Desde que um da Castrol foi descontinuado (nao gostei nada do substituto) tenho-me mantido fiel a um da Motorex e nada apontar. Levou corrente nova com 41400km e ja conta com 49150km, ainda nem ser esticada necessitou. Ja na CBR tb aconteceu igual, se n andarmos smp a dar lume (arranques brutos) e andar smp tratada duram anos e anos.
Paulo Laia-HULK Fundador
Número de Mensagens : 8693 Idade : 53 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
É mm esse oleo q uso. Limpar petroleo de limpeza/querosene tem dado smp bem ao longo dos anos sem problemas. Uma garrafa de 1L acho q não chega a 3€ e dura-me anos. Agora até tenho la uma a mais que comprei pq pensava q ja n tinha e afinal ja tinha comprado uma faz tempo pois a q usava estava acabar, mas passou tanto tempo da q estava acabar ate acabar mm q n me lembrei q ja tinha la uma nova!!!
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Atenção que o WD-40 comum fode os O-Rings e afins!
Isso do WD-40 dar cabo de O-rings é mais mito do que outra coisa. Há certas borrachas que não se dão muito bem com WD-40 e sem dúvida que eu não aconselharia a usar esse produto de forma exclusiva tanto para limpar como para lubrificar uma corrente.
Os vídeos acima são bons exemplos de como o WD-40 até pode não ser bom para algumas borrachas mas no que diz respeito a O'rings e outros vedantes parece não ter efeitos nefastos.
É preciso também entender o porquê de se lubrificar uma corrente, neste caso, correntes com o'rings para não entrar em mais detalhes. Lubrificamos as nossas correntes por dois motivos principais, para evitar oxidação\ferrugem e para repôr algum do lubrificante que removemos dos rolamentos ao aplicar solvente ou limpa correntes. Os o-rings estão selados com lubrificante tipo massa consistente e esses não precisam de qualquer lubrificação adicional, precisam é se manter livres de lixo que vai ser abrasivo para eles e a corrente livre de oxidação.
O problema do WD-40 é que é tanto um solvente (desengordurante\limpa corrente) como lubrificante assim como dispersa água muito bem. Depois junta-se o problema de que evapora muito rapidamente. Ou seja, aplicas isso numa corrente e 1 ou 2 dias depois evaporou na sua grande maioria, portanto como lubrificante não é lá muito bom mas como mencionei acima para um "desenrasque" serve muito bem e oferece alguma lubrificação e protecção contra oxidação. É bem melhor do que manter a corrente suja e\ou seca e é preferível usar isso do que nada caso te encontres numa situação em que não tens acesso a mais nada. Também dei o exemplo da massa consistente mas essa tb tem os seus defeitos como agarrar muito lixo e não penetrar muito bem nos rolamentos mas lá está, é melhor do que nada.
Por via das dúvidas e para quem não tem certezas é sempre melhor usar produtos feitos para correntes. Mas lá porque um produto foi feito para correntes não quer dizer que seja o melhor. Tanto é que muito boa gente jura de pés juntos que para limpar a querosene é muito boa e para lubrificar não há melhor que óleo de engrenagens ou caixa como até já foi sugerido pelo valvoline. A querosene eu nunca tive problemas com ela, quanto ao óleo de caixa hei-de experimentar até porque o moço do FortNine abaixo também diz que é a melhor coisinha que já usou.
Achei engraçado como o tanto o WD-40, o motorex e o motul deram cabo da borracha do balão no teste do rapaz. Portanto parece que não é só o WD-40 que não é muito adequado para algumas borrachas. Se eu fosse levar este teste á letra deixava de usar motorex para limpar correntes mas não me parece que isso vá acontecer, afinal nem a corrente nem os o'rings alguma vez se queixaram.
Este exemplo acima também mostra como nem todo o lubrificante de corrente será a melhor coisinha a seguir ao pão fatiado. Tenho mesmo de experimentar esse óleo de caixa, só falta saber se compensa no preço.
No meio de tanto video também encontrei este testemunho de como o WD-40 é milagroso em tendinites e artrites. Há com cada coisa no youtube .
Não sei como é que o homem consegue manter cara séria mas adorei.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Muito bom post! De facto o WD40 é um produto milagroso mas calma. Para safar em correntes, ya, safa, mas com as forças centrífugas em causa, voa tudo e por isso é que a malta usa um lub que resista, ou tente, a esse fenómeno.
E se calhar agora faz sentido que não tenha tendinites ou artrites. Como uso para tudo e mais alguma coisa, inclusive, limpar as mãos, talvez as suas propriedades mágicas me estejam a proteger. Aliás, há uma lista a correr a web com mais de 2mil aplicações possiveis: 2000 aplicações do WD40!
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Sim senhor...corrente de adamantium com x-rings sem precisar de azeite nem ajustar corrente. Isso promete. Estou a ver alguns preguiçosos a também não a lavarem por "não precisar de manutenção" e a dar cabo desses x-rings com esse selo fininho que eles têm.
A minha previsão é que isso vai custar o dobro de uma corrente normal e vai durar metade .
Chulanço á la BMW style.
pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
Só tenho uma coisa a dizer.. Se não querem ter trabalho, veio. Sempre dura mais tempo..e o arranjo também! Qual será a desculpa para não limpar a bicicleta? Tem muitos carretos? Ah espera, é uma pasteleira!