem ser dunlop. |
|
| |
ZéPiqueno CBR 600F
Número de Mensagens : 1041 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 17:13 | |
| Bem, eu não sou nenhum pró nem lambo o pneu de uma ponta à outra. Tenho o meu BT16 de origem, com 13mil em cima e ainda faz mais alguns mil km. Ando sempre com a pressão recomendada no manual, faça sol ou faça chuva, com frio ou calor, o único cuidado que tenho é verificar a pressão de 2 em 2 semanas visto que ando de segunda a sexta e até agora impecável! sustos só provocados por terceiros ou por nabice minha. Não vou precisar a pressão, mas acho que meto 2.4 à frente e 2.6 atrás. Quando ando com pendura é que tenho que aumentar a pressão no pneu de trás. Não duvido nada que a pressão mude a experiência de condução, mas sinceramente para o uso diário (não profissional) não vejo razões para não andar dentro das recomendações do fabricante, e fazer acertos consoante a temperatura do alcatrão. Mas isto é só a minha opinião, que vale o que vale! ou seja UM (que só é válida para mim ) |
|
| |
w@rrior CBR 600F
Número de Mensagens : 1121 Idade : 53 Localização : Norte Transmontano Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças Data de inscrição : 23/03/2013
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 18:46 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
2.9 na 600rr desde quando? o recomendado é 2.8.. isso n é nenhuma 1000 O recomendado pela Honda é mesmo 2.5/2.9 nas 600RR |
|
| |
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 20:01 | |
| - Adri escreveu:
- Eu nos BT16 usava 2.3/2.6
Nos michelin power pure uso 2.1/2.4 Ora aqui esta o que queria saber..... os bt16.... são uns pneus... agora existem os bts20evo que são a progressão desses pneus... embora ainda os haja... tal como os Michelin puré.. são pneus e marcas diferentes... No bt016.. é mais duro mas mt bom pneu.. acho correcto a meu ver a pressão do novo amigo.. 2.6..... e claro nos 2.4 .. embora ai não tenha experiencia... nos evo por ex.. também se usa 2.6.. normalmente... este tema é excelente porque para borrachas e compostos diferentes a pressão embora a recomenada é sempre 2.5 e 2.9 ... nos não podemos usar isso porque aquece demasiado.. eu concordo perfeitamente com isso... e abri este topic para saber se realmente sou assim tao estupido que seria o único a baixar a pressão aos pneus.. (não era bem assim mas do género) abraço amigo |
|
| |
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 20:06 | |
| - ZéPiqueno escreveu:
- Bem, eu não sou nenhum pró nem lambo o pneu de uma ponta à outra.
Tenho o meu BT16 de origem, com 13mil em cima e ainda faz mais alguns mil km. Ando sempre com a pressão recomendada no manual, faça sol ou faça chuva, com frio ou calor, o único cuidado que tenho é verificar a pressão de 2 em 2 semanas visto que ando de segunda a sexta e até agora impecável! sustos só provocados por terceiros ou por nabice minha.
Não vou precisar a pressão, mas acho que meto 2.4 à frente e 2.6 atrás. Quando ando com pendura é que tenho que aumentar a pressão no pneu de trás.
Não duvido nada que a pressão mude a experiência de condução, mas sinceramente para o uso diário (não profissional) não vejo razões para não andar dentro das recomendações do fabricante, e fazer acertos consoante a temperatura do alcatrão.
Mas isto é só a minha opinião, que vale o que vale! ou seja UM (que só é válida para mim ) Compamnheiro.. esse pneu a mim faz 3500... ok que é mil e tem mais binário etc.. mas usasse mais baixo para ter mais aderência e não aquecer tanto que o leve aquecer em demasia e o faça escorregar.. mas 13 mil km.. é uma maravilha.. há ai mt sport ou tour que não fazem isso .. e so dou as minhas voltinhas.. tenho 32 anos e cheio de juízo.... a fase da maluqueira já passou.. mas boa sorte e que venham mais 13 mil |
|
| |
JorgeMaiaMarques CBR 600F
Pendura : Diz que tem medo!
Número de Mensagens : 1044 Idade : 36 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 28/12/2013
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 20:10 | |
| Eu tb uso as pressões recomendadas...nunca nada de diferente e dou-me bem, n sou nenhum racer e mais milimetro menos milimetro vai de lado a lado, mas eu ando muito com pendura e faço umas voltitas grandotas
Os pneus que usei Bt21 e 16pro à frente e atrás bt21 e T30
Mas vou ficar atento que sempre tive curiosidade neste assunto! |
|
| |
alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 20:14 | |
| Amigo claro que com pendura não se usa por ex 2.6.... o pneu vai num instante por muito leve que ela seja...
Outra razão é... porque usar dois pisos diferentes... e ainda quem use duas marcas diferentes... Porque não usas o mesmo modelo ... eu acho que ate a mota fica mais linear... mais certa a curvar etc... nunca fui apologista de andar co x pneu a frente e y atras... mas isto sou eu.. |
|
| |
JorgeMaiaMarques CBR 600F
Pendura : Diz que tem medo!
Número de Mensagens : 1044 Idade : 36 Localização : Carcavelos Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 28/12/2013
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 21st 2015, 20:35 | |
| Pois se calhar estou a fazer errado...nunca quis misturar marcas mas se n fosse o andar muito com pendura tinha metido o 16pro atrás porque realmente gosto de curvar, agora o T30 já foi ao limite e com pendura e gosto muito dele verdade seja dita! Em termos de linear, n tenho muita experiencia de muitos pneus mas gostei muito da evolução da passagem do 21 à frente para o 16pro, senti diferença mesmo! Será que com o T30 ainda andava melhor? pois que n faço ideia! |
|
| |
Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 22nd 2015, 00:04 | |
| e com esta conversa toda, vou mas é comprar amanha um medidor de pressao, pq estar aqui a querer ser rigoroso com isto e dps ficar à mercê dos "desvios" das maquinas das gasolineiras nao está com nada |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 22nd 2015, 09:32 | |
| - w@rrior escreveu:
O recomendado pela Honda é mesmo 2.5/2.9 nas 600RR faz-me um bocado impressão mas n vou ateimar..sei k nas cbr 600F k usam a mesma medida de pneu e que pesam mais ou menos o mesmo, usam 2.8.. é estranho mas ok, fica registado |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 22nd 2015, 09:34 | |
| - Deville escreveu:
- e com esta conversa toda, vou mas é comprar amanha um medidor de pressao, pq estar aqui a querer ser rigoroso com isto e dps ficar à mercê dos "desvios" das maquinas das gasolineiras nao está com nada
ha sites de peças de motas e carros k oferecem as vezes isso, vou tentar ficar cm um pelo menos para pista da mt jeito. |
|
| |
Deville CBR 400RR
Pendura : Mafagafa
Número de Mensagens : 690 Idade : 47 Localização : Cascais Mota/Modelo : CBR 600 F4i Data de inscrição : 31/03/2015
| Assunto: Re: Pressao dos pneus setembro 22nd 2015, 09:51 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
faz-me um bocado impressão mas n vou ateimar..sei k nas cbr 600F k usam a mesma medida de pneu e que pesam mais ou menos o mesmo, usam 2.8.. é estranho mas ok, fica registado agora nao estou perto da moto p confirmar nem tenho aqui o manual mas tenho quase 100% certeza que na 600F tb é 2.5 / 2.9 |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
|