Tenho ideias de começar com um projecto básico por enquanto e depois ir aumentando a qualidade do trabalho. Como alguns sabem tenho a carenagem do Pará lamas frontal riscado e quero começar por reparar as minhas coisas e ter pratica.
Ora bem, disseram-me que primeiro é necessário pintar a superfície, depois passar lixa de água ( depois consoante o nível de risco usar uma lixa mais forte ou não). Depois disso, aplicar a cor (cor preto com pigmentação no meu caso) ate ficar sem falhas e secar e depois aplicar verniz e depois limpar com álcool.
A minha questão é, não se deve aplicar primário e depois a cor? Em spray resulta bem?
Obrigado e se me puderem ajudar pelo menos com a pintura por agora agradeço imenso! Abraço
Ps: moderação, se este post estiver no sítio errado, mudem de sítio por favor!
modchip CBR 600F
Número de Mensagens : 1009 Idade : 38 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
Umas fotos do estrago ajudavam a podermos te ajudar, é assim da experiência que tenho nessas coisas (não é muita mas já fiz alguns trabalhos inclusivé pintei o meu carro de novo lá na gartagem e safei-me bem), o meu conselho é pintares o frontal todo, os retoques é sempre complicado e acaba por se notar...
Mas depende do risco se for leve, com uma polidora e massas de polir resolves o problema sem recorrer a tinta, agora se for fundo o que eu fazia era levar uma das carnagens (pequena) com a mesma cor do frontal e o codigo de cor da mota (costuma estar por baixo do banco) e mandava fazer a tinta à cor da mota, entretanto compras também um primario proprio e o verniz (no caso da tinta não ser auto-brilhante que é o mais provavel se for de origem) e depois é lixar todo o frontal ver se tem alguma estaladela ou se é só riscado, no sitio do(s) risco(s) um pouco de betume e depois lixar bem para ficar lisinho, se tiver estaladelas aconselho a soldar com um ferro de soldar velho e plastico do mesmo plastico (este processo exige bastante pericia), depois lixar a zona e dar betume, quando o frontal tiver todo lisinho pronto a pintar, arranjas uns plasticos e com uns arames podes fazer uma mini estufa, começas por dar primário, duas ou três de mão consoante achares necessário (convém ser camadas fininhas sempre para evitar escorridos) todo o processo tem que ser feito com muita paciência sem pressa de chegar ao fim, quando o primário estiver completo alisas com uma lixa 1500 de àgua e depois com uma 2000 (ou com uma "esponja propria que costumam vender nas casa de tintas proprias para o efeito). Proximo passo é dar tinta (nunca esquecer de lavar e desengordurar entre todas as fases), para dar tinta ainda tens que ter mais atenção é mais diluida que o primário e se não forem camadas finas fazes escorridos. A tinta não é para lixares, assim que a tinta estiver dada e seca, quantas de mão forem necessarias segues para a fase de dar verniz, na tinta nunca tocas com nada nem limpas nem lixas nada (se não arriscas te a ter que começar tudo de novo), o que terás de fazer agora é dar verniz, esta fase é muito complicada porque o verniz para veres bem o que estas a fazer tens que jogar com as luzes de forma a fazer reflexos no frontal, repito aqui camadas igualmente finas para evitar escorridos e muito importante se a peça que estás a pintar não é grande afina a pistola para um leque pequeno mas não completamente fechado, isto para evitar o overspray de verniz que causa algumas irregularidades no acabamento, no fim se for necessário quando tiver concluido e seco o verniz (bem seco nada de precepitações) é dar uma polidela para atenuar alguma imperfeição ou casca de laranja (com o verniz dado se ficou com relevos de overspray ou casca de laranja podes alisar com uma lixa 2000 de agua e depois é so polir, mas muita atenção para não tirares o verniz é só uma coçadela para alisar).
Não te aconselho a fazer isso a spray se queres fazer bem convém ser à pistola com um compressor
segue um link da minha mais recente "aventura" com a recuperação do meu carro para te inspirar...http://190club.foruns.com.pt/t32-190d-2-0-modchip
joao17sobral CBR 250R
Número de Mensagens : 270 Idade : 28 Localização : Estoril Mota/Modelo : CBR 125R '13; ex Keeway Swan 50cc Data de inscrição : 02/01/2013
Modchip obrigado pelas dicas! A tinta vai ser igual A de origem. Só uma pergunta, a pistola para Pintar com o compressor costuma ser muito caro? Quais os melhores sítios para comprar isso?
modchip CBR 600F
Número de Mensagens : 1009 Idade : 38 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
Modchip obrigado pelas dicas! A tinta vai ser igual A de origem. Só uma pergunta, a pistola para Pintar com o compressor costuma ser muito caro? Quais os melhores sítios para comprar isso?
Convém ser uma pistola gravitica, com o copo por cima como a da seguinte imagem
Os preço variam, mas para aquilo que tu queres aconselho-te pelo menos a ter duas pistolas (uma para o primario e outra para a tinta e verniz) eu pessoalmente tenho 3 nenhuma delas é profissional, tenho uma do lidl que custou cerca de 15€ e digo-te é a melhor pistola que tenho muito fixe mesmo, depois tenho outras duas, uma que vinha num kit de ferramentas pneumaticas que comprei no Leroy, e outra que já tinha de qualidade identica.
È assim os bicos das pistolas também interessam, na realidade pintas na boa se tiveres jeitinho e paciencia com qualquer um, mas por exemplo para o primário convém se um bico mais aberto (porque o primario é mais espesso) tipo 1,8 ou 1,9...
As que tenho estão duas com bicos de 1,5 (é um meio termo entre o ideal para primario e para tinta) não é o mais correcto mas se formos por ai, pintar sem estufa também não é o mais correcto lembra-te é que tens de ter também um filtro depurador no compressor à saida que tencionas ligar a mangueira com a pistola, se não vai sempre humidades e gordura (se o compressor for a oleo) mistura-se com a tinta ou cai uma pinga da pistola sem estares a contar e estraga-te o trabalho
Tem um aspecto deste genero o filtro depurador..
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Modchip és o maior meu .......já aprendi aqui umas coisas. Essa do filtro também não sabia . Era porreiro ter uma noção de quanto custam as tais pistolas em média. Que tipo de compressor é o ideal:?: É necessário um potente desses de 12 bar ou mais
modchip CBR 600F
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As pistolas básicas rondam os 15/17€ arranjas num aki/leroy com facilidade, compressor para coisas pequenas basta um pequeno, eu tenho um de 50L 8bares e consegui pintar um carro com ele, mas com muita paciência aos poucos se não tinha rebentado com ele
joao17sobral CBR 250R
Número de Mensagens : 270 Idade : 28 Localização : Estoril Mota/Modelo : CBR 125R '13; ex Keeway Swan 50cc Data de inscrição : 02/01/2013
Vou andar em compras e estudar mais sobre isso tudo então! Portanto os sprays não sao aconcelhados é isso? Isto porque queria experimentar algumas coisas com spray para ver o efeito, se já ficar com o mínimo de bom aspeto é bom pois irá tapar o dito risco! Com tempo e mais experiência irei e quero passar para o compressor !
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
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Vou andar em compras e estudar mais sobre isso tudo então! Portanto os sprays não sao aconcelhados é isso? Isto porque queria experimentar algumas coisas com spray para ver o efeito, se já ficar com o mínimo de bom aspeto é bom pois irá tapar o dito risco! Com tempo e mais experiência irei e quero passar para o compressor !
Também se conseguem coisas engraçadas com spray, mas pintar um frontal a spray não aconselho porque vai ficar muito diferente do resto das carenagens
joao17sobral CBR 250R
Número de Mensagens : 270 Idade : 28 Localização : Estoril Mota/Modelo : CBR 125R '13; ex Keeway Swan 50cc Data de inscrição : 02/01/2013
Hmm estou a perceber! Então será melhor ser feito tudo com compressor! As mangueiras li Num sitio que tem que ser especificas certo? Compressor já tenho, agora o material De pintura e que não sei bem, tirando a pistola e os bicos, sobre isso consegues-me ajudar um bocado mais ?
matt CBR 600F2
Número de Mensagens : 1620 Idade : 52 Localização : lisboa Mota/Modelo : cbr 600 f Data de inscrição : 17/09/2011
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Mangueira comprei a minha no Leroy, não é extensível e tem cerca de 5 metros, aspecto robusto, preço já não me recordo mas acho que foi à volta de 15€ também, na altura não prestei muita atenção a isso mas também já vi na net a dizer que faz diferença, eu com a que tenho safei-me bem
black arrow CBR 250R
Pendura : A aguardar ocupante
Número de Mensagens : 354 Idade : 38 Localização : chaves Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr 07 Data de inscrição : 18/03/2014
Tenho ideias de começar com um projecto básico por enquanto e depois ir aumentando a qualidade do trabalho. Como alguns sabem tenho a carenagem do Pará lamas frontal riscado e quero começar por reparar as minhas coisas e ter pratica.
Ora bem, disseram-me que primeiro é necessário pintar a superfície, depois passar lixa de água ( depois consoante o nível de risco usar uma lixa mais forte ou não). Depois disso, aplicar a cor (cor preto com pigmentação no meu caso) ate ficar sem falhas e secar e depois aplicar verniz e depois limpar com álcool.
A minha questão é, não se deve aplicar primário e depois a cor? Em spray resulta bem?
Obrigado e se me puderem ajudar pelo menos com a pintura por agora agradeço imenso! Abraço
boas joão. Vou dar te o meu melhor conselho tendo em vista o que percebo do assunto. Isso que pretendes fazer é trabalho complicado acredita, e muito mais ainda se não percebes basta que seja um pouco do assunto porque isso mete muitos processos cumpliciados para quem não entende do assunto. Visto que tens que comprar o material e etc, + o trabalho que da fazendo contas a isso tudo de certo que não te vai compensar, talvez o melhor seria deixares isso para entendidos no assunto. Passo a explicar resumindo +ou- : Ora visto que tem 1 arranhão vai ter de levar poliéster de reparação para automóvel para encher o arranhão.
Passo 1- lixar a peça Passo 2- aplicar o poliéster Passo 3- lixar o poliéster ate ficar tudo liso face a peça Passo dar primário Passo lixar o primário Passo Lavar a peça ou soprar bem a peça Passo pintar com tinta de agua Passo 8- pintar com verniz
Isto é mais ou menos aquilo que tens que fazer a peça para um bom trabalho. Pondera bem . Espero que te ajude isto , se for preciso algo dispõe que no que te puder ajudar to ca .
ZéPiqueno CBR 600F
Número de Mensagens : 1041 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
WARNING OFFTOPIC: Muita fixe o que estás a fazer ao 190D.
Cumprimentos e continuação do belo projecto.
modchip CBR 600F
Número de Mensagens : 1009 Idade : 38 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
WARNING OFFTOPIC: Muita fixe o que estás a fazer ao 190D.
Cumprimentos e continuação do belo projecto.
Thanks tem sido uma aventura e peras, muita hora dedicada e claro nunca ficará perfeito, mas já aprendi muito com o projecto e gastei menos de um terço do que teria de gastar para mandar fazer...
Mas o que o black arrow diz é verdade, isto já requer alguma experiência eu nunca tinha pintado um carro mas já tinha feito outros trabalhos para mim de pintura e reparação em peças pequenas..
No entanto também não digo para a malta não fazer, aconselho é que experimente em algo primeiro de menor valor para terem noção daquilo que são capazes e depois se correr bem sim avançar para um produto final, caso contrario é ir treinando, e na falta de uma carenagem velha para brincar nada que um tapperware velho não resolva
joao17sobral CBR 250R
Número de Mensagens : 270 Idade : 28 Localização : Estoril Mota/Modelo : CBR 125R '13; ex Keeway Swan 50cc Data de inscrição : 02/01/2013
boas joão. Vou dar te o meu melhor conselho tendo em vista o que percebo do assunto. Isso que pretendes fazer é trabalho complicado acredita, e muito mais ainda se não percebes basta que seja um pouco do assunto porque isso mete muitos processos cumpliciados para quem não entende do assunto. Visto que tens que comprar o material e etc, + o trabalho que da fazendo contas a isso tudo de certo que não te vai compensar, talvez o melhor seria deixares isso para entendidos no assunto. Passo a explicar resumindo +ou- : Ora visto que tem 1 arranhão vai ter de levar poliéster de reparação para automóvel para encher o arranhão.
Passo 1- lixar a peça Passo 2- aplicar o poliéster Passo 3- lixar o poliéster ate ficar tudo liso face a peça Passo dar primário Passo lixar o primário Passo Lavar a peça ou soprar bem a peça Passo pintar com tinta de agua Passo 8- pintar com verniz
Isto é mais ou menos aquilo que tens que fazer a peça para um bom trabalho. Pondera bem . Espero que te ajude isto , se for preciso algo dispõe que no que te puder ajudar to ca .
Boas, Obrigado! O risco não e muito profundo, se calhar não há necessidade de passar poliester. Eu sei que deveria de deixar para um profissional mas a verdade e que quero começar a entrar neste campo!
Agora o que preciso mesmo de ser esclarecido é sobre as pistolas e os bicos, eu tenho uma em casa só que disseram-me que não é boa para aquilo que quero, se me derem dicas sobre isso Agradeço!
modchip CBR 600F
Número de Mensagens : 1009 Idade : 38 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
Estou pelo telemóvel e é complicado. Tenho a fotografia no post da minha mota, se houver alguma alma caridosa que puder fazer o favor de ir lá e colocar aqui Agradeco! Mas pretendia uma pistola que desse para tudo pois pretendo entrar nesta área!
Gunsdani CBR 400
Número de Mensagens : 411 Idade : 41 Localização : Vila Real Mota/Modelo : CBR 600RR Data de inscrição : 01/03/2014
Para iniciares no ramo da pintura, para além do material deves ter em conta também as condições onde vais fazer todo o procedimento. As tintas, vernizes, primarios e betumes, precisam de calor para secar e com as linhas de água que circulam no mercado actual, sem estufa nada feito....ou melhor fazer faz-se mas fica uma cagada. Para além do espaço precisar de calor para secar as peças, precisa de ser ao mesmo tempo ventilado e esse ar filtrado para evitar que poeiras adiram a peça recém pintada.
Depois em termos de material precisas não de uma mas sim de duas pistolas para trabalhar......uma delas para aplicar o primario e outra para a tinta e verniz. O porquê de serem precisas duas é muito simples......o primario é um composto muito mais grosso e cria residuos nos bicos das pistolas podendo criar leques irregulares e diminuir a pressão com que o composto é libertado da pistola. Para garantir que isso não acontece quando estás a dar tinta ou verniz, usa-se uma pistola diferente. Para peças pequenas um compressor de 50Lt é mais do que suficiente e basta apenas mudar a valvula para o disparo se dar aos 8 bar que ficas com o suficiente.
Depois as lixas.......são precisas lixas de diferentes pontos abrasivos, algumas trabalham a seco, outras a água....as mais grossas tipo P250/500 são usadas nas primeiras passagens e as mais finas P1200/2000 são que finalizam o alisamento. Depois precisas também de uma régua para fazeres as dosagens do endurecedor com o verniz....precisas também de um desengordurante proprio para passar nas peças antes destas serem pintadas. Diluente é sempre obrigatorio para a limpeza das pistolas e de uma ou outra ferramenta que eventualmente uses no processo.
Ou seja, vai preparando uns bons cobres para conseguires comprar todo o equipamento e consumiveis necessarios e vai pensando em criar uma mini-estufa para poderes fazer o serviço. Se quiseres uma boa sugestão sobre como é que podes construir uma baratuxa em PVC avisa que eu mando-te uns links bacanos. E no que puder ajudar estou a disposição porque também fiz muita pintura
abraços e boa sorte.
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
Ou seja, vai preparando uns bons cobres para conseguires comprar todo o equipamento e consumiveis necessarios e vai pensando em criar uma mini-estufa para poderes fazer o serviço. Se quiseres uma boa sugestão sobre como é que podes construir uma baratuxa em PVC avisa que eu mando-te uns links bacanos. E no que puder ajudar estou a disposição porque também fiz muita pintura
abraços e boa sorte.
Podes enviar-me esses links Tiago? Essa em PVC é desmontável? Dava jeito poder guardar a estufa às peças no fim. Não me quero meter no "negócio" apenas gostava de aprender mais qualquer coisa sobre o assunto e aprender a pintar umas carenagens mesmo em condições. Já agora presumo que a melhor altura para pintar seja no verão por causa do calor não? No inverno como se resolve esse problema numa estufa improvisada e qual a temperatura ideal? E para iluminação servem umas fluorescentes tubulares? De que côr deve ser a luz para se ver bem a cor real? 4000k ou 6500k? Serve um extractor em linha desses baratos para a ventilação? E por acaso não me podem recomendar algum site onde haja boa informação sobre técnicas de decalques e letras já agora? Está a ser um tópico porreiro. E obrigado
modchip CBR 600F
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Segue um link com um projecto de montagem de uma estufa em pvc simples para garagem http://pt.wikihow.com/Construir-uma-Cabine-de-Pintura-na-sua-Garagem
E aqui tens um exemplo de como instalar autocolantes
Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
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Nice . Vou deixar andar a minha motinha assim como está mais uns tempitos e vou reunindo o material que ainda me falta. O mais tardar no inicio do verão vai levar um "makeover" garantido. Obrigado modchip......
joao17sobral CBR 250R
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Boas pessoal, decidi ir buscar este tópico pois tenho visto cada vez mais várias maneiras de reparar carenagens, gostava se sabe qual é que aconselham ao certo e onde se pode adquirir. Tenho visto a máquina de soldar plástico, o motip ( acho que é este o nome) e usar fibra de vidro, Uns cremes que se faz a mistura e depois cria-se uma pasta na racha, etc e gostava de saber quais as fórmulas que existem para no futuro experimentar e ver com qual me dou melhor e com as que me dou pior ir melhorando.